Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Sun Patiens: uma forração inigualável

É sabido que a “maria-sem-vergonha” – pessoalmente acho horrível chamá-la assim – é uma das plantas floríferas mais comuns nos nossos jardins. Classificada pelos botânicos como Impatiens walleriana o beijinho, como também é conhecida, é nativa da África oriental, de Quênia até Moçambique, passando por Zanzibar; é por esse motivo que sua sinonímia botânica é Impatiens sultani, em homenagem ao sultão de Zanzibar, bin Hamoud Mohammed, nomeado cavaleiro pela rainha Victoria. Na época o médico e naturalista britânico John Kirk, era cônsul geral nesse protetorado do Reino Unido e levou a planta em 1896 para Inglaterra. Mas tarde foi reclassificada como Impatiens Wallerana para honrar Horace Waller, um missionário britânico na África e membro da Royal Geographic Society.




Passados esses anos todos muitos aprimoramentos foram realizados para que esta herbácea perene – encontrada subespontânea em toda a Serra do Mar – se adequasse melhor nos nossos jardins. Os produtores de mudas criaram híbridos mais compactos e com novas cores, resultando em novos cultivares.

Um avanço tecnológico

Entretanto um novo e revolucionário híbrido de Impatiens, criado pela Sakata Seed Corporation, surgiu no mercado paisagístico para lograr canteiros floridos tanto sob sol pleno ou a meia sombra, prosperando praticamente em qualquer lugar e, por causa de seu vigor, em lugar de plantar 25 mudas por metro quadrado, como habitualmente se faz, apenas em torno de 7 mudas de SunPatiens formam, a cada metro quadrado, um maciço impressionante. Em uma época que a voz de ordem é sustentabilidade, a manutenção dos jardins deve ser econômica e ecologicamente viável, por isso é fundamental usar espécies resistentes mas que, mesmo vigorosas e duradouras, ofereçam um colorido atrativo que seduza o olhar. O SunPatiens é menos propenso a doenças porque as pétalas de suas flores permanentes são mais grossas e a folhagem mais resistente e, com seus caules fortes e robustos toleram baixas temperaturas, inclusive geadas leves, chuvas e ventos.

Este resultado genético oferece uma lista de características impressionantes:

  • Sistema radicular forte e agressivo, de desenvolvimento rápido mantendo-se firme após o plantio
  • Colorido contínuo sob ambas as condições, tanto sol pleno como sombra
  • Plantas robustas (90 a 120 cm de altura e até 90 cm de largura) são ideais para exibição de um maciço colorido
  • Com apenas um plantio pode passar por três estações, desde a primavera até uma geada forte, com pouca manutenção
  • Crescem rapidamente e são fáceis de cuidar
  • Sobressaem em condições quentes e úmidas
  • Não é necessário remover flores velhas – os novos brotos as cobrem rapidamente
  • Mantém um colorido excepcional até o final da temporada, enquanto outras flores anuais já passaram por seu pleno florescimento.

Deixo minha sugestão para que os escritórios de paisagismo especifiquem, cuidadosamente, as espécies recomendadas no projeto. No memorial qualitativo e quantitativo deve ficar claro o tipo de planta que será utilizada na implantação, assim como a preparação do solo e o manejo posterior, para que o resultado, ao longo do tempo, seja aquele que fora prometido pelo paisagista e, também, o pretendido pelo cliente.

Para mais informações sobre o SunPatiens, acesse: www.sunpatiens.com.br

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

444 Comments

  1. Se puder me ajudar, agradeço demais!
    Recentemente meu cantinho de plantas em casa está sendo atacado por todo tipo de praga, tem Melissa com cochonilha, tem kalanchoe com pulgão, erva cidreira com ácaro aranha e moscas dos fungos… não sei porque deu tudo isso, é desesperador.
    E minha sunpatiens estava longe disso tudo, tomando o solzão da tarde sozinha, mas parou de florir e achei que agora por ser verão ela não tava aguentando o sol todo que tomava, fora que encontrei muuuita formiga nela, então retirei do local antigo por conta das formigas e agora ela está perto das outras mas fica suspensa.
    Pode ver se está com algum ácaro ou se conhece o que deu nela?
    As folhas morrem secas e enrugadas logo no comecinho e ela ta ficando “pelada”..
    Seria bom forrar com argila expandida ou pedriscos depois para evitar algum outro bicho?

    Obrigada!

    • Claro que eu posso ajudar!

      Esses insetos podem ser combatidos com calda de fumo.
      Pique 50 g de fumo de corda e coloque num vidro com 1 litro de
      água durante 12 horas (se deixar mais tempo, fermenta),coe, dilua em 5 litros de água e pulverize três vezes, semanalmente.

      Isto combate uma série de pragas.

      Abraços

  2. Parabéns pelo trabalho e pela dedicação em ajudar a todos que enviam dúvidas por aqui, estava lendo alguns comentarios antigos e fiquei maravilhada ao ver que o senhor responde sempre, desde a publicação do post :)

    • Muito obrigado, Jennifer,

      Seu comentário nos incentiva!

      Abraços

  3. Boa tarde! Eu estou tendo muito trabalho com minhas sumpatiens. Não consigo deixá-las bonitas. Já usei fort flores, fort jardim, adubo em épocas diferentes mas nenhum surtiu efeito. Agora na época da chuva as flores estavam se desenvolvendo muito e ficando lindas e de repente pararam de florir e algumas ficaram escurecidas e amareladas. Seria alguma praga, falta de nutrientes, excesso de água??? Não sei mais o que fazer. Se puder me ajudar, agradeço imensamente.

    • Bom dia Helen,

      O SunPatiens precisa de regas constantes, as vezes duas por dia. Não precisa de de mais adubação, visto que você já aplicou.

      Talvez foram afetadas por algum fungo, possivelmente a Botrytis. Tente pulverizar todo o canteiro com Ecotrich, um fungicida formulado a base do fungo Trichoderma.

      Abraços

      • Muito obrigada, sr Raul! Vou fazer urgentemente. Tenha um excelente ano de 2021! E mais uma vez muitíssimo obrigada por toda ajuda! Grande abraço!

        • Você merece, Helen! Um lindo ano para você!

          Abraços

      • Só mais uma dúvida se me permitir, eu usei Karina no meu jardim pra matar as pragas. Pode acontecer de ter intoxicado minhas sumpatiens? Se for, pode ser feito algo pra salvá-las?

        • Sim, Helen,

          O fungicida Kapina pode ter afetado as mudas. Regue-as duas vezes por dia.

          Talvez possa salva-las.

          Abraços

  4. Comprei uma muda de sumpatiens no Ceasa de Campinas e replantei em um vaso maior. Após uns 40 dias comecei a perceber que as folhas mais novas estão fica do enrugadas e os botões ficando queimados, prejudicando seu crescimento. Procuro observar a superfície da terra com a ponta dos dedos antes de efetuar a rega. O que pode estar acontecendo?

    • Miriam,

      Sua SumPatiens foi infestada por tripes. Insetos pequenos e sugadores que causam, além das deformações nas folhas, enrolando-as, o desaparecimento da clorofila, formando manchas pálidas.

      Para combater esta praga faça uma calda de Santa-Maria.

      Macere 100 g de erva-de-santa-maria em 1/2 litro de água durante 2 horas; depois de espremer o sumo do bagaço, dilua em 2 litros de água e pulverize três vezes, semanalmente.

      Abraços

      • Muito obrigada e bom Natal!

        • Você merece, Miriam! Lhe desejo um 2012 pleno de alegrias!!!

          Abraços

          • Sr Canovas, bom dia! Alguma alternativa para a erva de Santa Maria..? Estou com uma certa dificuldade em encontrá-la…

            • Oi Miriam,

              Pode usar calda de fumo.
              Pique 50 g de fumo de corda e coloque num vidro com 1 litro de
              água durante 12 horas (se deixar mais tempo, fermenta), coe e
              diluir em 5 litros de água. em seguida pulverize.

              Abraços

  5. Boa tarde Sr Raul, já solicitei a sua ajuda esses dias atrás para as minhas sun patiens. Estou colocando um pouco mais de terra nelas e percebi que estão cheias de formigas, tamanho médio e cor preta, e as flores estão ficando horríveis. Além do produto que indicou antes Forth Cobre o que posso passar pra espantar as formigas ? Obrigada

    • Bom dia Ana Paula,

      Fertilizantes ricos em Molibdênio permitem que os SunPatiens formem proteínas, ficando assim pouco atrativas para as formigas. Ajifol CoMo ou Yara Vita Teprosyn CoMo, são os produtos mais indicados.

      Também as iscas formicidas granuladas Mirex ou Citromax,
      são menos prejudiciais ao meio ambiente e eficientes em casos
      de proliferação alta.

      Abraços

  6. Ei, Raul
    Bom dia!
    Td bem?

    Tenho um jardim de sunpatiens e elas estavam maravilhosas.
    Agora todas estão com as folhas desse jeito.
    O que será? Como posso tratar?

    • Oi Juliana,

      Elas foram atacadas por fungos. Faça três pulverizações, semanais, com Forth Cobre para combater essa doença.

      Abraços

  7. Boa tarde, tenho várias sunpatiens que plantamos em vasos suspenso no muro, cedo bate sol e a tarde começa a sombra, estavam lindas e de um tempo pra cá estão murchas, folhas pequenas e perdendo a flores, molhamos constantemente. O que está acontecendo com ela ? Já Pedro um vaso e estou sem saber o que fazer. Pode me ajudar

    • Boa tarde Ana Paula,

      Podem estar infestadas por algum fungo. Tente fazer três pulverizações, semanais, com Forth Cobre. Se for possível adicione um pouco de cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura, ao solo onde eles estão plantados, em seguida revolva superficialmente.

      Abraços