Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Sun Patiens: uma forração inigualável

É sabido que a “maria-sem-vergonha” – pessoalmente acho horrível chamá-la assim – é uma das plantas floríferas mais comuns nos nossos jardins. Classificada pelos botânicos como Impatiens walleriana o beijinho, como também é conhecida, é nativa da África oriental, de Quênia até Moçambique, passando por Zanzibar; é por esse motivo que sua sinonímia botânica é Impatiens sultani, em homenagem ao sultão de Zanzibar, bin Hamoud Mohammed, nomeado cavaleiro pela rainha Victoria. Na época o médico e naturalista britânico John Kirk, era cônsul geral nesse protetorado do Reino Unido e levou a planta em 1896 para Inglaterra. Mas tarde foi reclassificada como Impatiens Wallerana para honrar Horace Waller, um missionário britânico na África e membro da Royal Geographic Society.

Passados esses anos todos muitos aprimoramentos foram realizados para que esta herbácea perene – encontrada subespontânea em toda a Serra do Mar – se adequasse melhor nos nossos jardins. Os produtores de mudas criaram híbridos mais compactos e com novas cores, resultando em novos cultivares.

Um avanço tecnológico

Entretanto um novo e revolucionário híbrido de Impatiens, criado pela Sakata Seed Corporation, surgiu no mercado paisagístico para lograr canteiros floridos tanto sob sol pleno ou a meia sombra, prosperando praticamente em qualquer lugar e, por causa de seu vigor, em lugar de plantar 25 mudas por metro quadrado, como habitualmente se faz, apenas em torno de 7 mudas de SunPatiens formam, a cada metro quadrado, um maciço impressionante. Em uma época que a voz de ordem é sustentabilidade, a manutenção dos jardins deve ser econômica e ecologicamente viável, por isso é fundamental usar espécies resistentes mas que, mesmo vigorosas e duradouras, ofereçam um colorido atrativo que seduza o olhar. O SunPatiens é menos propenso a doenças porque as pétalas de suas flores permanentes são mais grossas e a folhagem mais resistente e, com seus caules fortes e robustos toleram baixas temperaturas, inclusive geadas leves, chuvas e ventos.

Este resultado genético oferece uma lista de características impressionantes:

  • Sistema radicular forte e agressivo, de desenvolvimento rápido mantendo-se firme após o plantio
  • Colorido contínuo sob ambas as condições, tanto sol pleno como sombra
  • Plantas robustas (90 a 120 cm de altura e até 90 cm de largura) são ideais para exibição de um maciço colorido
  • Com apenas um plantio pode passar por três estações, desde a primavera até uma geada forte, com pouca manutenção
  • Crescem rapidamente e são fáceis de cuidar
  • Sobressaem em condições quentes e úmidas
  • Não é necessário remover flores velhas – os novos brotos as cobrem rapidamente
  • Mantém um colorido excepcional até o final da temporada, enquanto outras flores anuais já passaram por seu pleno florescimento.

Deixo minha sugestão para que os escritórios de paisagismo especifiquem, cuidadosamente, as espécies recomendadas no projeto. No memorial qualitativo e quantitativo deve ficar claro o tipo de planta que será utilizada na implantação, assim como a preparação do solo e o manejo posterior, para que o resultado, ao longo do tempo, seja aquele que fora prometido pelo paisagista e, também, o pretendido pelo cliente.

Para mais informações sobre o SunPatiens, acesse: www.sunpatiens.com.br

Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

163 Comments

  1. Boa noite, estou com planos de uma plantação de beijos, e fiquei sabendo q vendem pequenas mudas do bjo sumpatis ,sabe me informar onde encontro?

    • Bom dia Alessandra,

      Você pode adquirir mudas com Cláudia Shinkawa, Box nº 10 Ceasa/Campinas – (11) 9-9975-0076 e (11) 7891-2436.

      Abraços

  2. Boa tarde! Senhor Raul, peço ajuda se possível para tentar salvar minhas sunpatiens. Possuo 2 canteiros no meu jardim, onde cultivo as sunpatiens, minhas plantas ficaram lindas por mais de 1 ano, quando desde de fevereiro desse ano, em um canteiro, elas começaram a morrer sem motivo aparente, a aparência é que elas estão perdendo as forças, começam a murchar e vão ficando mole, ate morrerem rapidamente. Nesse canteiro já tentei replantar umas 3 vezes as mudas, porem sem sucesso, no inicio, ficam lindas e florescem, depois como dito vão perdendo a força. Estou anexando imagem de uma que esta começando com esse sintoma, para uma possível ajuda. Grata

    • Boa noite Barbara,

      As SunPatiens tem essa característica, elas são sazonais, portanto com uma duração limitada que depende de vários fatores, como temperatura, umidade ambiente, solo, etc.

      O replantio não é aconselhável por se tratarem de mudas com produção da Sakata que possui a patente desse híbrido.

      Um detalhe: a argila expandida não é uma boa solução para cobrir o solo onde ela está plantada, prefira uma cobertura morta, qualquer palha picada ou aparas de grama, ou mesmo folhas secas trituradas, quando colocadas por cima do solo, protegem-no da incidência direta do sol, do impacto das chuvas, da evaporação excessiva, da erosão eólica e
      das ervas invasoras.

      Abraços

  3. Boa noite Raul. Hoje pela manhã fui verificar minhas sunpatiens e estavam com o caule sem rigidez (Vou anexar uma foto). Olhei as folhas e elas aparentavam estar saudáveis. Nos últimos dois dias choveu bastante. Minhas plantas ficam na área externa em uma região que tem uma pequena cobertura, mas cai um pouco de chuva ali. Então acho que não reguei as plantas por pelo menos dois dias. No verão costumo regar todos os dias, mas como moro em Porto Alegre, e agora está mais fresco e úmido, não tenho regado diariamente. Já percebi que esta espécie é muito sensível tanto a falta de água quanto ao excesso. Não consigo identificar o problema. Fico pensando se foi pq não reguei ou se caiu água demais da chuva ali. Já aconteceu uma vez de uma das minhas flores, que era enorme ficar toda murcha pq esqueci de regar ela por um dia só no verão. Tentei regar quando cheguei em casa, mas ela não se recuperou. O que vc acha que aconteceu? Falta ou excesso de água? O que fazer? Não gostaria que ela morresse.

    • Olá Raul deixei as plantas passarem a noite em um balde com água. Hoje boa parte dela estava rígida, mas uma parte ficou bem murchinha, provavelmente vai secar. O que percebo nas sunpatiens é que as raizes delas não se desenvolvem muito. Aí qdo ocorre de ficarem sem água, mesmo regando elas não conseguem se recuperar. Como se a planta nao conseguisse absorver água suficiente para se reerguer. Tem algo que eu possa fazer para que as plantas não fiquem tão sensíveis? Eu já aplico cloreto de potássio a cada 10 dias nelas.

      • Olá Juliana,

        Seu SunPatiens (pelo menos é o que a foto mostra) está necessitando mais regas.

        Os ramos mais compridos podem ser podados, deixando apenas 10 centímetros de altura.

        Cuidado, o excesso de potássio dificulta a absorção de magnésio.

        Abraços

  4. Boa noite, quero cultivar essa planta e qual a formação do solo, adubos corretos e tipo de inseticida a se usar para deixa_la sempre Flórida e com as folhas bem verdes..

    • Meu amigo tem um jardim com a planta e a dele está apresentando as folhas enrugadas e com as flores de machas brancas, eu passei o actara e o rubimim será que resolve o problema?

      • Boa tarde Edivaldo,

        Você pode planta-los em um solo com 50% de um bom substrato para plantio de flores e 50% do solo natural, enriquecido pelo fertilizante Forth Plantio. Não é necessário nenhum inseticida, já que é uma especie muito resistente às pragas.

        A Planta de seu amigo pode ter sido contaminada por ácaros. O Actara não resolve esse problema e o Ribumim melhora as condições físico-químicas do solo, tornando o uso dos nutrientes mais eficientes assim como a estrutura do solo, a aeração e, consequentemente, o crescimento das raízes, o que tampouco acabaria com essa praga. Prefira o enxofre ou a calda sulfocálcica (cal
        virgem + enxofre), ou o inseticida rural Natural Camp ou o Combat (composto por: Neem, citronela e pimenta).

        Abraços

  5. Boa tarde! Tenho uma floreira de sunpatiens, porem de um tempo pra ca, elas vem morrendo, enrrugando no local de brotacao. o que pode ser?

    • Bom dia Dan,

      Esse sintoma pode sugerir uma infestação de ácaros. Pulverize com calda sulfocálcica, pode ser da marca Sulfocal.

      Abraços

      • Obrigada!

        • Você merece, Daniela!

  6. Boa noite Sr. Raul.
    Tenho 2 floreiras montadas em out/17 com “Sunpatiens”. No inicio deram muitas flores, os ramos cresceram, mas desde fevereiro as flores diminuiram muito em 01 delas e a outra não dá mais flores. Por orientação de um jardineiro e revendedor de mudas/ plantas apliquei V10 em março, também renovei parte da terra( somente superficial)e, conforme orientação, eu deveria cortar todos os galhos até próximo do broto, tirar todas as folhas. Mas, com muita dor no coração, fiz um teste do corte somente em 2 ramos, que já tem folhas mas flores nada. Parte das folhas nasce bonita, parte meio enrugada e murchas.Envio fotos em anexo e espero que o Sr possa me ajudar a dar nova vida a estas plantas.
    Ah, outra coisa, as floreiras estão em área externa, no sol. Desde o plantio eu rego diariamente pela manhã, somente a terra. Qdo faz muito sol e à noitinha vejo que a terra está seca, coloco um pouco de água somente para umedecer.
    Desde já obrigado.

    • Bom dia Newton,

      Acredito em uma deficiência nutricional. Não vejo a possibilidade de pragas ou doenças, por tanto uma adubação com um fertilizante de ação ampla pode revitalizar seus SunPatiens. Aplique o Forth Flores, ele estimulará o ciclo vegetativo deles.

      Abraços

  7. Raul, boa tarde. Percebo uma recorrente reclamação sobre as Sunpatien, tanto aqui nos comentários, quanto das pessoas que conheço. Parece que a planta, independente dos cuidados, tem “prazo de validade” e depois de alguns meses perde totalmente o vigor e definha. Há um shopping aqui em SP (Shopping Boa Vista) que fez seus canteiros frontais totalmente de Sunpaties, algo incrivelmente lindo e bem cuidado. Ontem, passei lá e me surpreendi pois apesar do jardins continuarem muito bem cuidados e limpos, os mesmos canteiros de Sunpatiens que há alguns meses eram forrações vigorosas e floridas, estavam exatamente com os mesmos problemas que as minhas mudas que já tenho há quase 1 ano… poucas folhas, poucas flores e plantas sem nenhum vigor…. Gostaria de saber a sua opinião sobre isso. Será que infelizmente a Sunpatiens não consegue ter vida longa e nem se “renovar” como se espera de uma planta perene? A empresa que a produz se pronuncia sobre isso? Obrigada.

    • Boa tarde Michele,

      O prazo de validade do SunPatiens é de dois anos. Não é considerada uma planta perene. Mesmo assim precisa de adubações para manter uma boa apresentação. Aplicar fertilizantes, como o Forth Flores, solúveis em água a 1/3 das taxas de rótulo, é uma das medidas.

      Todas as variedades de SunPatiens são protegidas pela Lei Nacional de Proteção a Cultivares nº 9.456/97, Decreto 2.366/97, portanto a multiplicação é somente permitida com a autorização da Sakata. Atualmente a propagação e comercialização das mudas é feita pela Bio Plugs (Atibaia/SP) que possui a licença do detentor da genética.

      Em caso de dúvidas ou maiores esclarescimentos, envie um e-mail para sunpatiens@sakata.com.br.

      Abraços

  8. Olha as outras como estão ficando. Será q pode me ajudar e estavam tds lindas .

    • Olha como estão

  9. Estou tão triste. Comprei varias e minhas plantas estação perfeita e comprei outra remessa plantei igual e morreram todas. Ela fica linda e acorda meia mica até morrer ser pq? E as outras e já estação tb estão morrendo olha a situação dessas. Estou tão triste

    • Emanuelle,

      Existe a possibilidade de ataque de fungos e eles serem os responsáveis pelo malogro de seus Impatiens. Faça três pulverizações, semanais, com Forth Cobre. Isto irá solucionar o problema.

      Abraços