Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Sapatinho de judia

Trepadeira é apropriada para cobrir pérgolas, pórticos e caramanchões altos.

Cheia de graça e beleza, esta planta é daquelas que realmente diferenciam os locais

Esta trepadeira, Sapatinho-de-judia (Thunbergia mysorens), encanta pela beleza e riqueza de detalhes de suas flores. Na verdade ela tem inflorescências longas e pendentes, compostas de flores de coloração amarela com marrom avermelhado, que lembram o sapato feminino.

É de ciclo de vida perene e originária da Índia. Sua folhagem é bastante ornamental e destaca as flores, pelo verde escuro das folhas. Existe ainda uma variedade de flores totalmente amarelas, menos conhecida.

Seu florescimento ocorre na primavera e no verão, quando recebe muitas visitas de pássaros, principalmente do tão querido e sempre bem vindo beija-flor. Para que o desenvolvimento desta trepadeira seja pleno, ela deve ser cultivada a pleno sol ou a meia sombra, em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares.

Quando cultivada a pleno sol, seu crescimento é mais intenso. Ela não tolera temperaturas baixas, sendo indicada para regiões tropicais. É interessante comentar sobre a poda da “sapatinho de judia”, que deve, de preferência, ser realizada no final de
maio, cortando-se todos os galhos no sentido diagonal e reduzindo-os a metade. Também é aconselhável retirar os galhos ladrões, aqueles que crescem abaixo da parte enxertada.

Ela é apropriada para cobrir pérgolas, pórticos e caramanchões altos, nos quais as inflorescências pendentes fiquem mais evidenciadas. Nestes casos, a função é ainda mais importante, já que, além da sombra, elas devem proporcionar beleza e charme a locais prazerosos para o convívio do dia-a-dia e para o descanso.

Cheia de graça e beleza, esta planta é daquelas que realmente diferenciam os locais, principalmente para tornar as construções mais harmônicas.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

416 Comments

  1. Deve-se cortar os pêndulos depois que as flores caírem?

    • Ercy,

      Sim, isto estimulará novas floradas.

      Abraços

  2. Estava tão ansiosa para mandar a mensagem, que esqueci de cumprimentá-lo!Rssss
    Desculpe!!
    Boa noite!

  3. Minha sapatinho de judia está cheia de Maria fedida…os brotos secam nas ponta e ela parou de crescer!
    Estava com flores lindas, mas começaram a cair por causa desses insetos!
    Comprei Forth inseticida para pulverizar. Será que resolverá? Semana que vem vou usar bokashi pela segunda vez.
    Ah! As folhas vão perdendo o brilho e ficam secas como papel!
    Estou muito chateada com o aspecto da minha planta que estava linda!!

    • Zezé,

      Para combater a maria-fedida use uma calda de sabão.

      Dissolva 500 g de sabão de coco em um litro de água quente;
      depois de frio misture a calda em 5 litros de água; regue e pulverize as folhas do sapatinho-de-judia com a calda durante, pelo menos, dias.
      Após essa etapa aplicar 100 g de cloreto de potássio, no pé dela, dissolvendo 10 g por litro de água.

      Abraços

      • Boa noite, Raul!
        Não consegui entender por quantos dias devo usar essa calda de sabão…

        • Ah Zezé, desculpa, foi um erro meu de digitação.

          São 5 dias consecutivos.

          Abraços

  4. Bom dia.
    Preciso de orientação para o meu sapatinho de judia. Ela cresceu embolada. Esta um mafagafo. Me ajuda.

    • Bom dia Mara Rubia,

      Seu sapatinho de judia precisa ser direcionado, separando os ramos para conduzi-los em várias direções. Isto pode ser feito manualmente e com um pouco de paciência. Comece pelas pontas dos ramos, desprendendo-os e os guie para vários lados.

      Abraços

  5. Tenho sapatinho de judia há uns 3 meses. Porém ele está mto murcho, com alguns pontos mais amarelos e queimados. Rego quase todo dia, acabei de adicionar terra vegetal (mudei pra um vaso maior) e coloquei NPK. Isso faz 1 semana mas ainda nada dela melhorar. O que posso fazer?

    • Mais foto

    • Stephanie,

      Difícil fazer um diagnóstico com os dados que você me passa. Pelas fotos não vejo nada que possa compromete-la, mas me parece ver umas verruguinhas que podem indicar a presença de ácaros. Neste caso faça três pulverizações, semanais, com Forth Enxofre.

      Abraços

      • Raul, vou aproveitar e tirar uma foto mais próxima. Ontem vi um bichinho que andava nela, que tinha um aspecto meio redondo e esbranquiçado

        • Mais uma

        • Stephanie,

          Esse bichinho pode ser pulgão branco. Pode combate-lo com calda de sabão.

          Corte em pedaços 500 g de sabão, dissolva em 1 litro de água quente, adicione 40 ml de óleo mineral aos poucos. Dissolva o preparado em água morna e, na hora de pulverizar, utilize 100g da pasta para cada 5 litros de água fria. Repita a pulverização mais duas vezes, semanalmente.

          Abraços

  6. Olá boa noite gostaria de saber minha sapatinho de judia secou acho q foi muito adubo que coloquei 10-14-8 perdi a planta ou ela vai brotar denovo?

    • Olá Rosilene,

      Procure fazer uma espécie de lavagem nas raízes de sua sapatinho-de-judia, regando bastante na parte da manhã. Também execute uma poda, eliminando os ramos secos.

      Apenas isto, não use de qualquer outro artifício.

      Abraços

  7. Boa noite, minha trepadeira sapatinho de judia ezta com todas as folhas novas picadas, mas nao acho nada nem formiga , lagarta. Oque sera?

    • Boa noite Helena,

      Talvez um ataque de lesmas, elas se locomovem à noite, expelindo uma viscosidade que deixa uma trilha de muco brilhante; destroem a trepadeira furando folhas e deixando os ramos sem brotos.

      Embeba um pano com cerveja ou leite ou espalhe cascas de mamão ou melancia para atraí-las; procure-os à noite com uma lanterna e elimine-as polvilhando sais de Epsom.

      Abraços

  8. Olá boa tarde, a minha sapatinho de judia está murchando e secando as pontas tanto das folhas mais velhas quanto às das mais novinhas que acabaram de nascer, ela tem 4 meses é tava muito linda derrapante ficou muito murcha e as folhas caindo, com aspecto de que está morrendo. O que eu faço não quero perder minha planta 😔. Me ajudem por favor ela está em um vaso com a boca 40c40 e altura de 70 cm. Coloco sempre farinha de osso.

    • Boa noite Renata,

      É possível que se trata de um fungo que está atacando sua sapatinho-de-judia.

      Faça três pulverizações, semanais, com Forth Cobre, alternando com outras três de Forth Enxofre. Adicione ao solo, onde estão plantadas, uns bons punhados de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura, podem ser de lareira, de padaria ou pizzaria.

      Abraços

  9. segue uma foto

  10. Boa tarde,
    Temos 3 pés de sapatinho de judia em vasos. Moro numa cobertura próxima à praia no Rio de Janeiro. Elas vem crescendo muito bem, mas de uns dias para cá a parte mais distante da base começou a morrer e secar. Isto está se espalhando para a planta toda. Tb observei algumas folhas caidas e algumas com a parte de baixo queimada. O que pode ser? Salinidade< alguma deficiência nutricional, ou doença? Será apenas a difuculadade do ramo crescer na posição do suporte mais alto? Muito obrigada

    • Boa tarde Maitê,

      Seguramente se trata de um fungo que está importunando sua sapatinho-de-judia.

      Faça três pulverizações, semanais, com Forth Cobre, alternando com outras três de Forth Enxofre. Adicione ao solo, onde estão plantadas, uns bons punhados de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura, podem ser de padaria ou pizzaria.

      Abraços

  11. Bom dia Raul Canovas, apenas te felicitar pelo seu trabalho e agradecer por sua grande disposição compartilhando seu rico conhecimento.

    • Bom dia Fernanda,

      Muito obrigado pelo lindo comentário! Fico contente!!!

      Abraços

  12. Bom dia já tem dois anos que tenho sapatinho só que ela está secando as folhas e nunca podei estou comedo dela morrer o que faço ?

    • Bom dia Ana Cássia,

      Isto pode ser um sintoma de um fungo, a alternaria. Aparecem manchas pequenas nas folhas, circulares, de color marrom clara e envolta delas surge um círculo mais escuro. As manchas acabam secando e a folha cai.

      Para controlar esta doença faça o seguinte:

      – Pode a planta deixando-a com uma altura de 80 centímetros;
      – No pé da muda aplique 100 gramas de sulfato de potássio;
      – Polvilhe envolta do tronco o equivalente a 10 litros e cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura, podem ser de lareira, padaria ou pizzaria;
      – Aplique os fungicidas trifloxystrobin e propiconazole, conforme a bula.

      Acho que desta forma ela irá brotar novamente.

      Abraços

Secured By miniOrange