Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Paz da bandeira branca

Próprio nome faz referência à harmonização dos ambientes proporcionada pela planta.

Com tantas opções de uso, vale conferir se há um espaço no jardim, para acomodar a espécie e, somando à beleza da planta, transmitir harmonia aos ambientes

Com origem na América Latina, a bandeira branca (Spathiphylum wallisii ) é uma planta de porte altivo e elegante. Suas folhas, de um verde intenso, contrastam com o branco puro.

Planta muito popular, também chamada de bandeira branca, o próprio nome faz referência às suas flores associadas à paz e à harmonização dos ambientes.

Nos estudos de Feng Shui, na filosofia chinesa, que propõe a harmonização do homem com o ambiente, o lírio da paz é responsável pela paz e pela proteção.

A literatura coloca que estudos da Nasa (agência espacial americana), com espécies vegetais, comprovaram que a planta tem o poder de purificar o ambiente e de amenizar as ondas eletromagnéticas.

Tanto na variedade gigante, como na mini, o lírio-da-paz dá mais efeito quando utilizado em maciços. No entanto, dependendo do projeto, um único exemplar poderá ser o ponto de destaque do jardim.

É de fácil cultivo, desde que as condições de luminosidade e de regas sejam rigorosamente respeitadas. Quanto à luminosidade, recomenda-se que o lírio-da-paz não fique exposto ao sol direto, pois isto causa o amarelecimento de suas folhas e bloqueia seu desenvolvimento. Por outro lado, locais com pouca iluminação devem ser evitados, porque a falta de luminosidade adequada deixa as folhas alongadas em excesso, muito finas, fragilizadas e reduz acentuadamente a floração.

A terra para o cultivo do lírio da paz deve ser orgânica, úmida, mas nunca encharcada. Es- ta é uma planta bastante resistente a pragas. Geralmente, os problemas que surgem estão mais relacionados a erros de regas e luminosidade do que ao ataque de pragas. Por sua capacidade de se desenvolver bem em ambientes internos, é uma espécie bastante indicada para ser cultivada dentro de casa ou em jardins de inverno.

Segundo os produtores desta espécie, com o tempo, é normal a inflorescência do lírio da paz tornar-se verde e quando isso acontece é preciso aguardar a próxima floração.

Com tantas opções de uso, vale conferir se há um espaço no jardim, para acomodar a espécie e, somando à beleza da planta, transmitir harmonia aos ambientes.

Esta planta também transmite uma mensagem para o novo ano que se inicia, quando normalmente fazemos um momento de reflexão. Momento no qual reafirmamos o fato de que cultivar a paz deve ser a meta de todos nós, o que certamente será mais fácil de alcançar se cultivarmos o prazer de fazer o bem.

Feliz Ano Novo!

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

One Comment

  1. Please let me know if you’re looking for a article author for your weblog.
    You have some really good articles and I feel I would be a good asset.
    If you ever want to take some of the load off, I’d really like to
    write some material for your blog in exchange for a link back to mine.

    Please shoot me an e-mail if interested. Many thanks!