Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Sun Patiens: uma forração inigualável

É sabido que a “maria-sem-vergonha” – pessoalmente acho horrível chamá-la assim – é uma das plantas floríferas mais comuns nos nossos jardins. Classificada pelos botânicos como Impatiens walleriana o beijinho, como também é conhecida, é nativa da África oriental, de Quênia até Moçambique, passando por Zanzibar; é por esse motivo que sua sinonímia botânica é Impatiens sultani, em homenagem ao sultão de Zanzibar, bin Hamoud Mohammed, nomeado cavaleiro pela rainha Victoria. Na época o médico e naturalista britânico John Kirk, era cônsul geral nesse protetorado do Reino Unido e levou a planta em 1896 para Inglaterra. Mas tarde foi reclassificada como Impatiens Wallerana para honrar Horace Waller, um missionário britânico na África e membro da Royal Geographic Society.




Passados esses anos todos muitos aprimoramentos foram realizados para que esta herbácea perene – encontrada subespontânea em toda a Serra do Mar – se adequasse melhor nos nossos jardins. Os produtores de mudas criaram híbridos mais compactos e com novas cores, resultando em novos cultivares.

Um avanço tecnológico

Entretanto um novo e revolucionário híbrido de Impatiens, criado pela Sakata Seed Corporation, surgiu no mercado paisagístico para lograr canteiros floridos tanto sob sol pleno ou a meia sombra, prosperando praticamente em qualquer lugar e, por causa de seu vigor, em lugar de plantar 25 mudas por metro quadrado, como habitualmente se faz, apenas em torno de 7 mudas de SunPatiens formam, a cada metro quadrado, um maciço impressionante. Em uma época que a voz de ordem é sustentabilidade, a manutenção dos jardins deve ser econômica e ecologicamente viável, por isso é fundamental usar espécies resistentes mas que, mesmo vigorosas e duradouras, ofereçam um colorido atrativo que seduza o olhar. O SunPatiens é menos propenso a doenças porque as pétalas de suas flores permanentes são mais grossas e a folhagem mais resistente e, com seus caules fortes e robustos toleram baixas temperaturas, inclusive geadas leves, chuvas e ventos.

Este resultado genético oferece uma lista de características impressionantes:

  • Sistema radicular forte e agressivo, de desenvolvimento rápido mantendo-se firme após o plantio
  • Colorido contínuo sob ambas as condições, tanto sol pleno como sombra
  • Plantas robustas (90 a 120 cm de altura e até 90 cm de largura) são ideais para exibição de um maciço colorido
  • Com apenas um plantio pode passar por três estações, desde a primavera até uma geada forte, com pouca manutenção
  • Crescem rapidamente e são fáceis de cuidar
  • Sobressaem em condições quentes e úmidas
  • Não é necessário remover flores velhas – os novos brotos as cobrem rapidamente
  • Mantém um colorido excepcional até o final da temporada, enquanto outras flores anuais já passaram por seu pleno florescimento.

Deixo minha sugestão para que os escritórios de paisagismo especifiquem, cuidadosamente, as espécies recomendadas no projeto. No memorial qualitativo e quantitativo deve ficar claro o tipo de planta que será utilizada na implantação, assim como a preparação do solo e o manejo posterior, para que o resultado, ao longo do tempo, seja aquele que fora prometido pelo paisagista e, também, o pretendido pelo cliente.

Para mais informações sobre o SunPatiens, acesse: www.sunpatiens.com.br

Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

214 Comments

  1. Bom dia,fiz uma floreira na minha casa, mas de uns tempos pra cá minhas impatiens estão com aspecto velho. Começou com as folhas com umas manchas pretas. Depois as flores já nasciam estragadas. Agora pararam de florescer. As folhas nascem defeituosa. O que eu faço???

    • Boa tarde Francislaine,

      Seu Impatiens foi atacado por um fungo: a pinta preta. Surgem manchas escuras, de pardo-violáceas a negras, que se unem tomando conta de toda a folha. As folhas e as flores acabam caindo.

      Proceda da seguinte maneira:

      Remova as folhas infectadas e pulverize as plantas com Forth Cobre, ele supre as necessidades de cálcio, cobre e enxofre, elementos essenciais para acabar com esse patógeno.

      É importante levar em conta que o melhor horário para fazer
      as regas é o matutino, logo cedo. Nos finais de tarde ou à
      noite as folhas, ao ficarem molhadas, especialmente nos meses
      mais quentes, favorecem o aparecimento desses fungos, especialmente nos ambientes mais escuros, onde desenvolvem com mais facilidade.

      Abraços

      • Grata, vou fazer isso! Elas voltarão a florir???

        • Seguramente!

  2. Prezado, boa tarde! Gostaria de sua informação quanto ao plantio das SunPatiens. Há algum problema se plantar elas uma semana depois da aplicação do herbicida 2,4d? Gostaria de saber também se são resistentes ao sol. Pois no município em que resido o sol é muito forte. Desde já agradeço.

    • Boa tarde Alaor,

      O herbicida 2,4-D da Nortox é extremamente tóxico, cuidado!

      Um espaço de no mínimo 7 dias é recomendável, melhor 10. O SunPatiens, como comento na matéria acima, desenvolve tanto sol pleno como sombra, sendo sua floração mais intensa quando a luz solar age diretamente sobre ele.

      O mulching, feito com uma camada de 3 a 5 centímetros
      de material orgânico composto de folhas secas, substratos,
      turfa, palhas, vermiculita, fibra de coco e/ou serragem, evita
      a perda da umidade e favorece essa planta.

      Abraços

      • Muito obrigado sr Raul pelo retorno.
        Mais uma dúvida. O Sempra pode ser usado para matar as tiriricas que nascem no meio das Sunpatiens?

        • Não Alaor,

          Ele é muito agressivo. Você poderá fazer a remoção manualmente, usando um firmino para tirar a tiririca com a raiz, isto é com a “batatinha”.

          Abraços

  3. Raul, o beijinho comum nasce de forma espontânea na Serra do Mar porque é uma espécie Exótica Invasora!!
    Assim como o lírio do brejo (Hedychium coronarium) os beijinhos estão por toda a Estrada da Graciosa, charmosa estrada que liga Curitiba ao Litoral Paranaense. Ambas as espécies são Exóticas Invasoras, como atestam o The Nature Conservancy e o Instituto Hórus.

    • Heloiza,

      Invasoras, daninhas ou invasivas são adjetivos ultrajantes quando falamos de flora. Prefiro chama-las de subespontâneas, aquelas que, oriundas de terras distantes, se instalam em uma região ou país sem a interferência deliberada do homem.

      Abraços

      • Raul, são consideradas invasoras aquelas espécies que ao se instalarem em uma determinada região ou país, com ou sem a interferência deliberada do homem, colocam em grande risco as espécies nativas e a biodiversidade. Elas são invasoras por possuírem características que as tornam melhores competidoras, quando comparadas com as demais espécies. É obrigação de nós paisagistas evitarmos a proliferação destas espécies e também alertarmos nossos clientes quanto ao risco que se infringe à natureza quando estas espécies são utilizadas.
        Não podemos achar poético o que estas espécies fazem com a natureza e não há nada de ultrajante evitarmos que elas interfiram em nossa flora nativa. Em seu habitat natural, elas podem continuar reinando sem risco à natureza.

        • Olá Heloiza,

          O Sun Patiens é um híbrido e foi obtido depois de longos estudos e experiencias feitas em várias das unidades da Sakata. Por tanto não é considerada uma espécie invasiva, já que sua reprodução é considerada difícil.

          Abraços

  4. Bom dia! Estou desenvolvendo um projeto com grupo de adolescentes de jardinagem em pneus mas nossas flores estão morrendo, não sei o que fazer. Fui orientada a rega-las entre 12:00 e 13:00, Elas ficam ao sol o dia todo.

    • Bom dia Sabrina,

      O mulching, feito com uma camada de 3 a 5 centímetros
      de material orgânico composto de folhas secas, substratos,
      turfa, palhas, vermiculita, fibra de coco e/ou serragem, evita
      a perda de nutrientes, mantém a umidade e ofusca a visão de insetos voadores, minimizando, também, a proliferação de fungos ou bactérias do Sun Patiens. Sempre prefira regar nas primeiras horas do dia.

      Abraços

      • Bom dia sr Raul,
        Muito obrigada pela atenção, fizemos a cobertura da terra com serragem e com o clima chuvoso as flores estão lindas…

        • Ah, que bom Sabrina, imagino a felicidade das crianças.

          Abraços

  5. Bom dia Sr Raul, eu gostaria de saber se pode haver algum problema no desenvolvimentos das sunpatiens se for jogado 24D ou SEMPRA antes do plantio delas?

    MUITO OBRIGADO

    • Bom dia Alisson,

      Não vejo problemas em usar o Sempra, desde que respeite um período de 48 horas após a aplicação dele. O produto deve ser aplicado observando rigorosamente as indicações da bula.

      Abraços

  6. O nome e sunpatiens ou impatiens?

    • Joana Darc,

      O SunPatiens é um cultivar produzido pela Sakata Seed Corporation, como é mencionado na matéria acima. Já o Impatiens é um gênero com cerca de 850 a 1.000 espécies de plantas com flores, amplamente distribuídas por todo o Hemisfério Norte e os trópicos.

      Abraços

      • Fiz um jardim com flores Sun patiens e ela chama a atenção pela sua beleza pois ela é de uma beleza olímpica e garbosa pois chama atenção de todos . feliz

        • Oh, Marcos, que bacana seu comentário!

  7. Tenho um lindo canteiro de sun patients. Plantei há cerca de dois anos e desde então tem estado sempre florido. Alguns pés são enormes e com Flores apenas no cimo. Penso se as devia podar. Mas não sei nem como nem quando. Poderia dar-me o seu importante conselho? Desde já agradeço muito empenhadamente

    • Oi Isabel,

      As SunPatiens são híbridos e crescem melhor a pleno sol, na sombra pedem um corte no verão, tosando 10 centímetros das pontas dos ramos. Elas podem crescer ate 1 metro de altura e os compactos mais ou menos 60 centímetros.

      Abraços

  8. Eu sou apaixonada pelas Sunpatiens. Olha que linda essa branca, tem um ano.

    • Realmente as flores brancas sobressaem bem no meio da folhagem.

  9. Bom dia. Tenho algumas Sunpatiens em casa, mas essa cor especificamente, as flores ficam manchadas. O que pode estar acontecendo? Coloquei uma foto em anexo. Obrigada.

    • Boa noite Juliana,

      Essas manchas podem ser ocasionadas pela água clorada utilizada nas regas. Procure não molhar a parte aérea das mudas, apenas irrigue o solo.

      Abraços

  10. Boa tarde! Tenho um canteiro de sunpatiens. Ela esta formando um alo preto no caule e morrendo. O que devo fazer?

    • Boa tarde Laute,

      Faça três pulverizações com enxofre, semanalmente. Elas vão melhorar.

      Abraços

  11. Minhas Sun Patiens recentemente adquiridas estão murchando, embora regadas diariamente, arranquei uma para verificar o sistema radicular. Este está com raízes curta (menos de 10cm) por isso, não aguentando o forte calar (por volta de 37graus).
    O que faço para não perde-las?

    • Poda-las drasticamente seria uma solução?

    • Amaury,

      Faça uma cobertura morta por cima da terra. Qualquer palha picada ou aparas de grama, ou mesmo folhas secas trituradas, quando colocadas por cima do solo, protegem-no da incidência direta do sol, do impacto das chuvas, da evaporação excessiva, da erosão eólica e das ervas invasoras.
      A vantagem é que, ao se decompor, esta camada funciona como adubo e condicionador, reduzindo o gasto com as regas.

      Abraços

  12. Boa tarde, aonde compro o extrato pirolenhoso?

  13. Boa noite, quantos meses por ano as sumpatiens tem flores, sendo que moro em uma cidade que é um pouco mais frio.

    • Bom dia Vanderlei,

      O Sunpatiens floresce de modo permanente e aprecia climas com temperaturas amenas.

      Abraços

  14. Boa tarde! Moro em BH e quero adquirir sementes do sun patiens. Como faço?

    Obrigada,

  15. Bom dia, tenho uma bacia de Sun Patiens e as flores estão ficando com manchas, nas brancas ficam com mancham marrom e nas escuras, como vermelha ficam com manchas mais claras. O que pode estar acontecendo?

    • Segue fotos

      • foto

    • Boa tarde Celena,

      É possível que suas mudas sejam Impatiens hawkeri, chamado vulgarmente de Impatiens New Guinea e não o SunPatiens. Nesse caso o problema pode ser ocasionado por vírus da mancha necrótica, tumores fúngicos, oídio, botrytis e cercóspora. Esta última é a mais provável e deve ser controlada com um fungicida sistêmico. Lhe aconselho procurar uma casa especializada em insumos agrícolas para lhe fornecer este produto.

      Essas plantas devem ser cultivadas a pleno sol. Elas prosperam em climas de verão quentes e úmidos. A sombra completa deve ser evitada, assim como os adubos orgânicos ricos em nitrogênio, por exemplo esterco e torta de mamona. Em contrapartida pode aplicar um fertilizante rico em fósforo e potássio, o Fosway é indicado.

      Abraços

  16. Bom dia, queria saber um pouco mais sobre a reprodução dessa espécie de flores, pois alguns profissionais relataram certa dificuldade para a polinização. Obrigada desde já!

    • Boa tarde Isadora,

      O Sun Patiens é um cultivar registrado pela Sakata, por tanto o processo de propagação é feito através das sementes fornecidas por essa empresa.

      Essa variedade foi selecionada tendo em vista uma combinação de atributos, claramente distintos dos outros impatiens e é patenteada.

      Abraços

  17. Olá, tenho em vaso na minha varanda e as folhas estão ficando amareladas. O que pode ser?

    • Olá Luciana,

      É um fato raro seu Sun Patiens amarelar as folhas. Pode ter sido atacada por um fungo, conhecido como mancha de alternaria, elimine as folhas doentes, e evite molhar as folhas quando a rega. Essas regas devem ser feitas pela manhã.

      Adube-a com Fosway e extrato pirolenhoso, para fortaleze-la

      Abraços

      • Boa tarde, aonde compro o extrato pirolenhoso?

        • Boa tarde Rosane,

          Em lojas de insumos agrícolas da sua cidade.

          Abraços

  18. Como é qdo podar?

    • Telmas,

      O SunPatiens dispensa podas.

  19. olá Raul!
    Quantas mudas de sunpatiens devo plantar por metro quadrado? Vi diferentes opiniões a respeito.
    Gratidão!!
    Elisa

    • Olá Elisa,

      O sunpatiens alcança um diâmetro de 60 centímetros, portanto deve ser plantado triangularmente, guardando essa distancia entre as mudas. Se plantado mais junto estiola.

      Abraços

  20. onde comprar sun patiens em sao paulo, para plantar em condominio?

    • Olá Gilberto,

      A Claudia Shinkawa é produtora de Sun Patiens. Ela tem box no Ceasa. Consulte-a: (11) 9-9975-0076 / (11) 7891-2436

      Abraços

  21. como fazer estacas de sunpatiens?

    • Oi Ciro,

      O Sunpatiens não propaga por estaquias, só por sementes da Sakata.

      Abraços

  22. COMPREI ALGUNS EXEMPLARES DE SUNPATIENS E GOSTARIA DE REPRODUZI-LAS ATRAVÉS DE MUDAS. ISTO É POSS´VEL? COMO AGIR?

    • Olá comprei uma sunpatiens assim que ela cresceu mais um puco mudei de vaso ela esta bonita com as folhas bem verdes porém há alguns dias não esta abrindo flores isto é norma?

      • Oi Mikaelli,

        Normal não é. Você usou algum adubo? Esse vaso está em um ambiente escuro?

        Leve a muda para um espaço onde possa receber 4 horas de sol e misture na camada superior da terra duas colheres de sopa de farinha de ossos.

        Abraços

    • Por algum motivo alheio a nossa vontade só percebemos agora sua pergunta.

      O sunpatiens não pode ser reproduzido por estacas, apenas por sementes certificadas pela Sakata.

      Abraços e desculpe pela demora da nossa resposta.

  23. Boa tarde

    Moro em São Vicente de Minas(Sul/Zona da Mata)Acho que espécie Sunpatien seria bem adequada …Saberia me informar aonde que posso adquirir mudas ou sementes?

    Desde já agradecido,

    Klaus Villela

  24. Como compra sementes.

  25. Se. Raul, moro no Norte de Minas, região muito quente na maior parte do ano. Gostaria de saber qual das duas é mais resistente ao calor, a impatiens ou a sunpatiens? Qual das duas adapta melhor à meia sombra?

    • Olá Márcia,

      O SunPatiens é um híbrido mais resistente, desde que o solo permaneça sempre levemente úmido.

      Abraços

  26. Bom dia!! Por favor, nao consigo achar semente de impatiens aquele beijinho pequeno colorido, só encontro muda.Sabe me informar onde encontro? A marca feltrin não encontrei.
    Boa semana.

    abraço

  27. na floricultura como diferencio impatiens d sunpaties pois são aparentemente iguais.

    • Bom dia Claudio,

      Consultamos o Roberto Takashi Oki, manager da Sakata e ele respondeu o seguinte:

      Basicamente podemos utilizar de 2 artifícios:

      1. Todas SunPatiens são comercializados em vaso plastico duro nos tamanhos pote 11, pote 13/14 ou 15 e também em cuias. Impatiens por sua vez são comercializadas, na maioria das vezes em saquinho mole. Algumas são em cuia também.

      2. Outra opção é consultar o lojista e certificar se é SunPatiens ou Impatiens.

      Visualmente não é tão fácil identificar, pois são muito parecido.

      Abraços

  28. Boa noite senhor Raul vou ficar muito grato se o senhor poder me informar como eu posso fazer mudas das sunpatien que eu tenho no condominio

    • Boa noite senhor Raul!!! O senhor poderia me ensinar como eu posso fazer mudas das sunpatiens que eu tenho, no condomíonio que eu moro
      desde de já muito obrigado

      • Olá André,

        Os Impatiens se multiplicam com facilidade por estacas com 10 cm de comprimento, fixadas em um bom substrato misturado com areia. Retire as folhas no momento do plantio.

        Entretanto esse método não garante mudas iguais às matrizes em se tratando do Sunpatiens.

        Abraços

        • Raul no site da sunpatiens diz que faz por estaca. E tem até o guia de cultivo por estaca. http://www.sunpatiens.com.br/index.cfm/fuseaction/home.showpage/pageID/32/index.htm

          Você sabe me dizer se é a mesma sunpatiens?

          • Fernanda,

            Nesse link não há nenhuma menção ao cultivo por estacas. O SunPatiens é marca, com royalties e é só comercializado através de produtores credenciados que os produzem por sementes.

  29. Olá Raul!
    Queria dizer que sou fã do seu trabalho! Adoro suas publicações na revista Natureza, sempre me divirto.
    Você saberia me dizer o valor da caixinha desta variedade de Impatiens em São Paulo? Encontro no Ceagesp?
    Obrigada!!!

    • Obrigado Heloísa!

      A Claudia Shinkawa é produtora de Sun Patiens. Ela tem box no Ceasa. Consulte-a: (11) 9-9975-0076 / (11) 7891-2436

      Abraços

  30. Raul, boa noite.Em novembro plantei uma muda de “sapatinha de judia”em um vaso grande, pois não quis colocar no chão. Estiquei algumas cordas p/ q subisse e tbém em zigue zag em cima, p/ que se alastrasse. Porém, ela chega a subir, se enrola na corda, mas qdo está indo bem, logo o galhinho morre…Algumas folhas estão bastante amarelas e “enrugadas”. Poderia me ajudar? O q fiz ou estou fazendo de errado? Rego todos os dias e ela pega sol sómente na parte da manhã…Grt.

    • Oi Lilyan,

      Folhas amarelas e “enrugadas” podem indicar ataque de ácaros. Faça pulverizações semanais com o inseticida Combat, que é composto de citronela, neem e pimenta.

      Complemente, entre essas pulverizações, com uma adubação folhar usando o fertilizante Fosway.

      Abraços