Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Pergunte ao Raul – 2020

ATENÇÃO LEITORES

Informe na sua pergunta a sua região(Cidade e Estado). Pois estes dados são fundamentais para a elaboração precisa de sua resposta.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

2.957 Comments

  1. Boa Tarde Sr. Raul, mês passado escrevi sobre meu pacová, o Sr me aconselhou cortar as folhas e passar canela mas mesmo deixando boa margem o amarelado voltou. E agora outra planta em outro cômodo está com o mesmo problema. Apodrece as folhas em questão de dias. Coloquei agora um NPK 4-14-8. O que pode ser?

    • Boa tarde Ana Carolina,

      Pela imagem que nos enviou penso que pode ser um fungo conhecido como podridão. Com ou sem odor desagradável, a podridão pode ser úmida ou seca; atingindo ramos e raízes.

      Recomendo diminuir as regas. O cálcio foliar previne esse apodrecimento, o Forth Equilibrio é um fertilizante rico nesse elemento e pode ser usado a cada 2 ou 3 meses. Também 100 gramas de calcário dolomítico, colocado no vaso, aumentará o pH do solo e ajudará a controlar a proliferação deste fungo.

      Use também o fungicida orgânico Biotrich e pulverize a muda com o fertilizante Fosway, ele é rico em potássio, elemento importante para a recuperação da muda.

      Acredito que com este tratamento a muda voltará a verdejar!

      Abraços

      • Vou fazer tudo isso bem certinho. Muito Obrigada novamente, com suas dicas consigo ver esperança para minhas tão amadas plantas.

        • Você merece, Ana Carolina!

          Abraços

  2. Olá sou Emanuel gostaria de saber se essa palmeira imperial está doente está doente. E o tratamento o que posso fazer?

    • Olá Emanuel,

      Não vejo que esteja doente, mas carente de nitrogênio e magnésio.

      Faça uma adubação usando 500 gramas de farinha de ossos e 800 gramas de torta de mamona.

      Dessa maneira as cores das folhas intensificarão a coloração verde.

      Abraços

  3. Esta é a Carpentaria acuminata.
    Obrigada

    • Sim, é ela mesmo, Ângela!

      • Raul e equipe, muito obrigada! Vcs são demais!!!

        • Você merece, Ângela!

          Abraços

  4. Esta árvore, esta na cidade de Cotia, numa calçada pequena, essa trará problemas futuros?
    Qual nome dela?
    Obrigada.

  5. Olá Raul, agora acho que a foto irå…
    Uma arvore recwm plantada em frente uma casa, acho que essa árvore tem porte grande…e não a identifiquei, vc conhece?
    Muito obrigada a vc e sua equipe!

    • A foto não vai…😢

    • Esta árvore, esta na cidade de Cotia, numa calçada pequena, essa trará problemas futuros?
      Qual nome dela?
      Obrigada.

      • Oi Ângela,

        É um pouco difícil saber o que é apenas por essa foto…desculpa!

        Abraços

  6. Olá Raul.
    Por favor, gostaria muito saber o nome dessa palmeira…ela é magrinha…
    E a outra árvore, dá pra identificar por foto?
    Super obrigada!

    • Olá Ângela,

      Infelizmente a foto não chegou até nós, mas se a palmeira é magrinha pode ser uma Carpentaria acuminata, como mostra a foto.

      Abraços

  7. OLÁ RAUL.
    ONDE EU ENCONTRO MUDAS, DAS PLANTAS,,,,,, GENGIBRE MAGNÍFICO OU SORVETÃO, OU AINDA FLOR DE MARACÁ…. E TAMBEM A PLANTA LUPINUS…….NÃO CONSIGO ENTRAR ESSAS PLANTAS. AGUARDO UMA AJUDA SUA.
    OBRIGADO.
    SOU DE BOTUCATU, ESTADO DE S.PAULO

  8. CARO RAUL.
    TENHO A MEDINILA MAGNÍFICA, MAS ELA NÃO ESTÁ REAGINDO COMO DEVERIA. AS FOLHAS AMARELAS, COM FERRUGENS, FOLHAS QUEBRANDO, JA PASSEI INSETICIDAS, ESTOU PASSANDO A CALDA BORDALEZA, JA COLOQUEI, ADUBO 4 14 08, COLOQUEI ATÉ URÉIA, MAS INFELIZMENTE ELA NÃO REAGE. GOSTARIA DA SUA AJUDA. TENHO DUAS MUDAS DELAS, E AS DUAS ESTÃO REAGINDO ASSIM. POR GENTILEZA, ME DE UM RETORNO OU SEJA, UMA PARECER MAIS TÉCNICO SOBRE ISSO. SE POSSÍVEL, EU AGUARDO SUA AJUDA PELO MEU EMAIL
    SOU DE BOTUCATU, – ESTADO DE S.PAULO

    • Bom dia Wilson,

      Vou responder por este canal.

      A Medinilla necessita de um local quente e úmido para vegetar bem. Não tolera temperaturas abaixo 10 C. Prefere dias quentes, mas com luz solar filtrada e noites mais frescas, para estimular a florada.

      Pode rega-la apenas uma vez por semana, mas faça pulverizações com água, a temperatura ambiente, diariamente umedecendo a folhagem, isto ajuda a prevenir a invasão de ácaros, que são atraídos por condições secas.

      Depois da floração, pode a planta até a metade para controlar seu tamanho.

      Prefira um fertilizante indicado para orquídeas, o Forth Orquídeas recomendo. O solo deve ser similar ao que serve para o cultivo da violeta africana.

      Abraços

  9. Olá, Raul tudo bem?
    Eu aqui novamente solicitando a sua ajuda!

    Moro em uma casa em São Sebastião, SP.

    O antigo morador, a casa é alugada, colocou estas britas em cima do gramado, rsrsr.

    Queria melhorar isto, porém para tirar toda esta brita, nem sei onde colocar…e colocar grama está um pouco caro e complicado..

    Tem alguma outra sugestão?

    Grata.

    • Olá Cristina,

      Uma solução seria limitar a grama da brita com uma orla feita com separadores de grama (FOTO), formando sinuosidades suaves, tudo no mesmo nível.

      Isto é um recurso barato e simples e requer, apenas, um pouco de criatividade.

      Abraços

  10. Boa tarde, Raul
    Minha chifre de veado estava linda ..ela eh bem antiga De repente, notei que as folhas estavam caindo e apareceu alguns pontos escuros nas folhas (pequenos casulos) unem pequenos Parece ser um tipo de fungo ou ácaro. Não tenho certeza. Não sei o que usar para tentar recupera-la

    • Bom dia Thais,

      Seu chifre-de-veado foi infestado por um fungo, conhecido como Rhizoctonia. Essas manchas pretas que aparecem nas folhas começam a se espalhar em direção ao ponto de crescimento, é hora de agir rápido. Se não forem tratados, os pontos pretos continuarão sua marcha e matarão a planta inteira. Primeiro, reduza a umidade ao redor da planta e evite regar depois de meio-dia, em seguida aplique BioTrich, um fungicida orgânico que irá controlar esse fungo. siga as instruções da bula, para aplica-lo.

      Abraços

  11. Ola mestre Raul!
    Consigo ter uma Ravenalla plantada num canteiro formado por muros e piscina de 4 x 1,80m??

    • Olá Isabela,

      Consegue sim, inclusive pode fazer um conjunto plantando várias.

      Abraços

      • Obrigada, meu bem! um bjoo

        • Você merece, Isabela!!!

          Beijos

  12. Bom dia, Raúl,

    Alguns dos pés de pimentões ficam com as pontas murchas (foto) Também acontece com tomateiros. Não sei qual a razão.

    Mando outra foto que é de uma physalis. Todas as plantas delas estão com essas manchas amarelas nas folhas e a produção dos frutos é pobre. E tem sempre uns besourinhos furando as folhas.

    Pode me ajudar?

    • Boa tarde Catalina,

      Essas manchas amarelas são consequência de um fungo, o oídio. Para combate-lo pulverize três vaezes, semanalmente com uma solução feita com 10% de leite azedo e 90% de água pura. Alterne estas aplicações com Forth Enxofre.

      Abraços

  13. Ola Raul,

    Tudo bem?
    Há alguns meses atrás, pedi uma ajuda com uma samambaia que mora numa fenix aqui em casa. Só tinham sobrado duas folhas e estava muito secas. Vc me orientou a orvalhá-las. Agora tenho mais de 10 folhas – ela nunca esteve tão linda! Mando foto abaixo! bjos

    • Ah, Luciana,

      Fico muito feliz sabendo que minha orientação deu resultados positivos.

      Beijos

  14. Bom dia Raul.
    Tenho duas jades que são lindas, porém nesta última Brotacao as folhas novas estão todas corroídas ficando em fiapos.
    Pode me ajudar.
    Estão plantadas em Caratinga Minas Gerais.

    • Bom dia Jeannete,

      Posso sim.

      As possíveis pragas que estão atacando sua jade (strongylodon macrobotrys) incluem pulgões, ácaros, percevejos e cochonilhas.

      Use o inseticida Forth Defende, ele é muito eficaz para controlar essas infestações.

      Não havendo melhoras, nos envie uma foto para identificar melhor o problema.

      Abraços

  15. Oi então comprei essa pata de elefante,ela estava linda agora as folhas do meio começaram a dobrar como se tivessem quebrando.Elas estão verdinhas mais nãosei se énormal.Ela fica no canto da sala,mais recebe claridade.So quero saber se devo pulverizar enxofre como me indicaram.Obrigado pela atenção.

    • Oi Tânia,

      Sua pata-de-elefante (Beaucarnea recurvata) deve estar sentindo a falta de sol, já que ela é originária de regiões desérticas do México, onde desenvolve a pleno sol e com baixíssima umidade ambiente.

      Portanto não é recomendada para ambientes internos.

      Abraços

  16. Olá Raúl

    Sabe me dizer se a Calda bordalesa da foto é boa?

    Tenha um bom dia e obrigada

    • Sim, Catalina,

      Essa calda bordalesa é um fungicida tradicional, composto de cobre (7%), Cálcio (3%) e Enxofre (3%). Possui uma boa eficiência sobre várias doenças causadas por fungos e é muito usada em orquídeas e outras plantas ornamentais.

      Abraços

  17. Olá Raul, eu sou de Teixeira de Freitas, Extremo Sul da Bahia. Estou com um problema nas minhas rosas do deserto já faz tempo. Elas apresentam pequenas pintas amarelas, e também começa a amarelar nas pontas. Já troquei o substrato de todas elas, usei um defensivo chamado Oberon, usei água oxigenada, óleo de neem, forth flores, forth cote 14-14-14 e nada deu jeito. Retirei todas as folhas das RD, algumas eu podei os galhos, e mesmo após vir galhos e folhas novas elas continuam apresentando o mesmo problema. Umas das RD deu flores, notei que alguns botões abortaram e outros botões não abriram, ficando pretos.
    Tenho duas azaléia e notei a ponta da folha dela amarelando também, assim como uma mini rosa. Uma observação, eu moro em apartamento, e essas plantas recebem umas 2 ou 3 horas do sol da manhã, às vezes até menos tempo de sol. O senhor poderia me ajudar indicando o possível problema e um remédio que possa me ajudar? Desde já agradeço! Vou enviar a foto das RD, Azaléia e da Mini Rosa.

    • Olá Etiene,

      O amarelecimento nas folhas da rosa do deserto ( Adenium obesum ) são causados pela antracnose, um tipo de fungo. Essas plantas prosperam melhor em climas secos, sucumbindo às doenças fúngicas quando a umidade ambiente é alta. Aconselho posiciona-las em uma área seca, onde possam receber mais luz solar, e regue-as com moderação, evitando que a água molhe as folhas.
      Recomendo pulverizações feitas com o fertilizante Forth Solúveis Produtivo. A fórmula garante uma fonte alta de Potássio, necessário para criar defesas contra esse fungo, além de fornecer Nitrogênio e micronutrientes. Também o Forth Cobre supre as necessidades de cálcio, cobre e enxofre e pode ser empregado. Faça o mesmo tratamento nas azaleias e mini rosas.

      Abraços

  18. Boa tarde, sou de Igaraçu do Tietê, SP. Estou começando a produzir rosas do deserto e algumas estão com as folhas deformadas e com um tom roseado, já me disseram q pode ser vírus, mas não encontrei nada a respeito, estou sem saber o q fazer.

    • Oi Valéria,

      Já respondi sua pergunta em outra seção.

      Abraços

  19. BOM DIA . TENHO UMA MUDA DE ACALYPHA WIKESIANA (FLAMENGUEIRA) AI COMPREI OUTRAS MUDAS PARECIAM A MESMA MAS AS FOLHAS SÃO DIFERENTES AO CRESCER ACHO QUE TEM DIVERSAS ESPECIES ACHEI QUE COMPREI A ACALYPHA WIKESIANA “MACROPHILLA”. PODERIA ME DAR UMA ORIENTAÇÃO SOBRE ESTA ESPECIE. GRATO. ROBERTO

  20. Ola Raul,
    Tudo bem?
    Aqui é Luciana, de Indaiatuba.
    Como você sabe, aqui é bem calor, e tem estado muito seco. Eu tenho regado todo os jardim dia sim dia não. Em geral, meu jardim está bem verde. Só o bambu mossô que está com mais da metade das folhas secas. Foi falta de água ou ele está com alguma outra doença? O que faço?

    • Olá Luciana,

      Não é falta de água e sim o ataque de ácaros ou pulgões. A maioria dos insetos sugadores de seiva são relativamente fácil de controlar borrifando o bambu com sabão inseticida ou óleo de Neem. Faça isto semanalmente por três vezes.

      Abraços

  21. Boa noite Raul, tenho um pessegueiro, e em um dos galhos percebi que as brotações secaram e galho e seus ramos apresentam manchas vermelhas, conforme fotos. Tentei achar na internet o que pode ser mas não consegui. Você teria uma ideia do que pode estar causando isso? Muito grato. Campos/RJ.

    • Segue mais uma foto

    • Bom dia Danyel,

      Seu pessegueiro foi infestado pelo ácaro vermelho. Para combater esta praga use o acaricida da marca Vertimec 18 CE, seguindo as recomendações da bula.

      Abraços

      • Raul, muito obrigado, como sempre sua ajuda é inestimável.
        Grato de coração.

        • Você merece, Danyel!

          Abraços

  22. Boa noite Raul,

    Tenho um quintal com grama esmeralda. Ele foi plantado sobre uma camada de 20cm de barro vermelho para nivelar + uma camada se 5cm de terra vegetal com condicionador se solo..

    Como tempo surgiram falhas no gramado..me sugeriram húmus com farinha de osso..e realmente se uma melhorada.aa a areia + o condicionador seria melhor?!

    Em uma área que bate pouco sol fiz a besteira de cortar a grama muito baixa ( o que se costuma ver como recomendação) e ela secou e estou com uma área sem grana agora.Posso usar o mesmo procedimento?(areia mais cond. De solo)e no restante do gramado tbm?!

    Estou deixando a minha grama mais alta agora
    Moro no RJ e w muito quente e sinto que qnd corto baixo ela parece ficar seca.molhonde manhã e final de tarde.

    • Bom dia Fernanda,

      Não use farinha de ossos, porque ela pode originar fungos em seu gramado. Prefira camadas de 1 ou 2 centímetros de 80% de areia média lavada e 20% de Forth Condicionador Gramados. estas coberturas devem ser repetidas assim que houver novas brotações da grama, fato que deve acontecer a cada 10 ou 15 dias. Os cortes devem ser altos, entre 5 e 7 centímetros. Preste atenção às lâminas da maquina que faz os corte, elas devem estar bem limpas, para não propagar doenças fúngicas no gramado.

      Abraços

  23. Boa tarde..minhas rosas do desertos estão assim..gostaria de saber o q estão acontecendo

    • Bom dia Denise,

      Suas rosa-do-deserto foram atacadas por um fungo, o oídio. Ele ataca principalmente as brotações que recebem menos sol e quando há deficiência de zinco. Neste caso deve-se
      aplicar 10 g de óxido de zinco em cada vaso e pulverize três vezes, semanalmente, com uma solução feita com 10% de leite azedo e 90% de água pura, alternando com outra pulverização feita com Forth Enxofre.

      Este tratamento eliminará a doença!

      Abraços

  24. Boa testar Raul

    Desculpa mas no caso dessa planta não entendi qual o problema.

    • Segue a foto

  25. Segue outra foto da mesma

    • Oi Lourdinha,

      A única doença que normalmente afeta a Tradescantia zebrina é a podridão das raízes. Essa doença acontece por excesso de regas. Tente melhorar a drenagem adicionando areia e carvão, onde a muda está plantada.

      Também pode ser atacada por pulgões, cochonilhas, moscas brancas e ácaros. Neste caso o óleo de Neem pode controlar essas pragas.

      Abraços

  26. Boa tarde Raul

    A mais de um ano vendo plantas Ornamentais na hidrocultura, estou com uma infestação (creio que de ácaros)em praticamente todas as plantas que ainda estão no substrato.
    Parei as vendas totalmente, faz dias que pesquiso e não sei mais o que fazer.
    Se eu passar pra hidrocultura e lavar totalmente as plantas, Seria uma boa solução? Se sim … Eu faria essa lavagem com água e detergente ou só água.
    As plantas são jibóia variegata, costela de Adão (bem pequena ainda), filodendro chocolate,Peperomia pendente.

    Será de grande valia pra mim sua ajuda.
    (Estou enviando a foto de uma delas)

    • Boa tarde Lourdes,

      Em lugar de lava-las com uma parte de água e uma parte de detergente (que me parece uma solução boa para paquitas e gafanhotos), que tal usar urina de vaca, Ela é rica em nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, ferro, manganês, boro, cobre, zinco, sódio, cloro, cobalto e molibdênio, aumentando a resistência das plantas às pragas, não apenas aos ácaros, mas também a outras como cochonilhas, pulgões, lagartas e às doenças, como pinta-preta, requeima, pústula bacteriana e antracnose.

      Após a coleta dessa urina, coloque-a em garrafas PET, onde fica fechada durante 4 dias em local sombreado, para que fermente.

      Suas plantas podem ser pulverizadas usando 5 ml da urina em 1 litro de água. Repetindo isto mais três vezes, semanalmente.

      Desta maneira, acredito, suas plantas estarão prontas para a hidrocultura.

      Abraços

      • Raul estou chocada com essa informação!!!! 😂😂😂😂😂
        Se não fosse uma orientação sua eu teria certeza que a pessoa estava brincando comigo.
        Eu sonhava a anos com uma solução milagrosa dessas.

        Mas da certo usar isso dentro de um apartamento ????(eu também tenho um gato)..
        Menino onde vou encontrar em Fortaleza- CE uma urina de vaca??? 😂
        Não pode ser urina de humano ou um vegetariano kkk? Ou outra coisa?

        Detalhe além de exterminar tudo ainda aduba!!!!
        Você é genial !!!!
        Sou sua fã!

      • Já entrei em contato com várias pessoas pra conseguir a urina.
        Já sei que não tem cheiro forte de xixi. 😊
        Raul ela vai servir como excelente adubo e pra aumentar a resistência das plantas ou vai também funcionar como inseticida, acaricida , fungicida, vai matar os insetos, fungos e bactérias?

        Muito, muito obrigada mesmo por tanta ajuda que vem me dando.
        Hoje comprei seu livro, estou ansiosa pra ler.
        Abraço 🤗

      • Bom dia Raul

        Finalmente consegui a urina de vaca.
        Para combater as pragas devo usar 3 x por semana durante quanto tempo?

        Vou colocar todas as plantas na varanda do apartamento, como posso desinfetar essa área, pois há um painel vertical de treliça de madeira (mas está envernizada), onde havia um jardim vertical que pegou praga também. Lá não há mais plantas.

        Quero fazer tudo certinho .
        Sou de Fortaleza-CE.

        Muito obrigada pelas orientações que vem me dando.

        • Oi Lourdinha,

          Que bom que conseguiu achar a urina de vaca!

          Coloque a urina em garrafas PET, onde fica fechada durante 4 dias em local sombreado, para que fermente.

          As plantas podem ser pulverizadas mensalmente usando 5 ml da urina em 1 litro de água.

          A área pode ser desinfestada usando 25 ml de água sanitária em um litro d’água.

          Abraços

    • Lavar com água e sabão seria uma solução para quais além de gafanhotos (que não tem aqui).
      A urina de vaca se eu conseguir e podendo ser usada dentro de um apartamento com um gato(que não mexe nas plantas).
      Preciso tanto voltar a trabalhar que vou arranjar essa vaca.

      Quanto tempo duraria esse tratamento, eu teria condições de vender essas plantas?

      Obrigada, obrigada 😘😘😘😘

      (Segue a foto do gato 😂)

      • Bom dia Lourdinha,

        Não é brincadeira, a urina de vaca é um remédio excelente para as plantas, tanto como um eficaz combate a pragas e doenças como um adubo formidável. Outras urinas não possuem estas vantagens.

        Quando lhe recomendei isto, não sabia onde você morava, por isso arrisquei lhe facilitar este tratamento.

        Caso você não consiga a urina de vaca, me avise para encontrar alguma outra solução.

        Abraços

  27. Boa tarde sr Raul. Comprei seu livro e adorei! Obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco. O senhor já me ajudou antes com um problema em uma camélia e agora tenho 4 pés de camélias que estão com as folhas muito feias. Parece um fungo. Apesar disso, agora na Primavera novas folhas lindas e saudáveis estão brotando. Mas acho que vai ser questão de tempo elas ficarem feias como as outras. Consegue identificar o que as está atacando? E como devo tratá-las?

    • Aqui vai a foto

    • não consigo mandar a foto

    • Boa tarde Isabel,

      Fico feliz sabendo que está gostando do livro!

      Suas camélias foram atacadas pelo ácaro vermelho. Pulverize três vezes, semanalmente, com óleo mineral ou vegetal ou de peixe. Isto irá solucionar o ataque desta praga.

      Abraços,

  28. Boa tarde, Raúl

    O sachet de 20g da Calda Bordalesa da Bordasul faz realmente 40 litros como? (foto)

    Desde já, agradeço

    • Boa tarde Catalina,

      Sim, a dosagem é de 20 a 40 gramas para cada 20 litros de água, aplicado via foliar. Culturas mais sensíveis, como alface utilize a menor dose, enquanto que em culturas mais resistentes como o café, utilize a maior dose que é de 5 gramas por litro de água.

      Abraços

  29. Oi professor, sou a Monica de Bananal Serra da Bocaina, de novo, pedindo sua ajuda. Essa árvore está com essa espécie de cera que cristaliza. Preciso me preocupar?

    • Oi Monica,

      A árvore foi atacada pela gomose. Recomendo pincelar os ferimentos com pasta bordalesa. Se este procedimento não der resultados, use os fungicidas Fosetil-Al ou Metalaxil, eles são mais possantes do que a pasta bordalesa.

      Abraços

  30. Bom dia. Estive lendo a relação de espécies que você recomenda para o litoral gaúcho (árido e ventoso) e gostaria de saber quais delas contam com sistema radicular que não prejudiquem as calçadas. Moro em Capão da Canoa, RS. Obrigada pela atenção.

    • Bom dia Neyde,

      As que relaciono a seguir possuem raízes que não afloram nas calçadas, portanto podem ser aproveitadas para sombrear ruas e avenidas no litoral gaúcho.

      – Algodão-do-brejo – Hibiscus tiliaceus;
      – Aroeira-pimenteira – Schinus terebinthifolius (FOTO);
      – Carobão – Jacaranda macrantha;
      – Dedaleiro – Lafoensia pacari;
      – Ipê-amarelo-do-brejo – Tabebuia umbellata;
      – Ipê-roxo – Tabebuia heptaphylla.

      Abraços