Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Um toque de cor

A crossandra é uma planta que dá um toque especial em diversas situações.

No paisagismo, é uma planta que dá um toque especial em diversas situações

No paisagismo, é uma planta que dá um toque especial em diversas situações

Para quem procura um toque de cor permanente no jardim, com beleza e praticidade, a crossandra é excelente opção.

Ela pertence a um gênero de plantas floríferas, nativo da África e Ásia, que contém cerca de cinquenta espécies, sendo a mais comum a Crossandra infundibuliformis, conhecida popularmente como crossandra-laranja ou crossandra-salmão, devido à coloração de suas flores.

As plantas desse gênero podem chegar a quase um metro de altura e apresentam algumas flores durante todo o ano, porém especialmente em épocas que outras plantas não costumam florescer, fazendo delas uma ótima opção para se ter flores no jardim ou em vasos durante todo o ano.

Apesar de serem plantas perenes, as crossandras acabam perdendo o vigor inicial, mesmo quando cuidadas adequadamente. Por isso, é aconselhável renová-las a cada 3 ou 4 anos.

São consideradas plantas de sol pleno e meia-sombra. No entanto, notamos que à meia-sombra adquirem aparência mais bonita, com folhas mais brilhantes.

Para quem deseja cultivá-las, é interessante conhecer alguns cuidados essenciais, como: preferem solo ricos em matéria orgânica e úmidos, mas não encharcados. Uma boa dica é utilizar, no plantio, solo misturado a adubo orgânico e areia grossa, no intuito de auxiliar o crescimento da planta e ter uma boa drenagem.

Quanto à irrigação, podem ser irrigadas diariamente, desde que se observe a quantidade de água para não encharcar a planta ou criar poças d’água no entorno. Também é importante fazer poda de limpeza e remover ramos mortos, sempre que acabar a época de floração mais intensa.

No paisagismo, é uma planta que dá um toque especial em diversas situações, podendo formar agrupamentos com outras plantas (sempre observando a necessidade de solo e água) ou como maciços isolados. Também ficam magníficas plantadas em renques próximas aos muros ou cercas, fazendo o papel de cercas-vivas.

No paisagismo, é uma planta que dá um toque especial em diversas situações.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

2 Comments

  1. Toleram o frio ou geadas?

    • Fernando,

      Ela é uma espécie indiana, de bioma tropical e não tolera frio.

      Abraços