Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Pergunte ao Raul – 2019

ATENÇÃO LEITORES

Informe na sua pergunta a sua região(Cidade e Estado). Pois estes dados são fundamentais para a elaboração precisa de sua resposta.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

781 Comments

  1. Segue foto das agaves

  2. Bom dia, querido Raul
    Notei que minhas agraves estão apresentando manchas brancas, amareladas e outras marrom. Serão fungos? Talvez eu tenha regado-as demais? O que faço para tratar esse problema que está se alastrando?
    Grande abraço!

    • Bom dia Nilza,

      É, realmente deve ter sido um excesso de regas. Nesta época chove bastante, portanto não os regue e estimule uma melhor drenagem do solo, afofando a terra e polvilhando carvão bem moído, areia e 300 gramas de calcário dolomítico por m².

      Abraços

  3. Boa tarde, preciso de ajuda com meu manacá da serra. Estão com manchas nas folhas, Moro no RS, região noroeste do estado.

    • segue mais uma foto

      • Fico no aguardo. Muito obrigada.

        • Bom dia Jane,

          Seu manacá da serra foi atacado por fungos. Faça três pulverizações, semanais, com Fulland, um fertilizante mineral composto por fósforo, enxofre e cobre e aplique 30 gramas de sulfato de potássio por m², sob a projeção da copa.

          Abraços

  4. Saudações, Sr. Raul. Tudo bem?
    Quero preparar um canteiro para plantar ervas aromáticas, principalmente hortelã.
    Poderia me ajudar a preparar esse canteiro de forma orgânica? Quais os melhores adubos pra eles;insolação, rega etc…
    Te agradeço de antemão.
    Estou recomendando teu site e livro aos meus amigos. Obrigado por sempre tirar uma parte do seu tempo para nos ajudar. Pessoas como o senhor fazem a diferença nesse mundo!

    • Sou de Socorro/SP.

    • Bom dia meu amigo Valmir,

      A hortelã precisa ser cultivada separada porque é um pouco invasiva, o solo deve ser de um bom substrato adubado com 6 kg de esterco bovino, bem curtido, por m². O canteiro deve estar sob sol pleno e mantido levemente úmido. Não é necessária nenhuma adubação especial. Outras ervas aromáticas podem ser preparadas da mesma forma.

      Obrigado pela recomendações!

      Abraços

  5. Olá Raul! A outra questão é sobre uma grande árvore que existe na casa de um vizinho aqui no condomínio em que moramos em Rio Claro. Eles construíram a casa sob a árvore e ela está apresentando ressecamento de parte de seus galhos. Não temos certeza da espécie. Parece uma Taiuva Maclura tinctoria e o aspecto é de esteja sendo atacada.

    • Oi Rodrigo,

      Isto pode ser causado por brocas. Existem armadilhas específicas, que controlem esses besouros em lojas de insumos agrícolas.

      Abraços

  6. Ola Raul queridão! Tudo bem? Preciso da sua ajuda sobre duas questões. Uma é o meu Ipê que plantei há quatro anos e ele cresceu vigorosamente! De uns meses pra cá apareceram em seu troco grandes rachaduras na casca. O que pode ser Raul? O que devo fazer?

    • Olá Rodrigo,

      Essas rachaduras podem ser um sintoma de cancro-depressivo, para combater isto pincele o tronco com pasta bordalesa, mas antes raspe retirando a serragem morta.

      Abraços

      • Obrigado querido Raul!
        Abraço

        • Você merece, Rodrigo!

          Abraços

  7. Boa tarde Raul, sou vinicius de lençóis paulista SP, em relação ao Acer saccharinum que você me disse para usar enxofre, somente com uma aplicação as novas folinhas já ficaram lindas, muito obrigado!
    Agora outro problema é com o populus Alba (álamo prateado), alguns dos ponteiros que estão em plena brotação começaram a murchar e a secar, olhando nesses novos galhos consigo ver algumas marcas logo na região que já começa a murchar como se algo tivesse apertado o galinho, como se houvesse amarrado uma linha e estrangulado, vou tentar enviar a foto por aqui, se eu não conseguir enviarei pelo e-mail
    Muito obrigado desde ja

    • Bom dia Vinícius,

      Esse sintoma pode indicar várias pragas ou doenças, talvez sejam cigarrinhas e elas podem ser combatidas usando Metanat PM

      Abraços

  8. Caro Raul,
    Bom dia.
    Me chamo Lourenço.
    Trabalho para Sical, uma empresa que já atua no mercado cimentício a mais de 30 anos na fabricação de Blocos de concreto autoclavado. Nossa fabrica esta localizada na serra do Rola Moça em Belo Horizonte.
    Recentemente lançamos um produto voltado a jardinagem, Brita Expandida.
    Um produto completamente inerte, laudados pela Universidade Federal de Viçosa. Ela entra no mercado concorrendo com a Argila expandida com a vantagem de ser 40% mais leve.
    Iniciamos nossa comercialização em algumas capitais BH, SP, ES, Brasilia, Curitiba e estamos expandindo para todo o pais.
    Gostaria de conversar a respeito.
    Você teria um telefone de contato.
    Desde já agradeço
    Atenciosamente,

    • Boa tarde Lourenço,

      Sim, podemos conversar. Ligue no (11) 5676-1230 em horário comercial.

      Abraços

  9. olá
    gostaria de saber sobre a Bismarck palmeira azul diferença entre o tronco fino e a outra tem o tronco grosso e trançado
    qual o nome correto de cada uma

    • está tem o tronco grosso
      a qual gostaria de comprar para meu jardim
      mas vi que existe debtroncos diferentes

      • Olá Grasiela,

        A Bismarckia possui tronco liso, marrom-acinzentado, cilíndrico, muito reto, 20-40 cm de diâmetro, a 80 cm na base, muitas vezes marcado com torções em espiral, no sentido horário ou anti-horário.

        As tranças, que são o resultado de folhas perdidas, caem com o passar do tempo.

        Abraços

  10. Coloquei agua com enxofre q vi na net q era bon pro fungo no pe de louro so que ele secou as folhas novas ele é pequeno tem menos q um metro Belém Pará tem muito sol agora

    • Ruth,

      Talvez aconteceu isto por causa do sol forte, esta operação deve ser feita nos finais de tarde quando o sol é mais fraco.

      Mas não se preocupe, seu louro irá brotar novamente.

      Abraços

  11. OLA CARO RAUL!PLANTEI SEMENTES DE RABO DE RAPOSA NA AREIA COM COBERTURA DE VERMICULITA,POIS AQUI EM TERESINA E MUITO QUENTE E SECO! TIVE ENRAIZAMENTO DE 100% DELAS,AGORA ESTOU EM DUVIDA SE ESPERO O APARECIMENTO DAS PLÂNTULAS OU JÁ RETIRO PARA UM SUBSTRATO MAIS RICO! POIS NÃO SEI QUANTO TEMPO APOS O ENRAIZAMENTO ELE SE DA !!! MUITO GRATO! MARCELO MELO.

    • Olá Marcelo,

      Para transplanta-las, levando-as para um substrato apropriado, deve esperar o surgimento das duas primeiras folhas de cada muda.

      Abraços

  12. Raul, toda vez que podo alguma árvore ela fica doente, geralmente pega algum tipo de fungo.
    O que posso passar nos cortes para evitar isso?
    Muito agradecida

    • Catalina,

      Depois de efetuado o corte, sempre com ferramenta adequada e limpa, é necessário untar a ferida com parafina, pasta selante Biofert Fix ou Calpik, ou também, quando o corte for pequeno, pingando-se uma gota de própolis.

      Abraços

  13. Boa noite!
    Meu nome é Ruth, moro no Rio de Janeiro

    Tenho uma flor do Deserto que está com as folhas em algumas partes amarela das como se fosse ferrugem. O que será que está acontecendo, e o que se trata essa questão?
    Espero pelo retorno e agradeço desde já. Obrigada.

    • Bom dia Ruth,

      Isto se deve a um fungo conhecido com antracnose.

      Pulverize com o fertilizante Forth Solúveis Produtivo. A fórmula garante uma fonte alta de Potássio, necessário para criar defesas contra esse fungo, além de fornecer
      Nitrogênio e micronutrientes. Pode alternar essas pulverizações com o Forth Cobre, ele supre as necessidades de cálcio, cobre e enxofre.

      Estas medidas serão efetivas.

      Abraços

  14. Ola Raul, sou a Monica de Bananal SP, e estou super preocupada, meu limoeiro parece estar secando. O que posso fazer? Tem cura? ab e obrigada!

    • Olá Monica,

      Isto pode ser causado por um cancro. Para o controle recomendo a poda de todos os ramos atacados. Corte toda a casca apodrecida e cinco centímetros de tecidos sadios em volta dela. Em seguida raspe o tronco e aplique pasta bordalesa. Pulverize, com um fungicida sistêmico do grupo dos triazois, repetindo três vezes a cada 20 dias. Todo o material podado deve ser retirado e queimado.

      Abraços

  15. Boa Tarde! Meu nome é Denise e resido em Londrina, norte do Paraná!
    Gostaria de saber onde posso encontrar muda de um arbusto .conhecido como “ orgulho da Madeira” ( Echium candicans)!
    Obrigada

  16. Boa noite, em 2017 lhe perguntei o nome de uma árvore, que nasceu “espontânea” no meu pátio, e não gravei o nome
    … Ela tem uma floração amarela linda, suas folhas lembram, mas tenho consciência absoluta que não é Pata de vaca, tanto a raiz quanto o seu caule tirando a casca é super amarela. Lembro que você me disse que é de grande porte ..

    • Bom dia Maria de Fátima,

      É difícil saber qual é a árvore. Talvez:

      Byrsonima sericea – murici-da-praia;
      Caesalpinia sepiaria – maricá-de-espinho;
      Senna alata – maria-preta;
      Senna australis – fedegoso-rasteiro;
      Senna bicapsularis – canudo-de-pito;
      Senna polyphylla – cássia-baiana;
      Acacia farnesiana – esponjeira;
      Michelia champaca – magnólia-amarela;
      Cassia ferruginea – chuva-de-ouro.

      Todas elas dão flores amarelas.

      Abraços

  17. Bom dia Raul.

    Mais uma vez, obrigado por dividir seus conhecimentos conosco!

    Preciso de uma orientação. Tenho 3 palmeiras imperiais plantadas em casa, faz 4 anos que foram plantas. Desde que plantei, eu faço uso do ForthPalmeiras a cada 3 meses nelas. Hoje notei que uma delas está com uma fissura (foto em anexo), as folhas estão normais, com brotação novas! O que pode ser isso e como agir?

    • Bom dia Henrique,

      Isto pode ser uma indicação de ataque de brocas. Proceda assim:

      Cozinhe 1 kg de sabão de coco numa panela com 3 litros de água;
      uma vez fria, adicione a essa calda 3 litros de querosene. Pincele o tronco 3 vezes consecutivas a cada 7 dias.

      Abraços

  18. Oi, Raul, Sou de Unaí, Minas Gerais, perto de Brasília Distrito federal, clima seco e quente. Tenho um pinheiro tuia ocidentalis compacta, comprei ele e ja tinha umas folhas amarelas perto do caule na parte proxima a raiz. Como fazer ele ficar todo verde. Essas folhas amarelas na base estão ficando marron e caindo. Há alguns brotos verde nesse caule mais amarelo. Está havendo falta de agua?

    • Oi Cristina,

      Acho que isto não se deve a falta de água e sim a temperatura alta de sua região. Não há muito a se fazer, apenas uma adubação rica em nitrogênio, como por exemplo borra de cafe, farinha de sangue ou torta de algodão.

      Abraços

  19. Olá Raul! Como vai? Moro em BH, Minas Gerais. Gostaria de saber se você tem algum artigo do Dr. Roger Ulrich, que relacione o contato com plantas à saúde, para disponibilizar. Desde já agradeço.

  20. Boa Tarde me desculpe, sou Eloisa ! Fiz a pergunta sobre os taludes e esqueci de mencionar que moro em São Jose da Lapa, MG.
    Cuido de um local de eventos e a jardinagem aqui é enorme.

  21. Boa tarde, tenho muitos taludes com grama, mas no período de seca, as gramas ficam amareladas, e agora voltam as chuvas as terras caem e causam erosão. Poderia me indicar alguma planta rasteira que ajude a conter a erosão e seja resistente a seca ? Um talude esta com grama amendoim, mas faz um ano que comecei a plantar. Tenho mais uns 10 taludes então preciso de algo mais rápido. O que me diz da mucuna preta ?
    Grata

    • Bom dia Eloisa,

      A mucuna-preta é resistente a estiagem, mas é anual.

      Lhe recomendo, além da grama amendoim:

      Ipomoea alba-ipomeia-branca,
      Ipomoea purpúrea-ipomeia-roxa,
      Pyrostegia venusta-cipó-de-são-joão.

      Abraços

  22. bom dia Sr Raul! mais uma vez muito obrigada por esse trabalho que nos dedica. Moro em Itatiba , tenho grama esmeralda e ela esta na parte de baixo de um morro e esta com esse problema da foto. Quando rastelei saiu muita palha seca e cheirava mofo. A terra eta dura, compactada a agua escorre nem entra. Posso fazer vários furos na terra com furadeira para a agua entrar? Essa “doença” esta aumentando e não sei o que fazer. obrigada

    • a imagem não havia sido enviada

    • Bom dia Sueli,

      Brusone, ferrugem, mancha de curvularia, podridão de raízes, queima e Rhizoctoniose podem ter afetado seu gramado.

      Proceda da seguinte maneira:

      . Recolha as aparas de grama, após o corte.
      • Regue moderadamente.
      • Regule o corte conforme a estação.
      • Mantenha o ferramental limpo.
      • Não aplique fertilizantes em excesso, especialmente nitrogenados.
      • Pulverize três vezes, semanalmente, com calda bordalesa.
      . Pode arear o solo fazendo esses furos a cada 10 centímetros.

      Se, mesmo assim, o problema persistir, poderá ser eliminado
      com tratamento que utilize como princípio ativo o enxofre.

      Abraços

  23. Oi Raul, minha palmeira esta com uns grumos brancos. Teria alguma forma de tratar ? Muito obrigada

    • Tentando enviar a foto

    • Oi Ilza,

      Esses grumos brancos podem ser cochonilhas, conhecidas como pulgão branco, atacam hastes e folhas sugando a seiva. Causam atrofiamento e podem transmitir viroses.

      Use o inseticida rural Natural Camp ou Combat
      (composto por: Neem, citronela e pimenta). O macerado de urtiga também é eficaz.

      Também polvilhe no solo carvão vegetal bem picadinho, junto com pitadas de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura.

      Abraços

  24. Bom dia .senhor Raul com o conhecimento do senhor o que pode ser apodrecimento de um lado do tronco da palmeira tamareira . está perfeito a palmeira mas apodreceu um lado como posso fazer a recuperação

    • Bom dia Rodrigo,

      Você deve limpar essa ferida com a ajuda de uma escova de cerdas grosas, até chegar na parte sadia da tamareira. Depois passe pasta bordalesa e, em seguida, a pasta selante Biofert Fix ou Calpik, cobrindo totalmente essa ferida.

      Abraços

  25. Antes de tudo Raul, muito obrigado! Vc é nosso porto seguro! Estou em São Caetano do Sul, Grande São Paulo, e quero fazer uma floreira de 25 metros de sunpatiens. Mas não encontro mudas para comprar. Só vasos. Vc tem algum fornecedor? Muito obrigado

    • Oi Milton,

      Sim, é a Cláudia Shinkawa, no Box nº 10 Ceasa/Campinas – (11) 9-9975-0076 e (11) 7891-2436.

      Abraços

    • Você é meu ídolo cara! Valeu!

      • Ah, Milton,

        Obrigado pelo carinho!

        Abraços

  26. Acredito que a foto não foi enviada

  27. Boa tarde professor, sou fascinado por plantas decíduas, adquiri bordos canadenses, e venho apresentando problemas com o bordo silvestre (Acer saccharinum) nessa primavera ele apresentou brotação super bonita e frondosa mas agora as novas folinhas começaram a apresentar enrugamento enerecimento e não se desenvolvem e caem, tive o mesmo o problema o ano passado, já tentei usar calda bordalesa pensando em fungo mas o problema continua, esse ano com a nova brotação achei que o problema havia se resolvido devido a brotação linda

    Lençóis Paulista-sp

    • Tem algum e-mail que eu possa enviar as fotos?

    • Bom dia Vinícius,

      Talvez sejam ácaros. Em geral muito pequenos, possuem oito pares de patas; existem milhares de espécies, entre elas, os carrapatos e os causadores de sarnas. Os que atacam as plantas são: o branco, o rajado e, especialmente, o vermelho, que provoca o aparecimento de manchas avermelhadas no dorso das folhas em posição oposta à das colônias, que vivem na parte inferior, evitando a luz solar. Também ocasionam enrugamento das folhas.
      Combata esta praga pulverizando com enxofre ou com calda sulfocálcica, três vezes, semanalmente.

      Abraços
      Com o tempo, a folha necrosada cai. Outro dos sintomas são
      as verruguinhas que aparecem formando um empolamento na
      superfície foliar, que resulta em uma estrutura oca saliente com a concavidade virada para a face inferior da folha.

      • Muito obrigado pelas dicas, farei isso. Encaminhei as fotos por e-mail

        • Você merece, Vinicius!

          Abraços

  28. Boa tarde Professor.
    Como eu faço para debelar verrugas? Está acabando com o meu jardim! 😔

    • Boa tarde Valéria,

      Você me deixou curioso, como são essas verrugas? Preciso que me explique com mais detalhes para poder lhe aconselhar.

      Abraços

  29. Olá Raul, sou Elizabete moro em Valinhos-SP.Plantei 3 Cycas a um mês e uma delas está com as folhas abaixando, será q irá morrer? O que devo fazer pra recupera lá???
    Grande abraço!!!

    • Olá Elizabete,

      Não vai morrer, mas irá soltar folhas novas.

      Abraços

  30. Olá Raul, tudo joia?
    Me chamo Christiane e moro em Salvador, Bahia.
    Estou com um problema com minha buganville, que sempre foi super saudável e florida, mas há dois meses começou a apresentar uma descoloração em suas folhas e hoje percebi a presença de um inseto micro, verdinho, quase imperceptível, que acho está causando mal na planta. Moro em apartamento e a buganville está plantada num vaso de médio porte, mas como é varanda, ela pega bastante sol. Fiz uma foto e se observar, aparece o inseto na borda superior da folha. Como posso recuperar minha plantinha?… 😢

    • Olá Christiane,

      Acho que sua bougainvillia está com um vírus conhecido como mosaico, talvez esse inseto seja o responsável pela contaminação.

      Pode usar o Actigard, ele é um defensivo que deve ser aplicado três vezes a cada duas semanas. Siga as indicações da bula, o produto é altamente tóxico.

      Abraços