Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Lesmas e caracóis: como lidar com os visitantes indesejáveis

Geralmente, a partir de setembro, as chuvas se intensificam na região tropical úmida e também nas áreas tropicais de altitude. Portanto, em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além das áreas montanhosas de Minas Gerais, as lesmas e os caracóis terão um clima favorável para se reproduzir.

As primeiras podem ser cinzentas, pardas ou, em alguns casos, pretas, com 2 a 10 cm de comprimento, já os caracóis, que pertencem ao gênero Helix, dividem-se em aproximadamente 4 mil espécies distribuídas pelo mundo todo, são providos de uma concha formada por uma única peça, em forma de espiral.

As lesmas são moluscos terrestres que se locomovem à noite, expelindo uma viscosidade que deixa uma trilha de muco brilhante, este muco pode transmitir doenças ocasionadas por: bactérias, vírus e fungos. Durante o dia não se locomovem, escondendo-se em locais úmidos e escuros, debaixo de folhas e cascas de madeira em decomposição. Já à noite são tão vorazes que conseguem comer entre 30% a 50% de seu peso, preferem folhas tenras, frutas maduras e cogumelos.

Os predadores naturais são: sapos, tartarugas, alguns pássaros como o joão-de-barro, o bem-te-vi e o carcará e, também algumas cobras malacófagas, que só se alimentam destes moluscos. Para não envenenar esses “amigos do jardim” evite o uso de iscas tóxicas usando apenas, os seguintes métodos mecânicos:

Cerveja Salgada

Despeje um copo de cerveja e duas colheres de sopa cheias de sal em uma vasilha rasa. Em seguida, enterre-a até a borda. Atraídas pelo cheiro de cerveja, as lesmas e os caracóis tomam a mistura e morrem desidratados.

Infusão de Lesma

Cate 10 ou 15 lesmas ou caracóis (sempre da espécie que se quer combater) Faça uma infusão com 1 litro de água fervente. Deixe fermentar por 3 dias até que soltem um cheiro podre. Depois coe e dilua em 7 litros de água fria e regue as plantas atacadas no final da tarde, depois do pôr do sol. Repita a aplicação mais duas vezes, deixando um intervalo de 5 dias entre uma e outra.

Losna

Dilua 30 gramas de folhas secas de losna (Artemisia absinthium) em 1 litro de água, ferva essa mistura durante 10 minutos. Na hora de pulverizar adicione 10 litros de água fria e misture bem.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

7 Comments

  1. Fantástico! GRATIDÃO!

    • Você merece, Debora!

      Abraços

  2. Quando uma lesma está num prato em cima da pia,o prato deverá ser jogado fora ou a esponja utilizada para lavar o prato?

    • Santos,

      Não é necessário jogar nem o prato nem a esponja. Apenas lava-los com cuidado.

      Abraços

  3. Aqui além das lesmas tem o caramujo africano que está me deixando louca. Posso usar a mesma indicação da matéria para combater? Tem medo de ser contaminada por doenças transmitidas por ele

    • Pode sim, Orlandina,

      Também pode utilizar o Ferramol, um lesmicida que não é tóxico para seres humanos e animais de estimação, preservando pássaros, minhocas e abelhas.

      Abraços

      • Caríssimo Raul, por acaso as pombas tambrm se alimentam de caracóis?
        Pois aqui em Sao José dos Campos ambos estão infestando meu jardim!

        Você sabe alguma receita para repelir pombos?
        Socorro!

Secured By miniOrange