Westringia fruticosa

dez 16, 2016 por

alecrim-australiano, alecrim-costeiro, rosmarino, romarino, alecrim-do-litoral

Bastante parecido com o alecrim se diferencia deste por não ser comestível, não ter perfume e pelo formato oblongo, isto é, mais atarracado. Outras das características marcantes é sua preferência por áreas de restinga, onde convive normalmente com a maresia e a salinidade que os ventos – mesmo os mais intensos – trazem do mar. Suporta longas estiagens e frios marcantes acompanhados por geadas leves, fato que o torna ideal para a região sul do Brasil se adequando, entretanto, ao clima litorâneo de São Paulo e do Rio de Janeiro. De crescimento rápido, prefere solos permeáveis, arenosos e alcalinos, sendo recomendado a adição de calcário dolomítico por ocasião do plantio. Não é atacado por pragas nem por doenças, portanto podemos considerar esta espécie entre as que, praticamente, não requerem manutenção, a não ser alguma poda eventual para permanecer com aspecto denso.

O nome desta espécie foi dado em homenagem ao sueco Johan Peter Westring (1753 – 1833), médico do rei Carlos XIII da Suécia, que também foi naturalista e botânico. O alecrim australiano é uma planta corriqueira nas falésias, abraçada aos penhascos ou na areia das praias, lugares onde atrai borboletas, abelhas e pequenos pássaros que aproveitam sua ramagem para construírem seus ninhos.

  • Sinônimos estrangeiros: coastal rosemary, coastal westringia (em inglês); romero australiano, romero costero, romerito (em espanhol).
  • Família: Lamiaceae.
  • Características: arbusto perene.
  • Porte: elíptico com 0,80 a 1,60 metros de altura e 1,20 a 2,50 de diâmetro.
  • Fenologia:  ano todo.
  • Cor da flor: brancas, azuis ou lilás com manchas vermelhas e amarelas.
  • Cor da folhagem: verde-escuro na frente e acinzentada no verso.
  • Origem: costa leste da Austrália, principalmente no Estado de Nova Gales do Sul.
  • Clima: Subtropical/temperado, tolera geadas leves.
  • Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.

Posts relacionados

Compartilhe

Comente ou pergunte

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.



2 Interações

  1. Genival albuquerque

    Cidade: Biguaçu - SC

    As suas postagens são Ótimas. 👍👏👏👏👏