Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Sapatinho de judia

Trepadeira é apropriada para cobrir pérgolas, pórticos e caramanchões altos.

Cheia de graça e beleza, esta planta é daquelas que realmente diferenciam os locais

Esta trepadeira, Sapatinho-de-judia (Thunbergia mysorens), encanta pela beleza e riqueza de detalhes de suas flores. Na verdade ela tem inflorescências longas e pendentes, compostas de flores de coloração amarela com marrom avermelhado, que lembram o sapato feminino.

É de ciclo de vida perene e originária da Índia. Sua folhagem é bastante ornamental e destaca as flores, pelo verde escuro das folhas. Existe ainda uma variedade de flores totalmente amarelas, menos conhecida.

Seu florescimento ocorre na primavera e no verão, quando recebe muitas visitas de pássaros, principalmente do tão querido e sempre bem vindo beija-flor. Para que o desenvolvimento desta trepadeira seja pleno, ela deve ser cultivada a pleno sol ou a meia sombra, em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares.

Quando cultivada a pleno sol, seu crescimento é mais intenso. Ela não tolera temperaturas baixas, sendo indicada para regiões tropicais. É interessante comentar sobre a poda da “sapatinho de judia”, que deve, de preferência, ser realizada no final de
maio, cortando-se todos os galhos no sentido diagonal e reduzindo-os a metade. Também é aconselhável retirar os galhos ladrões, aqueles que crescem abaixo da parte enxertada.

Ela é apropriada para cobrir pérgolas, pórticos e caramanchões altos, nos quais as inflorescências pendentes fiquem mais evidenciadas. Nestes casos, a função é ainda mais importante, já que, além da sombra, elas devem proporcionar beleza e charme a locais prazerosos para o convívio do dia-a-dia e para o descanso.

Cheia de graça e beleza, esta planta é daquelas que realmente diferenciam os locais, principalmente para tornar as construções mais harmônicas.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

222 Comments

  1. Temos uma sapatinha de judia toda formada mas esta muito baixa,gostaríamos de subir ela em outro parcelado, como podar sem matar a planta?

    • Eliana,

      Procure um ramo mais comprido e guie ele para esse pergolado, também corte parte dos outros ramos que brotam emaranhando a muda.

      Abraços

  2. não sei o que acontece com minha muda de sapatinho. já é a quarta vez que compro uma muda e quando elas começam a surgir novas folhas, algum bichinho parecido com formigas, cortam as folhinhas novas. uso adubo adequado, faço rega normal. não sei o que acontece. na foto que enviei, essa parte que está só ramos estava com muitas folhas. pode me ajudar? obrigado

    • Maria das Graças,

      Você pode controlar essa praga usando o inseticida Dimy Pronto. Ele é muito eficaz e irá eliminar esses bichinhos.

      Abraços

  3. Olá, tudo bem?
    Minha sapatinho de judia está em um pergolado floriu lindamente ano passado até quase dezembro, então começou ficar com as folhas amarelas e engruvinhadas e secar os galhos. Segui algumas dicas do blog, fiz adubação na terra, mas tivemos que fazer uma poda drástica por conta dos galhos secos. Agora começou a brotar, mas as folhas ainda estão engruvinhadas e as poucas que não estão, começaram a amarelar. Tem ideia do que pode ser? Será que tem recuperação? Não queria perdê-la. Obrigada

    • Olá Viviane,

      Esse sintoma pode ser deficiência de cobre e/ou molibdênio e também uma infestação de tripes.

      Para o primeiro caso faça uma adubação a cada 30 dias com Forth Cobre alternando com Forth Enraizador; bastam 3 aplicações de cada. Aplique no solo o equivalente a 10 kg de cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura e afofe para penetrarem melhor.

      Mas se for um ataque de tripes, use placas atrativas na cor branca ou azul, besuntadas de melaço misturado a um inseticida fosforado.

      Abraços

  4. Olá, Raul!!!
    Com o vai? Lindo blog!
    Meus gatos morreram a minha planta logo no início. É o fim? Teria algo que eu pudesse fazer para salvá-la? Coloquei durex mas acredito não ser a melhor solução. Rs
    Obrigada!!

    • Obrigado Larissa pelo comentário elogioso!

      Não consegui entender sua pergunta. “Meus gatos morreram”?, “A minha planta no inicio”? Colocou “durex”?

      Por favor nos envie a pergunta de modo a poder responder melhor sua questão.

      Abraços

      • A

        Bom dia, Raul. Acredito que pequei ao jogar umas sementes de tomate no mesmo vaso da sapatinho de judia, pois meus gatos amavam ficar no vaso e acabaram “roendo” a sapatinho de judia. Isso quebrou o caule e matou todo o ramo em crescimento. Sobrou apenas a haste próxima ao solo.
        Moro no Flamengo, Rio de Janeiro, numa cobertura com sol parcial e direção sudoeste. Como o vizinho é muito próximo, gostaria de aproveitar a rede de proteção para crescer uma trepadeira e trazer mais intimidade na varanda.
        Será que ainda é possível resgatar essa sapatinho de judia ou acredita que devo investir em outra trepadeira?
        Anexo fotos de como era (os vândalos aparecem nas fotos) e como ficou.
        Muito obrigada pela ajuda! Sou uma iniciante estou apaixonada pelo seu trabalho.

        • Bom dia Larissa,

          Acho que essa haste do sapatinho de judia irá brotar dando novos ramos e assim restabelecendo a trepadeira.

          Estimule o crescimento adubando-a com 300 gramas de torta de algodão e 400 gramas de farinha de ossos.

          Abraço grande!

          • Maravilhoso!!! Muito obrigada

            • Você merece, Larissa!

  5. Minha Sapatinho de judia, virou uma moita por está sendo guiado em um curto espaço. não está florindo mais. Quero podá-la, mas não sei como.
    você pode me ajudar?

    • Rosilene,

      Essa poda deve ser feita no mês de maio, suprimindo os ramos pela metade e fazendo o corte sempre em diagonal. Desse modo ela brotará novamente com força e irá florescer a partir de outubro aproximadamente.

      Abraços

  6. Boa noite! Tenho 3 pés de sapatinho de judia em um perfilado, qual é a melhor época para podar. Ela está muito grande. Gostaria de saber como fazer a poda.

    • Bom dia Márcio,

      A poda pode ser feita no próximo mês de maio, suprimindo os ramos pela metade e fazendo o corte sempre em diagonal. Dessa maneira ela irá brotar novamente com força e florescerá a partir de outubro aproximadamente.

      Abraços

  7. Posso podar a sapatinho de judia em abril. Tenho 2 mudaa em um pergolado e esta infeatada de maria fedida

    • Pode sim, Rosana. Faça isto na lua minguante, que acontece entre os dias 27 de abril e 3 de maio.

      Abraços

  8. Bom dia! A que distância das paredes, sapatas, fundações da casa o sapatinho de judia deve ser plantado. Quão danificantes podem ser suas raízes para as estruturas das casas. Gratíssima Rosa

    • Boa tarde Rosa,

      Não são muito descontroladas as raízes do sapatinho-de-judia, elas não oferecem perigo para as estruturas construídas. Plante-a a uma distancia de 30 centímetros das paredes.

      Abraços

  9. Minha sapatinho de judia (na verdade 2 pés) já tem uns 5 anos e nunca foi devidamente podada. Como pega bastante sol cresceu muito, fica linda na primavera, mas virou um baita emaranhado de galhos antigos e novos espalhados por um pergolado de 2,5 por 7 metros. Gostaria de saber: se eu fizer uma poda radical reduzindo-a a poucos e curtos galhos ela cresceria rapidamente e voltaria a florescer? Qual seria a época melhor para fazer isso? Continua sendo maio como indicado no artigo?

    • Eduardo,

      Essa poda deve ser feita no mês de maio, suprimindo os ramos pela metade e fazendo o corte sempre em diagonal. Desse modo ela brotará novamente com força e irá florescer a partir de outubro aproximadamente.

      Abraços

  10. Meu jardineiro podou minha sapatinho de judia e logo depois ela murchou muito. É normal? Ela volta a ficar bonita?

    • Andréa,

      Sim, ela revigorará, desde que seja adubada com Forth Jardim a cada 45 dias e com uma aplicação de 500 gramas de torta de algodão.

      Ah, não se esqueça das regas diárias.

      Abraços

  11. Precisei fazer uma poda grande no outono,porwue estava grade demsis.Ela dava flores o ano todo.Agors está cheia de galhos finos, muitas folhas, mas não floresceu mais
    Ponho adubo químico a cada 2 meses e Rego a cada 3 a 4 dias

    • Marília,

      Uma pulverização quinzenal, com um fertilizante foliar, rico em
      fósforo, aumenta a fartura de flores, além dele pode aplicar diretamente no solo, 500 gramas de farinha de ossos e em seguida revolva a terra para que penetre melhor e regue moderadamente.

      Suspenda esse adubo químico que está usando.

      Abraços

  12. Foto

  13. Boa noite! O meu sapatinho de judia tem aproximadamente 3 anos. Nunca tive problemas, sempre floriu e cobriu muito rápido o meu pergolado.
    De um dia para o outro percebi que estava com cochonilha e purgão. Fiz uma mistura de detergente água e água sanitária e borrifei. 2 duas depois as folhas secaram. Estou apavorada. Me ajude por favor, preciso recuperar meu sapatinho de judia.

    • Boa noite Adriana,

      Talvez a dosagem da água sanitária foi exagerada, isto motivou a queda das folhas.

      Faça uma poda leve e adube sua trepadeira com 1 kg de torta de algodão, aplicada a uma distancia de 15 centímetros do tronco, diretamente na terra, que deve ser afofada em seguida para que penetre melhor. Em seguida regue delicadamente.

      Abraços

  14. Olá bom dia…gostaria de saber se esta planta faz muita sujeira…se cai muitas flores e folhas….pq goataria de plantar ela em pergolado q fica próximo a piscina…e meu pai não Quer q a suje.

    • Olá Larissa,

      Quando as flores da sapatinho-de-judia secam, caem no chão, mas isto não é propriamente uma sujeira, mas o ciclo inevitável de qualquer planta com flores.

      Pode planta-la, ela lhe dará muitas alegrias!

      Abraços

  15. Bom dia Raul !!
    Meu sapatinho de judia,faz brotos lindos,mas as folhas novas secam , não percebi nenhum bichinho,o que pode ser?
    Abraço!!

    • Bom dia Lucia,

      Se sua sapatinho-de-judia mostra as folhas novas secando, pode indicar uma carência de cálcio, enxofre e/ou ferro.

      Adube-a com 100 gramas do fertilizante Forth Flores, por três vezes, a cada 15 dias e também adicione ao solo onde ela está plantada 200 gramas de calcário dolomítico.

      Abraços

  16. Olá!
    Minha trepadeira está em um pergolado e floriu muito este ano, do mês de maio até o início de dezembro. Porém agora está com muitas folhas secas e amareladas. Minha dúvida é se posso podar agora e como deve ser essa poda.

    Obrigada

    • Olá Viviane,

      Faça uma poda de limpeza, nada radical já que estamos em uma época de temperaturas altas e pulverize três vezes, semanalmente, com Cupro Dimy, para resolver essas folhas amareladas.

      Abraços

  17. Raul!

    Segue foto do Sapatinho de Judia que acabou não anexada na mensagem anterior.

    Att.

    Gabriel

  18. Prezado Raul!

    Meu nome é Gabriel, moro em Santo Ângelo/RS, eu tenho um Sapatinho de Judia delineando (+- 9 metros de comprimento) a minha varanda e em junho deste ano começou a florir, pela primeira vez, atingindo seu auge em setembro. Ainda restam alguns pêndulos floridos. Tenho uma dúvida, devo podar os pêndulos que já estão sem flor? E a poda dos galhos, posso cortar somente os que estão pendurados ou devo cortar inclusive os que estão por cima do suporte? Também continuam nascendo novos caules, mantenho-os conduzindo eles para o suporte ou corto?

    Desde já agradeço sua atenção.

    Abraço.

    Gabriel.

    • Olá Gabriel,

      Esses pendentes que já floriram devem ser suprimidos, isto incentivará novas floradas.

      Ramos tortos e velhos, tanto os pendurados como os que estão por cima, podem ser cortados, também isto estimulará uma nova vegetação.

      Abraços

  19. boa noite, comprei uma muda com vcs.. ela não faz cachos de flores comprido no maximo 3 uo 4 flores, e está sempre murcha ,
    o poderia cer. obrigada

    • Boa tarde Arminda,

      Você está enganada, já que não vendemos mudas de plantas, mas para revitalizar sua trepadeira lhe aconselho regas diárias na parte da manhã e uma adubação com 50 gramas do fertilizante Forth Jardim a cada 30 dias neste período de inicio de verão e uma unica aplicação de 400 gramas de torta de algodão, afofando o solo.

      Abraços

  20. Meu sapatinho de judia está secando, o que pode ser?

    • Gilmar,

      Podem ser inúmeras as causas desse sintoma.

      – Excesso de adubos;
      – Falta de poda;
      – Doenças fúngicas;
      – Estiagem prolongada;
      – umidade excessiva no solo;
      – etc.

      Abraços

  21. Trasplantei minha sapatinho de judia e ela murchou, será q ela vai morrer?

    • Evelin,

      Apenas com essa informação não tenho como avaliar a situação de sua sapatinho-de-judia, mas regue-a diariamente, na parte da manhã,tomando o cuidado de manter as folhas dela úmidas.

      Abraços

  22. Olá!

    Tenho dois “pés” de sapatinho. Um se desenvolveu muito bem nos últimos anos. O outro está “mirrado”. Antes ao menos estava mais verde. Agora está “seco”. Tenho receio que possa ser algum tipo de “doença” e que esta possa afetar o meu “pé” saudável. Segue em anexo fotos. O pé da esquerda da casa é o “saudável” (mas já apresenta alguns ramos secos”. O da direita é o “problemático”. Caso alguém possa me ajudar a identificar se é “doença”, adubação, rega ou outro, agradeço! :)

  23. Olá!

    Tenho dois “pés” de sapatinho. Um se desenvolveu muito bem nos últimos anos. O outro está “mirrado”. Antes ao menos estava mais verde. Agora está “seco”. Tenho receio que possa ser algum tipo de “doença” e que esta possa afetar o meu “pé” saudável. Segue em anexo fotos. O pé da esquerda da casa é o “saudável” (mas já apresenta alguns ramos secos”. O da direita é o “problemático”. Caso alguém possa me ajudar a identificar se é “doença”, adubação, rega ou outro, agradeço! :)

    • Fausto,

      Pelas fotos que nos envia é difícil precisar de que se trata. Em principio lhe aconselho fazer uma poda de limpeza nas duas trepadeiras para uma melhor entrada de luz no interior delas e concomitantemente aplicar três pulverizações, semanais, de Cupro Dimy, para afastar uma possível doença fúngica.

      Também uma adubação seria interessante, aplicando em cada pé:

      – 700 gramas de esterco de galinha;
      – O equivalente a 4 litros de cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura;
      – 1 kg de torta de algodão.

      Estes elementos devem ser misturados antes da aplicação e esta aplicada a 10 centímetros do tronco principal, afofando e regando em seguida.

      Abraços

      • Raul, muito obrigado! Quero parabenizá-lo pelo excelente apoio que faz à comunidade de adoradores de botânica! Acompanho e indico seu blog sempre que possível. Um forte abraço e mais uma vez, muito obrigado! Ah, e um Feliz Natal e excelente 2019!

        • Oh, Guido,

          Seu comentário me deixa muito feliz. Obrigado querido amigo!

          Lhe desejo também umas festas fantásticas!!!

          Abraços

  24. Oi tenho essa trepadeira e estava muito cheia e volumosa não sabia qual era a época certa pra fazer a poda e fiz fazem duas semanas e senti q ela está secando …o q posso fazer pra não perder a planta ?

    • Oi Patricia,

      Regue-a diariamente tomando o cuidado de molhar bem as folhas. Apenas isso.

      Abraços

  25. Bom dia tenho uma sapatinho de judia quero saber quanto tempo a muda demora para dar a primeira florada?

    • Boa tarde Célio,

      É rápida, em um ano mais ou menos floresce na primavera/verão.

      Abraços

  26. Olá, primeiramente, parabéns pelo lindo trabalho. Sou apaixonada por gardênias, gostaria de plantar em um vaso. Só que já perdi 2 pés. Gostaria de saber como devo preparar o solo, pois ouvi que ele gosta de solo ácido (???)). Pode me ajudar? Desde já agradeço.

    • Olá Derisis,

      A Gardenia jasminoides precisa de um pH de 5,0 a 6,0. Pode ser plantado usando o Forth Condicionador Floreiras puro, sem adição de qualquer outro componente, a não ser 40 gramas de sulfato de ferro. Este último irá acidificar o solo.

      Abraços

  27. Oi Raul! Vc me indicou o fulland, mas não estou achando na Net pra comprar, vc pode me indicar um lugar? Aki aonde moro é muito pequeno, não tem nada!!

    • Oi Ana Paula,

      Troque o Fulland por Forth Cobre, ele supre as necessidades
      de cálcio, cobre e enxofre e dá um bom resultado.

      Abraços

      • obrigada, vou procurar.

        • Você merece, Ana Paula!

  28. Boa noite!!! Adorei o site! Eu preciso muito de ajuda.podem me ajudar???? Minha sapatinho de judia está com as folhas amarelando as pontas e caem. O que faço?? Não quero perde-la!!!

  29. Oiiii boa noite!! Estou desesperada!! Por favor me ajudem! Tenho uma sapatinho de judia que amoooo. Sempre quis ter! Mas há uns meses as pontas das folhas estão ressecadas e acabam caindo. O que faço??

    • Oi Ana Paula,

      Ajudo sim! Seu sapatinho-de-judia foi contaminado por algum fungo, faça três pulverizações, semanais, com Fulland, um fertilizante mineral composto por fósforo, enxofre e cobre.

      É aconselhável, também, não molhar a folhagem e fazer uma adubação potássica, dissolvendo 50 g de cloreto de potássio em 5 litros de água e regar a muda. Repetir isto mais duas vezes a cada 10 dias.

      Abraços

      • Muito, muito muito obrigada!!!! Amanhã mesmo providenciarei tudo. Vou fazer direitinho, e volto pra mostrar!!!

  30. ola boa tarde. meu sapatinho de judia estava lindo derrepente comecou amarelar e cair as folhas o pe antes de chegar do pergolado esta bonito e cheio mas o que esta no pergolado esta caindo nao sei o que fazer estou com medo de morrer. ele deu muitas flores e ainda esta com flores porem parece que parou de crescer o que devo fazer??

    • Olá Célia,

      Talvez sua planta está passando por um estresse devido a florada abundante.

      Aplique 1 kg de torta de algodão diretamente no solo a uma distancia de 10 centímetros do tronco principal e afofe bem a terra para que ela penetre melhor. Regue em seguida.

      Abraços