Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Sun Patiens: uma forração inigualável

É sabido que a “maria-sem-vergonha” – pessoalmente acho horrível chamá-la assim – é uma das plantas floríferas mais comuns nos nossos jardins. Classificada pelos botânicos como Impatiens walleriana o beijinho, como também é conhecida, é nativa da África oriental, de Quênia até Moçambique, passando por Zanzibar; é por esse motivo que sua sinonímia botânica é Impatiens sultani, em homenagem ao sultão de Zanzibar, bin Hamoud Mohammed, nomeado cavaleiro pela rainha Victoria. Na época o médico e naturalista britânico John Kirk, era cônsul geral nesse protetorado do Reino Unido e levou a planta em 1896 para Inglaterra. Mas tarde foi reclassificada como Impatiens Wallerana para honrar Horace Waller, um missionário britânico na África e membro da Royal Geographic Society.




Passados esses anos todos muitos aprimoramentos foram realizados para que esta herbácea perene – encontrada subespontânea em toda a Serra do Mar – se adequasse melhor nos nossos jardins. Os produtores de mudas criaram híbridos mais compactos e com novas cores, resultando em novos cultivares.

Um avanço tecnológico

Entretanto um novo e revolucionário híbrido de Impatiens, criado pela Sakata Seed Corporation, surgiu no mercado paisagístico para lograr canteiros floridos tanto sob sol pleno ou a meia sombra, prosperando praticamente em qualquer lugar e, por causa de seu vigor, em lugar de plantar 25 mudas por metro quadrado, como habitualmente se faz, apenas em torno de 7 mudas de SunPatiens formam, a cada metro quadrado, um maciço impressionante. Em uma época que a voz de ordem é sustentabilidade, a manutenção dos jardins deve ser econômica e ecologicamente viável, por isso é fundamental usar espécies resistentes mas que, mesmo vigorosas e duradouras, ofereçam um colorido atrativo que seduza o olhar. O SunPatiens é menos propenso a doenças porque as pétalas de suas flores permanentes são mais grossas e a folhagem mais resistente e, com seus caules fortes e robustos toleram baixas temperaturas, inclusive geadas leves, chuvas e ventos.

Este resultado genético oferece uma lista de características impressionantes:

  • Sistema radicular forte e agressivo, de desenvolvimento rápido mantendo-se firme após o plantio
  • Colorido contínuo sob ambas as condições, tanto sol pleno como sombra
  • Plantas robustas (90 a 120 cm de altura e até 90 cm de largura) são ideais para exibição de um maciço colorido
  • Com apenas um plantio pode passar por três estações, desde a primavera até uma geada forte, com pouca manutenção
  • Crescem rapidamente e são fáceis de cuidar
  • Sobressaem em condições quentes e úmidas
  • Não é necessário remover flores velhas – os novos brotos as cobrem rapidamente
  • Mantém um colorido excepcional até o final da temporada, enquanto outras flores anuais já passaram por seu pleno florescimento.

Deixo minha sugestão para que os escritórios de paisagismo especifiquem, cuidadosamente, as espécies recomendadas no projeto. No memorial qualitativo e quantitativo deve ficar claro o tipo de planta que será utilizada na implantação, assim como a preparação do solo e o manejo posterior, para que o resultado, ao longo do tempo, seja aquele que fora prometido pelo paisagista e, também, o pretendido pelo cliente.

Para mais informações sobre o SunPatiens, acesse: www.sunpatiens.com.br

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

309 Comments

  1. oi tudo bem? eu tenho uma sunpatiens só que tive que tira-la do vaso que comprei para um maior, mas não consigo acertar as medidas do substrato, o solo acaba ficando encharcado ela acaba morrendo, já é bem a terceira vez que tento. eu coloco húmus de minhoca, a mesma medida de areia de construção e a mesma medida de terra vegetal composta, faço a drenagem com brita e coloco a manta mas mesmo assim a terra fica encharcada e a planta fica com as raiz preta e começa a ficar murcha e morre. o que estou fazendo de errado? ah eu rego ela uma vez por dia, mas quando fica assim muito molhado eu não molho mais.

    • Oi Daiane,

      Acho que o motivo deve ser o excesso de água, embora a SunPatiens goste de bastante umidade. Observe se o vaso possui um orifício de saída, assim como a procedência do substrato, se estiver contaminado por fungos vai contaminar a muda.

      Abraços

  2. Eccelente matéria! Objetiva, sem excesso de detalhes e com informações que realmente se fazem necessárias. Parabéns.

    • Ah, Nei, muito obrigado pelo comentário elogioso!!!

      Abraços

  3. Gostaria de saber quanto custa uma muda de cada cor de Maria sem vergonha
    CEP 13420-515

    • Donizete,

      Não comercializamos mudas de plantas.

      Abraços

  4. Boa noite. Comprei sementes da flor impatiens pela internet mas não nasceram,o que pode ter acontecido??Segui todos os passos mas mesmo assim não germinou nem uma 😢

    • Bom dia Socorro,

      Vários são os fatores que influenciam na germinação dessas sementes:

      – As temperaturas do solo devem ser entre 15°C e 30°C;
      – Elas foram enterradas, conforme as recomendações constantes no envelope?;
      – Foram semeadas em local sombreado?;
      – O substrato usado era fino?;
      – O solo foi mantido levemente úmido?

      Além destes fatores há outros que podem ter contribuído para que elas não germinassem.

      Abraços

  5. Grata pelo texto, muito esclarecedor.

    • E eu agradeço sua mensagem, Analice!

      Abraços

  6. Raul, estou precisando de ajuda. Tentei fazer um jardim de sunpatiens e na primeira semana estavam lindas. Usei como cobertura bolinhas de argila expandida. Logo algumas começaram a murchar e secaram mesmo com as regas. Outras apresentaram mordidas e manchas nas folhas mas não identifiquei inseto algum. Fiz a reposição das que morreram e aproveitei para mexer na terra, coloquei terra vermelha com calcário e terra adubada e replantei. Agora as poucas que restaram estão pequenas e sem flores há muito tempo. Não coloquei as bolinhas de argila sobre a terra. O que pode estar errado?

    • Bom dia André,

      A argila expandida não é aconselhável porque acumula calor e desidrata o SunPatiens.

      Essas manchas podem indicar algum fungo, para combate-lo aplique três pulverizações, semanais, de Cupro Dimy.

      Faça também um mulching, ele é feito com uma camada de 3 a 5 centímetros de material orgânico composto de folhas secas, substratos, turfa, palhas, vermiculita, fibra de coco e/ou serragem, evita a perda de nutrientes e mantém a umidade.

      Regue generosamente na parte da manhã.

      Abraços

      • Caro Sr. Raul, segui seu conselho fazendo o mulching e as plantas melhoraram bastante. Cresceram, mas são poucas as estão dando flores. Mesmo assim elas são em pequena quantidade. Percebo que em algumas plantas aparecem vários botões mas eles parecem que ficam secos e não desabrocham. O que poderá ser? Grato!

  7. Sr. Raul, obrigado pela postagem. Foi bastante esclarecedora.
    Segue imagem de minha Ora pro Nobis, que além de ser comestível é uma excelente opção de cerca viva.
    Abs

    • Olá Mauricio,

      Parabéns! Ela está muito bonita.

      Abraços

  8. A raiz apodrece,mas pelo vi nos comentários elas tem quase dois anos …muito obrigada pela ajuda.

  9. Porque minhas Sun patiens estão apodrecendo babraiz e morrendo?

    • Oi Simone,

      Essa podridão surge com ou sem odor desagradável e pode ser úmida ou seca; atinge ramos e raízes e aparece geralmente no verão e nas regiões chuvosas.
      Recomendo diminuir as regas. O cálcio foliar previne o apodrecimento e o calcário colocado no canteiro aumentará o pH do solo e ajudará a controlar a proliferação deste fungo.
      Pode-se usar o fungicida microbiológico Trichodermil e
      concomitantemente pulverizar com Fosway.

      Abraços

  10. Senhor Raul bom dia, parabéns pelo artigo.

    Tenho em meu jardim algumas sunpatiens e pelos posts que li em seu site, acho que classificaria meu problema sendo o mesmo da Aline que se resolveria com a aplicação de Cupro Dimy, porém fiquei na duvida devido a uns furos que aparecem nas folhas. Recomenda algo diferente no meu caso ou posso seguir sua mesma sugestão com a aplicação do Cupro Dimy ?

    • Obrigado Alex,

      Acho que o Cupro Dimy resolve parte do problema. Mas esses furos evidenciam a presença de algum inseto que os provoca; pulverize com o inseticida Dimy Pronto ou com o Dimy Jardim, qualquer um deles é eficiente nesse caso.

      Abraços

      • Muito obrigado pela pronta resposta amanhã mesmo vou seguir com suas recordações.

        Grato pelo tempo despendido em ajudar.

        • Você merece Alex!

  11. Voce pode me ajudar? Plantei 58 mudas de sunpatiens, agora final de dezembro, tenho 2 floreiras bem grandes.
    Mas elas estão morrendo, começa um galho a murchar e o resto está linda, depois mesmo molhando em abundância murcha inteirinha.
    Não sei se é pq está super sol na minha cidade, se é a quantidade de água ou o solo. Fui a 2 floriculturas e me disseram para molhar bem, me recomendaram também o adubo Forth.nao sei o que fazer

  12. Plantei 58 mudas de sunpatiens, tenho 2 floreiras bem grandes.
    Mas elas estão morrendo, começa um galho a murchar e o resto está linda, depois mesmo molhando em abundância murcha inteirinha.
    Não sei se é pq está super sol na minha cidade, se é a quantidade de água ou o solo. Fui a 2 floriculturas e me disseram para molhar bem, me recomendaram também o adubo Forth, não sei o que fazer, pode me ajudar?

  13. Plantei 58 mudas de sunpatiens, tenho 2 floreiras bem grandes.
    Mas elas estão morrendo, começa um galho a murchar e o resto está linda, depois mesmo molhando em abundância murcha inteirinha.
    Não sei se é pq está super sol na minha cidade, se é a quantidade de água ou o solo. Fui a 2 floriculturas e me disseram para molhar bem, me recomendsram também o adubo Forth.nao sei o que fazer

    • Bom dia Camila,

      Talvez seja podridão radicular. Quando as condições de umidade e calor se tornam favoráveis, esse fungo começa a procurar por plantas hospedeiras, como é o caso do SunPatiens. Feridas nas raízes são pontos de entrada e a partir daí o fungo se espalha por toda a planta.

      Faça o seguinte:

      – Evite o excesso de água e deixe o solo secar até uma profundidade de dois centímetros antes de regar novamente
      e aumente a drenagem no solo, misturando areia;
      – Pulverize três vezes, semanalmente, com chá de alho ou chá de cavalinha, eles são excelentes antídotos.

      Abraços

  14. Sr. Raul Canovas, parabéns pelo seu trabalho.

    Gostei muito de obter informações sobre a sun patiens e já estou encantada co. a possibilidade de montar um canteiro destas belas flores em meu jardim. Um problema é como adquirí-las em minha região. Sai Luís do.Maranhão. Já pesquisei e não temests espécie de Impatiens por aqui.
    Será que tens informação como de alguma loja que posso comprar para entrega na minha região. Ficarei grata pela informação e podes enviar oara o meu email. se assim puderes.
    Desde já muito obrigada.
    Att. Conceição Furtado Ferreira

  15. Boa tarde,
    trabalho em uma empresa onde fizemos 3 canteiros, as sunpatiens laranja estao lindas, mas a branca e a rosa parece que foram esmagadas, e a do lado esta linda!

    • estou em Piracicaba -SP

    • Bom dia Luciana,

      Pode ser podridão radicular. Quando as condições de umidade e calor se tornam favoráveis, o fungo começa a procurar por plantas hospedeiras. Feridas nas raízes são pontos de entrada e a partir daí o fungo se espalha por toda a planta.

      – Evite o excesso de água e deixe o solo secar até uma profundidade de dois centímetros antes de regar novamente
      e aumente a drenagem no solo, misturando areia;
      – Pulverize três vezes, semanalmente, com chá de alho ou chá de cavalinha, eles são excelentes antídotos.

      Abraços

      • Muito Obrigada,
        adorei os conselhos, vou providenciar a areia e o chá.

        abraços

        • Você merece, Luciana!

          Abraços

  16. Prezado Raul,
    A Sunpatiens tem vida útil? Ela morre após alguns anos ou é para a vida toda se bem cuidada?
    Muito bom seus posts, tem ajudado bastante.

    • Boa tarde Fábio,

      Muito obrigado pelos elogios!

      Os SunPatiens vivem entre dois e três anos, depois disso eles enfraquecem e se decompõem. Isto acontece independente dos cuidados com adubação e controle de pragas e doenças.

      Abraços

  17. Boa noite, sr Raul,
    Minhas flores estão ficando esbranquiçadas e perdendo as pétalas rapidamente.
    O que posso fazer?
    Agradeço a ajuda.

    • seguem fotos

      • mais uma foto

    • Bom dia Katia,

      Isto é causado pelo mofo e pode ser controlado fazendo pulverizações com o fungicida Trifmine, seguindo as instruções da embalagem.

      Abraços

      • Muito obrigada pela atenção!

        • Você merece, Kathia!

  18. Eu ganhei a pouco tempo uma supatiens da minha mãe e queria saber como devo cuidar dela .

    • Josiane,

      O SunPatiens adora muita água e é indiferente a luz solar, crescendo tanto em locais medianamente sombreados como a pleno sol.

      Abraços

  19. Boa tarde mestre! Para uma floreira redonda ao ar livre em Campinas/SP, com 3 metros de diâmetro, quantas mudas devo plantar? Resistem bem ao sol (incidência o dia todo)? Obrigado

    • Boa tarde Victor,

      O SunPatiens é uma espécie de pleno sol, desde que muito bem irrigada.

      Você deve planta-las a uma distancia de 35 centímetros uma das outras, para que alcancem um bom desenvolvimento.

      Abraços

  20. Minhas flores do sunpatiens estão abrindo com pontinhos pretos parecendo que ja estão velhas. Será ácaro ou fungo?

  21. Boa tarde, alguma flores do meu sun patiens estão nascem com a aparência de velhas, manchadas. Será que é fungo ou acaro? Gostaria que vc me indica-se um tratamento. Foto abaixo. Obrigada

    • Mais fotos

    • Boa tarde Carla,

      É uma doença chamada de mancha-negra. Precisa evitar a permanência de água sobre as folhas e as flores por mais de 7 horas, especialmente no período noturno. Retire as folhas caídas e as hastes com este sintoma e queimá-as.

      Pulverize três vezes, semanalmente, com Cupro Dimy. Espalhe sobre a terra onde as mudas estão plantadas 200 g do fertilizante Forth Plantio e revolva o solo para que penetre melhor, em seguida regue. Repita esta aplicação a cada 45 dias, interrompendo-a no final do outono. Este produto contém Magnésio, Enxofre, Zinco e Boro, elementos necessários para as plantas combaterem esse fungo.

      Polvilhe, também, o equivalente a 6 litros de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura em volta das mudas afetadas e afofe para que penetrem no solo.

      Abraços

      • Muito obrigada!

        • Você merece!

          Abraços

  22. Bom dia!!! Tenho notado que em algumas plantas do meu jardim as folhas parecem enrugadas e endurecidas… O que pode ser?

    • Mais fotos

      • Mais fotos…
        Elas ficam assim inclusive nos botões das flores…

    • Bom dia Aline,

      Suas plantas estão sendo atacadas pela mancha-das-folhas, uma doença fúngica que pode ser controlada com três pulverizações, semanais, de Cupro Dimy.

      Abraços

  23. Olá! Onde consigo a Sunpatiens em Brasília, ou online com entrega aqui? Quero para plantar no jardim. Obrigada!

    • Olá Solange,

      Pode compra-los na Transplantas Garden Center: St. Hab. Vicente Pires – Taguatinga – (61) 3397-1155.

      Abraços

  24. eu tenho vários vasos de sun patins como tirar mudas? Quando eu tiro e planto elas secam e morre. de se cortar o cale na diagonal? ou não precisa?

    • Eustáquio,

      A reprodução do SunPatiens é difícil, por serem mudas certificadas pela Sakata. Em tudo caso entre no site deles: http://www.sunpatiens.com.br

      Abraços

  25. Segue foto:

  26. Sr. Raul, boa noite!
    Tenho muitas sumpatiens e algumas delas estão aparecendo com furos nas folhagens e flores. O que pode ser?

    • Boa tarde Marcela,

      Recebi suas fotos por e-mail. Olha só, são inúmeras as espécies de besouros que atacam as plantas ornamentais, como é o caso do SunPatiens, destacando-se as coleobrocas e as vaquinhas.
      Com hábitos noturnos elas perfuram folhas, como mostra uma das fotos.

      Para controlar esses insetos use a armadilha adesiva X-315, da 3M ou as armadilhas adesivas da Promip, na cor amarela. Pulverizações com extrato pirolenhoso também afastam os besouros, o Natupirol e o Mokussu são as marcas mais conhecidas.

      Abraços

  27. Estou tentando evitar a foto e não consigo… me passa o email por favor para eu te enviar .
    Estou desesperada nem consigo dormir direito!

  28. Oi… A Minha Beijinho (impatiens)está murchando cada vez mais. Ela está bem regada , mas continua morrendo e eu não sei o que fazer. Como posso salvar Ela?

    • Foto de como ela está agora.

  29. Por gentileza, gostaria de saber a adubação na flor empatiens.

    • Olá Vilmar,

      Faça uma cobertura morta por cima da terra. Qualquer palha picada ou aparas de grama, ou mesmo folhas secas trituradas, quando colocadas por cima do solo, protegem-no da incidência direta do sol, do impacto das chuvas, da evaporação excessiva, da erosão eólica e das ervas invasoras.
      A vantagem é que, ao se decompor, esta camada funciona como adubo e condicionador, reduzindo o gasto com as regas.

      Também pode aplicar um fertilizante rico em fósforo e potássio, o Fosway é indicado.

      Abraços

  30. Queria sua ajuda para salva a simpatia.
    Ela está com o solo umido.

    • Segue foto

    • Infelizmente a foto não chegou até nós, Alessandra.

      Aguardamos mais informações sobre sua muda.

      Abraços