Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Pergunte ao Raul – 2020

ATENÇÃO LEITORES

Informe na sua pergunta a sua região(Cidade e Estado). Pois estes dados são fundamentais para a elaboração precisa de sua resposta.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

1.425 Comments

  1. Boa noite Raul!!

    Queria plantar Pinheiro de buda perto de um muro q dá para uma piscina, vc indicaria? O processo de crescimento desta planta é lento, em quanto tempo uma muda de 40 cm atinge 2m? Obrigada!

    • Bom dia Aline,

      O pinheiro-de-buda (Podocarpus macrophyllus) é de crescimento lento, podendo alcançar 2,00 metros de altura em três anos. Pode ser cultivado perto da piscina, já que suas raízes não são expansivas.

      Recomendo também as seguintes para esse local:

      – Polyscias guilfoylei – arália-cortina;
      – Bauhinia galpinii – bauínia-vermelha (FOTO);
      – Leea coccinea – léia;
      – Pseuderanthemum atropurpureum – pseudoerântemo.

      Abraços

  2. Olá! Tem 3 pés de manacás de cheiro aqui no bairro e eu queria muito umas mudas! Peguei 10 galhos jovens de 40cm. Queria dicas de como fazê-los enraizar!

    • Olá Giovanna,

      A reprodução do manacá-de-cheiro deve ser feita por meio de estacas menores e maduras, com mais ou menos 20 centímetros de comprimento. Elas precisam ser fincadas em solo arenoso, em local sombreado, esperando para soltarem raízes. Isto irá acontecer em algumas semanas, dependendo da temperatura ambiente, que não deve ser muito baixa.

      Abraços

  3. Boa noite Raul! Não consegui enviar a foto do meu chifre de viado.
    Vou tentar novamente pra ver se você pode me orientar como devo proceder para solucionar esse problema.
    Obrigada!

    • Bom dia Sandra,

      Eu já respondi a sua pergunta, mas se achar prudente enviar a foto pode faze-lo.

      Abraços

  4. Oi Raul tudo bem ? Moro em apartamento e minhas folhagens não estão muito felizes .. folhas amarelas , queimadas com furos , murchas ou secas.. descobri que meu substrato não é adequado pois misturei só húmus. Seria esse composto um bom substrato para folhagens como jiboia e hera, além das suculentas?
    Composição: Turfa, casca de pinus moída e compostada, vermiculita, composto orgânico fórmula Biomix e aditivos minerais. Contém fertilizante

    • Oi Aura,

      O Biomix é um bom substrato, assim como o Forth Condicionador Floreiras. Mas você pode estimular um melhor desenvolvimento de suas plantas adubando com farinha de ossos, torta de algodão e cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura. Ainda pode acrescentar mais ou menos uma colherinha do fertilizante Forth Jardim diluído em 1 litro de água, por vaso, a cada 3 semanas.

      Abraços

  5. Bom dia Raul
    Adorei este seu blog. Ele contém excelentes dicas e ideias de todos os tipos.
    Além disso, gostei de ler sobre algumas dúvidas de leitores e que vc as respondeu. Algumas coisas que eu também ficava me perguntando e estava na dúvida.
    Muito legal mesmo!
    Eu trabalho com diferentes tipos de gramas, fornecemos para todo o País, e muitos de meus clientes pedem algumas dicas de jardinagem, paisagismo etc. Agora,com certeza vou indicar este seu site para meus clientes. Tem muitas dicas ótimas mesmo!
    Obrigada

    • Bom dia Esmeralda,

      Fico muito contente com seu comentário. Ele é um estímulo para nosso trabalho e espero que nos acompanhe sempre.

      Um grande abraço

  6. Olá Raul. Tenho esse bambuzinho que está plantado com substrato em um pote
    tamanho 06. Ele está apresentado as pontinhas da folhas ficando seca. O que pode ser? Quais são os cuidados que devo seguir?

    Muito obrigada

    • Olá Lara,

      Seu bambuzinho é uma Dracaena sanderiana e o problema deve ser o resultado de regas insuficientes. Mantenha esse substrato sempre úmido e faça uma adubação com o fertilizante Forth Jardim, usando uma colherinha diluída em 1 litro de água a cada 30 dias.

      Abraços

  7. Olá Raul

    Perguntinha rápida,

    Posso colocar forte fruta nos morangos, e nos tomates ?

    Um bom dia e obrigada

    • Forth Fruta*

    • Olá Catalina,

      Sim, pode, mas observe que nos morangos deve colocar apenas 10 gramas por cada litro de água a cada 15 dias e nos tomates pode ser o dobro. Sempre deve regar imediatamente após a aplicação.

      Abraços

  8. Bom dia, sou de Pernambuco, gostaria de uma orientação, na minha casa tem um chifre de veado pendurado na mangueira, porém um lado inteiro está como se tivesse apodrecido, (esfarelando,caindo os pedaços). O que posso fazer? Ele vai morrer? Segue foto.

  9. Bom dia, sou de Pernambuco, gostaria de uma orientação.. Meu chifre de veado é enorme e fica pendurado na mangueira ,um lado inteiro está como se tivesse apodrecido, esfarelando,caindo os pedaços.
    O que fazer me ajude,será que vai morrer?

    • Bom dia Sandra,

      sua pergunta já foi respondida.

      Abraços

  10. Oi Raul, tudo bem?
    Sou o Allan de São Paulo (SP).
    Queria tirar 2 dúvidas com vc sobre minha Oliveira (plantada em vaso).

    1) Ela está com essa manchinhas pretas em baixo de algumas folhas (foto)? São fungos? Se sim, existe alguma solução que não seja prejudicial a cachorros (tenho uma aqui em casa)?

    2) Como vc recomenda que seja feita a poda da oliveira? Quando a poda deve ser feita?

    Muito obrigado pela ajuda!
    Abraços!

    • Oi Allan,

      Sim, é um fungo conhecido como ferrugem e você pode combate-lo pulverizando três vezes, semanalmente, com Forth Cobre, sempre tomando o cuidado de que isto atinja as folhas por baixo e por cima.

      Você pode podar sua oliveira na primavera ou no início do verão quando a árvore começar a soltar seus botões de flores. A poda de uma oliveira enquanto ela está em flor permite avaliar a colheita provável antes de aparar. Mas atenção, não a pode durante o primeiro ou o segundo ano de crescimento, faça isto quando ela tenha pelo menos quatro anos de idade.

      Abraços

  11. Meu chifre de veado é enorme e fica pendurado na mangueira ,um lado inteiro está como se tivesse apodrecido, esfarelando,caindo os pedaços.
    O que fazer me ajude,será que vai morrer?

    • Sandra,

      Deixe seu chifre-de-veado secar entre as regas. Ele deve ficar completamente seco durante todo o tempo, entre as regas. Uma causa comum de podridão e perda de folhas é o excesso de água. Os sinais incluem manchas pretas nas folhas que podem se espalhar rapidamente e matar a planta.

      Faça pulverizações com Biotrich, ele é um composto orgânico a base de ácido úmico, quirela de arroz, melado e Trichoderma sp. Isto irá solucionar essa infestação.

      Abraços

  12. Boa noite Raul ,
    nessa orquídea da foto não consegui identificar oque está atacando , para poder escolher o tratamento .
    Tirei ela da árvore dei uma boa limpada lavei bem , tem várias raízes novas e brotos que também começam com as mesmas pintinhas e esbranquicamento assim depois necrosan .
    como tratar ?
    Muito obrigada

    • Bom dia Vanessa,

      Não recebemos a foto…infelizmente. Tente novamente, para poder diagnosticar e solucionar o problema de sua orquídea.

      Abraços

  13. Estou tentando mandar a foto da tuia mas tá difícil de carregar. Só completando o meu comentário anterior,Sou de JUNDIAÍ SP.

    • Oi Edilene,

      A tuia-holandesa requer regas diárias, deixando o solo levemente úmido, mas nunca molhe as folhas, porque isto pode atrair fungos, como por exemplo o Botrytis, que deve ser o que afetou a sua.

      Não use nenhum fertilizante nitrogenado, tire as folhas secas e pulverize com enxofre da Kolossus. Contudo, isto deterá o processo, mas nas partes secas não haverá brotações novas.

      Abraço

  14. Oi Raul!
    Tenho uma tuia holandesa plantada no Jardim e de uns tempos pra cá começou secar por baixo e meio ficando verde mais por cima.
    Não sei o que esta acontecendo. Ela brotara novamente onde secou ?

  15. Bom dia, Raul. Tudo bem? Vou repaginar um jardim onde o cliente quer flores. Gostaria de colocar hortênsias, mas estou com medo devido a região que estamos localizados. Cidade de Americana interior de São Paulo, mais faz calor do que frio. Gostaria de uma opinião sua a respeito. Desde já agradeço um forte abraço.

    • Bom dia Ivana,

      Realmente Americana não é muito propícia para as hortênsias. Recomendo estas que conseguem um porte parecido e florescem bem:

      – Pachystachys coccinea – camarão-vermelho;
      – Justicia brandegeana – camarão;
      – Ruellia elegans – ruélia-vermelha;
      – Ruellia coerulea – ruélia-azul;
      – Barleria cristata – barléria-roxa (FOTO);
      – Pachystachys lutea – camarão-amarelo.

      Abraços

  16. Continua.

  17. Boa noite,Raul! Tudo bom?

    Tenho essa planta há mais de 15 anos, sempre achei q era cacto mandacaru, mais me falaram q não. Não sei o que está acontecendo, cada dia ficando com umas partes mais secas, queimada e amarelando. Coloquei 10 10 10, e diminuir as regas pra ver se melhorava. Se puder me ajudar desde de já agradeço. Sucesso…Obrigada!
    Confira o antes e depois, de partir o coração. Apesar de o antes ter tb umas partes sequinhas.

    • Faltou as fotos…

    • Bom dia Bruna,

      É uma Euphorbia trigona, conhecida como cacto-candelabro, mas na verdade é uma Euphorbiaceae africana, muito bem adaptada ao clima semiárido. Deve receber sol pleno, cultivada em solo muito bem drenado, já que não suporta encharcamentos ou sombra, apodrecendo nestas condições.

      Não adube mais e pincele as partes afetadas com calda bordalesa. Isto irá solucionar essas manchas.

      Abraços

  18. Oi Raul estou tentando mandar a foto para o comentário anterior, pois não foi, talvez pelo tamanho. Campos/RJ.

  19. Olá Raul, boa tarde! Gostaria de pedir sua ajuda no seguinte: No condomínio onde moro existem muitas Pata-de-vaca, e de uns meses para cá reparei que muitas árvores estão apresentando o mesmo problema. Pontos escuros nas folhas que parecem alastrar-se. Seguem fotos. Gostaria que pudesse ajudar a identificar a causa e tratamento para o que está ocorrendo. Desde já agradeço sua preciosa ajuda.

    • Olá Danyel,

      É um fungo conhecido como ferrugem. Recomendo fazer três pulverizações, semanais, com Forth Enxofre, em tempo não chuvoso e nos finais de tarde.

      Isto combaterá a doença.

      Abraços

      • Muito obrigado de novo Raul. Paz!

        • Você merece, Danyel!

          Abraços com paz

  20. boa noite Raul .
    Qual a diferença entre o esfagno e o musgo fofao ?
    Comprei um monte de musgo fofao verde achando que era esfagno .
    Plantei um monte de orquídeas.
    Fará mal para as orquídeas

    • Bom dia Vanessa,

      O musgo-fofão não é indicado para o cultivo de orquídeas, já que ele é uma planta viva. Já o esfagno é um musgo extraído seco, alguns, mais rosados, importados do Chile. Um dos atributos desse esfagno é a alta retenção de água e de nutrientes, causando a liberação lenta para a orquídea.

      Abraços

  21. Outra coisa: tenho limão e mexerica também plantados em vasos e estão com as folhas enchendo de pontos pretos! O que é, como tratar?

    • Luciane,

      Podem ser pulgões. Pulverize essas mudas com o inseticida Forth Defende. Ele combate a praga.

      Abraços

  22. Olá Raul! Sou de Vitória da conquista/BA. TEnho um cacto plantado no vaso, um madacaru. Estava lindo até que resolvi retirar uma muda e desde então o local que retirei a muda começou a apodrecer. O que eu faço? Desde de já agradeço!

    • Olá Luciane,

      Isto pode ser tratado fazendo-se inicialmente uma raspagem para remover o tecido apodrecido até encontrar o tecido sadio; a seguir é necessário fazer um tratamento profilático, passando pasta bordalesa nesse local.

      Pronto!

      Abraços

  23. Boa tarde Raul, tudo bem?
    Sou eu de novo, Verônica, da trepadeira sete léguas que está com ácaro.Já adianto as desculpas pelo longo texto. Te mandei foto há 15 dias, da minha trepadeira com algumas folhas enroladas e você me deu a luz, indicando o enxofre. Já fiz duas pulverizações com o enxofre Forth, com intervalo de 7 dias cada, e foi mesmo uma maravilha. Ela voltou a brotar novos galhos com folhinhas novas, lisinhas e saudáveis. Mas parece que estou correndo em uma esteira ao contrário com essa trepadeira. Fazem somente 5 meses que plantei a muda aqui. Ganhei a muda da minha sogra que disse, cuidado que a bixa cresce muito. E realmente parecia que há cada dia crescia novas folhagens, galhos, e foi subindo. Mas aí teve pulgão. Cuidei com água e sabão, sumiram. Aí as folhas começaram a ficar feias, e parou de crescer. Foi o ácaro. Cuidei com o enxofre, voltou a nascer galhos cheio de vitalidades, aí os pulgões chegaram outra vez. Sempre nas pontas novas, judiando das novas folhas. Tratei com óleo de neem semana passada, acabou os pulgões. Mas vive cheia de formiga, e hoje achei uma lagarta gigante. E hoje reparei que as folhas, mesmo que não enrugadas, estão com manchas de bolinhas pretas. Meu Deus, que que eu tô fazendo de errado? O que eu preciso fazer pra essa trepadeira crescer saudável, livre de todas as pragas e doenças? Eu sempre estou de olho nela, é meu xodó. Analiso cada galhinho minuciosamente, adubei, rego, podo quase todos os dias as folhas que vejo que estão bem críticas. Mas já não sei o que fazer. Será que o senhor poderia me aconselhar? Me ajudar a descobrir o que está acontecendo. Anexei algumas fotos dela, das folhas saudáveis, e das com manchas pretas. Eu não sei se preciso podar todas as folhas que não aparentam saudáveis. Se não vou depenar a coitada. Muito muito muito obrigada desde já. Sou muito agradecida pela sua disposição.

    • Ela hoje.

      • Mais fotinhas.

    • Bom dia Verônica,

      O que está acontecendo com sua trepadeira sete léguas, possivelmente, é desnutrição de algum elemento. As plantas consomem NPK + micronutrientes e deve faltar algoque estimula a presença de pragas.

      Recomendo uma adubação com 500 gramas de torta de algodão, 300 gramas de farinha de ossos e o equivalente a 2 litros de cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura. Tudo isto bem misturado e incorporado ao solo revolvendo superficialmente e regando em seguida.

      Também pode fazer três pulverizações, semanais, com extrato pirolenhoso, a marca Natupirol é uma das mais conhecidas.

      Tudo isto vai fortalecer sua muda!

      Abraços

  24. Olá, Raul!
    Tenho uma orquídea mini-phalaenopsis que está com uma peste, como na foto, acredito que seja um caracol… como posso livrá-la e prevenir que apareçam mais?
    É possível que ela possa ter fungos nas raízes?
    Percebi também que o caracol quebrou a parte que sustenta as flores… é possível nascer outras ainda?
    Obrigada desde já!!

    • A foto não tinha ido.. estou enviando nesse comentário.
      Muito obrigada!!

    • Olá Fernanda,

      Não é caracol e sim cigarrinhas, elas atacam alimentando-se da seiva. Podem transmitir doenças de origem viral e clorose. No estágio jovem ficam protegidas por essa espuma esbranquiçada característica.

      Use o Metarril WP, da Koppert. Ele é eficiente para o combate dessa praga.

      Abraços

  25. Olá Raul.

    Possuo um gramado no qual estão aparecendo, em vários locais, essas “manchas” iguais à da foto. Algumas são pequenas, outras alcançam uma área maior.
    Até recentemente, o jardineiro cortava o gramado bem rente ao solo, e com frequência quinzenal, o que acredito, pode ter contribuído para o surgimento de algum fungo. Diante disso, e no intuito de buscar uma recuperação, nas últimas semanas decidimos passar a cortá-la e mantê-la um pouco mais alta (5cm).
    Nas próximas semanas aplicaremos calda bordalesa (nossa ideia é realizar três aplicações, com intervalo de uma semana entre elas).

    Qual seu diagnóstico sobre o problema? Será que é mesmo fungo? Você acha que estamos adotando medidas adequadas? Quais medidas você recomenda?

    Moro em Florianópolis, SC.

    Parabéns pelo trabalho e muito obrigado desde já pela ajuda!

    • Raul, por algum motivo a foto não foi anexada…
      Para facilitar a sua resposta, enviei uma cópia da mesma para os endereços adm.raulcanovas@uol.com.br e contato@jardimcor.com
      No aguardo, agradeço.

      • Oi Marcos,

        Acabei de olhar a foto que nos enviou. É rhizoctoniose.

        Abraços

    • Olá Marcos,

      Essas manchas podem ser um sintoma de Rhizoctoniose. Manifesta-se nas seguintes condições: temperatura noturna de 10º a 16 ºC; em folhas molhadas por vários dias, por mais de 10 horas e em solos mal drenados; com poda de altura baixa e com excesso de matéria orgânica ou de nitrogênio; em áreas sujeitas a sombreamento ou pouco arejadas.
      Seus sintomas são manchas circulares de amarelo a avermelhado, que variam de 2,5 cm a vários metros de diâmetro nas áreas gramadas.

      Evite irrigação no fim da tarde nos períodos de outono/inverno e eleve a altura da poda dos gramados.

      Além da calda bordalesa, use o fungicida orgânico BioTrich, ele tem ação de controle desses fungos e siga as instruções do fabricante.

      Abraços

      • Ótimo!
        Muito obrigado pelas dicas, Raul!
        Grande abraço!
        Marcos

        • Você merece, Marcos!

          Abraços

  26. Bom dia Marly,

    Não é normal. Seu limão galego foi atacado pelo ácaro-da-leprose. Para eliminar esta praga, faça três pulverizações, semanais, com calda sulfocálcica.

    Isto soluciona!

    Abraços

  27. Olá Raul, minha costela de Adão está cheia desse “acaro”(?)… o que posso fazer?
    Monica Bananal SP

    • Olá Monica,

      Combata esses ácaros pulverizando três vezes, semanalmente, com enxofre ou com calda sulfocálcica. Também uma camada fina de
      casca de arroz, em cima da terra, os inibe.

      Abraços

  28. Boa noite. O meu irmão mora em Cabo frio – RJ, ele gostaria de saber o nome dessa planta e se ela consegue se adaptar bem em São Lourenço-MG ( tempo frio). Obrigada pela atenção, um grande abraço, Luciene.

    • Bom dia Luciene,

      É uma Tibouchina, mas não dá para identificar exatamente qual, apenas pela foto.

      Entretanto acho que, independente da espécie, se adapta bem a São Lourenço-MG.

      Abraços

  29. Raul, boa noite, tudo bem?
    Tenho dois pés de limão, um de limão galego e outro de limão taiti. E de uns tempos pra cá meu pé de limão galego tem ficado com manchas nas folhas e o limão com uma casca com partes secas. É normal?
    Estou em varginha – mg

    Muito obrigada.

    • Bom dia Marly,

      Não é normal. Seu limão galego foi atacado pelo ácaro-da-leprose. Para eliminar esta praga, faça três pulverizações, semanais, com calda sulfocálcica.

      Isto soluciona!

      Abraços

      • Muito obrigada Raul,muito feliz pela sua ajuda.
        Irei providenciar amanhã mesmo.

        • Você merece, Marly!!!

          Abraços

  30. Boa tarde, como estão?

    Tenho esta crassula ovata que está quase sem folhas e por vezes partes esturricadas. Por favor, gostaria de saber o que pode ser e como cuidar.

    Muito obrigada,
    Claudia

    • Bom dia Claudia,

      A Crassula ovata precisa de bastante sol para desenvolver. Faça uma poda dos ramos, suprimindo 2/3 de cada um e dilua 5 ml do fertilizante Forth Cactos em 1 litro de água, regando sua muda a cada 15 dias com esta solução.

      Abraços

      • Boa noite Raul,

        Obrigada pelas orientações.
        Só para complementar pois esqueci de dizer, estou no centro da cidade de São Paulo, a planta fica na terraço / quintal do apartamento no 9andar.

        Abraços,

        • Bom dia Claudia,

          Então ela recebe bastante sol! Isto é bom!!!

          Abraços