Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

O poderoso alecrim

Arbusto é utilizado em paisagismo, como tempero e também uso medicinal.

Nas crenças populares, a sua flor está sempre associada à coragem e fidelidade, assim como à confiança e à espiritualidade

Segundo uma lenda cigana, o alecrim tem característica divina, porque teria aparecido pela primeira vez perto do estábulo onde nasceu Jesus, no preciso local onde Maria jogou a água do seu banho.

Alecrim, cujo nome científico é Rosmarinus officinalis, é um arbusto perene da família das Labiadas, de numerosas folhas estreitas, duras e sempre verdes. Ele cresce nas regiões quentes e pode atingir 1,5 m de altura, dependendo do cultivar. Seu nome científico deriva do fato de que suas folhas parecem recobertas de uma poeira branca e porque tem preferência pelas regiões expostas à atmosfera marinha – rosa marinha.

Suas folhas finas e seus ramos são usados como tempero, para fins medicinais e para obtenção de um óleo essencial usado na fabricação de produtos de higiene e beleza. Também é cultivado como planta ornamental, pois é muito bonito, de um verde acinzentado, tendo cultivares de flores brancas ou de algumas tonalidades de rosa, azul ou violeta. Além disso, exala um aroma muito especial e agradável.

Em paisagismo, esta planta é utilizada para decorar caminhos ou isolada ou, ainda, na composição de maciços de várias texturas e cores. Muitos paisagistas gostam de usá-la, pois é um arbusto bastante resistente a pragas, de grande beleza e de baixa manutenção.

O alecrim prefere clima subtropical, mas pode ser cultivado em várias condições de clima e temperatura. Pode ou não suportar invernos frios, dependendo do cultivar e do desenvolvimento da planta, pois as mais velhas são bem mais resistentes.

Nas crenças populares, a sua flor está sempre associada à coragem e fidelidade, assim como à confiança e à espiritualidade. De fato, suas flores transmitem um sentido de bem-estar e por esse motivo são frequentes em reuniões familiares.

Como já dissemos, também são conhecidos alguns fins medicinais do alecrim, que já foi indicado para combater a febre tifóide. Infusões desta planta são usadas para acalmar a tosse e dores de estômago. É conhecido como relaxante muscular e como ativador de memória. Por esse motivo, alguns estudiosos acreditam que pendurar ramos de alecrim em locais onde crianças desenvolvem tarefas escolares pode contribuir para melhorar suas memórias.

Além dos usos comentados, ramos de alecrim podem compor lindíssimos arranjos, bonitos e aromáticos.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

2 Comments

  1. Preciso muito de orientação, pois quero fazer um viveirinho em casa. Porém quero fazer mudas p reflorestamento p minha chacara e dos vizinhos. tipo como arrumar sementes de arnamentais e p reflorestar, locais p procurar através da net ou por estados. agradeço a atenção.

    • Olá Isabel,

      Acho muito interessante sua iniciativa, especialmente desde o ponto ecológico. Um dos nossos colaboradores é o Engenheiro Agrônomo Ramis Tetu, colunista de sustentabilidade na Rádio CBN TO e Jornal do Tocantins. Atua com sua empresa há 24 anos no Tocantins em projetos e obras de paisagismo e recuperação ambiental, além da produção de árvores nativas, palmeiras e plantas ornamentais. Ele pode ajuda-la nos seus objetivos. Entre em:https://www.facebook.com/ramis.tetu e comunique-se com ele.

      Abraços