Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Pergunte ao Raul – 2020

ATENÇÃO LEITORES

Informe na sua pergunta a sua região(Cidade e Estado). Pois estes dados são fundamentais para a elaboração precisa de sua resposta.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

2.696 Comments

  1. Bom dia Sr Raul,eu moro em Brasília DF e tenho uma trepadeira jade vermelha que de uns tempos para cá está sendo atacada por uns insetos bem pequenos de cor branco e marrom. Esses bichos ficam no lado de baixo da folha e onde eles pousam deixam pequenas bolinhas escuras parecendo tinta,em alguns lugares as folhas com esses insetos ficam amareladas e morrem. O que posso fazer para ajudar ela? Desde já agradeço pela atenção.

    • Bom dia Hackenhar,

      Sua jade-vermelha foi atacada por cochonilhas, uma vez estabelecidas, tornam-se imóveis, fixando-se na superfície das folhas, formando colônias e sugando a seiva.

      Polvilhe no solo, onde está plantada, carvão vegetal bem picadinho, junto com pitadas de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura e pulverize com o inseticida Forth Defende, ele é feito com óleo de neen e é muito eficaz nesse caso.

      Abraços

  2. Boa tarde Raul , eu queria colocar em um vaso a Yuca tostrata ou dracena draco , na minha sacada da casa , pega sol quase o dia todo ,porem venta muito , elas sobrevivem aos ventos fortes ?

    • Boa tarde Paulo,

      A Yucca rostrata alcança mais de 4 metros de altura e a Dracaena draco pode passar dos 13 metros. Tanto uma como outra são originárias de regiões com muito sol e ventos fortes. Porém acho que são plantas de grande porte para serem cultivadas em vasos.

      Prefira a Yucca gloriosa ou a Yucca filamentosa, (FOTO).

      Abraços

  3. Bom dia Sr Raul, inicialmente gostaria de dizer que conheci seu trabalho a pouco tempo, mas já sou fã de carteirinha. Como boa parte dos brasileiros a pandemia mudou minha relação com minha casa, comecei horta, plantei mais frutíferas e plantas internas. Minha pergunta: tenho uma área externa em que quero uma planta perene que dê flores, chame polinizadores, mas que não seja muito alta. Moro em Uruguaiana-RS, que é muito frio no inverno (com geada) e muito quente no verão. Tenho Strelitzia em outro canteiro e tinha pensado em uma planta de porte parecido ou um pouco mais alta. Abraços e muito obrigada por fazer meus dias mais leves e alegres.

    • Boa tarde Marta,

      Ah, muito obrigado pelo elogio! Espero que eu possa sempre esclarecer suas dúvidas.

      Para essa situação recomendo:

      Brunfelsia uniflora – manacá-de-cheiro;
      Veronica spicata – verônica; (FOTO)
      Hypericum inodorum – hipérico;
      Loropetalum chinense – amamélis;
      Gardenia jasminoides “Veitchii” – jasmim-do-cabo-anão;
      Abelia grandiflora – abelia;
      Buddleja davidii – budleia;
      Spiraea cantoniensis – buquê-de-noiva.

      Todas suportam geadas leves e florescem, atraindo polinizadores.

      Abraços

  4. Boa tarde Sr. Raul. Moro na cidade de Moeda, MG. Tenho em meu terreno um barranco totalmente de terra aparente com inclinação de 90 graus. Gostaria de plantar a Unha de Gato nesse barranco. Ela se fixa bem diretamente na terra? Seria possível? É uma área com sol pleno até as 14 horas.

    • Bom dia Bruno,

      Você tem certeza de que o ângulo é de 90º? Estou enviando a imagem para sua confirmação.

      A unha-de-gato pode ser eficiente se o barranco tiver uma inclinação de 45º a 60º

      Abraços

  5. Oi Raul, minha palmeira esta apresentando um algodaozinho branco principalmente na base das folhas. Gostaria da sua ajuda em resolver. Obrigada. Moro em Salvador-BA

    • Vou tentar postar novamente a foto

      • Tentando novamente

    • Oi Ilza,

      Esse algodãozinho branco pode indicar uma infestação de oídio.

      Com temperaturas suaves e umidade alta, esse fungo aparece em ambas as faces da folha, revestindo-a com uma poeira cinzenta. Ataca principalmente as brotações que recebem menos sol e quando há deficiência de zinco.

      Pulverize três vezes, semanalmente, com uma solução feita
      com 10% de leite azedo e 90% de água pura, alternando com Forth Enxofre.

      Abraços

  6. Bom dia, Raul.Comprei 2 mudas da Medinilla Magnífica com mais ou menos uns 70 cm já, só que elas só tinham folhas nas pontas e isso já tem 3 meses e nenhuma folhinha nova ou brotaçao apareceu, estou sem saber o porquê? Ela está plantada no chão no lugarzinho com iluminação pra ela. Pode me ajudar Raul?

    • Bom dia Heloisa,

      A Medinilla magnifica é uma planta complicada, mas estimule o desenvolvimento dela adubando-a com 400 gramas de torta de algodão por m².

      Isto incentivará o aparecimento de novas folhas.

      Abraços

  7. Bom dia Raul, tenho algumas Palmeiras no meu quintal e estão com as filhas quebradiças e as pontas queimadas. Palmeira real

    • Bom dia Paulo,

      Talvez seja um ataque de míldio. As folhas novas mostram manchas pardas de forma irregular na face superior; na inferior, a cor é cinzenta e cotonosa. A doença surge em temperaturas amenas e umidade muito alta, deixando as folhas secas e quebradiças.

      É recomendável a poda de limpeza para o arejamento das palmeiras e faça pulverizações com leite azedo.

      Misture 1 litro de leite azedo, 3 litros de água e 2 punhados de cinzas de madeira. Pulverize 3 vezes com um intervalo de 10 dias entre uma e outra pulverização.

      Alterne também com pulverizações com Forth Cobre, ele supre as necessidades de cálcio, cobre e enxofre.

      Abraços

  8. Boa noite, Raúl

    O que me recomenda para afastar formigas e gatos?

    Um abraço e obrigada

    • Bom dia Catalina,

      Depende da formiga, o Brasil conta com 2.000 espécies; destas, apenas pouco mais de 20 são consideradas pragas. Solos pobres e arenosos facilitam a infestação.

      Barreiras feitas com carvão, cinzas, cascas de ovos ou farinha de ossos ajudam no controle delas. O Rotenat fog (extrato de timbó), o inseticida rural Natural Camp ou Combat (composto por: Neem, citronela e pimenta), são eficazes.

      Alho, arruda, artemísia, hortelã, poejo, batata-doce, gergelim e catinga-de-mulata (Tanacetum vulgare) são repelentes naturais, quando plantados nos canteiros.

      Fertilizantes ricos em Molibdênio permitem que as planta forme proteínas, ficando assim pouco atrativa para as formigas. Ajifol CoMo ou Yara Vita Teprosyn CoMo, são os produtos mais indicados.

      Já para os gatos, entre neste link do mesmo blog: http://www.jardimcor.com/cronica/como-espantar-o-gato-do-vizinho/

      Abraços

      • Que beleza! Quanto informação.
        As formigas que têm me dado problemas são tipo cortadeiras.

        Para fazer essas barreiras devo misturar tudo ou seria para usar um ou outro, Raúl?

        Sempre grata

        • Oi Catalina,

          Para controlar as formigas cortadeiras use o formicida Contratox.

          As barreiras podem ser feitas com um dos produtos indicados.

          Abraços

          • Bom dia Raúl,

            não consigo achar esse formicida contratox, nem na internet.

            • Oi Catalina,

              Use a isca formicida Atta Mex-s, ela é muito eficiente!

              Abraços

  9. Olá tenho 2 pés de aroeira vermelha e agora na primavera as folhas começaram a amarelar e estão caindo nunca vi acontecer isso com ela será que é normal?

    • Olá Jane,

      Não é normal essa queda de folhas da sua aroeira. Pode ser um ataque de cochonilhas, para combate-las use calda de sabão.

      Corte em pedaços 500 g de sabão, dissolva em 1 litro de água
      quente, adicione 40 ml de óleo mineral aos poucos. Dissolva o
      preparado em água morna e, na hora de pulverizar, utilize 100g
      da pasta para cada 5 litros de água fria.

      Repita a pulverização mais duas vezes, com intervalos de uma semana entre elas.

      Abraços

  10. Boa tarde, Raul!
    Esta minha planta,está com esse aspecto enrugado e não se sustenta sozinha, tive que segurar para tirar foto. O que pode estar acontecendo com ela?

    • Boa noite Nadja,

      Agora com a foto fica mais fácil o diagnóstico.

      Sua planta é um Caladium e não vejo nenhum problema nele, as folhas estão de um bom tamanho e saudáveis. Entretanto esse enrugamento pode ser causado pelo tripes, como falei anteriormente.

      Além do fumo de corda, faça uma adubação com um punhado de cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura, 10 cascas de ovos bem picadinhas e secas e três colheres de sopa de farinha de ossos. Isto irá deixar seu caladium mais firme e aprumado.

      Abraços

  11. Boa tarde, Raul!
    Esta minha planta, que nao sei o nome, está com esse aspecto enrugado e não se sustenta sozinha, tive que segurar para tirar foto. O que pode estar acontecendo com ela?

    • Boa tarde Nadja,

      É difícil saber o que está acontecendo com sua planta sem vê-la ou sem saber o nome dela. Talvez o que está ocasionando isto seja uma praga conhecida como tripes, insetos pequenos e sugadores que causam, além desse enrugamento nas folhas, enrolando-as, o desaparecimento da clorofila, formando manchas pálidas. Neste caso faça uma calda de fumo.

      Pique 30 g de fumo de corda e coloque num vidro com 1/2 litro de água durante 12 horas (se deixar mais tempo, fermenta), coe e dilua em 5 litros de água, em seguida pulverize. Repita isto mais duas vezes com intervalos de 7 dias.

      Abraços

  12. Foto Chifre Cervo

  13. Bom dia Raul! Moro em Florianópolis,SC. Apareceram vários pontinhos brancos na minha planta Chifre de cervo. Eles parecem estar crescendo e estão aparecendo algumas manchas circulares. Vou enviar a foto . Você saberia o que são e como tratar? Aguardo seu retorno. Grata!

    • Segue foto da planta .

    • Boa tarde Simone,

      Os Platycerium produzem manchas marrons de esporos que às vezes são confundidos com doenças. Verifique a luz do sol, essas plantas não devem receber luz solar direta. A melhor luz é brilhante, mas indireta. O sol da manhã pode ser tolerado por algumas horas. Mova seu chifre-de-veado para uma área com melhor iluminação.

      Os pontinhos brancos podem ser ácaros, nesta caso uma colher de sopa de farinha de trigo em 1 litro de água, para pulverizar as folhas, os afasta.

      Abraços

      • Boa tarde e obrigada pelo retorno, seguirei suas indicações. Abs

        • Você merece, Simone!

          Abraços

  14. Antes.

  15. Sr. Raul!!! Boa tarde!

    Acredito estar com o mesmo problema que a Sra. Michele.

    Como em Belo Horizonte o sol e calor estão muito fortes, logo após o replantio elas murcharam e depois de bem regadas se recuperaram. Mantendo essa “boa rega”, após alguns dias notei folhas amareladas e observando os talos, a podridão em sua base.

    Preparei os 8 vasos com argila expandida, manta de drenagem. Sob a manta acrescentei um pouco de terra vegetal e Hidrogel (Top Garden 2,5 gramas) hidratado e sobre tudo o fertilizante alga nutri misturado com terra vegetal e farinha de ossos. Então passei os torrões originais com 3 mudas cada para estes novos vasos.

    Utilizei Hidrogel pois as plantas são para enfeitar uma pequena (2,50m x 25 cm) varanda ensolarada no consultório de minha mulher. Estou preparando sistema de gotejamento automático para os vasos durante os sábados e domingos quando não tiver alguém para regalas.

    Reduzi as regas e ontem apliquei o fertilizante Boro (Força Verde NitroCaB 3:8:2 Nitrogênio-Cálcio-Boro 5ml/litro) através de pulverização, quando reaplicar?

    Quando poderei pulverizar o Forth cobre e por qual periodicidade?

    Obrigado pela ajuda. Parabéns pelo trabalho, está fantástico.

    Edgard Villela Neto. evneto@gmail.com

    • Outra

    • Boa tarde Edgard,

      Tudo o que fez está correto. Você pode aplicar o Forth Cobre já, com uma periodicidade de 15 dias, em três aplicações. sua preocupação com a rega é válida, para que o solo desses vasos fiquem sempre úmidos.

      Abraços

      • Obrigada Raul pelo retorno! Fico feliz em acertar o plantio, estudei todos os seus comentários anteriores antes de plantar.

        Apliquei hoje o Forth Cobre!

        No dia 10 apliquei o fertilizante Boro através de pulverização, se não for pedir muito, quando e por quantas vezes reaplicar este boro?

        Obrigado.

        • Oi Edgard,

          O boro deve ser aplicado três vezes, com intervalos de 60 dias.

          Abraços

  16. Obrigada Raul pela resposta!
    Sobre cortar o tronco da amelia pudica,para fazer muda, fui orientada a colocar primeiro alguns dias na água. É realmente necessario ou pode ser colocado direto na terra.
    Salvador Bahia

    • Você merece, Nadja! Mas não deixe as estacas na água e sim na sombra durante três dias, antes de finca-las na terra.

      Abraços

  17. Olá Raul,

    Moro em SP, capital e não consigo manter minhas plantas saudáveis.
    Tenho uma Peperomia Melancia e uma Columeia Batom. As duas ficam em área de luz indireta, rego 2 a 3 vezes por semana, mas percebo a terra sempre seca, as folhas secas, caindo e/ou murchas.
    Ajudaria se borrifasse algum fortificante? Agradeço suas dicas!

    • *imagem

    • Olá Suellen,

      Você as deve regar de modo a terra ficar levemente úmida e também pulverizar as folhas com água mineral.

      O fato de as folhas caírem, pode ser atribuído a algum outro fator.

      Abraços

  18. Boa tarde Raul!

    Meu jardim do caribe está enorme… Como ela está em ambiente interno, cultivada em vaso, nao tenho mais como mantê-la por causa da altura Gostaria de saber se há possibilidade de cortar o tronco ao meio e replantá-la

    • Boa tarde Nadja,

      Sim, você pode cortar o tronco do jasmim-do-caribe ( Plumeria pudica), esta poda estimulará novas brotações. A parte que foi retirada servirá para fazer novas mudas, desde que não tenham um diâmetro superior a dois ou três centímetros.

      Abraços

  19. Obrigada mais uma vez, Raul! Você é 10! Super abraço!

    • Você merece, Maria Letícia!!!

      Abraços

  20. Boa tarde Raul,
    Moro em Brasília DF, nasceu una ramos pendentes na minha cica revoluta e o que deve fazer?
    Parabéns pelo site.
    Atenciosamente.

    • Boa tarde João,

      Se estes ramos não forem brotações da própria Cycas, deve retira-los. Faça isto com cuidado para não danificar a planta.

      Abraços

  21. Localização: Itupeva – São Paulo

    Olá Raul,
    Tenho 600mt2 de grama esmeralda plantada, sendo a maior parte em área plana e outra parte em taludes. Devido essa grande estiagem na região, a grama esta amarelada e nos taludes as raízes estão a vista. O que posso fazer para dar vida a esse gramado?
    Tem dois anos de plantio, nunca fiz aeração e não coloquei areia e nem terra sobre ela.

    • Olá Cleiton,

      Então, já é hora de fazer as coberturas, elas devem ser feitas usando 80% de areia e 20% de um bom substrato (recomendo o Forth Condicionador Gramados), com uma espessura de dois centímetros. Assim que surgirem as brotações, repita a cobertura da mesma forma. Acho que com três ou quatro coberturas seu gramado ficará nivelado e verdejante!

      Abraços

      • Muito Obrigado Sr Raul!! Fiquei na duvida com a espessura. Os dois centímetros de cobertura ( Areia e Forth gramas) serão a cada cobertura ou as 4 coberturas que precisarei fazer terão 2 centímetros.

        • Olá Cleiton,

          São 2 centímetros em cada cobertura.

          Abraços

          • Muito Obrigado Sr Raul! Postarei fotos da Evolução do gramado após usas dicas.

            • Você merece, Cleiton!

              Abraços

  22. Foto do pacová

  23. Olá, Raul!
    Meu nome é Nashara.
    Tenho um pacová que esta sempre com folhas novas, mas apresentando as pontas amareladas e com umasmanchas o verso.
    Além disso, uma jiboia com essas manchas nas folhas.

    • Olá Nashara,

      Não recebemos a foto do pacová. Mas essas pontas amareladas podem ser a causa de uma deficiência nutricional, faça uma adubação com torta de algodão e farinha de ossos e espere os resultados em dois ou três meses.

      Com a jiboia realize a mesma adubação.

      Abraços

  24. Bom dia Raul, tudo bem?
    Sou novo como tutor de plantas. Mas tenho cinco vasos que ficam dispostos na janela do meu quarto,penduradas através de suporte.Elas pegam luz indireta ( bem difusa mesmo )mas natural e também a luz do meu quarto que é uma LED equivalente a 90w ( praticamente o dia todo, pois trabalho em casa e meu quarto tbm é meu escritório).

    Duas Tradescantia Zebrina ( uma delas com as listras prateadas e a outra com a folha bem verde, quase não dá pra ver a listras. Essas duas tradescantia, estão apresentando folhas amareladas.

    Um Lirio da Paz mini- Que aparenta estar bem, só que uma das flores que já estavam brotando na muda, a haste acabou não se desenvolvendo e ficou preta, parece queimada. Agora tem outras duas que estão se desenvolvendo.

    Uma Jiboia, que está muito bem, está viçosa. ( a Jiboia e as tradescantia comprei via internet.

    E uma outra plantinha que ganhei de uma vizinha, quando procurava a tradescantia. ( ela tem folhas verdes com o verso roxo,mas não parecem com as tradescantia, o espaço e forma das folhas no caule não combinam, são mais espaçados.

    Tenho duvida quanto às regas ( li na internet, que quando regamos devemos regálas com bastante água, até que a água escorra esperar uns 10 minutos e rega-las novamente. Estou fazendo isso, mas como na cidade a primavera está intercalando com dias mais frios abaixo de 20 e dias muito quentes, acima de 30, fico na dúvida. Tenho regado ná media de uma vez a cada 6/7 dias.

    O Lirio da paz, quando transplantei, fiz uma mistura de 1 parte de areia, 2 de humus e uma de terra e coloquei uma colher de NPK 4/10/18 no vaso em volta da muda.

    Você acha que deveria transplantas as tradescantia para outros vasos ( já são plantas adultas pelo que sei, e sobre o lirio da paz, hoje sei que o humus é adubo tbm, errei ao colocar NPk junto ao substrato? E quanto às regras devo regar com menos água?

    Na minha cidade o clima no verão e primavera por regra é bem quente e úmido e o inverno tende a ser não tão rigoroso, mais pra moderado, porem com alguns dias de frio intenso. Você poderia me dar algumas dicas, das plantas que tenho acredito que onde estão, é um lugar saudável.

    Moro em Joinville-SC.

    Desde já agradeço sua atenção.

    João Luiz

    • Boa tarde João Luiz,

      O solo que preparou para o lírio-da-paz é perfeito.

      As regas de todas suas plantas devem ser feitas diariamente, de modo ao solo ficar levemente úmido, nunca encharcado.

      Pode transplantar as tradescantias, se elas estão bem cheias e não encontram mais espaço para desenvolver. Use um bom substrato nesta operação.

      Conheço bem sua cidade e ela tem um clima agradável, muito propicio para o cultivo dessa plantas. Agora, na primavera, adube-as com torta de algodão, ela é muito rica!

      Abraços

  25. Bom dia!
    Minha palmeira de madagascar está com umas coisas esbranquiçadas e suas folhas estão caindo, o que faço?

    • Bom dia Andréa,

      Pode ser deficiência de zinco, neste caso deve pulverizar as folhas com sulfato de zinco. Mas também pode ser um fungo, o oídio; se for ele a causa, pulverize três vezes, semanalmente, com Forth Enxofre.

      Abraços

  26. Oi Raul Canovas! Obrigada pela rapidez na resposta… você é muito atencioso…mas fiquei na dúvida na quantidade de cinzas… devo encher de cinzas um recipiente com capacidade de 10 litros, é isso? E as cinzas devem ser espalhadas em torno das raízes e regar em seguida… é assim? Me desculpe se não entendi direito essa parte…se você puder me esclarecer eu agradeço! Um abraço! Leticia.

    • Oi Maria Letícia,

      Sim, é o equivalente a 10 litros. Isto é para dimensionar a quantidade, que deve ser espalhada em torno das mudas afofando o solo em seguida para penetrarem melhor. A seguir regue moderadamente.

      Abraços

      • Obrigada mais uma vez, Raul! Você é 10! Super abraço!

        • Você merece, Maria Letícia!

          Abraços

  27. Olá Raúl,

    Os tomates estão ficando todos bichados como o da foto. O que pode ser feito pra evitar isso, por favor.

    • Olá Catalina,

      Seu tomateiro foi infestado pela traça-do-tomateiro (Tuta absoluta). Para controlar esta praga use o Abamectin, misturado com óleo mineral na dosagem recomendada pelo fabricante.

      Abraços

      • Olá Raul,

        Quak marca de Abamectin seria a indicada. Vi alguns na internet, mas parecem ser para gado.

        • Olá Catalina,

          Pode ser da Nortox.

          Abraços

  28. Boa tarde!
    Gostaria de saber se existe alguma maneira de fazer um Pandanus utilis bifurcar!
    Obrigado

    • Boa tarde Fernanda,

      Tente raspar, levemente, a casca do tronco do Pandanus utilis. Isto pode ser feito em vários lugares do tronco. Em seguida passe nesses cortes extrato pirolenhoso, o Natupirol e o Mokussu são as marcas mais conhecidas.

      Deixe passar algumas semanas para checar o resultado e me informe, por favor.

      Abraços

  29. Olá Raul!
    Gostaria de plantar 6 especies nativas, de madeira de lei.
    Estou em Sao Paulo, Embú das Artes, a área é livre de rede elétrica .
    Por favor, devo preparar o solo antes de plantá-las? Qual espaçamento ?
    Outra dúvida, eu poderia plantar outras especies nativas de porte menor junto com as especies de madeira de lei?
    Isso seria benefico para o desenvolvimento das espécies de mad. de lei?
    Desde já muito obrigada!

    • Olá Ângela,

      Recomendo as seguintes árvores consideradas madeira de lei, para sua região:

      – Cedrela fissilis – cedro-rosa;
      – Centrolobium tomentosum – araribá;
      – Hymenaea courbaril – jatobá;
      – Swietenia macrophylla – mogno;
      – Paubrasilia echinata – pau-brasil;
      – Aspidosperma polyneuron – peroba-rosa.

      O espaçamento deve ser de oito metros, como mínimo, entre elas.

      Precisa preparar os berços, com 1 x 1 x 1 metros, adicionando ao solo do local, mais 50% de um bom substrato para plantio (recomendo o Forth Condicionador Solos), 500 gramas de calcário e 200 gramas de superfosfato simples.

      Pode e deve plantar espécies de menor porte associadas as mencionadas acima. Sem dúvida a combinação com elas irá trazer benefícios.

      Abraços

      • Super obrigada por sua resposta!
        Por favor, quais espécies eu poderia plantar junto com as especies de madeira de lei?
        Mais uma vez, minha gratidão a vc e sua equipe!

        • Esqueci de perguntar onde posso comprar essas espécies já altas com tronco mais gordinho…enfim, arvores com boa qualidade e não mudinhas…
          Obrigada

          • Ângela,

            Um produtor bom de árvores é a Bioverde, Marcos Bernardi em Limeira SP – (19) 3451-1840

            Abraços

        • Ângela,

          Você pode plantar as seguintes:

          Lafoensia glyptocarpa – mirindiba-rosa;
          Vochysia tucanorum – pau-de-tucano;
          Pterocarpus violaceus – aldrago;
          Holocalyx balansae – alecrim-de-campinas;
          Cordia glabrata – louro-branco;
          Machaerium aculeatum – jacarandá-bico-de-pato;
          Senna macranthera – manduirana;
          Vitex polygama – tarumã.

          • Muito obrigada, a você e toda sua equipe!

          • Olá Raul, essas espécies que vc sugeriu para eu plantar junto com as árvores de madeira de lei, são bastante altas… pensei em plantar 1 de cada especie de madeira de lei
            Peroba rosa, pau brasil, mogno e jatoba
            Totalizando 4 árvores. Com espacamento de 8 metros,
            Agora, entre essas 4 árvores, penso em plantar arvores de espécies mais baixas, quais espécies vc me indica?
            Qual espaçamento devo usar?
            Devo plantar as árvores menores com 8 metros de espacamento?
            Poderia usar frutíferas, tipo, jaboticava, uvaia….
            Muito obrigada!

            • Bom dia Ângela,

              Pode plantar as seguintes frutíferas de baixo porte:

              Campomanesia phaea

              cambuci

              Eugenia brasiliensis

              grumixama

              Eugenia florida

              guamirim

              Myrciaria glazioviana

              cabeludinha

              Myrciaria grandifolia

              jabuticaba-graúda.

              Abraços

  30. Olá Raul Canovas! Vamos ver se agora consigo mandar as fotos, sem estragar tudo…rsrsr… Preciso de ajuda para a minha sobrinha que se mudou para uma casa com jardim. É em Brasília. Ela tem pedido a minha ajuda pois tenho jardim faz tempo e a gente vai aprendendo, né? Mas desta vez… As Ixoras que ela tem lá estão mal… Por favor veja pelas fotos se é possível recuperá-las… Ela queria podar, mas disse a ela que se não tratar pode ser que brotem e o problema volte… Por favor aguardamos suas orientações… veja que algumas não estão tão ruins… Muito obrigada!!!!

    • Bom dia Maria Letícia,

      Sim, agora deu tudo certo, recebemos sua mensagem e a fotografia.

      A imagem mostra uma doença causada por um fungo, a alternaria. como primeira medida e fundamental cortar e queimar as folhas afetadas, em seguida faça 4 pulverizações, semanais com os fungicidas Mancozeb ou Captan.

      Paralelamente faça uma adubação rica em potássio, para fortalecer as ixoras, com o equivalente a 10 litros de cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura (podem ser de padaria ou pizzaria).

      Isto irá melhorar as mudas. Por favor me retorne depois de 5 semanas sobre os resultados.

      Abraços