Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Pergunte ao Raul – 2020

ATENÇÃO LEITORES

Informe na sua pergunta a sua região(Cidade e Estado). Pois estes dados são fundamentais para a elaboração precisa de sua resposta.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

1.425 Comments

  1. Mestre Raul, tudo bem!
    Gostaria de indicação de forração para fazer acabamento em canteiro de frutíferas. Plantamos as frutíferas e gostaríamos de retirar o aspecto da terra crua com alguma forração rasteira que não tenham raiz agressiva e que não venha à prejudicar o desenvolvimento de nossas frutíferas. Nosso canteiro recebe 2 horas de sol direto e é bem iluminado ao longo do dia.
    Grande abraço!

    • Bom dia Rodrigo,

      Seguem algumas forrações para essa situação:

      Catharanthus roseus – vinca-de-madagascar;
      Evolvulus glomeratus – azulzinha;
      Neomarica candida – íris-da-praia;
      Bulbine frutescens – bulbine;
      Pentas lanceolata – estrela-do-egito;
      Turnera ulmifolia – flor-do-guarujá;
      Ajuga reptans – ajuga (FOTO);
      Hemigraphis alternata – hera-roxa;
      Polygonum capitatum – tapete-inglês.

      Abraços

  2. Ola. Gostaria de saber o nome desta flor. Característica: ela “dorme” por um período ficando completamente seca depois renasce e fica linda

  3. Ola. Gostaria de saber o nome desta flor. Característica: ela “dorme” por um período. Seca totalmente durante um tempo depois renasce e fica linda assim

    • Olá Jocelina,

      É um Impatiens, talvez o Impatiens walleriana, conhecido popularmente como beijinho, avenca, venca, vinca ou beijo-turco.

      Abraços

  4. Bom dia Raul@
    Mais uma vez precisando dos seus conselhos urgente!
    Meu jasmim está amarelando as folhas. Pode me ajudar? Agradeço sua atenção e retorno.

    • Bom dia Dirce,

      Esse sintoma indica alguma deficiência nutricional. Dependendo do tipo de amarelamento, pode ser cálcio, nitrogênio, ferro, molibdênio, cobre ou manganês.

      Aconselho uma adubação mista, usando o fertilizante Forth Jardim, combinado com 500 gramas de torta de algodão e 300 gramas de farinha de ossos.

      Isto irá devolver o verdor de seu jasmim.

      Abraços

  5. Bom dia, querido Raul
    Minha ALAMANDA está apresentando uma queda constante de botões antes mesmo de florescer. Ela recebe sol principalmente pela manhã, regas moderadas e adubo 4-14-8 a cada 2 meses. Como resolver este problema ?

    • Bom dia querida Nilza,

      Muito feliz em receber uma consulta sua!

      Acho que isto se deve a dois fatores. Falta de sol e deficiência potássica. Na primeira condição seria oferecer um espaço mais ensolarado e para a escassez de potássio, adicione ao solo aproximadamente o equivalente a 10 litros de cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura (elas podem ser conseguidas em padarias ou pizzarias.

      Abraços

  6. Olá Raul, boa tarde!

    Tenho duas plantas que estão sofrendo bastante por aqui.
    Uma é um Cambuci, o qual tem perdido muitas folhas e está com outras tantas com as pontas ressecadas – mesmo as folhas mais novas têm já nascido com as pontinhas escuras.

    A outra é um Manacá de Cheiro, que está com as folhas muito opacas e com manchas mais claras. Além disso, recentemente encontrei algumas folhas com desgastes (como se tivessem sido comidas) e haviam alguns bichinhos pretos no verso das folhas.

    Poderia me ajudar com uma recomendação de tratamento, por favor?

    Muito obrigada e excelente final de semana!

    Carolina (São Paulo-SP)

    • Este é o Cambuci.

    • E este é o Manacá.

    • Mais uma foto do Manacá.

    • Mais uma foto da folha do Cambuci em detalhe.

    • Olá Carolina,

      O cambuci esta deficiente em cálcio e nitrogênio, Adube com o fertilizante Forth Plantio e também com borra de café e torta de mamona. Isto irá recuperar o vigor do cambuci.

      Para o manacá-de-cheiro faça o seguinte:

      Corte em pedaços 250 g de sabão, dissolver em 1/2 litro de água quente, adicionar 40 ml de óleo mineral aos poucos. Dissolva o preparado em água morna e, na hora de pulverizar, utilize 50 g da pasta para cada 2 litros de água fria.

      Abraços

  7. Olá Sr. Raul,

    As folhas da minha muda rosa do deserto estão nascendo desidratadas e murchas. Não encontro sinal de ácaro. estava usando o enxofre, adubei e acrescentei casca de ovo e um pouco de torta de mamona com farinha de osso. Tem alguma coisa que devo fazer aina?

    • Na verdade ela esta enrugadas, até as pequeninas que estão brotando estão nascendo deste jeito. A estaca dela (a imagem de cima) está com folhas mais verde e viva, completamente diferente da mãe (abaixo). Não sei mais o que fazer. Esse pó que estão nas folhas é o enxofre.

      • Olá Anderson,

        Faça uma adubação rica em potássio, usando cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura e borra de café. Isto fortalecerá sua muda, prevenindo doenças fúngicas, como é, imagino, o problema que ela está enfrentando.

        Abraços

  8. Olá Raul. Estou terminando de construir uma casa na cidade de S. Paulo e agora vou fazer o jardim. Como devo preparar a terra? Devo usar terra preta? Calcário? Adubo?

    • Olá Fernanda,

      Em primeiro lugar deve verificar o pH do solo existente e corrigi-lo usando calcário dolomítico; Para retificar o pH ácido, usa-se 150 g por m2 corrigendo um ponto. Ex: se o
      pH do solo for de 6 serão necessários 150 g de calcário dolomítico para atingir a neutralidade do solo, que é 7. Entretanto o pH ideal é 6,5.

      Depois agregue 4 kg por m² de esterco curtido de boi e, se o solo for muito compacto, uma camada de 1 ou 2 centímetros de areia lavada. Também pode agregar 50 g de superfosfato simples por m² e 250 gramas de farinha de ossos por m². Afofe, depois de incorporar tudo, em uma profundidade de 10 centímetros.

      Acho que com isto seu solo ficará muito fértil. Não precisa usar nenhum tipo de terra.

      Abraços

  9. Bom dia Sr. Raul, como vai?
    Te peço ajuda para meus dois abacateiros. Moro em SP capital, em um apto. Iniciei o plantio de 2 abacateiros em vaso, são jovens com cerca de 1 ano cada e aprox 1 metro. Cresceram bem mas agora estão com todas as folhas manchando de marrom, tem folhas que chegam a ficar inteiramente marrrom, folhas murchas. Já tentei retirar todas as folhas doentes, limpar a planta e até passar canela para cicatrizar e pulverizei uma mistura caseira de alho e água, mas nada adiantou. Enviarei imagens, sera que dá pra salva-los? Obrigada pela atenção, abraços Aline

    • Foto

    • Bom dia Aline,

      A foto não chegou até nós. Mas pela descrição deve ser um fungo que está atacando seu abacateiro. A podridão radicular vai murchando as folhas, elas ficam marrons caindo aos poucos, podendo ocorrer a seca total da galhos e ramos e a consequente morte da planta.

      Para controlar esta doença aplique em cada vaso 200 gramas de calcário dolomítico e 100 gramas de gesso agrícola; também pulverize com o fertilizante Fosway a cada 15 dias, repetindo isto duas vezes e alterne esta pulverização como outra do Trichodermil, um fungicida da Koppert.

      Abraços

  10. Olá Raul!
    Minha primavera (em vaso) vira e mexe tem uns bixinhos (insetinhos) puladores e coloridos como esse na foto anexa. São prejudiciais a planta? Se sim, como posso tratá-los? Essas manchas nas folhas da primavera tem a ver com esse bixinho ou são por outro motivo?

    Muito obrigado pela ajuda!
    Sou de São Paulo – SP.

    • Olá Allan,

      Mantenha a folhagem seca, esta é a principal medida de controle dessas manchas e esses bichinhos podem ser combatidos aplicando o inseticida Forth Defende.

      Abraços

  11. Boa Noite Raul, resido em Ribeirão das Neves/MG, e gostaria de saber como usar o adubo npk 4 14 8 em meu gramado (esmeraldas)…

    Obrigado.

    • Bom dia Wanderson,

      Você pode aplicar 50 gramas por metro quadrado e em seguida regar. Entretanto esta não é a melhor fórmula para seu gramado. Prefira o Forth Jardim, ele tem a fórmula 13-5-13 + micronutrientes e pode ser aplicado usando 100 gramas por metro quadrado a cada 4 meses, após o corte, devendo ser regado imediatamente.

      Abraços

  12. Boa tarde Raul

    Isso é fungo? Tem salvação? Existe algo caseiro que resolva ou me desfaço da planta.
    Se puder me ajudar agradeço

    • Bom dia Lourdinha,

      Sim, é um fungo, mas pode ser combatido com este preparado:

      Deixe 100 g de camomila em água fria por 2 dias; em separado,
      ferva 300 g de cavalinha seca em 10 litros de água durante 20 min. Misture as duas soluções. Dilua 1 litro dessa calda em 20 litros de água e pulverize a planta três vezes, semanalmente.

      Também pode usar esta solução:

      Misture 3 partes de água com 1 parte de Leite de Magnésia Phillips e pulverize com essa solução também três vezes, semanalmente.

      Abraços

  13. Boa tarde, Sr Raul. Meu gramado foi tomado por esse mato da foto abaixo. Como posso matá-lo?

    Adriana – Brasília

    • Bom dia Adriana,

      Pode combater esse mato usando o herbicida Emerald Dimy. Siga as instruções da bula.

      Abraços

  14. Olá, Raul!
    Minha Jasmim está com algumas manchas amarelas e cinzas na folhas (foto em anexo). O que acha que pode ser e como posso resolver?
    Obrigado pela ajuda!
    Sou de São Paulo – SP

    • Olá Allan,

      Seu jasmim foi afetado por um fungo conhecido como mancha-das-folhas. Para combatê-lo faça três pulverizações, semanais, com calda bordalesa e também pulverize a cada 30 dias com o fertilizante Fosway.

      Abraços

      • Muito obrigado, Raul! Ajudou demais!
        Só fiquei com 2 dúvidas:

        1) Devo fazer a pulverização e fertilização em todas as folhas ou somente nas afetadas?
        2) Posso comprar a calda bordalesa ja pronta ou melhor prepará-la em casa?

        Obrigado!

        • Allan,

          A pulverização deve ser feita em todas as folhas.

          A calda bordalesa pode ser comprada.

          Abraços

          • Olá, Raul!
            Infelizmente acabei não encontrando o fertilizante foliar da Fosway. Encontrei apenas o Dimy (15 – 5 – 5) da foto.

            Tudo bem eu usar este outro? Além disso, nas instruções de uso, ele recomenda regar a planta (ao invés de pulverizá-la). Tudo bem eu, ainda sim, pulverizá-la ou sigo as instruções?

            • Não Allan,

              esse fertilizante não deve ser usado. Prefira aplicar no solo, cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura e borra de café.

              Abraços

  15. Olá, Raul!
    Minha Jasmim está com algumas manchas amarelas e cinzas na folhas (foto em anexo). O que acha que pode ser e como posso resolver?
    Obrigado pela ajuda!

  16. Bom dia Raul, o que está acontecendo com meu cacto?

    • Bom dia Renata,

      Eu não sei…poderia me esclarecer melhor?

      Abraços

  17. Boa noite, Sr. Raul.
    Eu tenho um pé de chuchu e fiz uma parreira, porém ele está dando muito pouco chuchu e só da na parte de cima da parreira. O local bate sol o dia inteiro. Tem como ele dar mais chuchu? Eu sou de São Lourenço – sul de MG. Muito obrigada e tenha uma abençoada semana.

    • Bom dia Luciene,

      Para estimular a produção do chuchu aplique 250 g de um fertilizante na fórmula 4-14-8 no pé dele e pulverize com Fosway a cada 60 dias.

      Abraços

  18. Olá
    Gostaria muito de ajuda sobre a identificação de uma planta da Amazónia chamada em Alenquer Pará de emenda osso
    Minha mãe me contou como voltou o movimento dos dedos e punho (iria fazer cirurgia devido a uma torssao e não foi preciso),durante a conversa ela me mostrou a tal planta e me deu umas batatinhas e trouxe para Goiânia onde moro e plante em um vaso,o resultado foi que gostou do clima do cerrado com uma folhagem lindíssima e trepadeiras e dependurada fica pendente de cor verde claro com manhas esbranquiçadas dando um tom prateado, todos que gostam de plantas que me visitam ficam encantados com sua beleza, já fiz muitas mudas e presenteie os amigos, estou afim de fazer um viveiro para cultivar e comercializar a linda planta
    Será que pode me ajudar com ID e orientação
    Grata pela atenção

    • Olá Núbia,

      A planta a que se refere deve ser a Dorstenia brasiliensis, conhecida como liga-osso. Não tenho conhecimentos sobre ela, mas você pode pesquisar na Internet usando o nome científico.
      Boa sorte!

      Abraços

  19. Preciso saber o nome dessa palmeira me venderam como dacklifera tamareira não a canarienses

    • Renato,

      Eu precisaria ver a foto, não chegou nada até nós.

      Abraços

  20. Olá Raul, minha planta está com uns bichinhos que estão a matando. Como solucionou este problema? Me ajude, por favor.

    São Paulo capital.

    • Olá Barbara,

      Sua pergunta já foi respondida em outra página.

      Abraços

  21. Raul,
    essa é a foto da sapatinha de judia. E as folhas no geral não tem aquele verde vistoso. As folhas da madressilva em geral também perderam o verde vistoso que tinham.

  22. Raul,
    as fotos não estão indo pelo celular. Estou tentando pelo computador agora.
    Se fosse possível, eu deletaria os comentários anteriores. desculpe.

    Essa foto é um detalhe madressiva. Nas outras há filas inteiras de folhas totalmente amareladas, vão ficando assim gradativamente nos últimos meses.

    • Bom dia Guilherme,

      Sua sapatinho-de-judia e a madressilva foram afetadas por antracnose, esse fungo ataca as folhas, deixando manchas
      pardas e perfurando-as, recomendo a poda e destruição das folhas doentes e três pulverizações, semanais, com Forth Cobre, nos finais de tarde.

      Abraços

      • Olá Raul! Obrigado pelo retorno!
        Faço esse procedimento durante quantas semanas?

        Sobre as várias folhas que caíram, deixando várias partes da planta sem folhas, elas voltam a crescer e dar volume novamente?

        • Olá Guilherme,

          Como me referi na resposta, são três aplicações, semanais.

          Faça uma poda, eliminando os ramos secos, desta forma irá incentivar novas brotações.

          Abraços

  23. Raul,
    E sobre a sapatilha de judia, as novas folhas nascem bem, as vezes com tons amarelados, e as pontas vão ficando secas até que caem. A planta continua se expandindo, mas as folhas caindo.

  24. Olá Raul,
    A foto da madressilva não foi. Vou tentar de novo.

  25. Olá Raul, sou de BH/MG. Minhas plantas estão em vasos e na cobertura. Há muito sol até umas 14h, depois é indireto mas a iluminação é muito boa. Ventilado tb.

    Faço adubação periódica com NPK, farinha de osso e ovo, esterco limpo, o normal.

    Minhas duas trepadeiras estão com problemas e já procurei resolver e nao consigo saber o que fazer.

    Madressilva: há 4 meses as folhas tem ficado Com partes amareladas, e outras folhas ficam amareladas em parte, e Em algumas encontro pequenos pontinhos pretos. as folhas vão secando, e caem, principalmente na parte mãos próxima do vaso.

  26. Bom dia!! Sou de São Lourenço – MG. Eu venho observado que está aumentando a quantidade de uma lagarta no meu jardim. O meu marido não deixou que eu tirasse, pois ele disse que iria virar borboletas, mas até agora nada. Elas estão só se multiplicando e devorando as minhas plantas. Como eu faço para acabar com elas? Eu fico com pena, mas estão devorando tudo. Obrigada pela atenção!!!

    • Bom dia Luciene,

      O inseticida biológico para lagartas Dimypel é o melhor para controla-las nas plantas ornamentais.

      Abraços

      • Sr. Raul, elas estão no chão, no gramado, eu posso passar esse inseticida, pois tenho 5 gatos. Muito obrigada!!!! Um grande abraço!

        • Luciene,

          O inseticida Dimypel não oferece perigo para gatos, mas mantenha a embalagem longe deles.

          Abraços

  27. Bom dia!

    Em meu jardim estão aparecendo estás lagartas, foto, o que posso fazer para acabar com elas? Deixei achando que virariam algum inseto logo, mas não viraram e estão comendo tudo.

  28. Prezados Raul,
    Em busca de nova proposta de trabalho na área de Paisagismo e Jardinagem, apresento-lhes meu currículo anexo. Entre minhas características básicas encontram-se: adaptabilidade, responsabilidades, dedicação ao trabalho e bom relacionamento interpessoal.
    Possuo amplos conhecimentos em descrição taxonômica de espécies vegetais ornamentais nativas e exóticas. Experiência no planejamento de recuperação de áreas verdes, desenvolvimento de projetos em AutoCAD – 2D, rotinas de implantação e manutenção de jardins.
    Informo ainda que estou disponível para viagens ou mudança imediata de cidade, de acordo com a necessidade da organização. Total abertura para condições salariais e de contratos de serviço.
    No aguardo de contato, coloco-me à disposição para prestar-lhes mais esclarecimentos.
    Atenciosamente,
    Marcelo Favero Paes
    11-95772-5660

    • Bom dia Marcelo,

      Agradeço o contato assim como sua disponibilidade, entretanto não disponho de vagas para sua categoria.

      Aproveito para lhe desejar sucesso na sua procura.

      Abraços

  29. Estou encantada com seu blog Raul! Tudo que precisava saber sobre sapatinho de judia, encontrei aqui. Explicações e respostas precisas. Parabéns! Tenho uma casa de campo no interior de Minas, e vc me ajuda muito.

    • Muito obrigado, Adlaine!!!
      Espero poder continuar auxiliando-a sempre!!!

      Abraços

  30. гидра – гидра телеграмм, гидра официальный

    • Я не поняла