Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Sapatinho de judia

Trepadeira é apropriada para cobrir pérgolas, pórticos e caramanchões altos.

Cheia de graça e beleza, esta planta é daquelas que realmente diferenciam os locais

Esta trepadeira, Sapatinho-de-judia (Thunbergia mysorens), encanta pela beleza e riqueza de detalhes de suas flores. Na verdade ela tem inflorescências longas e pendentes, compostas de flores de coloração amarela com marrom avermelhado, que lembram o sapato feminino.

É de ciclo de vida perene e originária da Índia. Sua folhagem é bastante ornamental e destaca as flores, pelo verde escuro das folhas. Existe ainda uma variedade de flores totalmente amarelas, menos conhecida.

Seu florescimento ocorre na primavera e no verão, quando recebe muitas visitas de pássaros, principalmente do tão querido e sempre bem vindo beija-flor. Para que o desenvolvimento desta trepadeira seja pleno, ela deve ser cultivada a pleno sol ou a meia sombra, em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares.

Quando cultivada a pleno sol, seu crescimento é mais intenso. Ela não tolera temperaturas baixas, sendo indicada para regiões tropicais. É interessante comentar sobre a poda da “sapatinho de judia”, que deve, de preferência, ser realizada no final de
maio, cortando-se todos os galhos no sentido diagonal e reduzindo-os a metade. Também é aconselhável retirar os galhos ladrões, aqueles que crescem abaixo da parte enxertada.

Ela é apropriada para cobrir pérgolas, pórticos e caramanchões altos, nos quais as inflorescências pendentes fiquem mais evidenciadas. Nestes casos, a função é ainda mais importante, já que, além da sombra, elas devem proporcionar beleza e charme a locais prazerosos para o convívio do dia-a-dia e para o descanso.

Cheia de graça e beleza, esta planta é daquelas que realmente diferenciam os locais, principalmente para tornar as construções mais harmônicas.

Formada em Engenharia agronômica, pela Escola de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ-USP e em Direito, pela Instituição Toledo de Ensino.
Tem pós graduação em Gestão Ambiental, pela ESALQ-USP e em Técnicas de Treinamento em Engenharia Agrícola, pela Sociedade Agrícola Alemã.
Desenvolve projetos de paisagismo, tendo experiência como proprietária da empresa Estado de Sítio Paisagismo, como professora universitária da disciplina e na direção de Horto Florestal , além de atividades de extensão na área ambiental e como colunista do tema.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

94 Comments

  1. Meu sapatinho de judia esta cheio de botões que não chegam a florescer, pois as flores caem antes. que devo fazer?

  2. Preciso transferir minha planta sapatinho de judia do local onde plantei, posso fazer sem matar a planta,tem alguma solução, obrigada

    • Olá Rejane,

      Faça uma poda suprimindo 2/3 dos ramos da planta antes de transplantar-la.

      Na hora do transplante use no berço 200 gramas de calcário dolomítico e 50 g de superfosfato simples, associado com 4 ou 5 kg de esterco bovino.

      Abraços

  3. Boa tarde Nancy. Um pergolado com 6 m2 devo utilizar quantas mudas? resido na região nordeste, no litoral da Bahia. Grato, Ferrari

    • Olá Ferrari,

      Aqui é Raul Cânovas te respondendo. Você pode plantar duas mudas de sapatinho-de-judia (Thunbergia mysorens). Caso esse pergolado tenha 2,00 X 3,00, plante-as ao pé das colunas diagonalmente. Isto será suficiente para cobri-lo totalmente.

      Abraços

  4. Olá, existe algum adubo para segurar a florada?

    • Olá Gilson,

      O fosforo, o potássio e o cálcio são responsáveis pelas floradas prolongadas.

      A emulsão de peixe é uma solução líquida feita de peixe
      decomposto adicionando às vezes outros ingredientes. Extremamente eficaz, é a melhor escolha como o “primeiro fertilizante” para se usar em plantas jovens, melhorando o pegamento das flores.

      Abraços

  5. Boa tarde, meu sapatinho está com manchas nas folhas e caindo as flores antes de abrir. Está no vaso a um ano, molho todos os dias (abundantemente) e adubei com farinha de osso + torta de mamona . Pulverizei 1 vez a quinze dias com

    • Pulverizado com

      • Boa tarde Márcia,

        Sua sapatinho de judia está com antracnose (um fungo) e o produto que está usando é eficiente. Repita a aplicação três vezes, semanalmente, e faça uma poda de limpeza eliminando as folhas atacadas.

        Abraços

        • Obrigada pela orientação, tenho 2 orquideas Vanda ao lado. Esse fungo pode passar para elas? Poso pulveriza-las tambem com esse produto?

          • Pode sim, Márcia.

  6. Já posso tira-lá do vaso??

  7. Já posso tira-lá do vaso?

    • Nívia,

      Me desculpe, mas não entendi sua questão. Você pergunta se já pode tira-la do vaso, tirar que?

      Aguardo um questionamento mais detalhado.

      Abraços

  8. Uso uma vez ao mês o adubo ForteFlores. Está correto ?

  9. A minha sapatinho de judia, plantada a mais de um ano, não floresce e tem as folgas verde claro. O que falta para elas ?

    • Bom dia Valter,

      O uso do Forth Flores está correto. Aguarde a primavera para vê-la florescer.

      Abraços

  10. Onde morro n encontro torta de algodão pode ser substituído por outro produto??

    • Sim Vitor,

      Pode substitui-la pela torta de mamona.

      Abraços

  11. Boa noite, tudo bem?
    Essa poda, no final do mês de maio, deve ser radical? Posso cortar todos galhos?

    • Márcia, boa noite,

      Depende do porte do sapatinho-de-judia, mas em principio uma poda severa irá revitalizar a trepadeira.

      Pode fazer esse corte, sim!

      Abraços

  12. Sim mas eu coloquei a farinha de osso mas ela estava muito encharcada e comecei a regular a água e mesmo assim as folhas caem…
    Muito obrigado pela atenção .um abraço..

    • Você merece, Vitor!

  13. Os brotos estão morando

  14. Além de tudos os brotos novos estão morando