Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Pergunte ao Raul – 2020

ATENÇÃO LEITORES

Informe na sua pergunta a sua região(Cidade e Estado). Pois estes dados são fundamentais para a elaboração precisa de sua resposta.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

2.042 Comments

  1. (Campos, RJ) Olá, boa noite. Tenho um lindo pacová e hoje percebi umas protuberâncias em uma de suas folhas. Achei que pudesse ser alguma espécie de praga, como a cochonilha de carapaça; mas pesquisando um pouco sobre esse tipo de cochonilha não achei muita semelhança. Na verdade, parece que as folhas desenvolveram “verrugas”, pois são umas bolhinhas internas. Consigo, com a unha retirar as bolhinhas, mas para isso preciso descascar uma parte da folha. Não tenho muita experiência com plantas, mas possuo esse pacová há quase um ano e nunca tinha visto nada parecido com isso. Tenho muito carinho pela minha planta e adoraria que alguém com mais experiência me orientasse sobre o que fazer. Desde já, muito obrigada!

  2. Olá sr Raul! Estava procurando dicas de jardim e encontrei seu blog. Tanto pelo seu vasto conhecimento quanto pela presteza e delicadeza que responde a todos.

    Me mudei há pouco, e nos fundos do sobrado plantamos grama, e foi feito daquele jeito com bastante terra em cima. Embora esteja muito seco em Curitiba, parece que a terra está sempre úmida, ao andar na grama fica tudo lameado. Já se passaram 2 meses e muitas partes morreram, apenas as partes em que ninguém anda ficaram plenas.

    Estou na dúvida agora, se tivemos azar de pegar alguém que nos forneceu produto de má qualidade, ou se pelo fato de não pegar sol ali, eu devo desistir de grama e colocar outra coisa.

    Obrigada!

    • Nessa foto da para ver uma parte morta, quase todo o jardim ta assim agora!