Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Pergunte ao Raul – 2020

ATENÇÃO LEITORES

Informe na sua pergunta a sua região(Cidade e Estado). Pois estes dados são fundamentais para a elaboração precisa de sua resposta.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

1.400 Comments

  1. Olá. Muito boa tarde.
    Estou louco por uma muda de Coccoloba pubescens e do Philodendron Spiritu Sancti. Onde posso conseguir.
    Moro no Noroeste Fluminense-RJ. Grato pela atenção.

  2. Raul querido… já cerca de 8 meses tirei um mangá manacá do vaso e coloquei no chão. Estava seco sem folhas, coloquei terra de jardim e húmus, além de colocar cascas de legumes batidas com água. Mantive a rega diária pois a terra é bem seca. Nasceram folhas lindas. Coloquei aquele fertilizante 14-8-18 acho que é isso e deu muitos botões, agora as folhas foram amarelando até Acir todas e os botões caíram tbm. O que posso fazer para ajudar essa planta? Moro em Osasco/ São Paulo.

    • Bom dia querida Gisele,

      Se é a Plumeria rubra, isto é o jasmim-manga, é normal que perca as folhas agora no outono. Caso contrário pode ser que você abusou na dosagem do fertilizante. Neste caso resta esperar que brote novamente na primavera.

      Se é um manacá-de-cheiro (Brunfelsia uniflora), talvez tenha sentido o transplante, entretanto a época de frio pode causar a queda da folhagem. Também precisará de paciência e aguardar temperaturas mais altas.

      Abraços

  3. Olá, tudo bem? onde consigo uma muda de filodendro pink princess ?

  4. Sr Raul, tudo bem?
    Minha mussaenda frondosa está perdendo as folhas no outono e inverno. Como li que as folhas são permanente, gostaria de saber se isso é normal ou devo fazer alguma coisa pra evitar essa queda das folhas. Vou mandar um foto.
    Muito obrigada pela ajuda

    • Olá Fernanda,

      Se você mora em uma região com baixas temperaturas, no outono e no inverno, é normal que ela perca as folhas. Na primavera elas brotam novamente?

      Abraços

  5. Olá ! bom dia!
    Tenho um jasmim e estou preocupada pois está caindo todas as folhas e percebo uma doença nas folhas. Vou postar aqui uma foto da folha que vi na internet da doença . Moro na região Nordeste e na minha cidade temos sol forte praticamente o ano inteiro.

    • Olá Nice,

      Seu jasmim-manga foi atacado pela ferrugem. O excesso de nitrogênio e a umidade alta, especialmente na primavera e nas regiões baixas, favorece esta doença, que surge com manchas amarelo-alaranjadas na face inferior das folhas.

      Retire, na medida do possível, as folhas afetadas e não molhe a copa da árvore.

      Faça três pulverizações, semanais, com Forth Enxofre, nos finais de tarde, impregnando as duas fases da folha.

      Isto irá solucionar o problema!

      Abraços

  6. Conheça a MANGUEIRA MAGICA reduz desperdício de água além de ser muito pratica de usar em seu jardim e também para outros usos acesse o link:

    https://bit.ly/mangueiramagicafacilepraticadeusar

  7. Boa tarde, sr Raul.
    Tem aparecido umas manchas pretas nas folhas da minha cerca viva. O que o sr acha que é?

    Abs

    Adriana – Brasilia

    • Bom dia Adriana,

      Essas manchas pardo-violáceas a negras, que se unem tomando conta de toda a folha, indicam uma doença fúngica, a pinta-preta.

      Remova, na medida do possível, as folhas infectadas, depositadas no solo. Crie uma cobertura morta na área onde estão plantadas, formando uma camada de 5 centímetros no solo. Mantenha as plantas hidratadas no inverno. Pulverize com ureia as folhas caídas, sua decomposição poderá ser acelerada, diminuindo a infestação.

      E pulverize três vezes, quinzenalmente, toda a parte aérea com Forth Cobre.

      Isto irá estimular o desaparecimento da doença.

      Abraços

  8. Ola ! Estou muito triste porque minha Gardenia esta secando. Sua folhas aparecem comidas. Varias amareladas. Jã pulverizei com inseticida biologico, tentei Malathion. Coloquei Calcário misturado a terra, Adubo orgânico e nada dela melhorar. Por favor me ajude. Grata

    • Olá Sal,

      A presença de lagartas, lesmas e formigas indicam esse sintoma de folhas cortadas ou comidas. Acho que o problema não é o de adubação, visto que você já fez isto.

      Tente usar o inseticida Forth Defende, ele é a base de óleo de Neem e muito eficaz para controlar algumas pragas. Mas se forem formigas o Forth Mata Formiga as controla.

      Abraços

  9. Boa noite, Raul!
    Meu nome é Vânia e moro em BH/MG. Mudei um manaca de um vaso para o jardim e ele começou a ficar com as folhas bem escuras, mas tem tb folhas novas nascendo e com coloração normal. Estas folhas escuras é normal ou está com alguma praga? Estao manchadas e bem escuras e sem brilho…

    • Bom dia Vânia,

      Se surgem manchas escuras, de pardo-violáceas a negras, que se unem tomando conta de toda a folha e as folhas acabam caindo, pode ser um sintoma de uma doença fúngica conhecida como pinta preta. Para controlar isto faça três pulverizações, quinzenais, com Forth Cobre.

      Abraços

  10. Boa tarde, sr. Raul. O meu marido trouxe essas batatas de estrelicia (Strelitzia reginae). Será que plantando no vaso ela pode brotar? Eu gostaria de plantar no terreno a onde estamos construindo a minha casinha. A minha mãe adorava essa planta, então eu gostaria de tê-la no meu jardim. São Lourenço- MG

    • Bom dia Luciene,

      Sim, vale a pena tentar, ela se reproduz por rizomas. É interessante no momento de plantar essas batatas misturar na terra um pouco de farinha de ossos.

      Abraços

      • Ok!! Obrigada!!! Uma semana abençoada para o senhor!!! Um grande abraço! Paz e Bem!!!

        • Você, merece, Luciene!

          Abraços

  11. boa tarde sr Raul, quanto tempo demora pra entrega do livro um Jardim para sempre, efetuei a compra no dia 14/05/2020.

    • Bom dia Amilton,

      Em São Paulo os correios estão fechados desde a última quarta feira, por este motivo a demora em entregar o livro.

      A partir de terça feira reabrem as agencias e estaremos providenciando o envio.

      Abraços

      • obrigado.

        • Você merece, Amilton!

  12. Bom dia Raul! Tudo bem com você?
    Pode me ajudar? Hoje pergunto sobre essa conífera que plantei ha 02 anos em uma região de Monte Verde/MG. Ela toma sol, sempre foi bonita e depois de 1 ano e meio, passou a ficar com a parte interna seca e feia. O que faço? Devo podar a parte interna?
    Muuuuito obrigada desde já!!!!

    • Bom dia Juliana,

      Sua conífera foi atacada por ácaros. Faça um tratamento usando o inseticida Boveril, da Koppert, seguindo as orientações do fabricante.

      Por causa da reflexão da luz, uma camada fina de casca de arroz, em volta da conífera, também ajuda a inibir esses ácaros.

      Abraços

      • Boa tarde! A casca de arroz pode ser carbonizada?

        • Bom dia Adriana,

          Sim, carbonizada, ela contêm quase 80% de seu peso em carbono, alta capacidade de retenção de água, sua
          reação é alcalina, podendo ser usada até 1/3 dela junto com os substratos, deixando-os mais porosos, permitindo assim melhor aeração das raízes.

          Abraços

  13. Professor Raul, embaixo das folhas do meu jasmim manga está cheio de pintas laranja. As folhas novas nascem bem. Depois elas ficam com essas pintas, secam e caem. O que é isso? O que devo fazer? Obrigada

    • Bom dia Priscila,

      Isto é ocasionado por um fungo, a ferrugem. O excesso de nitrogênio e a umidade alta, especialmente na primavera e nas regiões baixas, favorece esta doença, que surge com manchas amarelo-alaranjadas na face inferior das folhas de seu jasmim-manga.
      Evitar de molhar as folhas, as atacadas devem ser eliminadas. Faça uma adubação potássica, dissolvendo 50 g de cloreto de potássio em 5 litros de água e em seguida regue. Repita isto mais duas vezes a cada 10 dias e também faça três pulverizações, semanais, com Forth Cobre.

      Estas medidas acabarão com esses fungos!

      Abraços

  14. Professor Raul, embaixo das folhas do meu jasmim manga tem muitas pintas laranjas (foto). As folhas novas estão bem, mas depois ficam com essas pintas, secam e caem. O que é isso? O que devo fazer? Obrigada (jandira – SP)