Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Marantaceas para cantinhos sombreados no jardim

Sabe aquele cantinho do seu jardim onde a copa das árvores faz tanta sombra que a grama não cresce mais? Onde qualquer plantinha acaba ficando esticada por que procura a luz do sol? Ou aqueles cantinhos da casa encostados na parede que não a luz do sol não chega por que tem um muro ou qualquer outro obstáculo? Estes são os melhores lugares para se plantar as Marantaceas. Se nestes lugares houver bastante umidade no ar (perto de um laguinho ou com irrigação para manter o ar úmido) melhor ainda! Além disso, elas adaptam-se muito bem em jardins de inverno que não tenha a luz direta do sol.

As Marantaceas são nativas das florestas tropicais. Por isso gostam muito de locais sombreados e com muita umidade no ar. É uma família grande onde se destacam as Calatheas, Marantas, Ctenathes e Stromantes, que se destacam pela beleza ornamental com cores contrastantes e desenhos que parecem feitos na mão.

Dicas

  • Depois do inverno, deve ser feita uma poda retirando as folhas mais velhas que provavelmente estarão queimadas por causa do frio. Isso vai estimular a planta a soltar novos brotos e ficar cheia e vistosa.
  • As Marantaceas gostam muito de umidade no ar, mas o solo deve ser molhado quando necessário e nunca estar encharcado para não apodrecer a raiz.
  • Quando as pontinhas das folhas começam a queimar, é um sinal de que está faltando água ou o ar está muito seco.
  • Sabe aqueles dias que o sol não aparece e fica caindo aquela garoa fina o dia inteiro? São os dias que as Marantaceas ficam mais bonitas. Se você tem um vaso dentro de casa, nestes dias de chuva elas vão adorar passar o dia fora de casa. Isso dará uma revigorada na planta.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.