Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Orquídea-bambu

Planta tem vários usos, como bordadura, em renques, ou ainda isolada no jardim.

Originária da Ásia tropical, a arundina (Arundina bambusifolia), também chamada de orquídea bambu, é uma orquídea terrestre usada com muito sucesso nos jardins de estilo tropical e contemporâneo. É bastante rústica, porém elegante. Possui folhas finas e estreitas e longos caules juncosos, os quais formam grandes massas e crescem até 2 (dois) metros de altura. Nas pontas destes caules, surgem flores delicadas com tonalidades variadas de lilás a púrpura.

Em função de suas longas hastes é que esta planta também é chamada de orquídeabambu. De fácil trato, deve ser cultivada em vasos grandes ou diretamente no solo. Aprecia luminosidade total (sol pleno), para melhor desenvolver-se. O solo deve ser rico em matéria orgânica, e nas regiões onde for arenoso, deve-se dar especial atenção à adubação orgânica, para que suas florações sejam mais vigorosas.

A beleza desta planta é tão especial que lhe permite vários usos, tendo sucesso como bordadura, em renques, ou ainda isolada no jardim. Outro uso interessante é na constituição de vasos e jardineiras, onde pode ser utilizada sozinha ou na composição com outras plantas.

Quando plantada em vaso, a mistura de solo recomendada é de 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de composto orgânico. Aprecia regas regulares sem encharcar o substrato, devendo ser irrigada cada vez que a superfície do mesmo secar.

Os ambientes com a presença das arundinas são muito especiais, pois a elegância de suas hastes e a delicadeza dos detalhes de suas flores transmitem a sutileza necessária para envolver os que apreciam o bom contato com a natureza, que nos faz refletir e nos ajuda a compreender o desafio da simplicidade e do estilo de vida menos opulento.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

4 Comments

  1. Top!!!

    • Obrigado Esmeralda!

      Abraços

  2. gostei muito, onde encontrar mudas?