Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Pergunte ao Raul – 2019

ATENÇÃO LEITORES

Informe na sua pergunta a sua região(Cidade e Estado). Pois estes dados são fundamentais para a elaboração precisa de sua resposta.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

364 Comments

  1. Raul, boa tarde. Tudo bem? Preciso de sua orientação: tenho Íris plantada em um vaso e as folhas estão com as pontas queimadas. O que você acha que está ocorrendo com ela? O que me sugere? Obrigada. Julieta- Bsb

    • Boa tarde Julieta,

      Deve ser ocasionada por uma deficiência nutricional, talvez ferro , cobre ou nitrogênio. Faça uma adubação com Forth Cobre alternando semanalmente com Forth Flores.

      Abraços

  2. Bom dia! Conheci em Saõ Paulo uma trepadeira lindíssima de nome clemátis. Moro em Torres, no Rio Grande do Sul e gostaria de saber se posso cultivá-la aqui, e também onde encontrá-la. Muito agradecida, Sônia

    • Boa tarde Sonia,

      O Clematis é originário do hemisfério norte e adaptadas ao clima temperado, onde os solos são alcalinos. Torres tem clima subtropical úmido e fica a nível do mar, portanto não a recomendo.

      Abraços

  3. Bom dia Raul! Gostaria de saber como cultivar, tomilho e orégano para que durem mais tempo e floresçam. Os meus vão ficando com os galhos secos e morrem depois de um tempo . Moro em São Paulo, capital . Grata
    Sueli

    • Boa tarde Sueli,

      Tanto o tomilho como o orégano tem necessidades similares. O ideal e planta-los na primavera, após os frios. Plante-o em um solo com uma temperatura aproximada de 20 °C. deixando um espaço de 20 a 30 cm entre as mudas. Eles se desenvolvem melhor a pleno sol e em terra arenosa com pH neutro. Deixe o solo secar entre as regas e não use adubos, para que eles não percam o sabor, apenas um pouco de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura, misturadas ao solo, algo assim como 21 kg por m².

      Abraços

  4. Olá! Esse ano, pela primeira vez, minha orquídea dendobrium (olho de boneca) foi atacada por insetos mastigadores. Está presa numa Murta. O q e? O q faço? Observe em uma das folhas na foto. Parecem ovos.

    • Olá Elenise,

      Esses ovos podem indicar percevejos, brocas, vespas ou larvas minadoras. Faça três pulverizações, semanais, com óleo de neem.

      Abraços

  5. Olá Raul tudo bem?
    Você acha que uma areca vestiaria adulta poderia viver sob o sol, em Novo Hamburgo/RS?
    Obrigada!!!

    • Olá Nina,

      Acho que não é a melhor condição para ela, preferem um local abrigado e úmido, com mais sombra em ambientes menos úmidos. Um solo rico e bem drenado, também é importante.

      Abraços

  6. Boa tarde,

    Raul , tenho um pe-de-acerola e estes dias caíram bastante folhas , e normal?

    Fiz também no meu jardim , tipo uma cerca viva com formio , o que e bom para que eles fiquem sempre bonitos ?

    Desde já agradeço a atenção.

    • Desculpe moro em Morungaba – interior de São Paulo

    • Bom dia Edilene,

      Esse sintoma pode indicar um fungo conhecido como Cercosporiose. Neste caso deve fazer três pulverizações, semanais, com Cupro Dimy.

      Também a queda das folhas pode ser atribuída a nematoides, vermes pequenos, a maioria invisível a olho nu. Para controla-los use 1 kg de torta de mamona, incorporada ao solo até uma profundidade de 25 centímetros, na projeção da copa. Plante também Tagetes patula (cravo-de-defunto) e Tropaeolum majus (capuchinha), seu cultivo durante um período não menor do que 3 meses, reduz em até 90% os nematoides do solo infestado.

      O Phormium desenvolve bem em solos úmidos e adubados com torta de algodão.

      Abraços

  7. Tenho em meu jardim um xaxim com 1,80. Pretendo mudar de casa e gostaria muito de levá-lo já que hoje é impossível obter um novo. É possível transferi-lo? Se positivo, como fazer com segurança para planta?

    • Olá Heloísa,

      Sim, é possível. Basta remove-lo do lugar onde esta plantado e tirar as folhas mais velhas, deixando as outras amarradas com um barbante.

      Abraços

  8. Raul, boa tarde! Tudo bem? Desde já agradeço seus ensinamentos, que são de grande importancia para mim que sou amante da jardinagem! Em casa tenho plantados no chão: alamanda, manacá e não florem. Medi o PH do solo com um aparelho, que não sei se é confiável e acusou o PH=7. Vc poderia me orientar sobre o que fazer para florirem? Obrigada. Julieta – Bsb

    • Boa noite Julieta,

      Imagina! Você merece minha atenção!!!

      Aplique 50 g de superfosfato simples, associado com 4 ou 5 kg de esterco bovino e 250 gramas de farinha de ossos, por metro quadrado. Isto estimulará a floração de seus arbustos.

      A alamanda precisa de podas drásticas a cada dois anos.

      Abraços

  9. Tentarei enviar a foto

  10. Olá Raul,
    Minhas rosas do deserto floriram muito, porém agora começou a amarelar as folhas .. o clima mudou um pouco por aqui , tornou-se mais frio . Pode me ajudar ?

    • Olá Viviane,

      Pode ser algum fungo, tente fazer três pulverizações, semanais, com Cupro Dimy.

      Abraços

  11. As fotos…das zamioculcas..

  12. Olá Raul tudo bom. Raul gostaria de saber o que tem essas zamioculcas. As plantas estão numa floreira no 2andar de uma residencia. Será fungos? Excesso de água. Já retiramos a água e ainda estão assim. O que pode estar acontecendo.

    • Olá Lucília,

      Infelizmente as fotos não chegaram até nós. Por favor, tente novamente.

      Abraços

  13. Raul,boa noite! Tenho um cróton que está com muitos pontos brancos e alguns deles são pontos cilíndricos. Não sei se são fungos? o que você sugere que eu faça? Obrigada. Julieta

    • Bom dia Julieta,

      Esses pontos brancos indicam cochonilhas. Para controlar essa praga use o inseticida Dimy Neem ou o rural Natural Camp ou o Combat (composto por: Neem, citronela e pimenta). Eles irão resolver o problema.

      Abraços

      • Olá, Raul tudo bem? Muito obrigada pela indicação referente às cochonillas no meu cróton. Em casa tenho Malathion 500 CE, gostaria de saber se posso usá-lo? Desde já agradeço. Abç. Julieta – Bsb

        • Olá Julieta,

          O Malathion 500 CE é altamente tóxico e bastante perigoso quando manipulado. Prefira os inseticidas que lhe recomendei.

          Abraços

  14. Boa Tarde, Raul!
    Estou em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. Tenho uma alamanda amarela plantada numa floreira grande, face Norte, que está com folhagem bonita mas que as flores não maturam. Os botões caem antes de abrir. Já coloquei um tanto de fósforo mas não deu em nada. Um phmetro desses comprados na internet indica que o solo está bem alcalino (9.0). O que faço? obrigado desde já…

    • Bom dia Milton,

      Um pH de 9,0 é muito alto, talvez por esse motivo as flores de sua alamanda não desabrochem.

      Para abaixar a alcalinidade até 6,5, que é o ideal, faça o seguinte:

      – Adicione ao solo da floreira esterco curtido de gado;
      – Use também sulfato de alumínio, seguindo as orientações da bula e adicione enxofre ao solo.

      Isto reduzirá o pH e sua alamanda poderá florescer.

      Abraços

  15. Boa Tarde, Raul!!!
    Acerca de seis meses, entrei em contato com você e, graças a sua orientação, iniciei a aplicação de enxofre na minha Rosa do Deserto, que estava quase morrendo com ácaros. O resultado foi bem positivo, conforme a foto abaixo. Gostaria de saber se, para manter a eficácia do tratamento, devo continuar aplicando o enxofre (3x na semana) ou o senhor me indicaria outro produto.

    Abraço
    Keyla de Brasília

    OBS: Como parte do tratamento, pulverizei o enxofre em todas as minhas plantas e o resultados foi maravilhoso! Muito obrigada!!!

    • Bom dia Keyla,

      Eu sugiro usar o enxofre a cada 15 dias, só para fazer uma prevenção.

      Isto irá afastar de vez os ácaros.

      Abraços

  16. Olá, como vai? Eu tenho uma jade vermelha que ficava linda qdo floria. Há dois anos parou de florir. Não sei o que aconteceu. Estou até pensando em cortá-la e plantar outra. Mas a folhagem dela é linda e cobre um caramanchão bem grande. E se acontecer o mesmo com a outra muda….

    • Olá Liliam,

      A falta de flor deve ser atribuída ao excesso de nitrogênio no solo e a alguma deficiência de fósforo.

      Adube a planta com 500 gramas de farinha de ossos aplicada diretamente no solo e afofe até uma profundidade de 10 centímetros. Em seguida regue delicadamente. Faça, também, uma pulverização com o fertilizante Fosway em toda a parte aérea de sua jade vermelha.

      Ela voltará a dar flores!

      Abraços

  17. Boa noite Raul tudo bem?
    Minha rosa do deserto estava linda de repente as folhas começaram a escurecer as pontas em seguida fica amarela e cai.
    Resolvi tirar todas as folhas e em seguida começou a brotar lindas novamente.
    Agora o mesmo problema.
    O que eu devo fazer?

    • Boa noite Raul tudo bem?
      Minha rosa do deserto estava linda de repente as folhas começaram a escurecer as pontas em seguida fica amarela e cai.
      Resolvi tirar todas as folhas e em seguida começou a brotar lindas novamente.
      Agora o mesmo problema.
      O que eu devo fazer?
      Sou de Jacareí, SP

    • Boa noite Marina,

      Ela está sendo atacada por algum fungo. Proceda da seguinte maneira:

      – Corte as folhas, deixando apenas a sadias;
      – Diminua drasticamente as regas;
      – Adicione ao solo 300 g de calcário dolomítico misturado
      com 30 g de sulfato de potássio, revolvendo até uma
      profundidade de 5 cm;
      – Regue com extrato de casca barbatimão a 5%
      – Pulverize o vaso com Ecotrich, um fungicida formulado a base do fungo Trichoderma.

      Abraços

  18. Olá Raul, sou de Tupa SP, plantei a grama esmeralda na minha residência (1000 metros) porém a empresa que plantou não fez calagem no solo, como e se posso fazer essa correção de acidez do solo depois da grama plantada ? Desde já agradeço pelos esclarecimentos

    • Olá Felipe,

      Para fazer essa correção precisaria saber qual é o pH atual. Se for, por exemplo, de 5,5 agregue 150 gramas de calcário dolomítico e 50 gramas de gesso agrícola, por metro quadrado, bem misturados, polvilhando por cima do gramado e em seguida regue suavemente.

      Abraços

  19. Raul, boa noite. Me chamo Laura, moro em São Paulo. Gostaria de saber o nome da planta da foto. Obrigada.

    • Boa tarde Laura,

      Infelizmente a foto não chegou até nós. Tente novamente.

      Abraços

  20. Olá, Raul tudo bem. gostaria de uma orientação sua.
    Plantei esta palmeira a seis meses, ate agora nao saiu novas folhas. o que fazer?

    • Olá Emmanuel,

      Estamos entrando em um período de temperaturas mais baixas em quase todo o país, portanto não lhe aconselho usar qualquer fertilizante para estimular o crescimento dessa palmeira,a não ser a farinha de ossos e o calcário dolomítico que podem promover o desenvolvimento das raízes.

      Use 100 gramas de cada, bem misturadas e agregue essa mescla afofando o solo até uma profundidade de 10 centímetros, em seguida regue levemente.

      Abraços

      • E essa, como recupera-la? podemos ver na foto que ela esta toda com as folhas pretas, mas esta abrindo uma folha..

        • Emmanuel,

          Essas manchas pretas nas folhas das palmeiras indicam uma doença conhecida como Pestalotiopsis. Para seu controle use o fungicida frowncide, ele resolve o ataque desse fungo.

          Abraços

  21. OI, BOM DIA!
    Participei do curso de imersão em paisagismo com o Raul nesse final de semana, no CEAP Design em Inhauma, MG.
    Sou de Contagem – MG, também terapeuta ocupacional com vivências em Saúde mental e agora, no percurso de formação como paisagista, trabalho na empresa LarJardim – paisagismo como jardinista.
    Fiquei apaixonada com a fala de Raul sobre os jardins hospitalares durante a imersão e acredito muito que o conteúdo colocado tem relação coma minha prática e minha história. Por isso, queria saber mais. É possível que seja feita a indicação de outros materiais de referência sobre o tema dos jardins hospitalares (livros, textos, artigos, vídeos, etc)?
    Agradeço o espaço e desde já parabenizo pelo belíssimo trabalho.
    Um grande abraço.

  22. Raul não foi o anexo, segue foto da rhapis.

  23. Olá Raul, tudo bem?
    Espero que possa me ajudar, tenho essa rhapis no vaso a mais de 10 anos, e de um dia para o outro ela amanheceu com praticamente 50% das folhas secas,começando da ponta até secar completamente. Podei essas folhas e percebi que as demais tbm comecaram a secar as pontas, acabei por cortar essas prontas secar para melhorar o aspecto estético. Achei que ela iria se recuperar, mas não, uma de suas astes secou por completo, até uma folha que não havia aberto. Acho que ela pode estar sendo atacada por algum fungo, do qual não conheço. Visualizei alguma cochonilhas em alguns brotos novos, mas acho que não é a cochonilha que está fazendo isso com ela.

    • Olá Rodrigo,

      A única doença que a Rhapis excelsa é suscetível é a podridão da raiz e os patógenos que podem afetar o sistema radicular dele são:

      Fusarium oxysporum
      Pythium
      Rhizoctonia
      Penicillium

      Para tentar um controle desses fungos proceda da seguinte maneira:

      – Diminua drasticamente as regas;
      – Adicione ao solo 300 g de calcário dolomítico misturado
      com 30 g de sulfato de potássio, revolvendo até uma profundidade de 10 cm;
      – Regue com extrato de casca barbatimão a 5%
      – Pulverizar o vaso com Ecotrich, um fungicida formulado a base do fungo Trichoderma.

      Tomara que consiga controlar esse fungo Rodrigo.

      Abraços

      • Olá Raul, muito obrigado pela indicação.
        Ao invés do do calcário dolomítico posso usar o calcário de conchas?
        Acabou não indo a foto da Rhapis, vou tentar novamente neste.
        Obrigado.

        • Olá Rodrigo,

          Pode usar o calcário de conchas, ele possui 45% de óxido de cálcio.

          Abraços

  24. Oi Raul! Tudo bem? Eu amei seu blog!
    Você saberia dizer se meu cacto está doente? Quando comprei ele, ele tinha algumas manchas já na parte de baixo, mas essas manchas foram se transformando em uma espécie de “furo” e aparecendo muito mais ao longo dele. Segue foto em anexo.

    Muito obrigada desde já!

    • Ah, que bom que gostou Victoria!

      Seu mandacaru foi atacado por ácaros, pulverize três vezes, semanalmente, com enxofre, retire as pedras que cobrem o vaso e faça uma camada fina de casca de arroz em lugar delas.

      Abraços

  25. Olá, Raul. Algumas rosas do deserto minhas estão com as folhas manchadas no verso, uns pontinhos pretos, e na frente uns pontinhos amarelados. Vamos ver se as fotos vão anexadas. O que pode ser? Obrigada.

    • Olá Denise,

      É uma ferrugem, ela se manifesta dessa forma. Proceda assim:

      Use 250 gramas de alho macerado durante 24 h. em 5 colheres de sopa de óleo mineral, adicione a 30 g de sabão de coco em 1 litro de água. Dilua em 3 litros de água e pulverize três vezes, semanalmente.

      Abraços

  26. Olá,

    Você conhece o algodoeiro da praia?
    É verdade que ele possui uma raiz bem superficial e por esse motivo tomba fácil?
    Já ouvi muito falar sobre isso e lá na praça do meu bairro já caíram 3 em épocas diferentes do ano.
    Obrigada pela atenção

    • Olá Sheila,

      Sim, é o Hibiscus tiliaceus e possui raízes mais ou menos superficiais.

      Abraços

  27. Olá Mestre!

    Onde consigo semente ou muda de flor de Lótus azul e branca de fonte confiável

  28. Olá Raul! Também tenho uma pitada gueira plantada em vaso, faz dois anos. No mês.passado todas as folhas caíram (achei que tinha secado de vez), porém voltou com novas folhas e nunca produziu uma pitanga se quer…. Existe alguma solução para pita gueira em vaso produzir frutos?

    • Olá Helton,

      Para estimular a produção de frutos da pitangueira faça a seguinte adubação:

      – 100 gramas de superfosfato simples;
      – 5 kg de esterco bovino;
      – 300 gramas de farinha de ossos;
      – Prepare estes componentes e aplique diretamente no vaso revolvendo a superfície para penetrar melhor. Em seguida regue moderadamente.

      Abraços

  29. Olá Raul! Tenho um manacá de Jardim plantado em vaso há uns 4 anos e sempre floresce entre maio e julho. Porém neste ano parte do galho está secando. Existe solução pra isso? Obrigado.

    • Oi Helton,

      – Corte esse galho seco;
      – Diminua drasticamente as regas;
      – Adicionar ao solo 300 g de calcário dolomítico misturado
      com 30 g de sulfato de potássio, revolvendo até uma profundidade de 10 cm;
      – Regue com extrato de casca barbatimão a 5%
      – Pulverize o solo do vaso com Ecotrich, um fungicida formulado a base do fungo Trichoderma.

      Abraços

  30. Boa tarde, Raul!
    Meu nome é Ernesto e moro em Brasília-DF. Tenho um local na minha varanda que pega sol apenas pela manhã (das 09hs às 12hs). Gostaria de saber se posso plantar alguma dessas três opções de plantas: Zamioculcas zamiifolia, Maranta ‘Medallion’ ou a Lumina – Chlorophytum orchidastrum . Tentei plantar Lírio da Paz mas, as folhas queimaram. Qual a sua sugestão?
    Um grande abraço!

    • Bom dia Ernesto,

      As três que você menciona desenvolvem melhor com luz natural filtrada, o sol da manhã pode queima-las. Talvez a Zamioculcas se adapte melhor a essa situação.

      Vale a pena tentar!

      Abraços