Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Pergunte ao Raul – 2020

ATENÇÃO LEITORES

Informe na sua pergunta a sua região(Cidade e Estado). Pois estes dados são fundamentais para a elaboração precisa de sua resposta.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

2.626 Comments

  1. Boa tarde, Raul!
    Mudei para uma casa e tem esta planta que não consigo descobrir quem ela é.
    Me parece uma planta de clima temperado, o caule e áspero e quebradiço.
    Não vi nascer flor ou fruto ainda.
    Se a foto ajudar.
    Agradeço pela atenção.

  2. Boa tarde Raul!

    Minha questão é sobre a árvore resedá sora (Lagerstroemia indica). A plantei na cidade de Monte Verde, MG, há 02 anos. Na época, ela já estava com 3 anos. Contudo, até hoje ela não floresceu. Já adubei e o solo é maravilhoso. Ela está em pelo sol. O que faço? Será que a altitude esta interferindo em algo?

    Muito obrigada!

    • Boa tarde Juliana,

      Não, a altitude não é responsável pela ausência de florada, mesmo porque na região montanhosa da China desenvolve bem na mesma altitude que em Monte Verde.

      Esse transtorno é devido a um problema nutricional, relacionado ao Fósforo. Para alimentar seu resedá, adicione ao solo, revolvendo em uma profundidade de 15 centímetros, na projeção da copa, 1 kg de farinha de ossos e 200 gramas de superfosfato simples, bem misturados, em seguida regue aos poucos, sem encharcar.

      Isto fará com que floresça na próxima primavera.

      Abraços

  3. Boa noite,
    Sr. Raul, comprei uma muda de Ipe Roxo. O mesmo esta desenvolvendo mas, certas folhas brotam toda enrugada. O Sr. Pode me dizer o que esta acontecendo. Como faço para acabas com isso.

    • Boa noite Antonio,

      O enrugamento das folhas indica a presença de ácaros. Pulverize essas folhas três vezes, semanalmente, com Forth Enxofre, isto resolve.

      Abraços

  4. Boa tarde Raul…Vi uma belíssima Publicação sua a respeito dos Musgos…Acho-os Encantadoramente Lindos… Principalmente aqueles de textura aveludada… Porém não consigo de forma alguma cultiva-los…Nem mesmo aqueles vendidos em Lojas de Jardinagem…O que pode ser ??? Desde já agradeço sua resposta

    • Boa tarde Inaiá,

      Os musgos crescem em superfícies duras, úmidas e sombreadas, isto é essencial!

      Pegue um musgo e coloque-o junto com um pouco de iogurte natural e um pouquinho de esterco não curtido. Amasse bem estes componentes e com um pincel passe a mistura em uma superfície dura, pode ser uma pedra, um velho regador, a casca de uma árvore ou um vaso de barro úmido.

      Em poucas semanas ele estará desabrochando, mas não se esqueça de mantê-lo úmido com água mineral, a água de torneira contém cloro e o musgo não o tolera.

      Abraços

  5. Boa tarde seu Raul,tenho uma dúvida sobre a espécie de Cycas Revoluta, onde 15.550 plantas foram atingidas por um incêndio há 2 anos. Foram plantadas há 12 anos e estão com a fuste medindo em torno de 25 a 30 cm. Grande maioria delas rebrotou, mas o incêndio deixou as fustes com aspecto carbonizado, e as folhas daquelas atingidas estão amareladas, conforme fotografias que seguem em anexo. Ainda, quando retiradas da terra para envasar, percebe-se que elas estão com as raízes apodrecendo. Minha dúvida, o apodrecimento da raiz se dá em razão do incêndio pela diminuição da matéria orgânica do solo? é possível que a queimada tenha reduzido o tempo de vida útil dessas plantas? considerando que estas plantas são adquiridas por consumidores para embelezar jardins, mesmo com o rebrote, há ainda comércio para aquelas atingidas?

    • Boa tarde Juliane,

      As queimadas ocasionam alguns efeitos no solo, por exemplo:

      Elimina microrganismos que auxiliam no desenvolvimento das plantas;
      Extinguem as micorrizas, que são fungos benéficos para estimular o desenvolvimento das raízes;
      Destrói habitats naturais;
      Diminui a umidade da terra, ocasionando sua compactação;
      Provoca a o desaparecimento do nitrogênio e do fósforo, entre outros tantos nutrientes.

      Tudo isto causa um empobrecimento das Cycas. Para melhora-las é necessário uma recuperação do solo com adubos verdes. Eles são o resultado de plantas cultivadas que serão enterradas no momento da floração, a fim de enriquecer o solo com húmus e elementos fertilizantes com ênfase no nitrogênio. Depois de 120 a 150 dias, faz-se um corte na fitomassa (no ponto de florescimento, antes da formação das sementes), incorporando levemente ao solo. O método é considerado de baixo custo e indicado para áreas grandes, de baixa fertilidade. Destacam-se a crotalária, o guandu, a mucuna-preta e o feijão-de-porco.

      Também é recomendada uma irrigação que atinja toda a área de modo homogêneo.

      Estas medidas são efetivas depois de alguns meses, melhorando o aspeto visual dessa produção.

      Abraços

  6. Plantei uma jade trepadeira vermelha a um mês suas folhas estão meio amareladas e com manchas tipo queimando o que posso fazer?Tem alguma coisa que posso usar pra ela desenvolver mais rápido estamos no outono moro em Minas gerais vc poderia me ajudar? Desde já agradeço

    • Olá Patricia,

      Sua jade-vermelha (Mucuna bennettii) pode estar sendo afetada pela ferrugem, uma doença fúngica.

      Pulverize a trepadeira três vezes, quinzenalmente, com o Forth Cobre, não molhe as folhas com água quando rega a planta e faça uma adubação potássica, dissolvendo 50 g de cloreto de potássio em 5 litros de água para regar a muda. Repita isto último mais duas vezes a cada 10 dias.

      Abraços

  7. Boa tarde senhor Raul! Tenho uma sete léguas que está com aspecto de “ murcha” mas não teve mudanças nas regas! Como tive uma dessa em outra cidade que morei e ela acabou morrendo, estou preocupada! O que poderia ser?? Não tem traços de pragas …. poderia ser na raiz?? Moro em Londrina, Paraná! Obrigada!

    • Bom dia Denise,

      Pode ser uma podridão da raiz, eles afetam os caules, deixando as partes atacadas ressecadas e murchas. A razão deste sintoma é o solo muito úmido.

      Tente usar o Trichodermil, da Koppert, ele é eficiente nesses casos.

      Abraços

      • Muito obrigada!

        • Você merece, Denise!

          Abraços

  8. Bom dia Sr Raul!!!
    Minha palmeira azul está cheia de frutos gostaria de saber c são sementes e c posso plantar como saber qdo e o momento?

    • Boa tarde Carmen,

      A Bismarckia nobilis (este é o nome científico) multiplica-se por sementes (FOTO), cuja germinação pode tardar 8 semanas ou até alguns meses. Pode ser feita essa semeadura em qualquer época, desde que a temperatura ambiente não seja inferior a 15º.

      Abraços

  9. Olá Raul!! tudo bem? Antes de mais nada, quero dizer o quanto admiro seu trabalho e o todo o seu conhecimento!! Obrigada por sempre compartilhar. Meu nome é Michelle Deretti, moro em Jaraguá do Sul – SC. Minha dúvida é sobre a poda da minha aroeira mansa. Quero fazer com que ela fique uma arvore com uma copa bonita…no momento ela está vindo meio rebelde sabe…tenho insegurança de fazer uma poda que não dê o resultado que eu espero e que ainda prejudique a planta.
    Você poderia me ajudar? obs.: adicionei uma foto da planta…é a planta em primeiro plano…

    • Bom dia Michelle,

      Agradeço muito seus elogios!

      A poda de formação da copa de sua aroeira-mansa, deve ter o propósito de minimizar e acertar a distribuição dos ramos para uma melhor ocorrência de luz na árvore e assim incentivar o crescimento e, sobretudo, a frutificação. Esta tarefa deve ser feita na semana de lua minguante de agosto.

      Abraços

  10. Bom dia Sr.Raul, falo de Brasília-Df. Tenho um pézinho há mais de um ano e meio de framboesa vermelha em casa em um pequeno vaso. Essa muda recebe o sol da tarde apenas. Ocorre que desde sempre ela foi frágil, morrendo do nada e ressuscitando. Durante esse período ela produziu apenas 1x, sendo limitada a “colheita” a duas framboesas. Desde sempre eu adubei com farinha de osso, carvão, Fort frutas, adubo caseiro de resto de frutas e vegetais e esterco. Atualmente a praga da vez é uma cochonilha de carapaça marrom que removi com uma solução de água, detergente e qboa, aplicando com uma escova de dentes. Ocorre que agora a planta voltou com manchas pretas gosmentas pelo caule e folhas, não sei como acabar com essa praga. Preciso do seu auxílio para ela prosperar. Como devo acabar essa atual praga e fortalecer a muda? Muito grata.

    • Bom dia Isabella,

      A framboesa é de clima temperado, perdendo as folhas nos invernos, isto é precisa de 600 horas anuais de frio para produzir normalmente.

      Essas manchas podem ser ocasionadas por um fungo, o Septoriose e deve ser combatido com três pulverizações, quinzenais, de Forth Cobre. O produto possui cálcio, cobre e enxofre que irão atuar como defensivos.

      Abraços

  11. Boa tarde Sr.Raul.
    Moro no Rio de Janeiro e minhas plantas pegam sol pela manhã.

    Meu problema é num vaso de.porte medio/Grande onde tenho uma tubérgia azul e um hibisco-colibri, onde as folhas apresentam manchas depois amarelas e caiem. Segue foto da folha.

    Faz um mês, retirei as folhas que apresentavam essas manchas , mas voltou pior.

    Fazem 5 meses que tratei esse vaso com óleo neem na terra por uma infestação de conchonilhas de raiz, com sua orientação por este canal.

    Oque devo fazer agora ? Reaplico óleo neem ?

    • Bom dia Igor,

      A foto não chegou até nós, mas pelo seu relato essas manchas amarelas podem indicar uma doença conhecida como ferrugem, o excesso de nitrogênio e a umidade alta, especialmente na primavera e nas regiões baixas, causam esse distúrbio. Para controlar isto faça três pulverizações, a cada 15 dias, com Forth Cobre.

      Suas plantas ficarão livres desse ataque.

      Abraços

  12. Boa tarde. Moro em Jaru/Rondônia e apareceu um inseto, na minha rosa do deserto. Gostaria de saber o nome e se prejudica as plantas. Obrigada

  13. Boa tarde. Moro em Jaru/Rondônia. Preciso da sua ajuda apareceu esse inseto na minha Rosa do deserto. Gostaria de saber o nome e se prejudica as plantas. Obrida.

    • Já que não foi a foto. O inseto é perto e amarelo

      • Preto e amarelo

    • Bom dia Marlete,

      Pode ser um besouro (FOTO). São inúmeras as espécies de besouros que atacam as plantas ornamentais, destacando-se as coleobrocas e as vaquinhas. Com hábitos noturnos, perfuram as folhas.

      Faça assim:
      Coloque 5 pimentas malagueta em um vidro, acrescentando 200 ml
      de álcool para cobri-las, feche o frasco e deixe-o curtir longe da luz por mais ou menos 3 dias. Depois desse tempo o extrato já pode ser utilizado ou guardado em um local escuro. Normalmente 3 colheres de sopa desse extrato, por litro de água, é suficiente para pulverizar sua rosa-do-deserto, repetindo a operação semanalmente por 3 vezes. Faça isto bem cedo de manhã ou no final da tarde, de modo a molhar totalmente as folhas por baixo e por cima e não regue a rosa molhando as folhas, por, pelo menos, 12 horas.

      Abraços

  14. Olá Raul, moro em Curitiba capital, tenho um jasmim manga da flor branca e todo ano quando enche de folhas, vem a ferrugem e não deixa ele florir, tem um metro mais ou menos ainda está crescendo. O que fazer ?

    • Olá Shirley,

      O excesso de nitrogênio e a umidade alta, especialmente na primavera e nas regiões baixas, favorece a ferrugem, que surge com manchas amarelo-alaranjadas ou marrom-avermelhadas na face inferior das folhas. Segue-se o aparecimento de pústulas, geralmente, de cor alaranjada. Evite de molhar as folhas.

      Faça uma adubação potássica, dissolvendo 50 g de cloreto de potássio em 5 litros de água e regue o jasmim-manga. Repita isto mais duas vezes a cada 10 dias e pulverize a copa três vezes, quinzenalmente, com Forth Cobre (FOTO).

      Isto irá solucionar o problema.

      Abraços

    • Olá Shirley,

      O excesso de nitrogênio e a umidade alta, especialmente na primavera e nas regiões baixas, favorece a ferrugem, que surge com manchas amarelo-alaranjadas ou marrom-avermelhadas na face inferior das folhas. Segue-se o aparecimento de pústulas, geralmente, de cor alaranjada. Evite de molhar as folhas.

      Faça uma adubação potássica, dissolvendo 50 g de cloreto de potássio em 5 litros de água e regue o jasmim-manga. Repita isto mais duas vezes a cada 10 dias e pulverize a copa três vezes, quinzenalmente, com Forth Cobre.

      Isto irá solucionar o problema.

      Abraços

  15. Olá, esqueci de dizer: sou de São José do Rio Preto – São Paulo.
    Grande abraço!

  16. Bom dia Sr. Raul, tudo bem? Possuo uma jade Mucuna que esta na segunda floração. A primeira deu poucas flores. Agora estão brotando muitas pencas mas os pequenos botões estão caindo…
    algumas pencas ficam quase sem flores..
    O que fazer?
    Agradeco

    • Bom dia Mario,

      Isto se deve a uma deficiência de potássio. Para resolver isto aplique no solo, revolvendo superficialmente, 50 gramas de sulfato de potássio e o equivalente a 5 litros de cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura (FOTO), juntamente com 800 gramas de torta de mamona.

      A florada vai ganhar firmeza.

      Abraços

  17. Olá, Raul! Sou de Porto Alegre. Tenho esse cactos há cerca de 2 anos, sempre no mesmo local. Agora uma parte dele começou a ficar amarela e com manchas pretas. O que pode ter ocorrido? O que eu faço para tentar salvá-lo? Muito obrigada!

    • Olá Nathália,

      Os cactos são suscetíveis à podridão porque são principalmente tecidos carnudos cheios de água e se regados em excesso acontece isto. Outro fator é a falta de sol intenso, que também pode ocasionar essa podridão.

      Para tratar o cacto, as partes apodrecidas devem ser removidas completamente com a ajuda de uma faca muito bem afiada, deixando o restante da planta com uma aparência firme, como uma maçã. Depois desse tratamento passe nos cortes pasta bordalesa (FOTO), cobrindo totalmente a incisão.

      Isto irá deter essa podridão.

      Abraços

  18. Olá Raul,
    Gostaria de plantar unha de gato em um muro rebocado que fica perto de uma piscina, o sol pega depois do meio dia para toda a tarde. Fiquei em duvida por conta do encanamento. O que O Sr. Acha? O que me indicaria?

    • Olá Aline,

      Se tem encanamentos perto, não recomendo. Prefira o Syngonium podophyllum, ele não é agressivo e gruda no muro.

      Abraços

  19. Ei Raul, o que faço para tirar as manchas das folhas das crassulas?

    • Oi Bettina,

      Essas manchas podem ser a doença do anel preto. Ela produz anéis pretos na parte inferior das folhas das plantas. É causado por um vírus. A doença não mata a planta, mas não existe uma maneira realmente eficaz de trata-la depois de detectada.

      Abraços

  20. Segue foto

    • Olá Marcos,

      Não recebemos sua foto como tampouco algum texto sobre ela. Tente novamente, por favor.

      Abraços

  21. Foto cica

    • Bom dia Adriana,

      Vários fatores malogram o desenvolvimento da cica, por exemplo:

      Excesso de regas. As folhas não devem ser molhadas com água tratada, por causa do cloro.
      Solo muito compacto que impede uma boa drenagem. É aconselhável adicionar areia para tornar a terra mais porosa.
      Pontos brancos ou amarelados nas folhas, escamas ceráceas ou cotonosas , teias finas, são causados por Cochonilhas, ácaros ou fungos (Alternaria ou Cercospora). Este é um dos problemas mais frequentes, normalmente ocasionado por excesso de regas, combinada com sombra em demasia e drenagem deficiente; nesse casos o combate com óleo de neem, resolve os dois primeiros e os fungos são controlados polvilhando cinzas.
      Muita sombra. A planta deve receber mais luminosidade natural.
      Preferem clima seco. A umidade em excesso tem que ser evitada. Devendo ser regadas com mais frequência na época em que novas folhas aparecem.
      Queimaduras nas folhas surgem quando foi cultivada em viveiro sombreado ou em ambientes internos e a colocamos, repentinamente, sob sol pleno, ou quando são aplicados, sob sol intenso, defensivos ou adubos foliar.
      Folhas novas retorcidas e velhas com pontos brancos e pretos. A causa é o ataque de vírus (mosaico). Não existe cura, para isto, a não ser evitar vetores como pulgões, mosca-branca e trips.
      Manchas amarelas e extremidades das folhas secas. Falta de potássio (o K do NPK). Cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura ou cloreto de potássio suprem a deficiência.
      Folhas jovens e brotações novas amarelando, evidenciam uso de fertilizantes errados ou mal aplicados. É preferível o uso de fertilizantes de liberação controlada.
      Brotações retorcidas, indicam falta de luz natural.
      Escamas pulverulentas caindo do tronco, são causadas pelo ataque de cupins. A aplicação de inseticidas alternativos, como o Metarril M103 + boveril B102, da Itaforte, controlam o problema.

      Abraços

  22. Esqueci de dizer sou de Porto Alegre / Rio Grande do Sul

  23. Boa Noite,

    Sr. Raul

    Plantamos 2 Flamboyant faz uns 4 – 5 anos , na frente de casa uma do lado da outra. Entre Dezembro e inicio de Janeiro uma delas floreceu (2 flores). Porem depois disso ela arelou derrepente , caiu todas as folhas e agora restram somente os galhos e uma vagem seca :( Estamos muito tristes pois a outra que estava verdinha começou amarelas também. Detalhe esta que esta somente os galhos ao lado dela tem uma pitangueira poderia ser esta pitangueira matando a mesma? Estou enviando as fotos das nossas queridas árvores, por favor nos ajude!!!!!!

    • Boa tarde Karine,

      A pitangueira não tem nenhuma responsabilidade por isto. Pode ter acontecido uma podridão radicular causada pelo Phellinus noxius ou um ataque de cupins e brocas e até larvas (Pericyma cruegeri) podem ocasionar esse desfolhamento severo.

      Infelizmente não vejo tratamento seguro.

      Abraços

      • Que triste meu amigo :( Mas se elas partirem mesmo vamos tentar novamente plantar novas mudas. Muito obrigada oela resposta !

        • Oi Karine,

          Você merece!

          Abraços

  24. Perdão. A foto não está anexando

  25. Olá! Segue a foto da outra planta. Muito grata por sua ajuda. Att Adriana

    • Oi Adriana,

      Essas manchas são causadas por um fungo, Faça três pulverizações, semanais, com sulfato de cobre.

      Abraços

  26. Olá Sr Raul! Sou Adriana de Brasília. Estou com problema em 2 plantas. A minha cica está secando conforme foto. E a outra está com pontos pretos nas folhas

    • Segue foto da cica

  27. Sr. Raul, replantei a grama esmeralda no jardim ,pegou muto bem. Mas as ervas daninhas como a tiririca já estão brotando a todo vapor!
    Qual melhor herbicida?

    • Oi Elenice,

      O herbicida Sempra é o mais indicado para esse caso.

      Abraços

  28. Bom dia! então tenho algumas mudas de amora que plantei da semente gostaria de saber quanto tempo leva para dar frutos?

    • Bom dia Neuza,

      Quando as mudas estiverem com 10 cm podem ser transplantadas para o local definitivo e os primeiros frutos começam a surgir um ano e meio após o plantio.

      Abraços

  29. Olá, moro na cidade do Rio de Janeiro, e olha como está a minha Costela de Adão. Parece um fungo, só que preto, procurei na internet e não achei nada parecido. Pode me ajudar? O que devo fazer?

  30. Agora foi!