Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Simplicidade e arte

Além do lado glamouroso de uma mostra, há pitadas de simplicidade por toda a parte.

Se prestarmos atenção, os lugares mais bonitos e surpreendentes do mundo vêm de idéias simples, onde a criatividade é o grande diferencial

Segundo Frédéric Chopin, “simplicidade é a realização máxima.” O mais difícil é a percepção e a valorização do simples no nosso cotidiano. A intenção, ao colocar as fotos desta matéria, foi a de causar a percepção do simples, de refletir sobre a nossa origem e sobre nossos valores, de mostrar como a simplicidade encanta e aconchega qualquer ambiente.

Sendo assim, há valor em cada detalhe colocado no paisagismo. É preciso personalizar, dar vida e identidade à criação de cada projeto e, quando pensamos que já vimos ou conhecemos tudo, chega um novo detalhe de forma inusitada. É isto que diferencia e, ao mesmo tempo, descontrai os ambientes.

As fotos são da Casa Cor – São Paulo 2014, onde percebemos que, além do lado glamouroso de uma mostra, há pitadas de simplicidade por toda a parte, muitas vezes de uma forma muito sutil e aparentemente ao acaso.

Elas foram escolhidas com objetos que surpreendem, ora pela simplicidade, ora pela capacidade de transformação. Notamos que peças de demolição e objetos pessoais são sempre bem vindos, assim como temperos e aromáticas em vasos de barro, ferramentas antigas, suportes com resíduos de construção, o design bem elaborado da cadeira com colheres de pau e tantos outros objetos que temos ao nosso alcance e que podem ser transformados em total harmonia com o ambiente.

Se prestarmos atenção, os lugares mais bonitos e surpreendentes do mundo vêm de ideias simples, onde a criatividade é o grande diferencial. Ambientes naturais nos sensibilizam para esta simplicidade, quando conseguimos vislumbrar o simples do cotidiano, do emotivo, despojado de apelos externos desnecessários. Nestes lugares, existe uma mensagem não verbalizada e o que muda é o sentimento e a capacidade de um novo olhar.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

2 Comments

  1. Adorei! Penso assim, a simplicidade é tudo e como surpreende.

    • Tenho a mesma percepção Olir Magalhães. Que bom que gostou. Um abraço