Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Maracujá poranga

De beleza excepcional, a trepadeira se diferencia dos maracujazeiros tradicionais.

O maracujazeiro é uma planta tropical, com ampla variabilidade genética. Segundo Vanderplank (1996), a família Passifloraceae é formada por 18 gêneros e 630 espécies. Destas, nem todas produzem frutos comestíveis e aproveitáveis. E apenas um pequeno número consegue ocupar espaços nos grandes mercados fruteiros nacionais e internacionais. As mais conhecidas e de maior aplicação comercial são basicamente: o maracujá-amarelo (passiflora edulis f. flavicarpa) e o maracujá-roxo (passiflora edulis), variedades de uma mesma espécie, de formato redondo quase perfeito; e o maracujá-doce (passiflora alata) que tem forma semelhante a um pequeno mamão.

No Brasil, há 130 espécies de maracujá. O banco de germoplasma da Embrapa Cerrados, considerado a maior coleção mundial de passiflora, possui 150 acessos de 40 espécies.

O maracujá-de-flor-vermelha ou maracujá poranga (Passilora coccínea), assim como o maracujá-roxo, são originários do Brasil e da América tropical e necessitam de sol pleno para se desenvolver. Florescem quase todo o ano, com bonitas flores vermelhas muito vistosas e por isso, também é usada como planta ornamental. Além disso, seu fruto ovalado, de pequenas dimensões e de coloração alaranjada com estrias verde-claras, assemelha-se a um pequeníssimo e curioso melão. O maracujá-poranga não tolera temperaturas baixas.

De beleza excepcional, esta é uma trepadeira que se diferencia dos maracujazeiros tradicionais por causa da beleza delicada e do exotismo dos frutos e das flores de coloração vermelho-escarlate, cujos filamentos apresentam uma variação de cores que vão do púrpura ao cor-de-rosa e ao branco.

Não é muito comum encontrar o maracujá-de-flor-vermelha, porém esta trepadeira merece atenção especial, tornando-se ótima opção para guarnecer grades, cercas e portais.

Esta trepadeira merece atenção especial, tornando-se ótima opção para guarnecer grades, cercas e portais

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

4 Comments

  1. Posso consumir os frutos do maracuja da flor vermelha?

    • Edna,

      Sim, os frutos podem ser consumidos in-natura ou em sucos.

      Abraços

  2. Olá!

    Você tem mudas ou sementes desse tipo de maracujá (Maracujá poranga/maracujá da flor vermelha)?
    Preciso de pelo menos duas mudas o mais rápido possível mas não consigo encontrar!

    Agradeço antecipadamente