Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Pergunte ao Raul – 2020

ATENÇÃO LEITORES

Informe na sua pergunta a sua região(Cidade e Estado). Pois estes dados são fundamentais para a elaboração precisa de sua resposta.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

2.028 Comments

  1. Bom dia,
    Maravilhoso site!
    Tenho na lateral da casa um muro de contenção que está tomado por unha de gato há vinte anos. Não foi podada adequadamente e está com espessura de 15 a 20 cm.
    Quero remover a planta, mas tenho dúvidas quanto ao comprometimento que o muro possa ter sofrido em todos estes anos com umidade e impregnação das raízes da unha de gato nas paredes. Convém remove-la? A casa está em Valinhos-SP
    Obrigada pela atenção.
    Abraço

    • Bom dia Bárbara,

      Obrigado!

      Que dilema! Acho que precisa ver com muita atenção o estado desse muro, para descobrir possíveis rachaduras, neste caso deve cuidar da sustentação desse paredão antes da remoção da unha-de-gato.

      Para retira-la basta cortar as bases dos troncos e em seguida extrair o raizame, cavocando no solo.

      Abraços

  2. Bom dia ,9nde compro filodendros atabapoense mais em conta no Brasil?

  3. Raul, boa noite. Tudo bem? Tenho plantado no meu jardim grama esmeralda. Aos poucos começaram a surgir pequenos círculos com manchas amarelas. Como temos pets em casa relacionamos ao xixi deles, mas, os círculos aumentaram de tamanho e estão em algumas partes do gramado. Um conhecido nosso que tb tem jardim sugeriu o uso de Amstar top o que não surtiu efeito. O que você com sua larga experiência me sugere? Obrigada

    • Bom dia José Roberto,

      Seu gramado foi infestado por Rhizoctoniose, os sintomas são manchas circulares de amarelo a avermelhado, que variam de 2,5 cm a vários metros de diâmetro. Você pode controlar este fungo, aplicando Biotrich. Siga corretamente o procedimento indicado na bula.

      Abraços

  4. Raul, boa tarde. tudo bem? Enviei uma mensagem ontem, porém, me parece que não foi enviada. Moro em Brasilia e tenho um gramado de aproximadamente 350m2 e começou aos poucos com pequenos círculos com manchas amarelas. Como tenho pets em casa, relacionei ao xixi deles, mas, os círculos aumentaram de tamanho e estão em algumas partes do gramado. Um conhecido meu que tb tem jardim me sugeriu usar Amstar top. Fiz 3 aplicações e não resolveu. O que você com sua larga experiência me sugere? Obrigada

    • Bom dia Julieta,

      Seu gramado foi infestado por Rhizoctoniose, os sintomas são manchas circulares de amarelo a avermelhado, que variam de 2,5 cm a vários metros de diâmetro. Você pode controlar este fungo, aplicando Biotrich. Siga corretamente o procedimento indicado na bula.

      Abraços

  5. Raul, boa tarde. Tudo bem? Por gentileza, preciso de sua orientação quanto a grama esmeralda. alem da areia e subtrato 1 x ao ano, tb utilizo uma vez ao ano NPK 10.10.10 (nitrogênio, fosforo e potassio) para estimular o crescimento e deixar o gramado mais resistente a pragas, estou cuidando e nutrindo meu gramado de forma correta? Obrigada

    • Bom dia Julieta,

      Não recomendo o NPK 10-10-10. Prefira o fertilizante Forth Jardim que contém microelementos e sua fórmula é mais apropriada para gramados. Ele pode ser aplicado a cada 120 dias a partir de setembro.

      Abraços

  6. Boa tarde, amigo Raul. Inicio minha mensagem agradecendo pelo auxílio que o senhor vem prestando a todos nós. Tenho em minha casa 150 metros quadrados de grama são carlos, plantada 2 anos atras. O gramado ficou muito bonito no primeiro ano, mas de um tempo pra cá, tem ficado com muitas falhas e com cada vez mais ervas daninhas. Comprei um arejador de solo gardena, para descompactar o terreno e pretendo na primavera cobrir o gramado com areia média e forth condicionador gramados. Quanto dessa mistura eu devo utilizar por metro quadrado de gramado? Existe algo mais que eu possa fazer pelo meu gramado? Segue imagem do gramado para facilitar na avaliação. Abraços.

    • Bom dia Rubens,

      Sou eu quem agradece sua atenção!

      Você deve fazer estas coberturas com um centímetro de espessura, usando 70% de areia e 30% de Forth Condicionador Gramados. Elas podem ser repetidas assim que as brotações surgirem.

      Em setembro pode usar 150 gramas de Forth Jardim por m², espalhando na grama após o corte e regando em seguida.

      Abraços

  7. Olá,qual o nome dessa planta que é capa do seu site.ela é linda e aqui na região que mora ela é fácil de ser encontrar.

    • Olá Wedson,

      Se é a desta foto é um Clerodendron fragrans, clerodendro-perfumado.

      Abraços

  8. Bom dia Raul,

    Como faz para acabar com as formigas lava pé na grama esmeralda?

    • Bom dia Bruno,

      As formigas lava-pé podem ser controladas pulverizando a grama-esmeralda com Formilix.

      Abraços

  9. Boa noite, Raúl

    Por acaso estás coisinhas são algum tipo de cochonilhas?

    Obrigada

    • Bom dia Catalina,

      Sim, são cochonilhas, também conhecidas como pulgão branco.

      Para controla-las faça uma calda de sabão.

      Corte em pedaços 500 g de sabão, dissolva em 1 litro de água
      quente, adicione 40 ml de óleo mineral aos poucos. Dissolva o
      preparado em água morna e, na hora de pulverizar, utilize 100g
      da pasta para cada 5 litros de água fria.

      Abraços

  10. Olá, mestre Raul! Tudo bem?
    Minha jasmim (plantado em vaso) segue com os mesmos sintomas que falamos da última vez (na ocasião, vc mencionou que seria um fungo mancha das folhas e para tratar com calda bordalesa, que foi o que fiz). Além das manchas persistirem, ela está também com pequenos bichinhos em baixo das folhas (como mostra a foto). Como recomenda tratar as manchas e os bichinhos?

    Ah! Tem um agravante que, durante o outono e inverno, essa planta não recebe luz solar direta. Isso pode prejudicá-la muito?

    Obrigado como sempre pelo seu tempo e carinho!
    Estou em São Paulo – SP
    Grande abraço!

    • Olá Allan,

      A insolação insuficiente é um motivo para aparecimento de fungos nesse jasmim.

      Insista com pulverizações de Forth Cobre, que podem ser feitas semanalmente, alternando com outras feitas com macerado de urtiga. Polvilhar no solo carvão vegetal bem picadinho,
      junto com pitadas de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura, também ajuda no combate a esses bichinhos.

      Abraços

  11. Ola Raul boa noite!
    Sou Rita, plantei umas mudas de ipê num terreno que fica na Serra da Bocaina na cidade de Bananal em SP. Já tem mais de um ano e elas estão cada dia mais mirradas, não apresentam nenhum sinal de que vão pra frente, No local a incidência de chuva é alta, somente nos meses de abril a agosto que as chuvas diminuem , o solo é àcido e areno argiloso e têm características de fertilidade. O que pode estar acontecendo?

    Desde já, agradeço,

    Abraço.

    • Olá Rita,

      Bananal está há mais de 400 metros de altura do nível do mar. Os ipês que plantou não devem ser de espécies serranas, como o Handroanthus albus ou o Handroanthus roseo-albus. Eles desenvolvem nessa altura.

      Talvez as mudas que adquiriu sejam de ipês de regiões ciliares e/ou litorâneas. Em todo caso arranque elas e observe se as raízes não estão enoveladas, neste caso faça uma poda delas para liberar o crescimento radicular.

      Abraços

  12. olá boa noite
    Me chamo Carlos sou do rio de janeiro.

    eu adquirir três mudas de mini xsoria tem uns três meses todas estão crescendo cologuei todas em vasos separados mais de iguais tamanho rego sempre as três. Umas das três está com folhas verdes caindo as outras não.

    obrigado pela ajuda

    Carlos

    • Bom dia Carlos,

      Isto pode ser um sinal de perca de nitrogênio e/ou potássio. Misture na terra um punhado de borra de café, para suprir esses elementos.

      Abraços

  13. (a última não carregou a foto, espero que essa dê certo)

    Olá, Raul!
    Minha hera está com os seguintes ocorridos:
    – Bolinhas ou manchas bejes que parecem bichinhos
    – Um pó branco em poucas folhas, junto com essa folha mais “afetada”, com o que parece uma teia de aranha
    – Encontrei também em baixo de uma folha pequenos fios que ligam a bolinhas brancos

    Minhas dúvidas são:
    1) O que são e como posso tratá-los?
    2) Qual a melhor forma de prevenir o aparecimento de pragas? Seria o olho de neem mesmo? Se sim, de quanto em quanto tempo e como deveria aplicá-lo?

    Estou em São Paulo – SP.
    Muito Obrigado pela ajuda!

    • Olá Allan,

      Sua hera foi atacada por ácaros e pulgões. Para controlar essas pragas o óleo de neem é muito eficiente e o Forth Defende é composto desse principio. Pulverize a planta de forma uniforme, particularmente o lado de baixo das folhas a uma distância de 20 cm e repita isto mais duas vezes, semanalmente.

      Abraços

  14. Olá, Raul!
    Minha hera está com os seguintes ocorridos:
    – Bolinhas ou manchas bejes que parecem bichinhos
    – Um pó branco em poucas folhas, junto com essa folha mais “afetada”, com o que parece uma teia de aranha
    – Encontrei também em baixo de uma folha pequenos fios que ligam a bolinhas brancos

    Minhas dúvidas são:
    1) O que são e como posso tratá-los?
    2) Qual a melhor forma de prevenir o aparecimento de pragas? Seria o olho de neem mesmo? Se sim, de quanto em quanto tempo e como deveria aplicá-lo?

    Estou em São Paulo – SP.
    Muito Obrigado pela ajuda!

  15. Bom dia ,Raul!
    Eu tenho um ipê branco que já floriu várias vzs mas nunca deu sementes. Porque isso acontece?

  16. Bom dia ,Raul!
    Eu tenho um ipê branco que já floriu várias vzs mas nunca deu sementes. Porque isso acontece

    • Bom dia Marya,

      É conveniente juntar os frutos diretamente do ipê quando iniciarem a abertura natural e, imediatamente, deixá-los ao sol para concluir a abertura e soltura das sementes.

      Caso isto não aconteça, devemos pensar em uma infertilidade de seu ipê.

      Abraços

  17. Olá Raul, sempre acompanho seu site pra encontrar soluçoes pras minhas plantas! estou com um problema em algumas suculentas que nao descobri o que é, parecem cicatrizes mas esbranquiçadas, aparecem de uma vez. já disseram ser devido a agua nas folhas mas nao costumo molha-las com sol e as imagens que vi na internet parecem diferentes. Saberia o que causa isso? desde já agradeço!

    • outra planta

    • Olá Bruno,

      Ao que parece é uma doença fúngica a que atacou sua Echeveria. Para controla-la use Leite de Magnésia Phillips.

      Misture 3 partes de água com 1 parte de Leite de Magnésia Phillips e pincele as folhas com essa solução três vezes, semanalmente. A alcalinidade do produto combaterá a doença. Mas as manchas não acredito que somam.

      Abraços

  18. Meu manacá está com verrugas. Botões ficam escuros, não abrem. Há algum remédio?

    • Maria Lucia,

      Essas verruguinhas que aparecem formando um empolamento na
      superfície foliar, que resulta em uma estrutura oca saliente com a concavidade virada para a face inferior da folha, são sintoma de ácaros.

      Para controlar essa praga, faça três pulverizações, semanais, com Forth Enxofre.

      Abraços

  19. Segue foto da manacá da serra.

  20. Ola, Raul Cânovas tudo bem?
    Resido na cidade de Apucarana-pr, e possuo uma árvore da espécie Manacá da serra, a mesma esta em período de floração mas começou a apresentar o ressecamento nas ponteiras dos galhos se estendendo as folhas, gostaria de saber como proceder nesse caso.
    Muito obrigada por enquanto.

    • Olá Maria Antonieta,

      Infelizmente não recebemos a foto de seu manacá-da-serra.

      Esse sintoma é raro nessa espécie, já que não é atacada por doenças, mas recomendo três pulverizações, semanais, com extrato pirolenhoso, o Natupirol e o Mokussu são as marcas mais conhecidas. Também pulverizar com Leite de Magnésia Phillips resolve esse ressecamento.
      Misture 3 partes de água com 1 parte de Leite de Magnésia Phillips e pulverize a copa da árvore, alternando com o extrato pirolenhoso.

      Estou torcendo para que resolva isto!

      Abraços

  21. Olá, quero plantar flores em meu jardim que recebe pouco sol. Qual sua sugestão? Obrigada
    Diane
    Sao
    paulo

    • Olá Diane,

      Seguem algumas que florescem em áreas sombreadas:

      Pachystachys coccinea – camarão-vermelho;
      Eranthemum pulchellum – camarão-azul;
      Ruellia chartacea – ruélia-vermelha;
      Clivia miniata – clívia;
      Eucharis grandiflora – lírio-do-amazonas;
      Anthurium andraeanum – antúrio;
      Spathiphyllum wallisi – lírio-da-paz;
      Begonia aconitifolia – begônia-metálica;
      Begonia coccinea – begônia-asa-de-anjo;
      Gloxinia sylvatica – semânia;
      Neomarica candida – íris-da-praia;
      Glechoma hederacea – bálsamo-do-campo;
      Viola odorata – violeta-de-cheiro;
      Impatiens walleriana – maria-sem-vergonha;
      Asystasia gangetica – asistásia;
      Barleria repens – barléria-vermelha (FOTO).

      Abraços

  22. Oi Raul, tudo bem? Muito obrigada por abrir esse espaço para tirar dúvidas. Eu moro em Belo Horizonte, MG. Tenho uma hera unha de gato, ela está perdendo folhas. Aparecem pequenas manchas escuras nas folhas e elas amarelam e caem. Como tratar?

    • Oi Juliana,

      Sua planta foi afetada por um fungo. Faça três pulverizações, semanais, com Forth Cobre.

      Isto provocará a melhora de sua muda!

      Abraços

  23. Boa noite Raul, moro em um apartamento com uma pequena area onde planto em vasos diversos tipos de plantas. porém, em alguns deles, com o tempo a terra começa a ficar esbranquiçada por cima, inclusive na borda do vaso. Parece nao afetar as plantas diretamente. Moro em MG, não utilizo adubos, O que pode ser isso e como resolver?

    • Bom dia Débora,

      Essa manifestação no solo é decorrente de salinização. Com o tempo ocorre a desnutrição da terra.

      Melhore a irrigação, usando água não tratada e adube com farinha de ossos e torta de mamona.

      Isto ocasionará o desaparecimento dessa ocorrência.

      Abraços

  24. Olá Sr Raul Comprei uma casa e há 3 lindas palmeiras rabo de raposa plantadas muito próximas a piscina e sumidouro fossa. Com receio dos danos penso em corta-las’ mas com muita dó principalmente se não for necessário por não representarem esse risco. Por favor me dê sua opinião

  25. Olá Sr Raul. Comprei uma casa que tem três palmeiras rabo de raposa plantadas muito próximas a piscina e ao sumidouro fossa. Com receio penso em corta-las mas com muita pena de de repente elas não representarem perigo de danos a piscina e aos canos. Poderia me responder se realmente corro esse risco e o melhor e corta-las mesmo

    • Olá Alze,

      Você não deve se preocupar com as raízes delas, já que são curtas, não oferecendo perigo à piscina nem aos encanamentos.

      Felicidade na nova casa!

      Abraços

  26. Bom dia.
    Sou de São Sebastião São Paulo.
    Não estou sabendo cuidar desta grama japonesa.
    Que orientação poderia me dar, inclusive sobre adubo.
    Grata.

    • Boa tarde Cristina,

      Depois de alguns anos, o solo onde o gramado foi plantado torna-se compacto; isso é mais comum quando a terra é argilosa; para “soltar” melhor o solo é necessário fazer furos a uma profundidade de 10 a 15 cm com um aerador, que retira pequenas porções de terra, permitindo em seguida fazer uma cobertura de 1 centímetro, com 70% de areia e 30% de Forth Condicionador Gramados. Assim que novas folhas brotarem, pode repetir esta cobertura quantas vezes for necessário, até que ela recupere o verdor e densidade.

      Abraços

  27. Bom dia, sou de São Paulo
    capital, Moema, tenho uma dracaena e sua folhas estão apodrecendo, já cortei, estou regando com fertilizante, mas nada está adiantando, pode me ajudar? E tb tenho um Ficus que estão amarelando e caindo as folhas…helppppp😟😟😟

    • Bom dia Vanessa,

      Recebemos sua mensagem, junto com as fotos, no nosso e-mail. Observei que as pontas da sua Dracaena fragrans ‘Massangeana’ estão queimadas, mas isto é bastante comum nessa espécie e pode ser a falta de umidade ambiente. Recomendo que a pulverize com água diariamente, na parte da manhã.

      Seu Ficus lyrata não apresenta nenhuma anomalia, pelo menos nas fotos que nos enviou, mas, em todo caso, não abuse com esse fertilizante, já que as temperaturas nesta época são baixas e as plantas não assimilam nutrientes.

      Abraços

  28. Bom dia, tenho uma dracaena e sua folhas estão apodrecendo, já cortei, estou regando com fertilizante, mas nada está adiantando, pode me ajudar? E tb tenho um Ficus que estão amarelando e caindo as folhas…helppppp😟😟😟 

  29. BOA TARDE,PALNETI GRAMA ESMERALDA CERCA DE 80 METROS,JÁ FAZEM 90 DIAS,MAS ELA NAO DESENVOLVE,E APRESENTA ALGUNS AMARELADOS.
    fAÇO A IRIGAÇÃO QUASE TDS OS DIAS,MAS ELA NAO CRESCE,DO GEITO QUE CHEGOU EM PLACAS ELA FICOU,DA IMPRESSAO DE GRAMA AMASSADA.
    O QUE TENHO QUE FAZER PARA ELA SE DESENVOLVER E CRESCER.

    • esqueci de dizer moro na região de bauru,clima seco e quente

    • Bom dia Junior,

      Os motivos para sua grama esmeralda não crescer podem ser vários. Por exemplo:

      – Fez correção do pH antes do plantio?
      – Escarificou e nivelou o solo, em fim preparou o solo?
      – Adubou com algum fertilizante rico em fósforo, para que a grama desenvolvesse?

      Aguardo seu retorno.

      Abraços

      • Boa Tarde Raul,

        Pelo que vi o pessoal que palntou,apenas deu uma pequena nivelada,tirou alguns execessos de pedras,e jogaram um pouco de caucario,nada alem disso..

        • Boa tarde Junior,

          Então o serviço não foi bem executado, por isso seu gramado não progride.

          Abraços

          • Bom dia Raul,mas tem algo que vc possa me aconcelhar a fazer,para desenvolver

            • Bom dia Junior,

              Sim, pode fazer coberturas de 1 centímetro de espessura com 70% de areia e 30% de Forth Condicionador Gramados. Estes cobrimentos devem ser repetidos assim que uma nova brotação surgir, tantas vezes quanto necessário.

              Abraços

  30. Olá Raul, gostaria de saber, se você conhece?
    ou se possível, dar mais informações sobre esta planta que avistei no caminho da roça

    • Olá Orlando,

      Você poderia enviar uma foto, por favor, para poder identifica-la?

      Abraços