Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Pergunte ao Raul – 2020

ATENÇÃO LEITORES

Informe na sua pergunta a sua região(Cidade e Estado). Pois estes dados são fundamentais para a elaboração precisa de sua resposta.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

2.456 Comments

  1. Ixoria

  2. Olá, bom dia. Ixorias estão secando após plantio. O que pode ter causado isso e como resolver? Plantio foi realizado há 2 semanas. Belo Horizonte (MG)

    • Foto

    • Olá Erick,

      São muitos os motivos que podem causar esse sintoma:

      – Regas insuficientes;
      – Irrigação excessiva;
      – Excesso de adubos e/ou fertilizantes;
      – Falta total de luz solar.

      Envie maiores informações, para lhe ajudar a resolver essa situação.

      Abraços

  3. E sobre a terra para plantar. Tem dicas?

    • Gabriel,

      Para o cultivo da unha-de-gato não é necessário um solo especial. Pode usar 50% de terra, 30% de areia de construção e 20% de um bom substrato.

      Abraços

  4. meu jardim de inverno possui uma iluminação peculiar. quando estamos no verão, por exemplo, o sol toca no solo em “diagonal”. assim sendo, uma parte do solo recebe luz solar direta por horas, outra parte recebe por algum tempo, e outra parte nao recebe sol de forma alguma. neste caso, que tipo de planta posso ter, ja que ficará exposta a 3 tipos de iluminaçao diferentes?

    • Marcone,

      São muitas as plantas que pode cultivar nessa situação. Por exemplo:

      Aglaonema commutatum – café-de-salão (FOTO);
      Alocasia amazonica – punhal-malaio;
      Monstera deliciosa – costela-de-adão;
      Spathiphyllum wallisi – lírio-da-paz;
      Syngonium angustatum – pé-de-galinha;
      Zamioculcas zamiifolia – zamioculcas;
      Polyscias fruticosa – árvore-da-felicidade;
      Chamaedorea erumpens – palmeirinha-bambu;
      Rhapis excelsa – palmeira ráfis.

      Abraços

  5. Bom dia Sr. Raul. Primeiramente te agradecer por dividir conosco, sua incrivel sabedoria. Tenho algumas plantas no meu quintal e dentre elas umas 15 orquideas a maioria phalaenopsis, tenho notado que as flores delas estão com um desenho como se fosse uma teia de aranha, deixando a flor com uma impressão de velha. Já tem umas duas floracoes que isso vem acontecendo. Inclusive até uma nova que coloquei na mesma treliça, a floração veio com o mesmo problema. O sr saberia me dizer o que pode estar acontecendo. Muito obrigada.

    • Muito obrigado Marcia!

      Essas teias de aranha são produzidas por ácaros. Prepare uma colher de sopa de farinha de trigo em 1 litro de água e pulverize as folhas, três vezes, semanalmente.

      Se isto não os elimina, use o Forth Acaricida.

      Abraços

  6. Referente a Alocásia. As imagens não estão carregando.

  7. Boa tarde! As folhas do meu jardim estão amarelando,pega sol na parte da manhã e molho diariamente,o que pode ser,por? Obrigada!

    • Boa tarde Lulu,

      O motivo pelo qual as folhas de seu jasmim amarelam pode ser a carência de nitrogênio, cálcio, enxofre e/ou ferro. O excesso de regas também pode apresentar esse sintoma.

      Faça uma adubação com 500 gramas de torta de mamona, misturada com um punhado generoso de borra de café, outro de cascas de ovos bem trituradas, 200 gramas de esterco de frango e 300 gramas de torta de algodão.

      Isto irá recuperar seu jasmim!

      Abraços

  8. Referente a Alocásia. Imagem do broto apodrecido.

  9. Bom dia! Moro no Rio Grande do sul na cidade de Pelotas, uma cidade bastante úmida, minha planta fica em um ambiente com bastante luz natural, mas não deixo ela em contato direto com os raios de sol. Comprei minha Alocásia a duas semanas ela já possuída pequenas manchinhas, mas com o tempo elas ficaram maiores e mais amareladas. Fiz uma rega na primeira semana e uma adubação a poucos dias atrás com o fertilizante de compostagem Jardim Bonito. As manchas são amareladas e possuem partes escuras. O broto que estava nascendo apodreceu como mostra a imagem e está bastante mole, mas o caule da folha não está molhe, no local das manchas está amolecida a folha.
    Qual seria a causa dessas manchas e do apodrecimento do novo broto? Seria rega demais, falta de nutrientes ou outro motivo?
    Muito obrigada!

    • Boa tarde Luíza,

      Se é a Alocasia amazonica, não aceita o sol direto, o ideal é colocá-la em áreas de luz difusa. Outro fator é o ar condicionado, ela se ressente com ele. Nas regas excessivas as folhas podem ficar amareladas, prefira dar água duas vezes por semana e orvalhar as folhas diariamente com água mineral.

      As manchas podem ser causadas por fungos. Faça três pulverizações, semanais, com Forth Enxofre.

      Abraços

  10. Ola Raul, tudo bem?
    Volto aqui para tirar outra dúvida sobre a minha rosa do deserto. Há tempos atrás ela estava com pulgão, vc indicou óleo de neen e deu tudo certo. Agora, as folhas estão amarelando – de um dia para o outro amarela uma folha… troquei o substrato, misturei mais areia e melhorei a drenagem. Não sei se estou colocando água demais ou de menos….ela fica mais de 6 horas em sol pleno. Aqui em Indaiatuba está bastante sol e seco.
    Também gostaria de saber que planta é a da foto (marcada). Isso é flor ou fruto?
    Obrigada!
    Luciana

    • Olá Luciana,

      A rosa-do-deserto precisa de um espaço onde bata sol intenso por, pelo menos, quatro horas, para florescer intensamente. Ela deve estar plantada em um substrato arejado, porque o excesso de água pode causar a morte da planta. A mistura ideal é composta de 50% de areia grossa, 20% de um bom substrato, 20% de casca de pinus bem triturada e os 10% restantes de esterco curtido de gado.

      A segunda foto mostra a flor de um Amaryllis.

      Abraços

  11. Bom dia Raul, tudo bem?
    Queria lhe pedir uma ajuda referente a gramado…
    Gostaria de saber qual a areia ideal para preencher buracos em gramado, e no caso, tenho uma grama que está bem verde e bonita, porém, como faz 5 meses que foi colocada, nos encaixes dela nasce trevo, muito trevo…gostaria de confirmar se essa forma está correta, podar a grama, colocar a areia e adubo…?
    Estamos em uma época de muita umidade aqui no Sul, o local onde está este gramado e mais enclinado…

    • Boa tarde Jeane,

      Nesta época proliferam ervas que concorrem com as gramas ornamentais e o trevo é uma delas, todas devem ser erradicadas arrancando-se uma a uma, com a raiz, utilizando uma ferramenta própria chamada firmino. Se a infestação for grande, pode usar o herbicida Ronstar.

      A areia deve ser de rio de textura média e lavada, a mesma usada na construção civil. Ela deve ser aplicada na proporção de 80% juntamente com 20% de Forth Condicionador Gramados, formando uma camada de 1 a 2 centímetros por aplicação. Deve ser repetida cada vez que a grama apresente uma brotação robusta.

      Abraços

  12. Oi Raul. Bem? Palmeira areca locuba pode ser plantada na região Sul?. Temos geadas no inverno…

    • Oi Ivolaine,

      Não recomendo, ela é de clima tropical ou subtropical, não suportando geadas. Prefira estas:

      Phoenix canariensis – tamareira-das-canárias
      Phoenix roebelenii – tamareira-de-jardim
      Trachycarpus fortunei – palmeira-moinho-de-vento-da-china
      Chamerops humilis – palmeira-leque-europeia
      Phoenix sylvestris – tamareira-da-índia;
      Trithrinax campestris – caranday;
      Livistona chinensis – falsa latânia.

      Abraços

  13. Segue foto.

  14. Boa tarde Raul!
    Ganhei um Manacá da Serra há um mês. Notei que as folhas estavam com furinhos. As folhas estão secando e caindo. Poucos botões de flores conseguiram abrir. Por baixo das folhas encontrei alguns pontinhos verdes, bem juntos. Não consegui-identificá-los. Poderia me ajudar?
    Muito obrigada

    • Bom dia Izabel,

      Infelizmente não recebemos a foto. Mas, pela sua descrição, parece ser uma praga. Faça pulverizações com o inseticida Forth Defende, ele é feito com óleo de neem, portanto muito eficaz e natural.

      Abraços

      Abraços

  15. Bom dia Raul!!!! Vou fazer seu curso de jardins interiores!! Adoro suas dicas!
    Raul? O que faço qdo descubro que tenho formigas cortadeiras comendo minhas thumbergias? Detalhe importante: impossível descobrir o ninho pois faço divisa com uma mata. Obrigada!!! Haaa, sou de Campinas.

    • Bom dia Juliana,

      Que bom, você vai gostar do curso!

      As iscas formicidas granuladas Mirex ou Citromax, são menos prejudiciais ao meio ambiente e eficientes em casos de proliferação alta. Barreiras feitas com carvão, cinzas, cascas de ovos ou farinha de ossos também ajudam no controle delas.

      Abraços

  16. Bom dia Raul! Tudo bem?
    Aqui é novamente Luciana de indaiatuba.
    Hoje trago duas plantas:
    1) Flor de cera – depois que eu passei Forth Cobre, apareceram umas pintinhas brancas nas folhas – o que pode ser?
    2)A minha maranta (é uma maranta mesmo) está com uns pontos que parecem secura nas folhas – no meio das folhas.
    Envio fotos abaixo. Super obrigada pela ajuda e orientação!
    Um bom dia!

    • Bom dia Luciana,

      As pintinhas brancas não foram causadas pelo Forth Cobre. Passe nelas, com um pincel, óleo de neem.

      Essa marantácea é um Ctenanthe setosa e está ressentido pela baixa umidade ambiente. Pulverize-a diariamente com água mineral.

      Abraços

  17. Olá Raul tudo bem? Quero plantar unha de gato nesse muro e cobrir ele todo. Mas é cimentado o chão. Quero construir um canteiro ou vasos colado no muro, qual o tamanho deles voce acha que da certo?

    • Olá Gabriel,

      Você irá precisar construir um canteiro com 50 centímetros de profundidade e 30 centímetros de largura. ele deve ter buzinotes para a saída de água a cada metro e no fundo do canteiro deve fazer uma camada drenante, de 5 centímetros, com argila expandida.

      Abraços

      • E sobre a terra para plantar? Tem dicas?
        Agradeço desde já

        • Gabriel,

          Para o cultivo da unha-de-gato não é necessário um solo especial. Pode usar 50% de terra, 30% de areia de construção e 20% de um bom substrato.

          Abraços

  18. Ola!Gostaria de saber o nome dessa flor.

    • Olá Rosângela,

      Parece ser um Dendrobium, importante gênero de orquídeas do sudeste asiático.

      Abraços

  19. Bom dia vc tem mudas da eritrina variegata pra vender?????porq essa planta está tão difícil de encontrar??????

  20. Boa tarde, Raul. Comprei uma casa e tem essa linda palmeira (pandanus utilis) poderia de dar alguma dica? Tentar manter o solo encharcado, talvez.. agradeço

  21. Boa tarde,eu tenho uma planta chamada trombeta de anjo,comprei uma muda de mais ou menos 30 cm já enRAIZADA ,com quanto tempo ela começa a florar??????

    • Bom dia Bruno,

      A trombeta-de-anjo a que se refere deve ser a Brugmansia suaveolens, ela floresce precocemente, com um metro de altura, demorando alguns meses para alcançar esse porte.

      Abraços

  22. Bom dia Raul,
    Tudo bem?
    Gostaria de uma ajuda com uma planta do meu jardim que começou a ficar com as pontas das folhas amarelas e umas manchas amarelas nas folhas também. Eu tirei as folhas manchadas. Isso é fungo?
    Essa planta é agave?
    Obrigada!

    • Bom dia Luciana,

      A planta da foto é um Pandanus utilis e as manchas nas folhas são causadas por fungos. Misture 3 partes de água com 1 parte de Leite de Magnésia Phillips e pincele as folhas com esta solução, três vezes, semanalmente.

      Abraços

  23. Bom dia Sr Raul. Tenho 2 coqueiros no quintal e um deles está muito inclinado sob o peso de muitos e belos cachos de frutas. Estou com muito medo que quebre e cause danos irreparáveis; o rapaz que vai limpar disse que ele está com muitas formigas na base e que preciso removê-lo. Isso me causa muita dor pois é uma arvore amiga, gostaria de obter sua opinião, por gentileza. Agradeço imensamente. Moro na cidade do Rio de Janeiro – RJ.

    • Bom dia Marta,

      Não deve-se preocupar com a inclinação dele e tampouco com essas raízes expostas, estas são características do coqueiro.

      Já as formigas prosperam em solos pobres, portanto precisa uma adubação com o fertilizante Forth Coqueiros e sais de Epsom (2
      colheres de sopa dissolvidas em 1 litro de água) em regas e também o equivalente a 10 litros de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura (as de padaria ou pizzaria são ideais).

      As iscas formicidas granuladas Mirex ou Citromax, são menos prejudiciais ao meio ambiente e eficientes em casos de proliferação alta.

      Abraços

      • Prezado Raul,
        aqui em casa todos exultamos de alegria por termos recebido tão pronta e alvissareira resposta. Sou-lhe profundamente grata e desejo que a vida lhe proporcione recompensas à altura de sua boa vontade e conhecimento. Deus o abençoe e guarde, votos de saúde e vida longa!
        Marta Silveira

        • Você merece, Marta!!!

          Abraços

  24. Boa Noite
    Raul, gratidão pois me ajudou com orientações e dicas maravilhosas,sou sua fã.
    Deus lhe abençoe muito.
    Obrigada por tudo.
    Grande abraço

    • Você merece, Liliana!!!

      Abraços

  25. Boa Tarde
    Raul, por gentileza. Preciso de sua orientação.
    Que tipos de plantas poço ter dentro de casa, em um lugar com pouca iluminação. Tenho preferencia em plantas de porte alto pois é em uma escada.

    • Boa tarde Liliana,

      Para uma área pouco iluminada, embaixo de uma escada, recomendo:

      Monstera deliciosa – costela-de-adão;
      Polyscias fruticosa – árvore-da-felicidade;
      Lytocaryum weddellianum – palmeirinha-de-petrópolis;
      Chamaedorea microspadix – palmeirinha-de-touceira;
      Rhapis excelsa – palmeira ráfis (FOTO);
      Dizygotheca elegantissima – arália-elegante;
      Dracaena sanderiana – dracena-sanderiana.

      Todas são altas.

      Abraços

  26. Raul, boa tarde !

    Notei que as folhas do meu manaca da serra começaram a ficar cheia de pontinhos, e na parte de baixo delas esses pontinhos sao rugosos. Tenho a impressao de que está se espalhando pela planta, o que devo fazer ?

    • Segue imagem da folha

    • Boa tarde Caique,

      Seu manacá-da-serra foi atacado por ácaros. Faça três pulverizações, semanais, com Forth Enxofre e por causa da reflexão da luz, uma camada fina de casca de arroz, sob a copa dele também inibe os ácaros.

      Abraços

  27. Bom Dia
    Olá Raul, tudo bem?
    Sou de Pinhalzinho Sc
    Minha preocupação é com meu pé de manaca, amamos essa árvore tão linda, mas ela não está bem.
    No mês de Março, compramos plantamos em um local que não foi bem escolhido, pois com a chegada do inverno este local fica úmido e sem a presença do sol, ela chegou a formar os botões mas não abria. Então no mês de junho mudamos ela para local com sol pleno. Tive todo o cuidado para mudar ela, suas raízes estavam conforme estavam no vaso que veio da floricultura.
    Ela ficou bonita no início, abriu os botões e conforme abria eles murcham, ou no início da manhã estão lindos e final do dia se entriatesse. O que poço fazer, o que fiz de errado? Outro detalhe, no deslocamento, foi quebrado o galho da copa, não sei se tem algo a ver com essa tristeza dela. As folhas amarelam também.
    Já verifiquei a questão de muita água ou pouca que acontece isso, mas Rego ela frequentemente.
    Envio fotos para demonstração.
    Desde já agradeço pela sua atenção.

    • Boa tarde Liliana,

      Para afirmar mais e melhor a florada misture no solo, onde ela está plantada, o equivalente a 20 litros de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura (as de padaria ou pizzaria são ótimas). Esse galho quebrado não é responsável pelo deterioramento da árvore e sim a deficiência de potássio, que é fornecida pelas cinzas.

      Também pode misturar 600 gramas de torta de algodão, para reforçar a nutrição.

      Abraços

  28. Ola Raul,
    Tudo bem?
    Você poderia me ajudar quanto a manutenção (fertilização e adubação) de algumas flores? Poderia usar Forth flores como manutenção em todas elas? Com que frequência? Ou você tem outra sugestão?
    Anturio, Lirio da paz, Flor leopardo, Flor de cera, Mini rosa, kalanchoe, poinsetia e amarilis.
    Muito obrigada!

    • Oi Luciana,

      Pode usar o Forth Flores a cada 15 dias, dosando 50 gramas por m². Além desse fertilizante aplique 250 gramas por m² de farinha de ossos.

      Abraços

  29. (Campos, RJ) Olá, boa noite. Tenho um lindo pacová e hoje percebi umas protuberâncias em uma de suas folhas. Achei que pudesse ser alguma espécie de praga, como a cochonilha de carapaça; mas pesquisando um pouco sobre esse tipo de cochonilha não achei muita semelhança. Na verdade, parece que as folhas desenvolveram “verrugas”, pois são umas bolhinhas internas. Consigo, com a unha retirar as bolhinhas, mas para isso preciso descascar uma parte da folha. Não tenho muita experiência com plantas, mas possuo esse pacová há quase um ano e nunca tinha visto nada parecido com isso. Tenho muito carinho pela minha planta e adoraria que alguém com mais experiência me orientasse sobre o que fazer. Desde já, muito obrigada!

    • Boa tarde Jasmine,

      Esse sintoma dessas verruguinhas que aparecem formando um empolamento na superfície foliar e que resulta em uma estrutura oca saliente com a concavidade virada para a face inferior da folha, indicam uma infestação de ácaros.

      Para combate-los faça três pulverizações, semanais, com Forth Enxofre. Por causa da reflexão da luz, uma camada fina de
      casca de arroz, no vaso, também os inibe.

      Abraços

  30. Olá sr Raul! Estava procurando dicas de jardim e encontrei seu blog. Tanto pelo seu vasto conhecimento quanto pela presteza e delicadeza que responde a todos.

    Me mudei há pouco, e nos fundos do sobrado plantamos grama, e foi feito daquele jeito com bastante terra em cima. Embora esteja muito seco em Curitiba, parece que a terra está sempre úmida, ao andar na grama fica tudo lameado. Já se passaram 2 meses e muitas partes morreram, apenas as partes em que ninguém anda ficaram plenas.

    Estou na dúvida agora, se tivemos azar de pegar alguém que nos forneceu produto de má qualidade, ou se pelo fato de não pegar sol ali, eu devo desistir de grama e colocar outra coisa.

    Obrigada!

    • Nessa foto da para ver uma parte morta, quase todo o jardim ta assim agora!

    • Olá Julia,

      Qualquer espécie de grama precisa de sol e de um solo muito bem drenado. Não acredito de que a grama que comprou seja de má qualidade e sim que o solo não foi bem preparado.

      No caso de ser um lugar onde não bate sol prefira alguma destas espécies:

      Ajuga reptans – ajuga
      Callisia repens – mini-tradescantia;
      Dichondra microcalyx – dichondra (FOTO);
      Epipremnum pinnatum – jibóia;
      Hedera canariensis – hera-batata;
      Hemigraphis alternata – hera-roxa;
      Lycianthes asarifolia – folha-de-batata;
      Ophiopogon japonicus – grama-preta;
      Pilea microphylla – brilhantina;
      Plectranthus nummularius – hera-sueca;
      Polygonum capitatum – tapete-inglês;
      Selaginella kraussiana – musgo-tapete;
      Sphagneticola trilobata – vedélia;
      Syngonium angustatum – singônio;
      Tradescantia zebrina – lambarí.

      Abraços

      • Irei procurar alguma dessas espécies! Muito agradecida pela sua resposta, o sr ganhou uma nova fã!
        Um grande abraço, e fique bem!

        • Você merece Julia!!!

          Abraços