Um toque de cor
A crossandra é uma planta que dá um toque especial em diversas situações.

No paisagismo, é uma planta que dá um toque especial em diversas situações
Para quem procura um toque de cor permanente no jardim, com beleza e praticidade, a crossandra é excelente opção.
Ela pertence a um gênero de plantas floríferas, nativo da África e Ásia, que contém cerca de cinquenta espécies, sendo a mais comum a Crossandra infundibuliformis, conhecida popularmente como crossandra-laranja ou crossandra-salmão, devido à coloração de suas flores.
As plantas desse gênero podem chegar a quase um metro de altura e apresentam algumas flores durante todo o ano, porém especialmente em épocas que outras plantas não costumam florescer, fazendo delas uma ótima opção para se ter flores no jardim ou em vasos durante todo o ano.
Apesar de serem plantas perenes, as crossandras acabam perdendo o vigor inicial, mesmo quando cuidadas adequadamente. Por isso, é aconselhável renová-las a cada 3 ou 4 anos.
São consideradas plantas de sol pleno e meia-sombra. No entanto, notamos que à meia-sombra adquirem aparência mais bonita, com folhas mais brilhantes.
Para quem deseja cultivá-las, é interessante conhecer alguns cuidados essenciais, como: preferem solo ricos em matéria orgânica e úmidos, mas não encharcados. Uma boa dica é utilizar, no plantio, solo misturado a adubo orgânico e areia grossa, no intuito de auxiliar o crescimento da planta e ter uma boa drenagem.
Quanto à irrigação, podem ser irrigadas diariamente, desde que se observe a quantidade de água para não encharcar a planta ou criar poças d’água no entorno. Também é importante fazer poda de limpeza e remover ramos mortos, sempre que acabar a época de floração mais intensa.
No paisagismo, é uma planta que dá um toque especial em diversas situações, podendo formar agrupamentos com outras plantas (sempre observando a necessidade de solo e água) ou como maciços isolados. Também ficam magníficas plantadas em renques próximas aos muros ou cercas, fazendo o papel de cercas-vivas.
No paisagismo, é uma planta que dá um toque especial em diversas situações.
Formada em Engenharia agronômica, pela Escola de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ-USP e em Direito, pela Instituição Toledo de Ensino.
Tem pós graduação em Gestão Ambiental, pela ESALQ-USP e em Técnicas de Treinamento em Engenharia Agrícola, pela Sociedade Agrícola Alemã.
Desenvolve projetos de paisagismo, tendo experiência como proprietária da empresa Estado de Sítio Paisagismo, como professora universitária da disciplina e na direção de Horto Florestal , além de atividades de extensão na área ambiental e como colunista do tema.
Toleram o frio ou geadas?
Fernando,
Ela é uma espécie indiana, de bioma tropical e não tolera frio.
Abraços