Jardim para crianças

Foto de Ivo Vermeulen, Matthew Newman, via Wikimedia Commons
Já pensou em destinar um espaço de seu jardim para a criançada? Meninas e meninos com até 11 anos de idade se encantam com coisas que despertam seus sentidos e as plantas são ideais para surpreende-los com suas silhuetas, cores, perfumes, texturas, tamanhos, a fauna que atraem e muitos outros atributos. Elas propiciam não apenas diversão, mas vocações embrionárias, como a de chef de cozinha, quando se encantam com a capuchinha (Tropaeolum majus) que além de muito bonita é comestível ou a batata doce (Ipomoea batatas) que graças ao crescimento extremamente rápido pode ser usada para cobrir um pequeno pergolado pintado com cores vibrantes. Para cultiva-la use uma batata-doce inteira, com o lado pontudo para baixo e espete quatro palitos no meio dela, em seguida ponha a batata na borda de um frasco de vidro, a seguir encha o copo com água para cobrir o fundo dessa batata-doce. Em aproximadamente 8 dias, uma raiz irá se formar na & aacute;gua e os brotos começarão a aparecer no topo. Igualmente os tomates-cereja e os morangos, veja que as crianças adoram catar os frutinhos frescos de essas plantas ou as ervas aromáticas que devem estar presentes nessa área, para que eles possam saborear e deleitar-se.

Foto de Kora27, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
A jardinagem é uma alternativa que substitui a tela do computador. Imagine a diversão desses meninos vendo uma semente se transformar em uma planta e essa planta atrair inúmeras borboletas coloridas, como é o caso da borboleteira (Duranta repens) ou de uma bela trepadeira e a Jalisco (Senecio confusus) é um bom exemplo. Igualmente esse espaço que irá destinar para eles pode ser visitado por beija-flores se plantar agapantos (Agapanthus africanus) e caliandras (Calliandra twedii) e também bandos de periquito s seduzidos por araçás ( Psidium guajava) e uvaias (Eugenia pyriformis). Além de tudo isto, receber um bom sol, respirar ar puro e sujar as mãos, possibilitam um desenvolvimento físico e mental muito mais benéfico para eles.
Incentive a atenção deles com flores inusitadas, como o girassol (Helianthus annuus), crianças adoram vê-los crescerem, podendo colher as sementes e olhar os pássaros comê-las. Eles ficarão encantados com o jeito das flores sempre olharem em direção do sol. Esses girassóis podem ser altos, chegando aos 2,50 metros de altura ou anãos com 50 centímetros e os botões e pétalas de suas flores são comestíveis, com um gostinho agridoce de alcachofra.

Foto de Vicki Nunn, Public domain, via Wikimedia Commons
As crianças também ficam entusiasmadas com as texturas diferentes, como a das folhas da orelha -de-coelho (Stachys byzantina), elas são aveludadas, com tons acinzentados e forram totalmente a terra onde são plantadas, tolerando o sol e suportando secas prolongadas o que as transformam em plantinhas fáceis de cultivar.
Mas preste atenção, toda criança deve saber que algumas plantas não são boas nem para comer, nem para tocar, por isso deve-se evitar plantas tóxicas ou com características irritantes, como aquelas que tem espinhos.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Jardins super legais!!!
Grama Esmeralda São Carlos Santo Agostinho Bermudas Coreana Japonesa Batatais Amendoim
Obrigado, G. Esmeralda!
Abraços