Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Sapatinho de judia

Trepadeira é apropriada para cobrir pérgolas, pórticos e caramanchões altos.

Cheia de graça e beleza, esta planta é daquelas que realmente diferenciam os locais

Esta trepadeira, Sapatinho-de-judia (Thunbergia mysorens), encanta pela beleza e riqueza de detalhes de suas flores. Na verdade ela tem inflorescências longas e pendentes, compostas de flores de coloração amarela com marrom avermelhado, que lembram o sapato feminino.

É de ciclo de vida perene e originária da Índia. Sua folhagem é bastante ornamental e destaca as flores, pelo verde escuro das folhas. Existe ainda uma variedade de flores totalmente amarelas, menos conhecida.

Seu florescimento ocorre na primavera e no verão, quando recebe muitas visitas de pássaros, principalmente do tão querido e sempre bem vindo beija-flor. Para que o desenvolvimento desta trepadeira seja pleno, ela deve ser cultivada a pleno sol ou a meia sombra, em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares.

Quando cultivada a pleno sol, seu crescimento é mais intenso. Ela não tolera temperaturas baixas, sendo indicada para regiões tropicais. É interessante comentar sobre a poda da “sapatinho de judia”, que deve, de preferência, ser realizada no final de
maio, cortando-se todos os galhos no sentido diagonal e reduzindo-os a metade. Também é aconselhável retirar os galhos ladrões, aqueles que crescem abaixo da parte enxertada.

Ela é apropriada para cobrir pérgolas, pórticos e caramanchões altos, nos quais as inflorescências pendentes fiquem mais evidenciadas. Nestes casos, a função é ainda mais importante, já que, além da sombra, elas devem proporcionar beleza e charme a locais prazerosos para o convívio do dia-a-dia e para o descanso.

Cheia de graça e beleza, esta planta é daquelas que realmente diferenciam os locais, principalmente para tornar as construções mais harmônicas.

Formada em Engenharia agronômica, pela Escola de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ-USP e em Direito, pela Instituição Toledo de Ensino.
Tem pós graduação em Gestão Ambiental, pela ESALQ-USP e em Técnicas de Treinamento em Engenharia Agrícola, pela Sociedade Agrícola Alemã.
Desenvolve projetos de paisagismo, tendo experiência como proprietária da empresa Estado de Sítio Paisagismo, como professora universitária da disciplina e na direção de Horto Florestal , além de atividades de extensão na área ambiental e como colunista do tema.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

82 Comments

  1. Minha sapatinho de judia está plantada em um vaso de 50×50,e as folhas estão amarelado e se soltando do caule,o vaso com as raízes estão na sombra e as folhagens no sol pleno.O que pode ser???

    • Segue a foto

      • Vitor,

        Sua muda está assim por uma irrigação precária. Regue-a diariamente e adube-a com esterco de curral, farinha de ossos e torta de algodão.

        Abraços

        • Obrigado. Vou procurar torta de algodão. Mais tira uma dúvida o brotos novos começa a crescer e morre em seguida. Antes estavam desenvolvendo.

          • Então Vitor, este pode ser um sintoma que indica regas insuficientes.

            Abraços

  2. A minha ainda nao floresceu. Ja alcancou o pergolado. Esta bonita e crescendo rapido. Tem mais ou menos 6 meses e nao floresceu. O que devo fazer para florescer na primavera?

    • Amarilis,

      Use farinha de ossos para fertiliza-la.

      Abraços

  3. Moro no segundo andar e plantei sapatinho de Judia em um vaso de 50/50 pega sol pleno e venta um pouco ele estava lindo Agora as folhas estão caindo já não Ago muito será q e por causa do vento. Mais o vento não é muito forte.

    • Nilton,

      É natural a perca de um pouco de folhas agora em maio e principio de junho. O vento, sendo leve, não deve incomoda-la.

      Você pode aduba-la usando:

      – 300 g de torta de algodão;
      – 200 g de farinha de ossos.

      Esses fertilizantes devem ser adicionados no vaso misturando-os com a parte superior da terra e, em seguida, regar a planta. Depois pulverize três vezes, semanalmente, com o extrato pirolenhoso Mokussu.

      Abraços

      • Obrigado . muito atencioso você.

        • Você merece, Nilton!

  4. Boa Tarde !

    Parabéns pela página. Uma dúvida, meu quintal é concretado e estou pensando em plantar a sapatinho num canteiro ( jogarei 20-30 cmts de terra por cima da parte concretada). A pergunta é: vai dar certo ? As raízes crescem muito ? Posso adubar com torta de mamona ?

    obrigada

    • Obrigado Josi!

      Acho que 30 centímetros é o mínimo para que ela desenvolva bem. Também é importante o tamanho dessa área, que deve ter, no mínimo, 80 centímetros de diâmetro.

      Prefira a torta de algodão, para aduba-la.

      Abraços

  5. Bom dia Raul!
    Parabéns pelo site!
    Vc pode me ajudar, minha sapatinho já perdeu as folhas uma vez e floresceu, agora de novo, perdeu todas as folhas, mudei ela de lugar, para um que corra menos vento, será q ela vai voltar a dar folhagem, nunca floriu em 1 ano.

    • Bom dia Vanessa,

      Muito obrigado pelo comentário!

      Faça uma poda suprimindo os ramos até a parte onde está com folhas e adube usando:

      – 300 g de torta de algodão;
      – 200 g de farinha de ossos.

      Esses fertilizantes devem ser adicionados no solo misturando-os com a parte superior da terra e, em seguida, regar a planta. Depois pulverize três vezes, semanalmente, com o extrato pirolenhoso Mokussu.

      Abraços

  6. Olá, tenho um sapatinho de judia que apareceu com as folhas com tracejados e bichinhos que parecem insetos. Pode me ajudar a identificar uma solução? Obrigada.

    • Olá Verônica,

      Pulverize três vezes com óleo de neem, semanalmente. O procedimento é eficaz nesse caso.

      Abraços

  7. Na minha sapatinho de judia aparecem muitas “marias fedidas”. Isso é uma praga? Como devo proceder?

    • Lucimar,

      Sim, é uma praga já que elas se alimentam da seiva de seu sapatinho-de-judia.

      Para combate-las esmague 4 dentes de alho e coloque os em 1 litro de água e deixe descansar por 12 dias. Depois desse período, acrescente 10 litros de água, misture e pulverize sobre a trepadeira. Repita a pulverização após 15 dias.

      Abraços

  8. Tenho a sapatinho de judia formando um portico na minha varanda mas ela cresceu demais tanto em volume como em comprimento, se não fizer nada ela vai fechar a varanda.
    Preciso orientar o meu jardineiro, sei que agora é uma boa época para podar, vc poderia me ajudar?
    Obrigada

    • Maria Carolina,

      Essa poda pode ser feita durante a lua minguante próxima, entre os dias 7/5 e 14/5. Corte os ramos suprimindo 2/3 deles e elimine um metro do comprimento dos restantes.

      Abraços

  9. Olá! Tenho uma sapatinho de judia há uns 10 meses. Ela se desenvolveu super bem. Está plantada em um vaso e sobe para um pergolado. Ultimamente ela está com umas folhas amareladas, começa como na foto. Faço adubação regularmente. Já passei enxofre, pois achei que fosse fungo. O que pode ser? Obrigada.

    • Olá Tatiany,

      E é um fungo. Essa mancha-da-folha é causada pelo Bipolaris e pode ser controlada com 3 pulverizações feitas com Cupro Dimy ou Forth Cobre.

      Abraços

  10. Por que essa planta tem ese nome?

  11. Por que essa planta tem esse nome?

    • Pelo formato das flores, Fernanda.

      Abraços

  12. Bom dia, qual o tamanho de vaso para plantar o Sapatinho de Judia?

    • Bom dia Ana Carolina,

      Para plantar o sapatinho-de-judia o ideal é 60 X 60 X 60 centímetros.

      Abraços

  13. As folhas do sapatinho de judia estão secando. O que pode ser.

  14. As folhas estão secando do sapatinho de judia, o que pode ser. Segue fotos.

    • Jaime,

      Não sei. São inúmeros os fatores que podem ocasionar esse malogro:

      – Falta de regas;
      – Excesso de água;
      – Adubação exagerada;
      – Doenças;
      – Pragas, etc.

      Preciso de mais dados para diagnosticar.

      Abraços

  15. Bom dia,o meu sapatinho de judia está todo emaranhado a partir do tronco e não está bem formado já floresceu mas parece q parou de “caminhar” é não cobriu todo o pergolado, queria cortar uns galhos embaixo mas tenho medo d mata-la quais corto,e o que faço p ela continuar cobrindo a pérgola? Obrigada
    Estou enviando essas fotos p entender melhor, se puder me ajudar fico agradecida

    • Bom dia Marta,

      Sua trepadeira está sobrecarregada e deve poda-la para aliviar a estrutura.

      Faça isto cortando os ramos mais finos. Ela irá agradecer!

      Abraços

  16. Bom dia, o meu sapatinho de judia tem 2 anos, mas. esse ano deu pouquíssimas flores , os pêndulos saíram, mas as flores não crescem . Será alguma doença?

    • Bom dia Juliana,

      Seu sapatinho-de-judia precisa de alguns nutrientes para florescer mais e melhor. O fertilizante Forth Flores estimula o surgimento de flores. Aplique semanalmente usando 50 g por metro quadrado.

      Abraços

  17. Tive que mudar a planta de lugar pois vamos mudar de casa
    Ela simplesmente secou ?
    O que devo fazer ?
    Obrigada
    Ana

    • Ana Rosa,

      Se secou não tem mais jeito. Plante outra muda.

      Abraços

  18. Como adubo e molho -sapatinho de judia ?

    • Giovanna,

      Isto depende do tamanho de sua muda. Se adulta pode aduba-la com:

      – 1 kg de farinha de ossos;
      – 500 de torta de algodão.

      As regas, agora no verão, devem ser diárias.

      Abraços

  19. Tenho a sapatinho de judia na minha varanda, mas ela ficou grande demais. Vi que a época boa para podar é Maio, posso fazer uma poda radical?
    Quando podei outra vez ela ficou com muitas partes secas, porque devo ter cortado em parte. Não sei como resolver isso porque ela está gigante, tanto no comprimento como está bem volumosa.
    Outra coisa, ela tem um comprimento em que para de crescer, porque como está, vai fechar a varanda. Tenho que podar de tempos em tempos?
    Obrigada

    • Bom dia Maria Carolina,

      Pode sim fazer essa poda radical durante a lua minguante de maio (melhor são os dias 10 e 11 desse mês).

      Em seguida faça uma adubação usando:

      – 1 kg de farinha de ossos;
      – 500 de torta de algodão.

      Os ramos alcançam normalmente 4 metros de comprimento, as vezes mais dependendo da região. Pulverizações com o fertilizante Verde Foliar 15-00-00 da Vitaplan, assim que começar as primeiras botações, estimula o prolongamento dos ramos, que devem ser conduzidos para não encavalarem, suprimindo inclusive parte deles, favorecendo o prolongamento dos ramos.

      Abraços

  20. ola,

    Tenho um pergolado com o sapatinho de judia e estão aparecendo muitos marimbondos. tem algo que possa fazer contra esses insetos?

    • Olá Gislene,

      Para afastar esses marimbondos use uma armadilha com suco de uva.

      Abra uma janelinha próxima à base de uma garrafa plástica; coloque no fundo da garrafa dois dedos de suco de uva misturado com 50% de Pinho Sol e pendure o frasco no pergolado. Os marimbondos são atraídos pelo açúcar e morrem por causa do desinfetante.

      Abraços

  21. Boa tarde. O primeiro ano que floresceu ficou repleto de flores mas depois foi feita uma poda e este ano quase não floresceu. O que pode ter acontecido? Ele está em um pergolado. Abaixo de um vidro.

    • Bom dia Suzana,

      Se a poda foi feita um mês antes da florada pode ter inibido o surgimento dos botões.

      O fato de estar em baixo de vidro também influencia, diminuindo o florescimento.

      Faça uma adubação com farinha de ossos e o fertilizante Forth Flores.

      Abraços

  22. Bom dia!!! Tenho a sapatinho de judia a 3 anos nunca fiz a poda e puxei uns fios fora do pergolado para ela fazer sombra em minha janela mas agora vou fazer um rancho e não poderei deixar os galhos dela e já tem uns dois metros ,posso poda los agora?

    • Bom dia Abequir,

      Pode sim, aproveite a fase da lua minguante que começa amanhã para fazer essa poda.Durante esses dias há uma menor perda de seiva e sua planta sentirá menos esses cortes.

      Abraços

  23. Boa tarde!!Mudei o vaso do sapatinho de judia…as folhas sentiram bastante..sera que posso fazer umna poda drástica?

    Agradeço..

    • Boa tarde Linda,

      Pode sim. Faça a poda e adube com torta de algodão e um pouco de esterco curtido.

      Abraços

  24. Posso planta junto com outra trepadeira

    • Junto não Adriano, pode plantar outra trepadeira próxima do sapatinho de judia, dependendo da escolha e da distancia.

      Abraços

  25. Vou plantar sapatinhos de judia proximo ao poco de peixes. Corro o risco de aparecer predadores?7

    • Não, Cida,

      Pode plantar sossegada essa trepadeira, ela não atrairá predadores que prejudiquem seus peixes.

      Abraços

  26. Ola! meu sapatinho de judia tem aproximadamente um ano e meio. Esta aparecendo folhas amareladas com um pozinho por baixo. Oque devo fazer?

    • Olá Dulcineia,

      Sua trepadeira foi atacada pelo míldio é recomendável a poda de limpeza para o arejamento da muda.

      Segue uma receita que elimina este fungo:

      Misture 1 litro de leite azedo, 3 litros de água e 2 punhados
      de cinzas de madeira. Pulverizar 3 vezes com um intervalo
      de 10 dias entre uma e outra pulverização.

      Abraços

  27. Olá ! Quero saber como faço para pegar uma muda dela.. Eu tenho ela no meu pergolado, porém gostaria de plantar outra em outro lugar do meu quintal ! esta cheia de mudas no tronco, próximo ao solo !

    • Olá Rosany,

      O sapatinho-de-judia multiplica-se facilmente por estacas maduras, com mais ou menos 10 centímetros de comprimento, tiradas principalmente depois do florescimento da trepadeira.

      Abraços

  28. Olá!Gostaria de saber se posso plantar esse tipo de trepadeira no terraço, se suas raízes não vão entrar impermeabilização?

    • Olá Silvana,

      Nunca ouvi nem presencie qualquer problema com as raízes do sapatinho-de-judia (Thunbergia mysorens). Cultive-a em um solo rico, poroso e com regas periódicas.

      Abraços

  29. Boa tarde, tinha sapatinho de judia e morreram depois de 3 anos floresceram todo ano, simplesmente começaram a secar e cair as folhas. tive que tirar as raízes e agora depois de meses plantei outras, começaram a vingar bem, porém brotam sobem um pouco e murcham e secam e a planta vai definhando. Será que são os percevejos ou ou praga.

    • Boa tarde Rejane,

      Embora o sapatinho de judia seja muito resistente, é suscetível a ácaros, mosca branca e nematoide.

      Se você não observa manchas ou enrolamento nas folhas ou, também, insetos voando junto a trepadeira é muito provável a presença de nematoide no solo. Este verme ocasiona a murcha e o tombamento das folhas terminando por matar a muda. Para combate-lo faça o seguinte:

      – Aplique no solo 200 g por m² de calcário dolomítico;
      – Regue o solo com 1 ml de Fosway por litro de água a cada 30 dias;
      – Pulverize com extrato pirolenhoso da Pironat;
      – Plante cravo-de-defunto (Tagetes patula).

      Abraços

  30. Tenho uma trepadeira , sapatinho de judia, inclusive está muito linda, toda florida. Mas ainda não tinha feito a pérgola para colocá-la . Ela subiu em uma tela para uma coluna que tenho nos fundos de meu jardim, mas percebi que ela não está muito feliz. Então agora estou fazendo a pérgola , para que a mesma se sinta mais alegre e feliz. Eu amo plantas. Eu li que a época da poda é maio , mas eu não fiz poda nenhuma nela. Pergunto e agora quando posso podá-la.

    • Olá Eva,

      O clima de sua região é tropical quente semiúmido, portanto pode poda-lo agora já que a temperatura média de maio e de novembro é muito similar, diferenciando-se em apenas dois ou três graus. Tente fazer essa poda amanhã ou na quarta feira, aproveitando a lua minguante. Em seguida pode fazer uma adubação com 300 g de torta de mamona, 300 g de farinha de ossos e o equivalente a 5 litros de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura.

      Abraços

      • Olá!
        gostaria de plantar sapatinho de judia, maracujá e uva juntos. sendo que um vai ficar de um lado do pergolado o outro aí meio e o outro aí final. Dá certo?

        • Olá Soraia,

          O importante é que fiquem a uma distancia boa entre eles. Algo assim como 5 metros.

          Abraços

          • Meu sapatinho de judia está bom vaso de 50x50x50.sera q ele cobrirá meu pegolado

            • Nilton,

              Se usou um bom substrato é muito provável que cubra seu pergolado.

              Abraço

            • Moro no segundo andar como disse anteriormente plantei sapatinho de judia num vaso 50/50 pega sol pleno e venta um pouco mais as folhas estão caindo ele estava lindo .pode ser do vebto