Sapatinho de judia
Trepadeira é apropriada para cobrir pérgolas, pórticos e caramanchões altos.

Cheia de graça e beleza, esta planta é daquelas que realmente diferenciam os locais
Esta trepadeira, Sapatinho-de-judia (Thunbergia mysorens), encanta pela beleza e riqueza de detalhes de suas flores. Na verdade ela tem inflorescências longas e pendentes, compostas de flores de coloração amarela com marrom avermelhado, que lembram o sapato feminino.
É de ciclo de vida perene e originária da Índia. Sua folhagem é bastante ornamental e destaca as flores, pelo verde escuro das folhas. Existe ainda uma variedade de flores totalmente amarelas, menos conhecida.
Seu florescimento ocorre na primavera e no verão, quando recebe muitas visitas de pássaros, principalmente do tão querido e sempre bem vindo beija-flor. Para que o desenvolvimento desta trepadeira seja pleno, ela deve ser cultivada a pleno sol ou a meia sombra, em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares.
Quando cultivada a pleno sol, seu crescimento é mais intenso. Ela não tolera temperaturas baixas, sendo indicada para regiões tropicais. É interessante comentar sobre a poda da “sapatinho de judia”, que deve, de preferência, ser realizada no final de
maio, cortando-se todos os galhos no sentido diagonal e reduzindo-os a metade. Também é aconselhável retirar os galhos ladrões, aqueles que crescem abaixo da parte enxertada.
Ela é apropriada para cobrir pérgolas, pórticos e caramanchões altos, nos quais as inflorescências pendentes fiquem mais evidenciadas. Nestes casos, a função é ainda mais importante, já que, além da sombra, elas devem proporcionar beleza e charme a locais prazerosos para o convívio do dia-a-dia e para o descanso.
Cheia de graça e beleza, esta planta é daquelas que realmente diferenciam os locais, principalmente para tornar as construções mais harmônicas.
Formada em Engenharia agronômica, pela Escola de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ-USP e em Direito, pela Instituição Toledo de Ensino.
Tem pós graduação em Gestão Ambiental, pela ESALQ-USP e em Técnicas de Treinamento em Engenharia Agrícola, pela Sociedade Agrícola Alemã.
Desenvolve projetos de paisagismo, tendo experiência como proprietária da empresa Estado de Sítio Paisagismo, como professora universitária da disciplina e na direção de Horto Florestal , além de atividades de extensão na área ambiental e como colunista do tema.
A sapatinho de judia comumente dá largatas? Tenho uma trepadeira que em época quente e chuvoso infesta de largatas!
Elzio,
Sim, elas infestam a trepadeira. Para elimina-las pulverize a planta com o inseticida biológico Dimypel.
Abraços
Tenho a trepadeira há mais de 10 anos. Faço podas regulares (exceto este ano), adubo, rego. Estava linda, exuberante, fazendo uma cortina que cobre a fachada da casa. Há poucos dias, coincidindo com o aumento da temperatura, simplesmente começou a murchar toda (como se estivesse sido cortada no caule), nunca vi algo assim. É doença? Poderia ter sido a poda que deixei de fazer este ano?
Obrigada
Alessandra,
A Thunbergia mysorens é uma planta que requer regas diárias, em abundancia, especialmente agora que as temperaturas são muito altas. Se a planta não receber água suficiente, as suas folhas e flores começarão a murchar.
Também pode ser suscetível a algumas doenças e pragas, como o oídio, o míldio e as cochonilhas. Essas doenças e pragas podem causar o murchamento da planta. Faça três pulverizações, alternadamente, com calda bordalesa e mais três com o inseticida Forth Defende, este é a base de neem, portanto natural.
Abraços
Seguirei o indicado pelo sr. Muito obrigada pela atenção.
Você merece, Alessandra!
Abraços
Bom dia,
Gostaria de saber qual solução caseira preparar; para eliminar as Taturonas verdes; estão infestando o
Abacateiro e o pé de Acerola
Desde já agradeço sua atenção
Mirian
Bom dia Mirian,
Para combater as taturanas verdes pique 2 dentes de alho e triture 1 pimentão vermelho, em seguida misture com 1 litro de água. Deixe a mistura descansar por 24 horas. Coe e borrife nas plantas. Repita a pulverização semanalmente, mais duas vezes.
É importante tomar cuidado ao lidar com taturanas verdes, pois elas podem causar irritação na pele e nos olhos. Se você entrar em contato com uma taturana, lave a área com água e sabão imediatamente.
Abraços
Minha trepadeira sapatinho de judia tem excesso de raizes aéreas que se embaraçam . Posso cortar os excessos ?
Luciane,
Sim, pode poda-las.
Abraços
meu sapatinho de judia está com vários botões que me parecem estar comidos.
não sei se é formiga ou alguma lagarta. fica só a parte do talinho. O que posso fazer ?
Lais,
Esse sintoma pode indicar a presença de pulgões, eles atacam principalmente as flores e os brotos tenros do sapatinho-de-judia; combata-os com uma calda de Alho.
Esmague 4 dentes de alho, coloque em 1 litro de água e deixe
descansar por 12 dias. Depois desse período, acrescente 10 litros de água, misture e pulverizar sobre a trepadeira. Repita a pulverização após 15 dias.
Abraços
Ah sou de sp e moro em.Mairipora no meio da mata
Olá boa tarde queria enviar uma foto do que esta acontecendo com meu sapatinho de judía a uns 10 días. Assim não faço a cura errada. Tem um logra que posso enviar? Obrigada
Olá Corina,
Sim, pode enviar as fotos ao meu e-mail: raulcanovaspaisagista@uol.com.br
Abraços
Bom dia! Comprei 7 mudas de sapatinho de judia enxertadas. Hoje passados 6 meses elas estão desenvolvidas porém ainda não deram flores. Estamos no outono e as folhas estão amarelas e algumas caem. É normal? Elas estão devidamente adubadas.
Agradecida.
Rosina
Boa noite Rosina,
Talvez a dosagem exagerada do adubo tenha causado a queda de algumas folhas, regue-a diariamente e aguarde pela florada na próxima primavera.
Abraços