Heliconia latispatha
helicônia-asa-de-arara, garra-de-lagosta, helicônia-papagaio
Frequentemente usada como flor de corte, que quando cortada dura de 10 a 14 dias e também é cultivada nos jardins tropicais, assim como em vasos. Surge formando grupos densos, as folhas são coriáceas, basais e alternadas, com oitenta centímetros a um metro e meio de comprimento. As flores emergem eretas com longas hastes, atraindo beija-flores e borboletas. Ela cresce às margens de florestas úmidas, próxima das correntes de água, em altitudes baixas e médias.
O nome do gênero provem do latim “Heliconius ou Helicon”, montanha sagrada consagrada à Apolo e às Musas na mitologia grega. O nome da espécie é a combinação do latim “latus” = amplo e do substantivo “spatha” = espada, em referência às brácteas.
Sua multiplicação é feita pela divisão da touceira e também por semente, previamente escarificada e colocada em água por três dias, em seguida é semeada em um substrato orgânico, com adição de 30% de areia ou perlita, mantida úmida à uma temperatura de 26-28 ºC, com tempos de germinação variáveis, de 1 a 6 meses.
- Sinônimos estrangeiros: expanded lobsterclaw, orange gyro, scarlet heliconia, (em inglês); ave del paraiso, cachete, pico de gorrión, platanillo, chichica, guacamaya, tanay, ( em espanhol); heliconia écarlate, heliconia à griffe de homard, heliconia de l’oiseau de paradis, (em francês); rote helikonie, hummerklauen-helikonie, paradiesvogel-helikonie, (em alemão); heliconia scarlatta, heliconia artiglio di aragosta, heliconia uccello del paradiso, (em italiano); akashou, (em japonês); honghejiao, (em chinês); lal helicônia, (na Índia).
- Família: Heliconiaceae
- Características: arbusto herbáceo, entouceirado e perene.
- Porte: 1,60 a 2,00 metros de altura.
- Fenologia: principalmente no verão e início do outono.
- Cor da flor: vermelha clara com a base amarelada..
- Cor da folhagem: verde brilhante.
- Origem: sul do México até o norte da América do Sul, incluindo o norte do Brasil.
- Clima: tropical/subtropical. Não suporta frio nem geadas.
- Luminosidade: meia-sombra, sol matutino.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Bom dia meu querido professor Raul,sempre educativas tuas publicações,quero fazer duas perguntas,a primeira é quero conhecer os nomes das suculentas,me indica qual a publicação,segundo sobre aqueles site que vc fotógrafa a planta com o celular e aparece o nome dela
Gratidão saúde paz
Bom dia Carlos,
Obrigado pelo comentário elogioso!
Recomendo “Cactos e outras Suculentas” da Editora Plantarum: https://www.plantarum.com.br/produtos/livro-cactos-e-outras-suculentas/
O site para identificação de plantas é o : https://www.google.com/imghp?hl=pt-BR&tab=ri&ogbl
Abraços