Orquídea-bambu
De fácil trato, planta deve ser cultivada em vasos grandes ou diretamente no solo.

A beleza desta planta é tão especial que lhe permite vários usos, tendo sucesso como bordadura, em renques, ou ainda isolada no jardim
Originária da Ásia tropical, a orquídea bambu(Arundina bambusi-folia) é uma planta terrestre usada com muito sucesso nos jardins de estilo tropical e contemporâneo. É bastante rústica, porém elegante. Possui folhas finas e estreitas e longos caules juncosos, os quais formam grandes massas e crescem até 2 (dois) metros de altura. Nas pontas destes caules, surgem flores delicadas com tonalidades variadas de lilás a púrpura.
Em função de suas longas hastes, esta planta é chamada de orquídea-bambu. De fácil trato, deve ser cultivada em vasos grandes ou diretamente no solo. Aprecia luminosidade total (sol pleno), para melhor desenvolver-se. O solo deve ser rico em matéria orgânica, e nas regiões onde for arenoso, deve-se dar especial atenção à adubação orgânica, para que suas florações sejam mais vigorosas.
A beleza desta planta é tão especial que lhe permite vários usos, tendo sucesso como bordadura, em renques, ou ainda isolada no jardim.
Outro uso interessante é na constituição de vasos e jardineiras, onde pode ser utilizada sozinha ou na composição com outras plantas.
Quando plantada em vaso, a mistura de solo recomendada é de 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de
composto orgânico. Aprecia regas regulares sem encharcar o substrato, devendo ser irrigada cada vez que a superfície do mesmo secar.
Os ambientes com a presença das orquídeas bambus ou arundinas, como muitos a chamam, são muito especiais, pois a elegância de suas hastes e a delicadeza dos detalhes de suas flores transmitem a sutileza necessária para envolver os que apreciam o bom contato com a natureza, que nos faz refletir e nos ajuda a compreender o desafio da simplicidade e do estilo de vida menos opulento.
Formada em Engenharia agronômica, pela Escola de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ-USP e em Direito, pela Instituição Toledo de Ensino.
Tem pós graduação em Gestão Ambiental, pela ESALQ-USP e em Técnicas de Treinamento em Engenharia Agrícola, pela Sociedade Agrícola Alemã.
Desenvolve projetos de paisagismo, tendo experiência como proprietária da empresa Estado de Sítio Paisagismo, como professora universitária da disciplina e na direção de Horto Florestal , além de atividades de extensão na área ambiental e como colunista do tema.
Ganhei uma muda de orquidea, esta me intrigando o tamanho da haste, já esta por volta de 1m1/2 e nenhum sinal de flores. Tenho pesquisado na internet para ver se acho, mas nao consegui. Alguem saberia me dizer que tipo é?…ou não é orquidea?
Obg
Olá Ivete,
Envie-nos uma foto dessa planta, por favor, para tentar identificá-la.
Abraços