Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Sapatinho de judia

Trepadeira é apropriada para cobrir pérgolas, pórticos e caramanchões altos.

Cheia de graça e beleza, esta planta é daquelas que realmente diferenciam os locais

Esta trepadeira, Sapatinho-de-judia (Thunbergia mysorens), encanta pela beleza e riqueza de detalhes de suas flores. Na verdade ela tem inflorescências longas e pendentes, compostas de flores de coloração amarela com marrom avermelhado, que lembram o sapato feminino.

É de ciclo de vida perene e originária da Índia. Sua folhagem é bastante ornamental e destaca as flores, pelo verde escuro das folhas. Existe ainda uma variedade de flores totalmente amarelas, menos conhecida.

Seu florescimento ocorre na primavera e no verão, quando recebe muitas visitas de pássaros, principalmente do tão querido e sempre bem vindo beija-flor. Para que o desenvolvimento desta trepadeira seja pleno, ela deve ser cultivada a pleno sol ou a meia sombra, em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares.

Quando cultivada a pleno sol, seu crescimento é mais intenso. Ela não tolera temperaturas baixas, sendo indicada para regiões tropicais. É interessante comentar sobre a poda da “sapatinho de judia”, que deve, de preferência, ser realizada no final de
maio, cortando-se todos os galhos no sentido diagonal e reduzindo-os a metade. Também é aconselhável retirar os galhos ladrões, aqueles que crescem abaixo da parte enxertada.

Ela é apropriada para cobrir pérgolas, pórticos e caramanchões altos, nos quais as inflorescências pendentes fiquem mais evidenciadas. Nestes casos, a função é ainda mais importante, já que, além da sombra, elas devem proporcionar beleza e charme a locais prazerosos para o convívio do dia-a-dia e para o descanso.

Cheia de graça e beleza, esta planta é daquelas que realmente diferenciam os locais, principalmente para tornar as construções mais harmônicas.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

483 Comments

  1. Bom dia. Posso ter sapatinho de judia onde vivem cães, ela é tóxica para eles?

    • Bom dia Sara,

      Sim, ela é tóxica para os cães e pode causar alergia às pessoas. Entretanto não conheço casos de envenenamento, dificilmente os cães mastigam essas folhas.

      Abraços

  2. Gostaria de saber se a sapatinho de udia é predadora pois por onde passou, matou as outras trepadeiras em que se alojou para crescer. Muito grata

    • Ângela,

      Eu não rotularia a sapatinho-de-judia (Thunbergia mysorensis) de predadora, mas como uma trepadeira vigorosa que deve crescer sozinha e não acompanhada por outras plantas localizadas próximas a ela.

      Abraços

  3. Oi meu amigo Raul!
    Olha eu por aqui novamente ☺️
    Quero saber se posso podar galhos muito emaranhado da minha sapatinho.Tenho cortado pois ela está a todo vapor com muitos galhos novos, parece que cada vez que tiro um nasce dez. É normal agora nesta época secar algumas folhas? Ela tem conservado cachos antigos que ainda tem flores. Sou aqui de Jundiaí SP e vai fazer dois anos em novembro que tenho ela no meu jardim.

    • Oi Edilene,

      Sim, é interessante fazer uma poda de limpeza na sapatinho-de-judia. Realize isto na próxima lua minguante, (entre 3 e 10 de maio) nesse período há uma melhor cicatrização dos cortes, diminuindo a força da seiva, que é atraída para a parte inferior da planta favorecendo o crescimento das raízes.

      É normal que as folhas murchem parcialmente no outono.

      Abraços

      • Muito obrigado amigo por suas orientações
        Porém hoje fui tirar uns galhos que enrolaram no portão eletrônico e notei pulgões em parte da minha sapatinho, corri preparar um inseticida em pó, quando subi para borrifar notei uma joaninha ? e agora o que faço? Esse insetinho é muito saudável e não quero que morra. Será que ela dará conta dos pulgões?

        • Oi Edilene,

          As joaninhas são besouros que, em suas fases diversas, se alimentam de pulgões, moscas das frutas, piolhos e outros insetos que afetam o jardim. Elas são capazes de comer em um dia algo entre 50 a 200 pulgões.

          Portanto não use nenhum inseticida, deixe que elas façam o trabalho.

          Abraços

          • Obrigada amigo!
            Amo joaninhas e vou contar sim com a ajuda delas ???

            • Você merece, Edilene!

              Abraços

  4. Bom dia!

    Tenho uma sapatinho de judia que cresceu rápido e deu flores no inverno e primavera passados (Araruama, litoral do RJ). No verao, comecou a perder as folhas e hoje está assim, como mostra a foto. O que devo fazer? Está plantada no chao.

    • Bom dia Maureen,

      A foto não chegou até nós. Possivelmente sua trepadeira foi infestada por fungos.

      Combata isto com camomila e cavalinha.

      Deixe 100 g de camomila em água fria por 2 dias; em separado,
      ferva 300 g de cavalinha seca em 10 litros de água durante 20 minutos. Misture as duas soluções. Dilua 1 litro dessa calda em 20 litros de água e pulverize o sapatinho-de-judia.

      Também adicione ao solo 300 g de calcário dolomítico misturado
      com 30 g de sulfato de potássio, revolvendo até uma profundidade de 10 cm e regue com extrato de casca barbatimão a 5%.

      Abraços

      • Muito obrigada! Vou fazer esse procedimento!

        • Você merece, Maureen!

  5. Minha sapatinho está com as folhas murchas e algumas estão secas nas pontas. Pode me ajudar?

  6. Olá Raul, minha sapatinho de judia estava crescendo com folhas verdes estava se desenvolvendo super bem, e derrepente as folhas murcharam e algumas secaram nas pontas. Pode me ajudar?

    • Olá Angélica,

      Esse sintoma indica um fungo, antracnose. Recomendo a destruição das folhas doentes e três pulverizações, semanais, feitas com o fertilizante Forth Solúveis Produtivo. A fórmula garante uma fonte alta de Potássio, necessário para criar defesas contra esse fungo, além de fornecer Nitrogênio e micronutrientes. Também pode alternar usando o Forth Cobre, ele supre as necessidades de cálcio, cobre e enxofre.

      Sua trepadeira irá recuperar o vigor.

      Abraços

  7. Boa tarde. Plantei a seis meses uma muda sapatinho judia e o desenvolvimento está bem lento ,agora tenho notado umas pontas brancas no final e meio dos Ramos até parece umas verrugas . O que devo fazer?

    • Boa tarde Marivane,

      Essas verrugas indicam a presença de ácaros. Elas aparecem formando um empolamento na superfície foliar, que resulta em uma estrutura oca saliente com a concavidade virada para a face inferior da folha. Use 1 colher de sopa de farinha de trigo em 1 litro de água, para pulverizar, três vezes, semanalmente, as folhas e por causa da reflexão da luz, uma camada fina de casca de arroz, no canteiro onde está plantada também os inibe.

      O crescimento pode ser estimulado com adubações feitas com torta de algodão.

      Abraços

  8. complementando… tem uns bichinhos também que ficam escondidos no meio dos galhos, parecem com uma baratinha pequena e são pretinhas.

  9. Olá,
    Meu sapatinho de judia deu bastante flores no primeiro ano, depois que fiz a poda não deu mais flores, está enchendo de folhas e muitos brotos. Como já está bem cheia de galhos, estou mantendo os galhos principais e cortando os novos brotos que vão saindo, porque são muitos. Tem algum problema em ir retirando os novos brotos ?

    • Olá Maria Ignez,

      Não há inconveniente em fazer essas podas, mas para estimular a florada faça uma adubação com farinha de ossos.

      Os bichinhos podem ser combatidos com o inseticida Forth Defende, ele é natural, a base de neem.

      Abraços

  10. Olá,
    Já tenho meu sapatinho de judia há alguns anos e eles florescem quase o ano todo. Uso chorume da minha composteira como adubo.
    Faz alguns meses que percebi as folhas com com aspecto feio, cheio de tracinhos e caindo com facilidade, além de coloração amarelado. Apesar das folhas doentes ele continua florindo.
    O que devo fazer?

    • Olá Luciana,

      Esse sintoma pode indicar uma infestação de ácaro-vermelho. Observe se há manchas avermelhadas no dorso das folhas em posição oposta à das colônias, que vivem na parte inferior,
      evitando a luz solar.

      Nesse caso faça três pulverizações, semanais, com Forth Enxofre.

      Ela irá revigorar!

      Abraços

  11. minha planta esta em uma cova de 40×40 e esta bem adubada com materia organica e adubei tambem com o 4 14 8 ela desenvolveu muito bem na aste que coloquei para ela chegar ate o pergolato e chegou …. so que ao chegar os brotos estão murchando a ponta, ate hoje nenhum conseguiu se espalhar nas sustentaçoes que coloquei para ajuda la .. por aqui o sol é bem quente e ela esta em sol pleno… o que fazer?? por favor me dê uma dica..

    • Carlos,

      Esse murchamento pode ser causado por uma deficiência hídrica, regue-a com maior frequência, isto é diariamente. Também uma dosagem excessiva de fertilizante pode ocasionar esse sintoma, para corrigir isto irrigue todos os dias.

      Abraços

  12. Posso passar glicosato para matar os matos abaixo na raiz da planta? Não vai matar o sapatinho de judia?

    • Antônio,

      Neste caso deve eliminar essas ervas manualmente, com a ajuda de uma ferramenta chamada de firmino.

      Abraços

  13. Olá, consigo transferir essa trepadeira de lugar depois de ela estar bem plantada, ela tem 7 anos de plantação.

    • Sim, Joyce,

      Mas faça uma boa poda antes, durante a lua minguante. Em seguida transplante-a.

      Abraços

  14. Minha sapatinho estava crescendo bem até chegar a altura total do pergolado agora parece estar desenvolvendo pouco e as folhas demoram a desenvolver o q pode ser

  15. Olá gostaria de saber a minha sapatinho s desenvolveu muito bem até chegar na altura do pergolado foi muito rápido porém agora q está no topo percebi q está bem mais lento e as folhas não estão se desenvolvendo como na parte debaixo o q poderia ser

    • Olá Luíz Henrique,

      Para incentivar o desenvolvimento dessa trepadeira, faça uma adubação usando 500 gramas de torta de algodão, aplicada em volta do tronco, sem entrar em contato direto com esse caule, afofe superficialmente e regue moderadamente em seguida.

      Em 3 ou 4 semanas começará a surtir efeito.

      Abraços

  16. Estou na quarta tentativa de ter uma sapatinho de judia.
    Todas morrem qua do começam a florescer.
    Percebo q os brotos somem co.o se tivessem sendo comidos, mas não vejo nenhuma praga. Aos poucos suas folhas amarelam e ela por fim morre. Onde está o meu erro?

    • Adelaide,

      Talvez seja um ataque da mosca branca. Faça 3 pulverizações, semanais, com o inseticida Forth Defende, ele é desenvolvido a partir de sementes de Neem. Adube com torta de algodão, ela irá fornecer as defesas necessárias para sua trepadeira.

      Abraços

  17. Tento uma segunda vez a planta em vaso e parece que está morrendo ( sapatinho ) queria tanto o que deve fazer pra salvar?

    • Renata,

      Preciso saber melhor sobre os sintomas. Ela é grande? Está a pleno sol? Enfim, envie uma descrição melhor.

      Abraços

  18. Minha sapatinho de judia estava linda mas começou a secar conforme a imagem anexa, o que eu faço

    • Sergio,

      A foto não chegou até nós, por favor, tente novamente.

      Abraços

  19. da pergunta anterior…seguem imagens…

  20. Boa noite, tudo bem?
    tenho um sapatinho de judia, porém a mesma esta secando os brotos e com manchas amarelas nas folhas.
    A raíz esta cercada por uma cerca de bambu, ou seja, a raíz fica na sombra, com pouca ventilação e as folhas estão embaixo de um policarbonato (sol indireto +- 3 horas por dia)

    Estou regando a cada 15 dias (sem encharcar) e recentemente adubei com farinha de osso. Há uns 4 meses atrás adubei com NPK 10-10-10.
    O que pode ser?
    grato pela atenção.

    • Boa tarde Wesley,

      Sua trepadeira foi infestada pelo pulgão branco. Para combater esta praga, polvilhe no solo, onde está plantada, carvão vegetal bem picadinho, junto com pitadas de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura e pulverize com calda de santa-maria.

      Macere 200 g de erva-de-santa-maria num litro de água, durante
      2 horas. Depois de espremer o sumo do bagaço, dilua em 5 litros de água e pulverize. Repita a pulverização mais duas vezes, com intervalos de uma semana.

      Abraços

      • Bom dia Sr. Raul, tudo bem? espero que sim…

        Vou hoje mesmo fazer os procedimentos indicados.
        Muito obrigado pela atenção e que Deus lhe abençoe sempre!
        Abraços.

        • Você merece, Wesley!

          Abraços

  21. Oi. Tenho uma sapatinho de judia. Estava toda florida. Aí de um dia para outro comecou a cair as flores e as folhas. Fui no viveiro para ver o que poderia ser feito. Pediram para adubar. Colocar calcario pois estava com medo de ser alguma praga. Não resolvel tive que fazer uma poda drástica. Estava brotando lindamente. Agora de novo. As folhas secaram totalmente no caule. Não sei mais o que fazer poderia me dar uma dica?

    • Oi Adriana,

      Fique atenta de algum ataque de mosca branca, ácaro vermelho ou pulgões, esta pragas podem causar esse sintoma. Outro motivo poderia ser parasitas não visíveis que causam queda das folhas ou nematoides.

      Use o Biotrich, ele é um fungicida orgânico, juntamente com Pironat, um extrato pirolenhoso, obtido pela condensação da fumaça, proveniente da queima de lenha.

      Abraços

  22. A minha sapatinho de judia está dando isso nas folhas, fazendo elas caírem também. O que poderia ser?
    Obrigada

    • Fernanda,

      Sua sapatinho-de-judia foi infestada por um fungo, conhecido como Antracnose. Para combate-lo destrua as folhas atacadas e faça três pulverizações, semanais, com Forth Cobre.

      Abraços

  23. Eu posso podar minha sapatinho agora em setembro???
    Ela já floresceu 2 anos…
    Neste último verão ficou divina…Mas agora q me passou pela cabeça de ver sobre as podas

    • Sim Rúbia,

      Aproveita a lua minguante, de 11 a 16 deste mês de setembro, para fazer essas podas.

      Abraços

  24. Obrigado meu amigo!
    Muito bom contar com suas orientações.
    Deus abençoe sempre !!
    Abraços

    • Você merece, Edilene!

      Abraços

  25. Oi Sr.Raul!
    Tudo bem!?
    Gostaria de saber quanto tempo normalmente duram as flores no pendão da sapatinho de judia? Pois encontro muitas flores pelo chão todos os dias. E depois que cair todas as flores do pendão tem que cortar lo ou posso deixar?
    Estou adubando com forth flores a cada 15 dias, posso colocar eventualmente húmus de minhoca também? É bom?

    • Oi Edilene,

      Duram bastante…talvez semanas. Cortar o pendão estimula novas floradas.

      Além do Forth Flores o húmus de minhocas é muito bom, já que acrescenta matéria orgânica.

      Abraços

  26. Olá Raul. Estou pensando em contornar a região do meu telhado com a sapatinho de judia. Minha ideia é uma conducao por arame por toda essa extensão. Tenho alguns receios: 1) da ideia não ser viável, de não conseguir controlar a ramificação para ela ficar longa porém fina; 2) medo dela, ao ser plantado ao solo, matar as plantas próximas (a foto não mostra, mas coloquei outras plantas na região)… essa trepadeira disputa espaço? Como são as raizes? 3) medo também das raizes criar abalo na casa se plantar muito próximo; 4) existe época melhor para o plantio?

    • Olá Felipe,

      Suas questões são bem claras e a foto também esclarece!

      Não se preocupe com o avanço da sapatinho-de-judia, ela pode ser controlada, facilmente, mediante podas. Tampouco é agressiva, sendo o sistema radicular tranquilo.

      O incio da primavera é uma época propicia para seu plantio.

      Abraços

  27. Bom dia Sr.Raul o conheci aqui em Curitiba na UFPR, num evento de jardinagem há 2 anos, gostei demais da sua palestra!
    Tenho um sapatinho de judia de 2 anos aqui em casa, estava indo bem, mesmo com a seca porque reguei, mas veio o frio intenso da semana passada e depois disso começou a derrubar folhas. O Sr acha que devo fazer poda, mesmo fora da época?

    • Bom dia Tânia,

      Fico feliz sabendo que gostou da palestra!

      Sim, faça uma poda e adube com farinha de ossos para estimular novas brotações.

      Abraços

  28. Olá, minha planta solta os galhos bem bonitos mas morrem na ponta pq n vai adiante?

    • Olá Wal,

      Talvez uma deficiência nutricional. Faça uma adubação com torta de algodão e espere pelos resultados. Se o problema continuar volte a contata-nos.

      Abraços

  29. Como é a raiz do sapatinho de judia?

    • Rosa Maria,

      As raízes da sapatinho-de-judia (Thunbergia mysorens), não são agressivas.

      Abraços

  30. Boa dica Sr Raul!
    Vou fazer!?
    Obrigado
    Abraços

    • Faça sim, Edilene. Isto dá bons resultados.

      Abraços

Secured By miniOrange