Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Pergunte ao Raul – 2019

ATENÇÃO LEITORES

Informe na sua pergunta a sua região(Cidade e Estado). Pois estes dados são fundamentais para a elaboração precisa de sua resposta.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

515 Comments

  1. BOA TARDE RAUL, TUDO BOM?

    SURGIU NESSA MINHA PLANTA, MANCHAS PARECENDO FERRUGEM, E QUE VAI TIRANDO A VIDA DA PLANTA DEIXANDO AS FOLHAS OPACAS E SECAS NA PONTA, JA INFESTOU ATE MINHAS PRIMAVERAS, VC PODE ME AJUDAR ?

    • Posso ajudar sim, Eva:

      Faça três pulverizações com Forth Cobre e três com Enxofre Dimy alternando as aplicações a cada semana.

      Também aplique na terra, por cobertura e afofando para penetrar nas raízes, Cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura.

      Abraços

  2. Olá Mestre Raul,
    Onde consigo mudas ou sementes das plantas abaixo.

    Gerânio – Pelargonium graveolens
    Manjerona – Origanum majorana
    Patchuli – Pogostemon cablin
    Sálvia sclarea
    Tea Tree – Melaleuca alternifolia
    Ylang Ylang – Cananga adorata

  3. Tenho um xaxim wue me foi presenteado por um amigo ha mais de 15 anos. Agora vou mudar de casa e gostaria de levá-lo. É possível um translado sem risco? Se possivel, como fazer para preserva-la?
    Hoje ela está com 1,70 m.

    • Olá Heloísa,

      É perfeitamente possível, mas corte as folhas mais velhas e deixe as que brotaram recentemente. Depois é só muda-lo de local, sem necessidade de preservar raízes.

      Abraços

  4. Olá. Qual o motivo de alguns bulbos da zamioculca secarem pela metade? Primeiro, as folhas amarelam e caem, depois o bulbo seca conforme as fotos a seguir. Planta não é regada em excesso nem recebe luz solar direta.

    • As demais folhas estão saudáveis, sem presença de pragas.

    • Olá Erick,

      Se as folhas ficarem amarelas, os caules se inclinam para baixo e um odor desagradável sobe do solo, a causa é geralmente uma podridão de raízes. Isso ocorre quando a planta é mantida úmida. Levante a planta do vaso e liberte as raízes do solo. Em seguida faça uma poda dessas raízes e volte a planta-la no vaso adicionando areia média de rio misturada com um pouco de carvão bem moído. Faça também três pulverizações, semanais, com Cupro Dimy. Isto garantirá a recuperação da muda.

      Abraços

  5. Olá Raul, tudo bem!
    Meu ciclanto está ficando com as folhas manchadas como se fosse ferrugem. O que pode ser, há tratamento?
    Grande abraço!

    • Segue a foto

    • Olá Rodrigo,

      É um fungo conhecido como mancha-da-folha. Elimine as folhas afetadas, faça três pulverizações, semanais, com Forth Cobre e aplique no solo onde o Cyclanthus está plantado, 80 gramas de salitre do chile duplo potássico, revolvendo superficialmente.

      Abraços

  6. Bom dia
    Por favor, como consigo germinar a sucupira

  7. Bom dia Raul Cânovas , por favor se puder ajudar?
    Gostaria de saber qual especie é esta planta ? E de onde? É da familia da vitória regia ? Esta é a flor de lótus? mas a flor é diferente ? Desculpe
    Minha ignorância pois sou nova no assunto.. 🥴 parece que a foto foi montada .. rrsss.

    • Boa tarde Ana,

      São Nymphaeas ou ninfeias, um gênero botânico pertencente à família Nymphaeaceae e originário da Ásia, principalmente da Índia. É uma planta aquática e essa foto parece ser natural e não montada.

      Abraços

  8. Oi Raul, sou do RJ. Enviei a pergunta abaixo. Não estou conseguindo anexar a foto. Abs

  9. Olá Raul. Algumas marantas estão secando nas pontas, tantos as de dentro de casa quanto as da varanda. Mas as internas estão mais secas, essa da foto fica dentro de casa, molho semanalmente quando está seca, e coloco na varanda para pegar luz direta as vezes, na sala tem luz filtrada por uma tela de mosquito, com bastante claridade. Muito obrigada.

    • Olá Jacqueline,

      Faça pulverizações diárias com água mineral, na parte de manhã, isto vai melhorar a hidratação de suas marantas.

      Abraços

  10. Bom dia só Rodrigo de Concórdia Santa Catarina estou à procura de sementes de agave palito e outras agaves se puder ajudar agradeço

    • Boa tarde Rodrigo,

      Os fornecedores de sementes do agave-palito que eu conhecia não estão vendendo no momento. Continue tentando!

      Abraços

  11. Tudo bem, Raul? Em primeiro lugar, parabéns pelo seu trabalho. É uma enorme inspiração.
    Sou de São Paulo capital e estou buscando algumas mudas difíceis de conseguir, apesar da grande maioria ser brasileira… Tô procurando algumas variações de filodendro (philodendron “pink princess”. philodendron atabapoense e o raríssimo spiritus sancti), a begônia maculata Wightii (que, pelas minhas pesquisas, também é brasileira…), e um syngonium variegato. São bem específicas, porque já estou há um tempo tentando encontrar, mas sem resultado. Já rodei o Ceagesp e o Ceasa (Campis/SP) e nada… Você saberia me indicar viveiros que trabalham com mudas raras ou algum lugar que eu possa encontrá-las? Qualquer uma delas já me ajuda bastante! Obrigado!!

    • Caro Renan,

      Quem pode te ajudar é o Eduardo Gonçalves. Segue o contato: http://www.yamandubrasil.com.br/contato/

      Abraços

      • Muito obrigado, Raul. Entrei em contato com ele! Bom final de semana.

        • Ah, que bom Renan!
          Um bom final de semana para você também!!!

  12. Tem 2 meses que plantei grama esmeralda… depois de um mês estava bem verdinho, de repente ficou desse jeito da foto… manchas marrom se alastrando e não fecha de jeito nenhum… partes sombreadas crescem mais… não tem nem como cortar porque partes estão baixas demais e outras já altas demais…assim se cortar pode cortar o caule… será que cresce depois de cortado o caule?
    E o que fazer para a rhizctonia…acho que deve ser isso essas manchas… já usei Forth fungicida ontem dia 18 de junho… mas vem tão pouco que vai dar muito gasto… Existe uma forma de recuperar este jardim de forma caseira?…
    As partes marrom nem estou regando.. . Mas o jardim está seco…e muito desnivelado
    Não é agradável de andar…
    De longe ele é lindo… todas as manhãs ele está lindo.. . Menos nas manchas claro… mas depois bate o sol e fica feio…. tem folhas secas aparecendo palha em todo o gramado…
    O que devo fazer?… tem solução para este gramado ou devo cimentar tudo?
    Obrigada

    • Boa tarde Consuelo,

      Para a rhizoctonia use o herbicida Amistar e também faça uma cobertura com um centímetro de areia média de rio. A poda dessa grama tem que ser feita deixando dois terços da folha, nunca corte o caule, já que dessa maneira a grama não poderá realizar a fotossíntese.

      Repita as coberturas adicionando 20% de um bom substrato para gramados, assim que as temperaturas na sua região subam um pouco.

      Abraços

  13. A foto…esta difícil anexar

    • Última tentativa de foto…. mas está bem explicado no texto
      Obrigada

    • Foto

  14. A foto da grama

  15. Tem 2 meses que plantei grama esmeralda… depois de um mês estava bem verdinho, de repente ficou desse jeito da foto… manchas marrom se alastrando e não fecha de jeito nenhum… partes sombreadas crescem mais… não tem nem como cortar porque partes estão baixas demais e outras já altas demais…assim se cortar pode cortar o caule… será que cresce depois de cortado o caule?
    E o que fazer para a rhizctonia…acho que deve ser isso essas manchas… já usei Forth fungicida ontem dia 18 de junho… mas vem tão pouco que vai dar muito gasto… Existe uma forma de recuperar este jardim de forma caseira?…
    As partes marrom nem estou regando.. . Mas o jardim está seco…e muito desnivelado
    Não é agradável de andar…
    De longe parece lindo… todas as manhãs ele está lindo.. . Menos nas manchas claro… mas depois bate o sol e fica feio…. tem folhas secas aparecendo palha em todo o gramado…
    O que devo fazer?… tem solução para este gramado ou devo cimentar tudo?
    Obrigada

  16. Olá Raul
    Tem 2 meses que plantei grama esmeralda… depois de um mês estava bem verdinho, de repente ficou desse jeito da foto… manchas marrom se alastrando e não fecha de jeito nenhum… partes sombreadas crescem mais… não tem nem comoncortar porque partes estão baixas demais e outras já altas demais…assim se cortar pode cortar o caule… será que cresce depois de cortado o caule?
    E o que fazer para a rhizctonia…acho que deve ser isso essas manchas… já usei Forth fungicida ontem dia 18 de junho… mas vem tão pouco que vai dar muito gasto… Existe uma forma de recuperar este jardim de forma caseira?…
    As partes marrom nem estou regando.. . Mas o jardim está seco…e muito desnivelado
    Não é agradável de andar…
    De lo de padre lindo… todas as manhãs ele está lindo.. . Menos nas manchas claro… mas depois bate o sol e fica feio…. tem folhas secas aparecendo palha em todo o gramado…
    O que devo fazer?… tem solução para este gramado ou devo cimentar tudo?
    Obrigada

  17. Como aplicar cinza no meu jasmin-manga cujas folhas estão apresentando muita ferrugem?

    • Maria,

      Para a ferrugem ser controlada pulverize três vezes, semanalmente, com Cupro Dimy.

      Abraços

  18. Prezado Raul,

    Fiz um campo de futebol com grama bermuda. Após preencher toda a área, noto que a grama esta um pouco amarelada, o solo compactado, com vários buracos e, em alguns pontos, surgiram moitas de braquiária e ervas daninhas. Surgiram também alguns formigueiros. Qual o procedimento para recuperar o gramado, eliminar as braquiária/ervas daninhas e os formigueiros que surgiram. Moro em Goiás.

    Grato

    Leopoldo Lima

    • Caro Leopoldo,

      Para controlar essa braquiária use o herbicida seletivo Katana, ele serve também para pé de galinha e carrapicho. As iscas formicidas granuladas Mirex ou Citromax, são menos prejudiciais ao meio ambiente e eficientes em casos de proliferação alta.

      Para descompactar seu gramado faça coberturas de 1 centímetro com areia média a cada 30 dias e encurte essas aplicações nas estações mais quentes, podendo cobrir a grama a cada 10 dias.

      Abraços

  19. Dr. Raul. Bom dia

    Meu nome é Karen e moro em Joinville, SC.
    Tenho três pés de camélia. A branca está linda, cheia de flores, folhas vivas e verdes.
    A cor de rosa está cheia de botões pequenos e não abriu nenhuma flor, assim como a mesclada que está plantada em um vaso, tb com botões pequenos e sem nenhuma floração. Quando chega os meses quentes é que os botões tentam abrir e caem sem abrir totalmente.
    O que fazer? Tem que podar as camélias ou adubar com algo especifico?

    • Boa tarde Karen,

      Seguramente há uma deficiência de potássio que pode ser corrigida aplicando em cada pé 100 gramas de salitre do chile duplo potássico e 4 ou 5 kg de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura. Aplique isto misturando levemente a superfície da terra e regue delicadamente em seguida. Não há necessidade de podas.

      Abraços

  20. Boa tarde Sr. Raul!
    Queremos nivelar um campo de grama natural com areia, e gostariamos de saber se somente a areia é suficiente, ou se tem que misturar com algum fertilizante?
    Fizemos o calculo de 2 metros de areia para nivelar, se for usar fertilizate, qual usar? E qual a quantidade deste fertilizante para estes 2 mts de areia? E por último qual areia é a mais adequada para este fim? Já que acho que a areia tem que ser a mais limpa possível e adequada para a prática de futebol, muito obrigado e um grande abraço!

    • Boa tarde Amauri,

      A areia deve ser média e limpa e o fertilizante depende de vários fatores: estado do gramado, tamanho e fertilidade atual.

      Em principio recomendo o Usar 30 gramas por metro quadrado do fertilizante Dimygrass, ele é completo e estimula o crescimento, também pode misturar essa areia com um bom substrato para gramados, o Forth Condicionador Gramados é bom e pode usar entre 3 e 6 kg dele por metro quadrado.

      Abraços

  21. Boa tarde Raul, gostaria de saber qual doença é essa na minha goiaba roxa? O que devo fazer? E o que aplicar?

    Muito obrigada,
    Eliane

    Ibirá SP

    • Boa tarde Eliane,

      São várias as doenças que atacam a goiaba roxa e a bacteriose é a mais importante. Mas também pode ser antracnose, ferrugem, podridão-estilar ou podridão-parda, podridão-de-botryodiplodia, podridão-de-frutos e nematoide-das-galhas.

      Me faltam mais informações para fazer um diagnóstico.

      Abraços

  22. Ola Raul. por favor oq ue esta acontecendo com minhas ruelias?

  23. Ola Raul.
    Mora em jundiai/Sp. Tenho ruelias em minha casa, e elas estão cheias de fungos. Já coloquei podei e também coloquei fungicidas, mas não resolveu. Quando podo elas já nascem todas contaminadas. Por favor me ajude.

    • Olá Márcia,

      Acho que sua Ruellia foi atacada por ácaros brancos. O controle pode ser feito pulverizando com enxofre ou com calda sulfocálcica (cal virgem + enxofre), 1 colher de sopa de farinha de trigo em 1
      litro de água, para pulverizar as folhas, é também eficaz.

      Abraços

  24. Olá, Raul. Como vai?
    Sabe me dizer o que está acontecendo com as folhas da minha Ponkan?
    Sou de Socorro/SP.

    • Eis a foto.

      • Nova tentativa

    • Olá Valmir,
      Essas manchas amarelas na sua tangerina ponkan podem indicar greening, ele ataca todos os tipos de citros e não há cura para as plantas doentes.

      Também pode ser CVC, cujo tratamento é bastante difícil.

      Aconselho consultar um agrônomo.

      Abraços

      • Que tristeza se for Greening! Tinha tantas expectativas em ver essa árvore crescer e dar frutos.
        Obrigado, Raul!

        • Oi Valmir,

          De qualquer maneira acho bom você consultar um agrônomo, já que são muitas as doenças que atacam os citros.

          Tomara eu tenha me enganado!

          Abraços

  25. Boa noite Raul, tenho um pé de cajá-manga anã, gostaria de saber pq as frutas não amadurecem?
    Obrigada,

    Ibirá – SP

    • Bom dia Eliane,

      Talvez uma deficiência de zinco ocasione esse problema. Aplique 50 g de óxido de zinco e 1 kg de torta de algodão no pé da cajá-manga.

      Abraços

  26. Olá Raul, tenho um jardim ornamental que recebe bastante sol. Existe alguma planta rasteira ou baixa que seja resistente e que tenha flores? Ja usei unha de gato e agora tenho Torrenia, mas ela não esta durando.
    Obrigada!
    Sou de Lindóia – SP

    • Oi Marina,

      Ha várias especies que podem ser usadas como forração, inclusive algumas que florescem agora no outono/inverno:

      – Sedum multiceps – estrelinha-gorda;
      – Ageratum houstonianum – agerato;
      – Antirrhinum majus – boca-de-leão;
      – Bellis perennis – bonina (FOTO);
      – Calendula officinalis – mal-me-quer;
      – Portulaca grandiflora – onze-horas-dobrada;
      – Portulaca oleracea – beldroega;
      – Primula malacoides – primulinha;
      – Primula obconica – prímula.

      Outras florescem em outras estações:

      – Aptenia cordifolia – rosinha-de-sol;
      – Bulbine frutescens – bulbine;
      – Lantana sellowiana – lantana-pendente-branca.

      Abraços

  27. boa tarde Sr Raul, obrigada pela oportunidade em esclarecer duvidas. Comprei uma chácara e o gramado é “fofo” ,é aparado (na roçadeira) e depois soprado e rastreado e em várias partes tem buracos. por favor, o que posso fazer para resolver isso? Tenho medo que meus cães possam se machucar ou alguém cair nos desníveis. muito obrigada

    • Boa tarde Sueli,

      Isto se deve ao corte com roçadeira, prefira máquina elétrica ou a gasolina para fazer as podas de seu gramado.

      Agora faça uma cobertura de 5 mm com areia média (essa de construção) e repita isto quando ela crescer o suficiente para uma nova cobertura. No inverno isto pode demorar um pouco.

      Abraços

  28. Boa tarde.
    Sou de São Sebastião, SP
    Raul, estou com muita dificuldade para manter a grama coreana bonita.
    Ela fica com tufos e quando poda fica muito amarelada e com falhas.
    Poderia me orientar?
    E qual tipo de adubo devo usar e quando?
    E nesta época do ano algum cuidado espcial?
    Grata.

    • Boa tarde Cristina,

      A grama coreana desenvolve melhor em climas secos de regões temperadas ou subtropicais e é usada em jardins orientais e principalmente em campos de golfe, mas tolera perfeitamente o clima de São Sebastião, onde é provocada pela maresia.

      A grama coreana não precisa de tantas regas, por esse motivo pode ser regada três vezes por semana e como seu crescimento é mais lento do que outras gramíneas tampouco requer podas tao seguidas, mas deve se manter com 2 a 3 centímetros de altura. Seu lado negativo e o de ficar exposta a ramagem inferior desprovida de folhas, com aspecto de seca e tampouco é muito resistente ao pisoteio.

      Ela pode ser adubada agora com o fertilizante Maxgreen S3 e coberta por uma fina camada de areia de 5 mm, depois do corte. Como as temperaturas em São Sebastião são um pouco baixas em junho, julho e agosto, espere o mês de setembro para cobri-la com uma camada de um centímetro e meio feita com 50% do Condicionador Forth Gramados e 50% de areia fina de construção, enriquecida com 30 gramas por metro quadrado do fertilizante Dimygrass.

      Abraços

      Abraços

  29. Bom dia! Por favor! Pode me ajudar a ID esse Cajá?

    • Foto da semente

      • Bom dia Simoni,

        Acho que é uma cajamanga anã (Spondias dulcis “nana”).

        Abraços

        • Olá! Desculpe!esqueci de descrever q o pé é alto está grande…

          • Eu li no meu livro de frutas Brasileiras e vi q as folhas do Graúdo e do são diferentes, esse é do Cajá Manga são + estreitas

        • E essa é formato das folhas do Cajá Graúdo, + largas ao q indica essas se parecem + com as folhas do meu Cajazeiro, né?

          • Perfeito, Simoni!

  30. Raul, boa tarde. As fotos da Iris com as folhas queimadas não foram enviadas, não sei porque! Tentei novamente. Abraço. Julieta – Bsb

    • Ah, que pena Julieta!