Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Pergunte ao Raul – 2020

ATENÇÃO LEITORES

Informe na sua pergunta a sua região(Cidade e Estado). Pois estes dados são fundamentais para a elaboração precisa de sua resposta.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

2.456 Comments

  1. Segue a imagem

    • anexo…

  2. Bom dia!
    Meus Mapuá está com essas lesões nas folhas. O que fazer? Rio de Janeiro

    • Bom dia Helio,

      Essa mancha foliar pode ser tratada da seguinte maneira:

      – Faça uma poda eliminando as folhas afetadas. Desinfete a tesoura quando acabar a operação;
      – Pulverize 3 vezes com Cupro Dimy, semanalmente;
      – Espalhe sobre a terra onde a muda estão plantadas 200 g do fertilizante Forth Plantio e revolva o solo para que penetre melhor. Regar. Repetir esta aplicação a cada 45 dias. Este produto contém Magnésio, Enxofre, Zinco e Boro, elementos
      necessários para as plantas combaterem esse fungo;
      – Polvilhe, também, o equivalente a 6 litros de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura, em volta da muda afetada e afofe para que penetrem no solo.

      Abraços

  3. Bom dia!!! Queria saber se é possível cultivar ipês em vasos.

    São luis-ma

    • Bom dia Adrianne,

      São poucas as mais de 100 espécies de ipês que desenvolveriam bem em vasos. Entre eles destaco:

      – Tecoma stans – ipê-de-jardim (FOTO);
      – Handroanthus chrysotrichus – ipê-amarelo-cascudo;
      – Handroanthus albus – ipê-branco-do-cerrado.

      Abraços

  4. Oi Raul! Espero que vc esteja bem. Aqui estamos bem. Adorei conhecer seu site. Moro em Divinópolis-MG. Comprei uma arália bem alta. Não me parece jovem. Uns poucos dias em casa e as folhas começaram a amarelar e cair. Achei que era o sol que entra pela janela. Tirei do sol. Parou de amarelar mas continuam caindo as folhas, os galhinhos que seguram as folhas. Quero replantar em outro vaso mas antes de assustá-la novamente resolvi pedir ajuda. Vc pode me orientar? Sobre o vaso, terra, aquelas pedras que ficam no fundo, um fortificante, adubo, etc. Ela está bem alta. São três caules. Dois mais baixos. E o maior tem uns 2,5m. Pensei em cortar mas não sei como enxertar. Boa chegada de primavera pra você. Obrigadíssima pela atenção. Juliana.

    • Oi Juliana,

      Talvez o motivo pelo qual as folhas caem seja a baixa umidade ambiente. O ar-condicionado é, geralmente, o responsável por isto.

      O vaso deve ter a capacidade mínima de 80 litros, devendo fazer primeiro uma camada de 5 centímetros de argila expandida, a seguir cubra com um geotêxtil (o Bidim é o ideal), depois um bom substrato (recomendo o Forth Condicionador Floreiras). Não adube por enquanto, aguarde a sua aralia se recompor no novo espaço, tampouco faça qualquer poda.

      Abraços

      • Obrigada! Vou seguir sua orientação e depois lhe conto.

        • Você merece, Juliana!

          Abraços

  5. Boa tarde Raul, Tenho uma licuala grandis na sala e ela esta muito alta (batendo no teto), posso replantar enterrando um pouco do caule?

    • Boa tarde Plínio,

      Infelizmente não, isto condenaria sua licuala, já que sempre o caule deve estar fora da terra, deixando as raízes enterradas.

      Abraços

  6. mais uma foto

  7. parece que as fotos não foram. Segue novamente as fotos da acerola. Muito obrigada

  8. Seguem as fotos da acerola.

  9. Bom dia professor Raul. Estou achando as folhas da minha acerola muito amareladas. Moro em Jandira SP, que é na região metropolitana de São Paulo. Seguem as fotos. Obrigafa

    • Bom dia Priscila,

      As folhas amarelas são um sintoma de clorose, isto é deficiência de ferro. Também as manchas escuras indicam fumagina.

      Para tratar isto faça pulverizações com sulfato de ferro, alternando com outras feitas com calda de sabão de coco e posteriormente pulverize com óleo mineral a 1%.

      No solo adicione 1 kg de torta de algodão e revolva superficialmente pra penetrar melhor. Em seguida regue moderadamente.

      Abraços

      • Professor, existe o sulfato de ferro pronto para usar, para comprar? Como devo fazer essa calda de sabão de coco? Obrigada

        • Oi Priscila,

          Sim, existe e pode compra-lo pelo Mercado Livre.

          Dissolva 500 g de sabão de coco em um litro de água quente; depois de frio misture a calda em 5 litros de água e pulverize.

          Abraços

  10. Boa tarde senhor Raul, o senhor poderia me tirar uma dúvida? Comprei estas lantanas em maio deste ano, vieram bem floridas, logo depois sem experiência em cuidar acabei deixando muito no sol e desidratei elas, ficaram bem murchas e secas, há aproximadamente um mês e meio coloquei húmus de minhoca e fertilizante químico, em dias ela ficou maravilhosa, se recuperou, brotou muitas folhas, porém não vejo flores vindo, não sei se é normal, hoje ela está assim, só com esta florzinha! No que posso estar errando? Comprei 7 mudinhas hoje e estão repletas de flores e cachinhos de flores pra abrir. Agradeço se puder me responder

    • Bom dia Evangelaine,

      Pela foto que nos enviou, observei a pouca profundidade da jardineira onde essas lantanas estão plantadas. Deve transplantá-las para vasos ou jardineiras com, pelo menos, 30 centímetros de profundidade. Para estimular a florada adube-a com farinha de ossos.

      Abraços

      • Muito obrigada, vou ver a questão da floreira 😊

        • Você merece, Evangelaine!

          Abraços

  11. (Campos, RJ) olá, Raul, boa tarde. Gostaria, primeiramente, de te agradecer pela ajuda com o meu pacová. Hoje te trago uma outra questão. Há uns meses ganhei uma maranta que chegou um pouco judiada. As folhas estavam com pontas secas e dobradas. Pesquisei e descobri que a maranta é muito sensível à água de rega e que o ideal é usar água filtrada, de chuva ou fervida. Passei a usar água do filtro de barro. Porém, não surtiu qualquer resultado. Novas folhas estão nascendo e já se formam com as pontas falhadas – que depois de um tempo se enruga.
    Começo a suspeitar de ácaro ou algum tipo de fungo. O que você acha? Te envio uma foto de uma de suas folhas.
    Desde já, muito obrigada

    • Bom dia Jasmine,

      Pode ser sintomas de ácaros ou de fungos. Também a baixa umidade ambiente causa essas queimaduras, é bom pulveriza-la diariamente com essa água de filtro.

      Uma colher de sopa de farinha de trigo em 1 litro de água, pulverizando as folhas, é eficaz para combater os ácaros. Também, para combater a presença de fungos, misture 3 partes de água com 1 parte de Leite de Magnésia Phillips e pulverize com essa solução.

      Ela irá melhorar!

      Abraços

  12. Boa noite Raul, tudo bem? Comprei uma muda de pacová há uma semana e transplantei para um vaso de barro grande. Porém dias atrás apareceu uma bolha d’água em uma das folhas. A folha está enfraquecendo rapidamente. O quê é e como eu cuido? Obrigada!

    • Segue foto da parte debaixo da folha.

    • Bom dia Luciana,

      Seu pacová foi infestado por uma bactéria, a Erwina. Para controlar isto reduza as regas e qualquer adubação nitrogenada. Mas faça uma pulverização com Forth Equilibrio, para fornecer cálcio, diluindo 10 ml em 1 litro de água e aplique no solo 10 gramas de Bórax, para abastece-l de boro.

      Isto irá resolver!

      Abraços

      • Obrigada pela resposta! Uma única aplicação dos produtos? Qual frequência? Devo isolar das outras plantas que estão perto?

        • Luciana,

          É uma aplicação única e não precisa de isolamento.

          Abraços

  13. Existe algum produto que mate a hera unha de gato que tomou uma árvore ? Outra: esta unha de gato pode matar a árvore ? Rui Flávio Guião, Ribeirão Preto, SP.

    • Rui,

      Para não prejudicar a árvore deve fazer uma poda radical dessa unha-de-gato, cortando-a na base e extraindo suas raízes.

      Sim, pode secar a árvore, mas isto depende de que árvore estamos falando. As de grande porte são, na maioria das vezes, imunes.

      Abraços

  14. Folhas queimadas e amarelas

  15. Olá Raul! Já peguei muitas dicas aqui no grupo mas estou com dificuldade com minha rosa do deserto! Eu tenho duas rosas, uma eu ainda não pode pq comprei ela com flores e botões, pretendo fazer uma poda apical porém as folhas começaram a amarelar e queimar. Já passei cupro, já passei enxofre, mas não tá melhorando.
    A outra eu podei e ela brotou muitas folhas bem bonitas, mas depois as folhas começaram a queimar nas pontas. Eu removi as folhas queimadas mas as novas estão queimando tb. Eu vejo teias muito finas. Até a minha para de elefante está com as folhas amareladas =(
    Me ajuda Raul! Obrigada!!

    • Olá Fernanda,

      Essas teias finas indicam a presença do ácaro-aranha. Para controlar essa praga pode pulverizar com óleo de neem ou com calda de Alho.

      Esmague 4 dentes de alho, coloque em 1/2 litro de água e deixe
      descansar por 12 dias. Depois desse período, acrescente 5 litros de água, misture e pulverize a rosa-do-deserto. Repita a pulverização após 15 dias.

      As folhas da pata-de-elefante estão amarelas por falta de sol, talvez ou por excesso de regas.

      Abraços

  16. Olá Raul! Já peguei muitas dicas aqui no grupo mas estou com dificuldade com minha rosa do deserto! Eu tenho duas rosas, uma eu ainda não pode pq comprei ela com flores e botões, pretendo fazer uma poda apical porém as folhas começaram a amarelar e queimar. Já passei cupro, já passei enxofre, mas não tá melhorando.
    A outra eu podei e ela brotou muitas folhas bem bonitas, mas depois as folhas começaram a queimar nas pontas. Eu removi as folhas queimadas mas as novas estão queimando tb. Eu vejo teias muito finas. Até a minha para de elefante está com as folhas amareladas =(
    Me ajuda Raul! Obrigada!!

  17. Boa noite Sr. Raul !! Tudo bem..

    Minha pink Princess está com uma folha amarelando, a comprei recentemente troquei de vaso .. não sei se é excesso de água o que faço???? Para não amarelar outras lantas

    • Bom dia Jeizi,

      O Philodendron erubescens “Pink Princess” deve ser cuidado com luz indireta em um vaso que tenha solo levemente úmido e muito bem drenado. Regue quando o solo estiver seco.

      Normalmente, uma folha poderá ficar amarela à medida que envelhece – desde que as outras pareçam saudáveis, não se preocupe.

      Abraços

  18. Olá. Meus dendobriums (olhos de boneca), ao invés de brotar com flores, brota com folhas.
    Poderia me informar a causa?

    • Olá Asta,

      A época de floração dos Dendrobiuns é no fim do inverno e meados da primavera.
      Se não florescem é porque estão em uma área com pouca luz solar, é interessante que eles peguem o sol da manhã e que sejam regadas em dias alternados.
      Adube-a com o fertilizante Forth Orquídeas.

      Abraços

  19. ops desculpe sou de São Paulo – capital.

  20. boa tarde mestre Raul? gostaria de saber que tipo de plantas ou flores poderia ta plantando fazendo um canteiro nos degraus dessa escada que não uso mais, agora na primavera verão bate sol direto só no outono inverno que não bate sol, gostaria de ta plantando em garrafa pet segue foto da escada.

    • Boa noite Amilton,

      A foto não chegou até nós…pena!
      Mas, pelo que entendi, você quer uma sugestão de plantas herbáceas, baixinhas, para esses degraus. Seguem algumas:

      Ajuga reptans – ajuga;
      Oxalis vulcanicola – trevo-amarelo;
      Polygonum capitatum – tapete-inglês;
      Sphagneticola trilobata – vedélia;
      Evolvulus glomeratus – azulzinha; (FOTO)
      Viola odorata – violeta-de-cheiro.

      Abraços

  21. Boa tarde amigo, como faço a muda da flor de São Miguel.
    Como é a muda já crescida, pois embaixo da árvore tem vários tipos, por favor, já fiz pelas sementes, mas não tive êxito. Obrigado!

    • Boa tarde Elizabeth,

      Normalmente se reproduz por sementes, mas ela dá poucas. Outra forma é por estacas com 15 centímetros de comprimento e a grossura da uma caneta Bic. elas devem ser enterrada deixando 2/3 para fora, em um solo arenoso e em local sombreado. Faça isto na próxima fase da lua minguante.

      Abraços

  22. Bom dia tudo bem? Sou de Santa Maria (RS).
    Vi sua publicação sobre a Monstera deliciosa. Adorei uma dúvida: como são suas raízes, pensando em utilizá-la em um telhado verde intensivo? É possível ou tem raízes alastradiças? Obrigada!

    • Bom dia Marília,

      As raízes da Monstera deliciosa são, preponderantemente, aéreas e não oferecem perigo em um telhado verde. Entretanto preferem meia-sombra ou sombra.

      Abraços

  23. Boa noite, Raul.
    Tudo bem? Espero que esteja bem.Ivana de Americana. Gostaria de saber se conhece algum produtor dessa planta Ochna serrulata. Desde já agradeço.

  24. Boa noite Raul !
    Será que Bromelias irão bem nesse jardim vertical?
    E qual a mais indicada ?

    • Bom dia Roseli,

      Sim, a Bromélia Fireball é uma das mais indicadas (FOTO).

      Abraços

  25. Olá Raul. Primeiro quero dizer que adoro seus posts. Gostaria de saber como faço muda da Costela-de-Adão .
    Obrigada e abração

    • Olá Sílvia,

      Obrigado pelo carinho!

      A Monstera multiplica-se por estacas obtidas dividindo o caule. Este caule já possui raízes e elas estimularão as brotações.

      Abraços

  26. Vivaa foi a foto.
    Obrigada pelo carinho Raul. Grande abraço e tudo de bom.

    • Você merece, Liliana!

      Abraços

  27. Ola Raul,
    Obrigada pelo seu retorno. Estou com dificuldade de diferenciar algumas pragas:
    No meu hortelã, algumas folhas estão ficando brancas que parecem que foram polvilhadas com talco. No chifre de veado também, embora pareça um pó mais grosso – um camada em cima da folha. Isso é cochinilha farinhenta ou fungo?
    Na minha salvia, apareceram umas bolinhas brancas em cima das folhas e no caule, da para tirar com a mão esfregando com cuidado, ou mesmo batendo água… imagino que seja a cochinilha farinhenta.
    Nas violetas, as folhas estão com alguns pontos brancos (menores que o da salvia) e pontuais (não é como no hortelã). Consigo tirar com a mão.
    Esto imaginando que na salvia e na violeta é a cochinilha farinhenta e no hortelã e no chifre de veado algum tipo de fungo. EStá correto?

    • Olá Luciana,

      Esse pó branco nas folhas é um sintoma indica uma infestação pelo oídio. Com temperaturas suaves e umidade alta, esse fungo
      aparece em ambas as faces da folha, revestindo-a com uma poeira esbranquiçada. Ataca principalmente as brotações que recebem
      menos sol e quando há deficiência de zinco. Faça pulverizações com enxofre.

      Sim a salvia pode estar com cochonilhas. Polvilhe no solo carvão vegetal bem picadinho, junto com pitadas de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura e aplique uma calda de sabão.
      Corte em pedaços 500 g de sabão, dissolva em 1 litro de água
      quente, adicionar 40 ml de óleo mineral aos poucos. Dissolva o
      preparado em água morna e, na hora de pulverizar, utilize 100g
      da pasta para cada 5 litros de água fria.

      Faça esta pulverização com calda de sabão para as violetas.

      O chifre-de-veado dificilmente pega fungos, já que possui uma camada filífera nas folhas que o protege.

      Abraços

  28. Boa tarde Raul, gostaria que você analisasse essas minhas plantas de ixora anã e me desse umas dicas. Elas perdem a cor, ficam com a folhagem bem amarela, depois vai secando a pontinha das folhas e termina morrendo. Moro no Ceará

    • Bom dia Francisco,

      As ixoras precisam de muito sol, para desenvolverem satisfatoriamente.

      Esse sintoma pode indicar antracnose, uma infecção fúngica que ataca a ixora anã. Ela ocorre em climas úmidos e fazem com que manchas amarelas se desenvolvam na folhagem. As folhas infectadas começarão a murchar, amarelecer e cair.
      Faça três pulverizações, semanais, com o fertilizante Forth Solúveis Produtivo. A fórmula garante uma fonte alta de Potássio, necessário para criar defesas contra esse fungo, além de fornecer Nitrogênio e micronutrientes. O Forth Cobre, também pode ser usado alternadamente, ele supre as necessidades de cálcio, cobre e enxofre.

      Abraços

  29. Bom dia
    Tentando enviar a foto.
    Obrigada pela paciência Raul.
    Abraço

    • Boa tarde Liliana,

      Até que em fim!!! Você conseguiu enviar a foto!

      É uma aralia falsa (Dizigotheca Elegantissima), regue de modo ao solo ficar levemente úmido, nunca encharcado e procure um local de meia-sombra, para ela.

      A muda está com muito bom aspecto!

      Abraços

  30. QUAL MELHOR PLANTA PARA SEGURAR BARRANCO E QUE SE DESENVOLVE RAPIDAMENTE?

    • Joelma,

      Depende do tamanho do barranco e de sua orientação. Algumas árvores, como:

      Acacia polyphylla – monjoleiro;
      Bauhinia forficata – pata-de-vaca.

      Arbustos, como:

      Bougainvillea glabra – primavera;
      Calliandra twedii – espojinha-vermelha.

      Herbáceas, como:

      Arachis repens – grama-amendoim;
      Polygonum capitatum – tapete-inglês.

      São os mais indicados.

      Abraços