Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Seção “Pergunte ao Raul” movimenta blog

Sua árvore ficou doente? Você não sabe como deixar o seu jardim mais bonito? Não fique mais acanhado! Agora, nós temos um setor exclusivo para você, nosso querido leitor!

Na seção “Pergunte ao Raul”, você pode fazer suas consultas, sanar suas dúvidas e interagir com o exímio e íntimo amigo das plantas, o paisagista Raul Cânovas.

Além de paisagista, argentino de nascimento e brasileiro de coração, Cânovas é ainda escritor, professor e palestrante. Atuar por mais 50 anos no mercado paisagístico, o tornaram um profissional experiente, competente e compromissado com a arte de ensinar.

Por isso, não perca mais tempo. Sua plantinha pede clemência e seu jardim não pode esperar mais! Comente! Pergunte! Raul Cânovas terá o prazer de respondê-lo!

Clique aqui para deixar sua pergunta.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

13 Comments

  1. Dr. Raul. Bom dia

    Meu nome é Karen e moro em Joinville, SC.
    Tenho três pés de camélia. A branca está linda, cheia de flores, folhas vivas e verdes.
    A cor de rosa está cheia de botões pequenos e não abriu nenhuma flor, assim como a mesclada que está plantada em um vaso, tb com botões pequenos e sem nenhuma floração. Quando chega os meses quentes é que os botões tentam abrir e caem sem abrir totalmente.
    O que fazer? Tem que podar as camélias ou adubar com algo especifico?

  2. Boa tarde Raul não estou conseguindo colocar a foto para poder lhe mostrar. Comprei um saco de terra para colocar nas roseiras, já tinha colocado meio saco, mas notei umas bolinhas amarelas que qdo aperta sai uma água, daí desconfiada fui pesquisar na internet e li serem pragas pérolas da terra. Estou tentando removê-las da terra mas tenho receio que ainda fiquem algumas sem eu ver pois são várias mudas.Estou super preocupada, o que faço agora? Por favor me ajude, tenho que colocar algum produto na terra? O que me aconselha a fazer. Muito obrigada Salette – Itapetininga/SP

    • Boa tarde Salette,

      Essas bolinhas amarelas são a pérola-da-terra, uma espécie de cochonilha que se localiza nas raízes das plantas e se alimenta sugando a seiva delas, o que faz com que as plantas morram.

      Pode combater esta praga usando o inseticida Tiametoxam ou o Imidacloprid, seguindo as instruções da embalagem.

      Abraços

  3. Bom dia comprei essa terra e veio com essas bolinhas e qdo aperta sai tipo de uma água. Gostaria de saber o que é pois estou preocupada coloquei metade do saco no canteiro de flor daí que percebi essas bolinhas daí não usei o restante. Sou de Itapetininga/SP obrigada

  4. Bom dia comprei uma terra e ela veio com essas bolinhas e quando aperta sai tipo de uma água gostaria de saber o que é. Sou de Itapetininga/SP obrigada

  5. Caro Raul!
    Gostaria que o senhor me informasse como eu faço para despertar sementes de “Celastrus Paniculatus” da dormencia. Usei ácido gerberélico, mas sem sucesso. Coloquei no congelador, agua quente, fiz todos os esses testes, mas não obtive sucesso. Só resta recorrer a vossa senhoria, sei da sua competência sobre plantas e seus segredos. Estou sempre acessando seu site e seus comentários, agora gostaria de vossa ajuda amigo.
    Aguardo
    Daniel

    • Olá Daniel,

      Pois é, é a árvore do intelecto. Mas não tenho nenhuma experiencia com a reprodução dela. Talvez consiga maiores informações no Google.

      Abraços

  6. Ja mandei um pedido de socorro agora, mas faltou a postagem do vaso com achimemes que estacom praga e enrolando as folhas …. por favor me ajude!!! Obrigada.

  7. A foto da árvore foi no verão, e antes de ontem passei por ela, e olhe o que achei no chão, o fruto. Tem o aroma muito parecido com o de jaca.Vontade de comê-la.

    • Maria de Fátima,

      Sua pergunta foi respondida na seção “Pergunte ao Raul”

  8. Cuido de um jardim que tem 50 pes de CAMELIA que nao dao flores. Socorro, me ajude !
    Fica a 1800 mts, na Serra da Mantiqueira-mg
    Desculpe, mas vc eh um fofo romantico, apaixonado pela flora. Acabei de ler seu artigo sobre o vaso abandonado.

    Sandra

    • Olá, Sandra!

      Desculpe-me! Mas o Raul costuma responder aos leitores apenas na seção “Pergunte ao Raul”.
      Peço-lhe, encarecidamente, para repostar a sua dúvida na seção:

      http://www.jardimcor.com/perguntas/

      Tenho certeza de que o Raul terá prazer em respondê-la!
      Abraços,


      Isabela Meleiro