Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Stenocarpus sinuatus

roda de fogo, árvore de fogo, árvore do rotary

Espécie australiana muito versátil e que vem sendo muito requisitada nos projetos paisagísticos. Apresenta folhagem perenifólia, simples, bem recortada e com brotações novas levemente bronzeadas. Seu tronco é retilíneo e quanto maior o seu diâmetro vai aparecendo sulcos longitudinais em sua extensão. Sua copa apresenta formato colunar e bem densa.

A floração é um espetáculo a parte! Com flores vermelho intenso e formato circular que lembra uma engrenagem ou disco, de onde vem o seu nome original (Firewheel Tree) e, é, também a árvore símbolo do Rotary. Apesar, de não serem perfumadas suas flores produzem néctar em abundância, atraindo pássaros e insetos polinizadores.

Pode ser plantada tanto a pleno sol como à meia sombra, mas precisa de boa luminosidade para que floresça abundantemente. Indicada para regiões de clima tropical e subtropical com solo rico em matéria orgânica e boa umidade. Não tolera solos encharcados.

Foi introduzida no Brasil já algum tempo, mas recentemente, começou a ser produzida de maneira “mais comercial” pelos viveiristas, podendo ser encontrada no mercado de mudas de porte pequeno em torrão, ou em bags e já em floração.

Nos projetos de arborização pode ser utilizada em canteiros centrais e calçadas estreitas, devido ao formato de sua copa colunar. Em locais com mais espaço disponível ( rotatórias, praças ou parques) o ideal é a sua utilização em grupos com espaçamentos mais reduzidos, criando assim um bosque homogênio. Devido a sua folhagem perene é muito indicada para redução da temperatura em cidades de clima quente.

É uma árvore muito versátil para ser utilizada no paisagismo, podendo atender para diferentes objetivos do projeto como por exemplo: caminhos, sombreamento, barreira visual, ou até mesmo como planta isolada e de destaque.

  • Nomes populares: Roda de Fogo, árvore de fogo e árvore do Rotary
  • Sinônimos estrangeiros: Firewheel Tree
  • Família: Proteaceae
  • Características: árvore ornamental, perenifólia e de bela floração
  • Porte: 8 a 12 metro
  • Floração: Verão ou outono (dependendo da época do ano)
  • Cor da flor: rosa.
  • Cor da folhagem: verde e com brotações novas avermelhadas
  • Origem: Nordeste da Austrália
  • Clima: tropical
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

8 Comments

  1. Boa tarde. Vcs tem roda de fogo atualmente?

  2. Moro em Florianópolis. Onde posso encontrar mudas desta árvore símbolo do Rotary.?
    Ou como poço fazer mudas de árvore existente aqui.

    • Elvira,

      Será que a Junkes Garden não tem? Talvez você possa encomenda-la com eles.

      http://www.junkes.com.br/

      A reprodução é feita por sementes ou estacas dos ramos semi-lenhosos ou lenhosos, no inicio da primavera.

      Abraços

  3. Boa tarde, gostaria de saber se você tem Stenocarpus para vender e se envia para Portugal?

  4. Prezado Ronan,
    Tenho visto em sites fotos das folhas da roda de fogo, onde em alguns a folha se apresenta com várias pontas. E em outros como folha única (sem essas pontas). São espécies diferentes ou é porque há uma transformação na folha (ela se repartindo)?
    Abç
    Eduardo Cabral

    • Bom dia Eduardo,

      Essas folhas escuras e brilhantes, podem ser inteiras ou lobadas, com margens onduladas. As folhas de árvores jovens podem ter 30 cm de comprimento e serem profundamente lobadas. Em exemplares mais velhos, as folhas são menores e menos lobadas ou até não lobadas.

      Abraços