Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Pergunte ao Raul – 2020

ATENÇÃO LEITORES

Informe na sua pergunta a sua região(Cidade e Estado). Pois estes dados são fundamentais para a elaboração precisa de sua resposta.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

2.028 Comments

  1. Boa tarde. Estas manchas amaronzadas, seriam fungos? Tem tratamento?

    • Boa tarde João Paulo,

      Manchas amarronzadas nas folhas são sintoma de doenças fúngicas. Entretanto preciso de mais dados para identificar o problema. Pode nos enviar mais informações, talvez uma foto?

      Abraços

  2. Prezado Raul: começo agradecendo a resposta que me deu sobre a jabuticabeira há alguns dias. Estou no trabalho de juntar as cinzas que você recomendou. Aproveito para te consultar sobre uma praga que começou numa árvore da minha calçada (alfeneiro?), foto abaixo. Em pouco tempo esta praga cobriu praticamente toda a árvore e até cai no chão, pois fica bem pesada. A praga está passando para a jabuticabeira (consigo fazer catação manual de quase todas), para as tumbérgias erectas e para uma árvore de cravo que tenho no jardim. O que você me aconselha fazer? Agradeço desde já a sua atenção.

    • Olá Marcos,

      Infelizmente a foto que enviou não chegou até nós. Portanto é difícil lhe aconselhar sobre o modo de controlar essa praga.

      Lhe pergunto: qual é a característica da praga? São insetos?

      Aguardo seu retorno.

      Abraços

  3. Segue a foto

  4. Bom dia Sr Raul,
    Parabéns pelo trabalho.
    Minha muda de jabuticaba plantada em vaso ha 3 meses, está com as pontas das folhas secas e um po preto em algumas. O que é isso e o que fazer? Rio de Janeiro RJ

    • Bom dia Helio,

      Sua jabuticabeira foi atacada pela fumagina. Lave as folhas com uma calda de sabão de coco e posteriormente pulverize com óleo mineral a 1%. Repita essa pulverização três vezes, semanalmente.

      Abraços

  5. Olá Raul,

    Bom dia!
    Minha plemele está ficando com as folhas amareladas nas pontas e depois ressecadas. Estou regando de 2 e 2 dias. Achei que pudesse ser fungo coloquei calda bordalesa, mas continua

  6. Olá Raul,

    Bom dia!
    Minha plemele está ficando com as folhas amareladas nas pontas e depois ressecadas. Estou regando de 2 e 2 dias. Achei qie pidesse ser fungo coloquei calda bordalesa, mas continua

    • Bom dia Isabel,

      Isto pode ser um sintoma de falta de potássio. aplique no solo, revolvendo superficialmente, 3 kg de cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura (as de padaria ou pizzaria são ideais) e um punhado de borra de café.

      Pronto!

      Abraços

  7. Oi Raul,
    Gostaria de saber se o manacá da serra é perene ou tem um tempo limitado?
    Gostaria de presentear um casal, na cidade de Guaramirim em SC.
    Gratidão pela resposta.

    • Oi Valério,

      O manacá-da-serra é perene e vive muitos anos, menos claro, do que um jequitibá, mas ainda assim bastante tempo, em torno de 20 ou 30 anos.

      Abraços

  8. Oi Raul,
    Gostaria de saber se o manacá da serra é perene ou tem um tempo limitado?
    Gostaria de presentear um casal, na cidade de Guaramirim em SC.
    Gratidão pela resposta.

  9. Boa tarde Raul!!! Tudo bem com você? É a Rosangela Sabbag, paisagista em Curitiba. Já nos falamos várias vezes. Estou precisando de uma planta de interior, tipo árvore. Vai ser plantada no nīvel da garagem, vai ultrapassar 3,70m e atingir o Hall de entrada, mais uns 3m para não bater na cabeça da pessoas ao entrarem em casa. Precisava que fosse tronco e copa, não pode ter galhos, pois vai ser fechado com anéis de vidro, a medida que o tronco for engrossando eles vão sendo retirados. Teria alguma sugestão? Não poderia ser Palmeiras, em função da poda.

    • Bom dia Rosângela,

      É muito bom receber uma consulta sua!

      Para essa situação recomendo:

      Dizygotheca elegantissima – arália-elegante;
      Schefflera actinophylla – cheflera-alta (FOTO).

      Elas tem as características necessárias para esse lugar.

      Abraços

  10. Oi Raul, José Arnaldo (Natal/RN), tudo bem? Acabei de assistir aos cursos de Telhados Verdes e Paisagismo Litorâneo. Excelentes, pois você envolve muito o expectador com seus exemplos e vivências. Obrigado por compartilhar. A minha pergunta é sobre uma planta que apareceu recentemente por aqui, a Choupala (Polyalthia longifolia). Gostaria de saber se você tem algum conhecimento a respeito da raiz. Eu suponho que por ser uma planta que cresce muito, a raiz deva ser bem profunda. Se você puder me ajudar, agradecerei muito. É sempre muito bom ouvir a sua voz. Um grande abraço.

    • Oi José Arnaldo,

      Que bom que gostou dos cursos!

      Não tenho conhecimento sobre o sistema radicular dela, mas acredito que deve ser profundo. Como é uma espécie ainda pouco cultivada não disponho de referencias sobre suas raízes.

      Abraços

  11. Olá, Raul! Tudo bem?
    Aqui é o Allan de São Paulo – SP.

    Alguns vasos meus estão com essa camada branca na terra que parecem teias de aranha. Como posso tratá-las?

    Obrigado pela ajuda!

    • Olá Allan,

      São ácaros e pode combate-los com três pulverizações, semanais, de Forth Enxofre.

      Abraços

  12. Olá Raul, boa noite
    Muito bacana seu conteúdo, eu gostaria de saber o que devo fazer para quebrar a dormência de sementes de palmeiras, tenho semente de palmeira azul, leque da China e Carpentaria, o mesmo processo serve para todas ?

    • Boa tarde Hudson,

      O processo é o mesmo para as três. Retire a casca e a polpa que envolve as sementes, estas devem ser lavadas e secadas na sombra. Em seguida pode semeá-las em um solo com 50% de areia lavada de rio e 50% de um bom substrato, sempre em local sombreado.

      Abraços

  13. Oi Raul,
    Ganhei ha 3 meses um ciclanto num vaso proximo a janela. Ele veio com algumas folhas com lesões que nao soube identificar a causa. Algumas folhas novas tambem vem apresentanso lesoes discretas. Estou com medo de ser fungo.
    Rio de Janeiro, RJ

    • Oi Helio,

      Sim, é um fungo o que atacou seu Cyclanthus. Para combate-lo faça três pulverizações, semanais, com Forth Cobre, tomando o cuidado de atingir os dois lados das folhas.

      Abraços

      • Obrigado Sr Raul! Por quanto tempo devo fazer essa pulverização 3x/semana?

        • Oi Helio,

          Faça uma pulverização agora e mais duas com um espaçamento de sete dias entre elas.

          Abraços

  14. Boa tarde, tenho um lírio da paz que está com uma folha apenas, é possível nascerem novas folhas a partir desta? Não queria perdê-lo,pois foi plantando por uma pessoa muito especial.

    Recife/PE

    • Boa tarde Rafaelle,

      O que você pode fazer é estimular a muda a originar novas folhas com uma adubação adequada.

      Aplique, diretamente no vaso, revolvendo a terra superficialmente, 50 gramas de torta de algodão e três colheres de sopa de borra de café.

      Isto incentivará o surgimento de mais folhas em algumas semanas. Regue de forma a terra ficar quase enxuta, levemente úmida e deixe a muda em um local que receba iluminação natural, mas não sol direto.

      Abraços

  15. Boa noite sr Raul, tudo bom?

    Meu nome é Davidson, sou de São Vicente de Minas – MG

    Gostaria de saber se o sr tem algum artigo sobre demandas de água para cada tipo de espécie de plantas? Queria saber um pouco melhor para fazer alguns projetos de irrigação

    Desde já, obrigado pela atenção!

    • Boa tarde Davidson,

      Já escrevi vários textos falando de água, mas nada específico sobre a necessidade de cada planta. Observe que algumas famílias desenvolvem bem com pouquíssimas regas, como as aizoáceas, apocynáceas, cactáceas, crassuláceas, euphorbiáceas e liliáceas.

      Mas seria interessante que consultasse um técnico da Rain Bird, eles trabalham com irrigação e podem lhe aconselhar melhor.

      Abraços

  16. Minhas plantas estão com essas manchas brancas e passam rapidamente para as outras. O que pode ser?

    • Mariana,

      Isto é um vírus, o mosaico comum (ilarvírus). Não conheço tratamento para combate-lo, o ideal é eliminar as plantas infestadas.

      Abraços

  17. Bom Dia.
    Eu vi jardins de casas onde os moradores preferem plantar em vasos do que direto no chão de terra. Será que as plantas se desenvolvem melhor em vasos do que no chão?
    Grata.

    • Boa tarde Mary,

      Não, a quase totalidade das plantas se desenvolvem melhor quando cultivadas diretamente no solo. A exceção são algumas miúdas, cultivadas em vasos para o interior e estas são varietais e não silvestres.

      Abraços

      • Obrigada!
        Abraço

        • Você merece, Mary!

          Abraços

  18. Boa tarde Raul, tudo bem?

    Sou de São Paulo e tenho uma Zamuoculca de estimação e não gostaria de me desfazer dela.
    nos ultimos 2 meses ela estava muito saudável, dando ramos novos, o vaso dela estava pequeno então troquei para um maior e adubei ela com bokashi.
    Nos ultimos dias alguns ramos estavam amarelando e perdendo a força e em seguida morrendo. Achei até que fosse excesso de água, cessei por um tempo mais nada mudou, então começou a surgir uma espécie de teia branca na terra, quando mexi no substrato tinha bichinhos e várias batatinhas murchas e apodrecendo. Pesquisei sobre as cochonilas de raiz, vi que uma alternativa é mergulhar o vaso em água sanitária diluída com água, assim o fiz. Realmente as cochonilhas morreram, pensei que o problema tinha cessado, porém as teias brancas começaram a surgir novamente de um dia para o outro já era visível. Então pensei em tomar uma ação mais radical, tirei todos os ramos do vaso, joguei o substrato fora, podei as raízes e lavei elas com detergente neutro, de deixei ela fora da terra por um dia para secar, no outro dia lá estava surgindo mais teias brancas diretamente da raíz dela. Pesquisei um pouco sobre, vi algumas postagens que falam que esses fungos são benéficos que eles vêm do bokashi, porém, não sei se é verdade. Não sei se as cochonilhas e a teias são o mesmo problema ou se a cochonilha era o problema resolvido e as teias são consequência do bokashi. Desculpa pelo texto extenso, será que minha planta tem solução?

    • Boa tarde Camilla,

      Este é um sintoma de um fungo conhecido como mofo-branco (Sclerotium rolfsii). Para controla-lo faça uma pulverização nas raízes com uma mistura de 1/3 de Leite de Magnésia Philips e 2/3 de água. Depois acrescente 100 gramas de calcário dolomítico ao substrato para plantio da Zamioculcas e por último regue com o fungicida Trichodermil, da Koppert, seguindo as instruções do fabricante.

      Isto resolverá essa infestação.

      Abraços

      • Raul, bom dia!
        Obrigada pela resposta. Eu não encontrei o fungicida Trichodermil da Koppert existe uma segunda opção?
        Eu usei o Leite de Mágnesia conforme sua orientação ontem, hoje quando acordei percebi que o mofo ainda está se desenvolvendo e bem rápido. Comprei o calcário dolomítico chegará amanhã, mas tenho receio de replantar ela e não conseguir identificar se o problema continua.

        • Bom dia Camilla,

          Talvez seja conveniente entrar em contato diretamente com a Koppert, para que lhe informem onde pode comprar o Trichodermil: https://www.koppert.com.br/ Não conheço outro produto que o substitua.

          Abraços

  19. Mando mais uma foto. Estes frutos caíram em um dia. Se você olhar a foto da postagem anterior, talvez os frutos tenham manchas na superfície, não sei.Grato novamente.

  20. Prezado Raul:
    Muito grato por você ter a gentileza de compartilhar seu conhecimento de forma tão objetiva e útil. Um exemplo de conduta humanitária. Tenho um problema com a jabuticabeira em nosso quintal, cidade de São Paulo. Há dois anos deu uma florada que perdemos toda, com uns bichinhos brancos e formigas. Tivemos depois uma grande produção e, nesse momento, tivemos uma florada muito grande, que começou a ficar marrom, como há dois anos. Apliquei com borrifador óleo de neem diluído. Ela deu um monte de frutos, mas uma parte deles cai. Gostaria que você verificasse as fotos e me orientasse. Grato.

    • Boa tarde Marcos,

      Em primeiro lugar agradeço seu carinho!

      Foi acertado o uso de neem, mas o abortamento de alguns frutos se deve a uma deficiência nutricional, por carência de potássio.

      Aplique no solo, na projeção da copa, revolvendo superficialmente, 100 gramas de sulfato de potássio e 20 kg de cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura (as de padaria ou pizzaria são adequadas). Isto permitirá uma fixação dos frutos e um amadurecimento deles.

      Abraços

  21. Boa noite, sou do interior do RJ, gostaria de saber se toda palmeira Laca tem o caule vermelho, ou se tem mais de uma espécie de Laca? Também gostaria de saber depois de quanto tempo ela dá sementes?

    • Bom dia Gisele,

      Sim, toda palmeira-laca (Cyrtostachys renda) tem o caule vermelho e floresce no verão, depois de dois ou três anos.

      Abraços

  22. Ah! Esqueci de dizer: apareceu muita praga…

  23. Hibisco não gosta de mim ou eu não sei como cuidar dele…rsrsrsrsrsrs
    Já tive hibisco mas não vai bem, não sei porquê?
    Tenho casa de campo na região sudeste (Vinhedo/SP)

    • Oi Márcia,

      Para controlar essas pragas, use extrato pirolenhoso, o Natupirol e o Mokussu são as marcas mais conhecidas.

      Abraços

  24. Continuação…Por erro no carregamento, acabei retornando e não enviei a foto correta, que é a da jardineira. Esta.

  25. Oi, Raul! Obrigada pela oportunidade de obter sua ajuda. Há sete anos plantei três ciprestes num canteiro/jardineira externa sobre laje rígida. Pensei que a laje e a profundidade da jardineira fosse conter o crescimento, mas não ocorreu. Cresceram mais de 11 metros e agora estou com pesar de ter que retirá-los. A profundidade da jardineira é de aproximadamente 70 cm. Não houve Nenhum dano à estruturas, mas não acho prudente mantê-los, caso haja riscos futuros. Queria sua opinião e sugestão de substituição, caso tenha que fazê-lo. Desde já, fico muito agradecida. Sou uma admiradora de seu trabalho.

    • Oi Gloraci,

      Acho uma pena retirar esses ciprestes, especialmente se a estrutura não apresenta nenhum dano. Mas se isto lhe tranquiliza, pode substitui-las por coníferas de crescimento menos, como a Thuja occidentalis.

      Abraços

  26. Olá Raul! Tudo bem? Será que consegue me ajudar? Minha dúvida é sobre a grama amendoim. Eu já a plantei há mais de 4 meses em Campinas. No local bate sol quase todo o dia e a irrigação está funcionando para todas as plantas. Usei terra rica e húmus de minhoca. Mas não vejo a grama se desenvolver muito e sempre está com o aspecto da foto que postei, como se estivesse desidratada. Será que tenho que esperar mais tempo?
    Muito obrigada por me escutar!!

    • Olá Juliana,

      Sua grama-amendoim apresenta sintomas de um fungo, a murcha de Sclerotium. Para controlar essa doença deve usar algum fungicida, por exemplo o Clorotalonil, seguindo as instruções do fabricante.

      Abraços

  27. OLÁ, RAUL

    PODE ME ORIENTAR COM ESTAS DUAS PERGUNTAS, POR FAVOR:

    1- O QUE ME RECOMENDA PARA ANTRACNOSE NA MANGUEIRA

    2- ESTE PRODUTO É EFICAZ NO COMBATE À NEMATOIDES (FOTO)

    MAIS UMA VEZ, MUITO OBRIGADA

    • DESCULPE, ESQUECI DE MENCIONAR QUE TENHO FEITO PULVERIZAÇÕES NA MANGUEIRA COM CALDA BORDALESA, MAS NÃO ADIANTOU.

      ABRAÇO

    • Olá Catalina,

      Para o controle da antracnose, na mangueira, tente três pulverizações, semanais, com Forth Cobre, ele supre as necessidades de cálcio, cobre e enxofre. Mas faça isto orvalhando todas as partes das folhas, para que o tratamento dê resultado.

      O extrato pirolenhoso é eficiente no controle do nematoides.

      Abraços

  28. Oi Raul, mais uma coisa, minha monstera está lotada desse fungo? Ácaro? Me ajuda?

    • Oi Mônica,

      São fungos, pode combate-los com Leite de Magnésia Phillips.

      Misture 3 partes de água com 1 parte de Leite de Magnésia Phillips e pulverize com essa solução. Repita isto três vezes, semanalmente. Quando regar a monstera não molhe as folhas.

      Adicione no solo onde ela está plantada, o equivalente a 5 litros de cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura e, em seguida, afofe a terra superficialmente.

      Abraços

  29. Olá Raul, você me ajuda com essa palmeira rabo de peixe? Essas pequenas laterais são mudas? Posso tirar?

    • Olá Raul, você me ajuda com essa palmeira rabo de peixe? Essas pequenas laterais são mudas? Posso tirar?

      • Olá Mônica,

        A rabo-de-peixe (Caryota mitis) é uma palmeira de troncos múltiplos, isto é, ela entouceira, portanto não aconselho tirar as mudas laterais.

        Abraços

  30. Bus tarde Raul

    Tenho um urban jungle estou com uma coletânea de pragas que não sei mais o que fazer.(Triples, ácaros, pulgão, cochonilha)
    Estou tratando umas Pileas com triples Elas contaminaram várias plantas além disso as pileas estão morrendo
    Como combater triples no substrato, pois já mudei de vaso mas continua.
    Existe algum manual , livro, curso … de Como combater pragas em plantas e no substrato, no solo?
    Ando tão estressada com isso que dá vontade de desistir e me desfazer !
    Desculpa o desabafo.
    Se puder me orientar …
    Muito obrigada prof 😘

    • Boa tarde Lourdinha,

      Eu compreendo sua preocupação.

      Para os tripes faça uma calda de Santa-Maria.

      Macere 200 g de erva-de-santa-maria num litro de água durante 2 horas; depois de espremer o sumo do bagaço, dilua em 5 litros de água. Em seguida pulverize. Repita isto três vezes, semanalmente.

      Também pode usar placas atrativas na cor branca ou azul, besuntadas de melaço misturado a um inseticida fosforado.

      Meu livro “Um Jardim para Sempre” pode lhe ser útil, para tratar das pragas e doenças. Para adquiri-lo entre em este link: http://loja.jardimcor.com/produto/livro/

      Abraços