Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Pergunte ao Raul – 2020

ATENÇÃO LEITORES

Informe na sua pergunta a sua região(Cidade e Estado). Pois estes dados são fundamentais para a elaboração precisa de sua resposta.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

2.403 Comments

  1. Bom di, RAul

    Não consigo achar cal virgem para fazer a calda bordalesa. Ou melhor, não consigo achar saco pequeno. A questão é que eu tenho cal virgem ainda de um saco de 20kg que compramos há vários meses. Mas como só uso 200g por mês, sobra demais, e ela não aquece mais quando misturo com um pouco de água e, dizem que quando não aquece não se deve usar.
    Essa informação é correta?

    Muito agradecida.

  2. Ola bom dia! Deus continu derramando toda sorte de bençãos sobre voce e sua familia!! Sou do ineroior de SP e uma das minhas RD apresentou folha + flores enrrugadas. Poderia me auxiliar com este problema, seguem fotos. Ja agradeço de antemão.

  3. Boa noite gostaria de saber se é normal esta aparencia desta folha esta nascendo assim desta forma?E se ela irá abrir?Obrigado.

  4. Sou de sp são Bernardo do
    Cultivo mais o menos 1 ano e meio e elas sempre estão com algum problema nas folhas e consequentemente os botões não abrem

  5. Boa tarde.
    Raul, tudo bem?
    O que colocar neste canteiro para compor com as bromélias?
    Queria colorir o jardim, já que aqui predomina o verde, que tbm é lindo!!

  6. Boa tarde Sr. Raul,
    Dois dos meus periquitos fugiram…fiquei desolada por pensar que certamente iriam morrer e não conseguiriam sobreviver…Ao ler o seu artigo fiquei com esperança de que poderão sobreviver!!! Tinha lido alguns artigos que a visão sobre este assunto era muito pessimista, pois afirmavam que estes passarinhos não sobrevivem fora do ambiente domestico.
    Muito obrigada!
    Clara (Portugal)

    • Bom dia Clara,

      Sou solidário com sua tristeza…que dor!
      Vamos desejar que eles consigam se alimentar e sobreviver na natureza.

      Abraços

  7. Boa tarde Senhor Raul, tudo bem ?
    Raul, eu moro em Ribeirão Preto, SP e estou com um problema na minha Rosa do deserto. Uma parte do caule dela está verde, mas tem uma parte abaixo que está ficando com uma coloração amarronzada (parece que está secando e está um pouco mole). Isso é normal ou é algum tipo de doença ? Como devo proceder ? Segue foto.
    Agradeço desde já e tenha uma ótima noite.

    • Bom dia Silvia,

      Pela foto não dá para perceber nenhuma irregularidade, porém se está mole pode ser um fungo. Pincele essa parte com pasta bordalesa, tomando o cuidado de atingir totalmente a região afetada.

      Abraços

  8. Olá! Meu cacto mandacaru amanheceu com umas manchas e nelas a textura é mais amolecida. Como tratar. Moro em Fortaleza-Ce.

    • Olá Carol,

      Seguramente é um fungo, conhecido como podridão-azul, bastante comum no Ceará. A doença é mais comum nos períodos chuvosos, desaparecendo na estiagem. A infecção ocorre apenas na parte superior do mandacaru, com manchas escuras, azuladas e amolecidas.

      Pincele as partes afetadas, três vezes, semanalmente, com pasta bordalesa, ela pode ser comprada pronta, como mostra a foto.

      Abraços

  9. olá Sr Raul, tenho um espaço entre muro de arrimo e a piscina de aproximadamente 0.80cm com vários tubos esgoto/hidráulico passando por baixo da terra, será que posso plantar palmeira carpentaria nesse espaço? logo acima da tubulação? com tempo não irá danificar a tubulação?? por favor aguardo ansiosa sua resposta.
    moro no Sul Brasil, Paraná

    • Olá Celma,

      Acabei de responder sua questão em uma outra seção, dizendo:

      O sistema radicular dessa palmeira é fasciculado, com raízes adventícias e várias raízes secundárias. Não são profundas, entretanto se a tubulação estiver próxima da superfície não é recomendável o plantio.

      Abraços

  10. Sou de Limeira – SP

    Tentando enviar a foto

  11. boa noite sr. Raul, tudo bem?

    Comprei umas sunpatiens há uns 3 meses, elas ate que estavam bem, não estavam florindo muito mas a aparência estava saudavel. porém agora as folhinhas novas estão nascendo bem pequenas..; o que pode estar acontecendo..

    obrigada pela oportunidade….

    • Bom dia Elizete,

      Acho que além de pequenas essas folhas estão desformadas. Pode ser um ataque de tripes.

      Aplique calda de fumo.

      Pique 20 g de fumo de corda e coloque num vidro com 1/2 litro de água durante 12 horas (se deixar mais tempo, fermenta), coe e dilua em 2 litros de água. Em seguida pulverize. Repita isto mais duas vezes, semanalmente.

      Abraços

  12. Olá Raul, espero que esteja bem.

    Gostaria de saber se posso usar o Forth Flores nas orquídeas, nas bromélias e também nas violetas africanas.

    E também se posso usar o Forth Enraizador em uma ou outra suculenta que seja mais difícil de enraizar.

    Pode me indicar algum herbicida para um canteiro de suculentas

    Desde já, muito obrigada

    • Olá Catalina,

      Pode sim, mas usando menos dom que o fabricante indica, já que orquídeas, bromélias e violetas africanas tem um ciclo mais lento.

      O Forth Enraizador pode ser usado em suculentas.

      Não conheço herbicidas que atuem bem com suculentas.

      Abraços

  13. Boa tarde Raul, tudo bem com vc? Tenho duas perguntas a fazer sobre a árvore IPE…… você me ajuda? Desde já eu lhe agradeço muito.
    Essa foto que envio foi tirada em Monte Verde/MG. Esse IPE amarelo quase não floresce. Ele tem uma plantinha grudada em todo o seu tronco. Lá eles a chamam de “barba de bode”. Acho que preciso remove-la. Mas como? E gostaria de saber qual das espécies de IPê seria a mais indicada para o local, com belas floradas! Muito obrigada!

    • Boa tarde Juliana,

      O que está grudado no tronco do ipê são líquens. Uma escova, dura, de nylon ou de arame pode ser passada nos troncos e galhos, para retira~los. Passe também pasta bordalesa, para inibir seu surgimento.

      Monte Verde tem um clima temperado oceânico, com temperaturas baixas entre abril e setembro, portanto o melhor ipê é o ipê-amarelo-da-serra (Handroanthus albus), que desenvolve bem nessa altitude.

      Abraços

  14. Olá sr. Raul, comprei um cacto mandacaru e ele veio com essas manchas, o que pode ser?

    Unaí MG

    • Olá Débora,

      Essas manchas são causadas causadas por um fungo, o Phoma. Ele pode ser controlado, para que não se espalhe, pincelando as partes afetadas com sulfato de cobre.

      Abraços