Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Os desafios da Pequena Empresa

Como Engenheiro Agrônomo/Paisagista, dono de uma pequena empresa de projetos, execução e manutenção de jardins, de 25 funcionários fixos (entre técnicos, jardineiros e pessoal de escritório), todos os dias temos grandes desafios: o desafio de manter uma pequena empresa, em um país com tantos impostos e uma elevada carga tributária; o desafio de compreender cada cliente, com seus sonhos, desejos e a disponibilidade financeira nem sempre compatível com seus anseios; e o desafio do prazo para realização do projeto em tempo recorde, em uma sociedade que está cada vez mais imediatista. Contudo, após tantos anos nesta profissão, considero como maior desafio, a tarefa de conciliar dois mundos tão distantes, como o mundo dos nossos clientes e com a realidade, nem sempre fácil, dos nossos jardineiros.

Embora, tão distantes e antagônicos, em determinado momento da execução do jardim, esses mundos se encontram. Fico pensando como funciona a cabeça desses funcionários que dependem do transporte urbano, que moram na periferia da cidade, muitas vezes sem saneamento básico, água, lazer, que vivem em uma casa simples, de poucos cômodos, têm que conviver, muitas vezes, em ambientes tão sofisticados, com tanto luxo e comodidade.

Em nossa empresa, temos a preocupação muito grande em valorizar a nossa equipe de trabalho por meio de palestras, cursos, reuniões, confraternizações, além de premiá-los com motos ou com a reforma da casa daqueles funcionários com mais de 5 anos de empresa. Esta, é uma forma de reduzir essa disparidade e, através da educação e conscientização, formar uma equipe responsável e motivada que, embora vivendo de uma maneira tão simples, tenha a compreensão de sua importância na realização desse trabalho. Afinal, cabe também a nós, enquanto cidadãos e donos de empresa, promover ações em prol de uma sociedade mais justa e menos desigual.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

2 Comments

  1. Também tenho essa preocupação…parabéns pelo trabalho Alex! abs Felipe (yapó / Orsini BH)

    • Valeu Felipe!! Como paisagistas é nossa função fazer belos jardins, mas como pessoas é nosso dever fazer um mundo melhor. Ficamos encantado com o trabalho de vocês. Parabéns, foi um dia especial. Vindo a Bahia me procure. Abração.