Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Paineiras floridas

A árvore fica maravilhosa nos espaços públicos e nas áreas verdes das rodovias.

Uma árvore que encanta, principalmente por se apresentar completamente diferente em cada estação

Elas roubam a cena. Coloridas, vibrantes, as paineiras se encontram completamente floridas e o chão fica coberto pelas flores da cor rosa.

Uma árvore que encanta, principalmente por se apresentar completamente diferente em cada estação. Em todas elas, a paineira se mantém bonita. Tenho um carinho especial por esta árvore. Na minha infância, quando caíam as painas, minha mãe nos ensinava a fazer travesseiros.

Há várias espécies no Brasil. De todas, a mais conhecida é a da espécie Ceiba speciosa, árvore de até vinte metros de altura, com tronco cinzento-esverdeado e fortes acúleos (espinhos), nos ramos mais jovens. As folhas são compostas, palmadas e caem na época da floração. As flores são grandes, cinco pétalas rosadas com pintas vermelhas e bordas brancas. Há uma variedade menos comum, com flores brancas.

Os frutos são cápsulas verdes que, quando maduras, se abrem expondo as sementes envoltas em fibras finas e brancas que flutuam no ar e são chamadas de paina.

Fiquei sabendo que, a partir dos vinte anos de idade, seus espinhos começam a cair. Primeiro na parte baixa do caule e depois na parte mais alta. Isto permite que os pássaros façam ninhos em seus ramos. Ao envelhecer, dependendo da ótica, a paineira perde um pouco da sua beleza, mas é exemplo de aconchego e abrigo.

Em paisagismo, podemos utilizá-las em espaços maiores, pois a paineira é uma árvore de grande porte. Fica maravilhosa nos espaços públicos e nas áreas verdes das rodovias. Em cada estação do ano ela fornece um cenário diferente.

Além disso, por terem crescimento rápido, são bastante populares na recuperação de áreas degradadas.

Uma árvore que encanta, principalmente por se apresentar completamente diferente em cada estação

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.