Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Sun Patiens: uma forração inigualável

É sabido que a “maria-sem-vergonha” – pessoalmente acho horrível chamá-la assim – é uma das plantas floríferas mais comuns nos nossos jardins. Classificada pelos botânicos como Impatiens walleriana o beijinho, como também é conhecida, é nativa da África oriental, de Quênia até Moçambique, passando por Zanzibar; é por esse motivo que sua sinonímia botânica é Impatiens sultani, em homenagem ao sultão de Zanzibar, bin Hamoud Mohammed, nomeado cavaleiro pela rainha Victoria. Na época o médico e naturalista britânico John Kirk, era cônsul geral nesse protetorado do Reino Unido e levou a planta em 1896 para Inglaterra. Mas tarde foi reclassificada como Impatiens Wallerana para honrar Horace Waller, um missionário britânico na África e membro da Royal Geographic Society.




Passados esses anos todos muitos aprimoramentos foram realizados para que esta herbácea perene – encontrada subespontânea em toda a Serra do Mar – se adequasse melhor nos nossos jardins. Os produtores de mudas criaram híbridos mais compactos e com novas cores, resultando em novos cultivares.

Um avanço tecnológico

Entretanto um novo e revolucionário híbrido de Impatiens, criado pela Sakata Seed Corporation, surgiu no mercado paisagístico para lograr canteiros floridos tanto sob sol pleno ou a meia sombra, prosperando praticamente em qualquer lugar e, por causa de seu vigor, em lugar de plantar 25 mudas por metro quadrado, como habitualmente se faz, apenas em torno de 7 mudas de SunPatiens formam, a cada metro quadrado, um maciço impressionante. Em uma época que a voz de ordem é sustentabilidade, a manutenção dos jardins deve ser econômica e ecologicamente viável, por isso é fundamental usar espécies resistentes mas que, mesmo vigorosas e duradouras, ofereçam um colorido atrativo que seduza o olhar. O SunPatiens é menos propenso a doenças porque as pétalas de suas flores permanentes são mais grossas e a folhagem mais resistente e, com seus caules fortes e robustos toleram baixas temperaturas, inclusive geadas leves, chuvas e ventos.

Este resultado genético oferece uma lista de características impressionantes:

  • Sistema radicular forte e agressivo, de desenvolvimento rápido mantendo-se firme após o plantio
  • Colorido contínuo sob ambas as condições, tanto sol pleno como sombra
  • Plantas robustas (90 a 120 cm de altura e até 90 cm de largura) são ideais para exibição de um maciço colorido
  • Com apenas um plantio pode passar por três estações, desde a primavera até uma geada forte, com pouca manutenção
  • Crescem rapidamente e são fáceis de cuidar
  • Sobressaem em condições quentes e úmidas
  • Não é necessário remover flores velhas – os novos brotos as cobrem rapidamente
  • Mantém um colorido excepcional até o final da temporada, enquanto outras flores anuais já passaram por seu pleno florescimento.

Deixo minha sugestão para que os escritórios de paisagismo especifiquem, cuidadosamente, as espécies recomendadas no projeto. No memorial qualitativo e quantitativo deve ficar claro o tipo de planta que será utilizada na implantação, assim como a preparação do solo e o manejo posterior, para que o resultado, ao longo do tempo, seja aquele que fora prometido pelo paisagista e, também, o pretendido pelo cliente.

Para mais informações sobre o SunPatiens, acesse: www.sunpatiens.com.br

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

389 Comments

  1. qual o melhor adubo para sunpatines? 10 10 10 seria bom?

    • Não Clea,

      É melhor usar o Forth Cote, na fórmula 15-09-12, seguindo as recomendações do fabricante. Observe que estamos em uma época de baixas temperaturas e o desenvolvimento do SunPatiens é limitado, por isso seja prudente na hora de aplicar o fertilizante.

      Abraços

  2. Olá Sr. RAUL. MINHA SUNPATIEN ESTA COM MANCHAS PRETAS NAS FOLHAS E AS FLORES NASCERAM BONITAS E DEPOIS FICARAM COM ASPECTO DE QUEIMADAS. ELAS ESTAVAM COM FORMIGAS E ALGUMAS COCHONILHAS E PULGOES E EU PULVERIZEI JA NO FINAL DA TARDE AGUA COM DETERGENTE. SERA QUE FOI ISSO QUE AS DEIXOU ASSIM? OU ELAS ESTAO COM ALGUM FUNGO OU PRAGA?

    • Olá Alexandra,

      As cochonilhas, atacam as folhas sugando a seiva e causam o atrofiamento delas. Também atraem formigas. Essa pulverização com água e detergente deve te-las combatido. Mas as manchas podem ser um sintoma de ataque de fungos, neste caso faça três pulverizações, semanais, com Forth Cobre. Isto irá devolver a boa aparência de seus SunPatiens.

      Abraços

  3. Será que o Senhor poderia me ajudar, Tem elas há 1 ano e meio que tenho elas, sempre bonitas, mudei ela para um vaso maior continuaram lindas e florindo.
    Porém de um tempo pra cá a branca está queimando as folhas, e surgiu uma mancha branca ao meio e parou de florir.
    a vermelha está ficando com as flores esbranquiçadas e as folhas novas que estão nascendo estão ficando encroadas (enroladas).
    As laranjas estão ficando com as folhas amarelas e queimadas, e as folhas novas tb nascendo já enroladas.
    O que posso fazer para recupera-las.

    • Aline,

      Pela sua descrição acredito que seus Impatiens foram atacados por ácaros. Para combate-los use o Forth Acaricida, também uma camada fina de casca de arroz, nos vasos, inibe os ácaros.

      Abraços

  4. Boa tarde, vocês vendem mudas de sun pathiens, através da internet?

    • Boa tarde Carlos Roberto,

      Não vendemos sementes nem mudas, mas a Cláudia Shinkawa, no Box nº 10 Ceasa/Campinas – (11) 9-9975-0076 e (11) 7891-2436, comercializa mudas.

      Abraços

  5. Onde comprar as sementes de sun patiens

    • Celso,

      Consulte a Cláudia Shinkawa, no Box nº 10 Ceasa/Campinas – (11) 9-9975-0076 e (11) 7891-2436.

      Abraços

  6. Boa noite.
    Comprei recentemente uma muda de Sunpatiens, e percebi que de um dia para o outro, as folhinhas murcharam. Moro em apartamento e ela fica na sala, mas rego sempre. Coloquei na janela para que tomasse um sol, mas ela não melhorou. O que pode ser?

    • Bom dia Cároli,

      O murchamento do SunPatiens se deve geralmente ao solo seco. Você diz que rega sempre, mas veja que a quantidade de água seja suficiente. A irrigação deve ser feita na parte da manhã, por volta das 10:00 horas, para que a muda enfrente bem as horas mais quentes do dia.

      Abraços

  7. Onde posso comprar mudas?

    • Raquel,

      Cláudia Shinkawa, produz e vende com qualidade: – Box nº 10 Ceasa/Campinas – (11) 9-9975-0076 e (11) 7891-2436.

      Abraços

  8. Minhas flores estão perdendo tidas as folhas o que pode ser

    • Rodrigo,

      São vários os motivos para esse sintoma, os principais são:

      – Regas insuficientes;
      – Parasitas não visíveis;
      – Ataque de formigas e/ou lagartas;
      – Cochonilhas-de-raiz;
      – Bactérias;
      – Mudanças bruscas de temperatura.

      Precisaria de mais informações para lhe dar uma solução.

      Abraços

  9. Bom dia! Cheguei ao ponto de desistir das minhas. O canteiro estava lindo, mas um dia que fiquei sem regar praticamente todas murcharam e morreram. As que restaram foram definhando com o passar dos dias mesmo com todos os cuidados. Sempre li que é uma planta resistente e que não exige grandes cuidados e as minhas mostraram justamente o inverso. Uma pena!

    • Poxa André, que pena!

      A característica dos Sumpatiens é a alta necessidade de água, talvez por esse motivo não conseguiram sobreviver. Outra justificativa seria alguma praga ou doença; precisaria de mais informação para lhe dar um diagnóstico.

      Abraços

  10. Foto

  11. Segue foto

  12. Raul bom dia…minhas sunpatiens nao estao florindo mais.. as folhas das brancas estao desse jeito amareladas no meio…e nascendo tudo deformada as folhas novas…quando nao as folhas estao amarronzaas..as poucas flores q saem…ficam com esse aspecto de poeira em cima… foram plantadas misturando humus de minhoca…a rqiz esta bem coberta…mas achei q a terra compactou um pouco…me ajuda..elas eram tao lindas…todo mundo q passava falava…

    • Bom dia Mayara,

      Essa poeira por cima das folhas pode indicar oídio, uma doença fúngica. Pulverize semanalmente com uma solução feita
      com 10% de leite azedo e 90% de água pura e a cada 30 dia pulverize com Forth Enxofre.

      Adicione ao solo 300 gramas de calcário dolomítico por m² e um pouco de areia de construção para tornar o solo mais permeável.

      Abraços

      • Fico sem saber o que fazer…as folhas do meio do caule estao caindo..estao ficando folhas so nas pontas do caule…e estao deformadas…
        As flores brancas as folhas estao amarelas no meio…e pequenas..

        • Mayara,

          Siga, por favor, minhas indicações.

          abraços

  13. Olá Sr Raul.
    Comprei 5 mudas de sunpatiens e plantei todas em um mesmo canteiro, porem uma delas comecou a murchar os caules. Como na foto.
    O que podr estar acontecendo? É possivel ainda salvá-la ou ao menos evitar que passe pra outras mudas?

    • Olá Sr Raul.
      Comprei 5 mudas de sunpatiens e plantei todas em um mesmo canteiro, porem uma delas comecou a murchar os caules. Como na foto.
      O que podr estar acontecendo? É possivel ainda salvá-la ou ao menos evitar que passe pra outras mudas?

      • Olá Sr Raul.
        Comprei 5 mudas de sunpatiens e plantei todas em um mesmo canteiro, porem uma delas comecou a murchar os caules. Como na foto.
        O que podr estar acontecendo? É possivel ainda salvá-la ou ao menos evitar que passe pra outras mudas?

    • Olá Bárbara,

      A foto não chegou até nós, mas não será falta de água? Eles requerem regas constantes.

      Faça uma cobertura morta por cima da terra. Qualquer palha picada ou aparas de grama, ou mesmo folhas secas trituradas, quando colocadas por cima do solo, protegem-no da incidência direta do sol, do impacto das chuvas, da evaporação excessiva, da erosão eólica e das ervas invasoras.
      A vantagem é que, ao se decompor, esta camada funciona como adubo e condicionador, reduzindo o gasto com as regas.

      Outro fator que pode causar esse sintoma é a Rhizoctonia solani (podridão da raiz por fungos), para combater este fungo use Trichodermil, da Koppert.

      Abraços