Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Pergunte ao Raul – 2020

ATENÇÃO LEITORES

Informe na sua pergunta a sua região(Cidade e Estado). Pois estes dados são fundamentais para a elaboração precisa de sua resposta.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

2.957 Comments

  1. Oi Raul, que prazer falar com vc….Raul minha cliente quer plantar uma tuia charuto encostada da parede da sala…eu nao sei a raiz se pode dar problemas no futuro

    • Oi Lia,

      Pois é, o prazer é nosso!

      A tuia-charuto (Cupressus sempervirens) precisa de sol em todas suas faces, por isso que acho difícil seu desenvolvimento junto a uma parede. Normalmente ela pode ficar com ácaros no futuro.

      Que tal pensar em outra planta?

      Abraços

  2. Olá Raul tudo bem? Sempre um prazer conversar com você. Você pode indicar qual a melhor videira para vaso? Estou querendo uma que suba numa pérgola de 4 m2. Se puder me responder, agradeço. Anita ( amiga da Jutta sua vizinha em 7 praias).-_

    • Olá Anita,

      Que prazer é receber uma mensagem sua!

      A melhor opção é a uva Isabel, ela produz bastante e é adocicada, servindo para doces e sorvetes. O vaso deve ter no mínimo 60 cm de largura e mais de 70 cm de altura e deve ser preenchido com 80% de Forth Condicionador Solos, 20% de areia e 2 kg de esterco de galinha.

      Abraços

  3. Segue outra.

  4. Raul, bom dia.
    Não há cobertura em cima dele, embora a área seja pequena.
    Seguem duas fotos: – uma olhando de baixo dele para cima; e outra olhando por cima dele.
    De qualquer forma, farei como orientado.
    Obrigado.
    Wanderley

    • Boa tarde Wanderley,

      Perfeito! Mas siga minhas recomendações.

      Abraços

  5. Bom dia gostaria de saber se vaca pode comer jasmim manga?

    • Boa tarde Adriana,

      Todas as partes do jasmim-manga produzem alcaloides venenosos, que podem afetar pessoas e animais. Podem causar irritação na pele, dor de estômago e cólicas.

      Abraços

  6. Boa noite , sou de São Paulo capital , tenho uma grande quantidade de casca de ovos triturada , em que área posso vender o senhor sabe informar ?

    • Bom dia Célio,

      Acredito que já respondi sua questão dias atrás. Mas talvez possa ter sucesso contatando fábricas de fertilizantes, especialmente as que produzem cálcio e magnésio.

      Abraços

  7. Caro Raul, bom dia.
    Primeiramente, agradeço a orientação para trato do jasmim amarelo. Funcionaram muito bem e ele está uma beleza.
    Se possível, gostaria de nova orientação para meu bambu mossô, planta que gosto muito.
    De uns tempos para cá as folhas secaram e caíram. Pensei em retirá-lo e colocar um outro, mas notei que no topo dele brotaram novas folhas que estão verdes e saudáveis. Então, imagino que ele possa ser recuperado.
    Pergunto se há tratamento que possa fazer as folhas voltar a brotar dos galhos onde elas secaram.
    Muito obrigado
    Wanderley – São Paulo, Capital, Vila Mariana

    • Boa tarde Wanderley,

      O bambu mossô precisa de ambiente externo para desenvolver. Ele tem alguma cobertura por cima?

      Para reanima-lo aconselho usar o Forth Condicionador gramados, ele possui uma fórmula ideal para ele e ainda pode acrescentar borra de café e torta de mamona.

      Ele irá melhorar!

      Abraços

  8. Acho que a foto não ta carregando. ..

  9. Olá Raul!Sou a Rúbiazinha de Taubaté. Plantei algumas mudas de árvores numa área verde próxima a minha residência. E estou sempre cuidando. Observei que o abacateiro esta com machucado na parte alta do tronco e não sei se ação humana ou praga.Gostaria de saber o que posso fazer para ajuda-lo.Obrigada!

    • Raul, segue a foto do abacateiro.

    • Olá Rúbiazinha,

      Nessa ferida passe pasta bordalesa, cobrindo-a totalmente. Isto ajudará a cicatrização e, eventualmente, pode combater alguma doença fúngica.

      Abraços

  10. Bom dia, mestre Raul! Tudo bem?

    Primeiramente, parabéns pelo maravilhoso espaço on-line que mantém. Estou conhecendo agora, mas com certeza serei um seguidor assíduo.

    Tenho este Pacová há alguns meses. Nas últimas duas semanas, ele está com estas pequenas manchas amareladas.Começou nas folhas mais novas, mas agora já está passando paraas folhas mais velhas também. O processo está se alastrando com rapidez.

    Saberia diagnosticar este problema?

    Salvador-BA

    • A foto não carregou anteriormente. Segue…

    • Boa tarde Maurício,

      Obrigado pelo elogio!

      Evite molhar as folhas de seu pacová, isto incentiva a presença de fungos. Para combater esta doença faça três pulverizações, semanais, com Forth Cobre, alternando com Forth Enxofre e adicione ao solo o equivalente a 3 litros de cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura (as de padaria ou pizzaria são ideais), revolvendo a terra superficialmente.

      Abraços

  11. tenho um pé de camelia vermelha que fica cheio de botões mas eles não abrem
    o qiue devo fazer para que desabrochem?
    obrigada luiza

    • Luiza,

      Adicione ao solo, em volta da camélia, 100 gramas de sulfato de potássio e o equivalente a 10 litros de cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura (as de padaria ou pizzaria servem). Em seguida revolva a terra até uma profundidade de 10 centímetros para penetrarem melhor. Regue depois.

      Abraços

  12. Boa tarde tudo bem Raul? Gostaria de saber se está palmeira é Imperial. Onde comprei o moço falou que sim,mas o mesmo disse que a Folha era mais aberta. Sabe me dizer olhando assim se é palmeira Imperial? Ivo Emanuel Campina grande PB

    • Boa tarde Emanuel,

      Não consigo identificar, já que a palmeira é muito jovem.

      Abraços

  13. Ola sr Raul td bem?
    Mais uma vez preciso de sua ajuda, segue fotos de gerânio pendente que estava bem saudavel e começou a aparecer tipo de umas “verrugas” nos caules, saberia dizer o que pode ser?
    Obrigado abraços
    Zeluiz

    * Local : Embu das Artes / SP

    • Olá Zeluiz,

      Um dos sintomas que indicam a presença de ácaros são as verruguinhas que aparecem formando um empolamento na superfície foliar, que resulta em uma estrutura oca saliente com a concavidade virada para a face inferior da folha.

      Faça três pulverizações, semanais, com enxofre. Isto soluciona o problema!

      Abraços

  14. Boa tarde, as mamangavas nao estao vindo no maracujazeiro, tem algo q eu possa fazer pra ajudar, pois as flores estao caindo…..e se eu passar DECIS vai prejudicar as mamangavas?

    • Bom dia Nice,

      O efeito desse inseticida, possivelmente, está afugentando as mamangavas.

      Uma alternativa é fazer a polinização com um cotonete retirando o pólen da flor e passando na parte feminina de outra flor.

      Abraços

  15. Olá Raul bom dia! Tenho uma muda de acabate que mede cerca de 50cm, alguns meses atras meu cão comeu a parte de cima da planta mas eu conservei o restante no vaso. Agora nasceu um broto na ponta a direita desse caule, e a parte do caroço pra cima começou a ficar marrom. Minha duvida é se devo retirar o broto q nasceu e plantar em outro lugar. Pode me ajudar? Desde já, grata.

    • Olá Sofia,

      Posso ajudar, sim!

      Não retire esse broto, o ideal é plantar o abacate com caroço em um local definitivo. O abacate é uma árvore e de grande porte. Mas se quiser conserva-lo em um vaso opte por um de tamanho maior.

      Abraços

  16. Olá Raul bom dia! Tenho uma muda de acabate que mede cerca de 50cm, alguns meses atras meu cão comeu a parte de cima da planta mas eu conservei o restante no vaso. Agora nasceu um broto na ponta a direita desse caule, e a parte do caroço pra cima começou a ficar marrom. Minha duvida é se devo retirar o broto q nasceu e plantar em outro lugar. Pode me ajudar? Desde já, grata.

  17. Oi Raul, tudo bem? Estou desenvolvendo um trabalho da faculdade sobre o Citrus Limonia Obsbeck, o limão-cravo. Pode comentar um pouco sobre? Vou colocar os devidos créditos!!

  18. Prezado Raul,
    Tenho um pé de Jasmim Manga e ele tá crescendo apenas os galhos, deu até flores, mas o tronco central não parece avançar. Alguns galhos estão tão arriados que quase encostam no chão. Depois da floração devo cortar esses galhos? Qual outra medida?

    • Olá Simone,

      Sim, pode podar os ramos mais baixos e fazer uma adubação com 500 gramas de torta de mamona e um bom punhado de borra de café. Isto ajudará o jasmim-manga a se verticalizar.

      Abraços

  19. Olá Raul!
    *Gostaria de saber sobre a questão da Camélia em vaso na cobertura.
    O receio é: a ventania intensa e sempre e, por se em vaso.

    * Gostaria de saber também, sobre as Roseiras-trepadeiras, , também, se devo, se sobrevivem, pelo mesmo motivo.

    Desde já agradeço, lhe pela ajuda e orientação.

    • Olá Eliane,

      Não é a melhor indicação para o cultivo da camélia, na sua cobertura, além do vento, há muito sol. Prefira estas:

      Cordia leucocephala – moleque-duro;
      Euphorbia leucocephala – neve-da-montanha;
      Jatropha panduraefolia – jatrofa;
      Calliandra brevipes – quebra-foice;
      Spartium junceum – giesta;
      Lantana camara – cambará;
      Plumbago auriculata – bela-emilia.

      Em lugar das roseiras, opte pela Arrabidaea candicans – cipó-rosa (FOTO). Esta trepadeira suporta bem os ventos, o sol e a seca.

      Abraços

  20. Olá!
    As folhas da minha Aphelandra estão muito murchas. Ela não fica no sol e estou regando dia sim, dia não. O que pode ser? Moro em Recife.
    Obrigada!

    • Olá Anne,

      Sua Aphelandra pode estar infestada pela podridão da raiz, uma doença conhecida como Pythium e é caracterizada pelo murchamento das folhas. O sistema radicular é geralmente atrofiado e têm muitas raízes pretas e pastosas. A parte externa dessas raízes pode ser facilmente removida com uma lavagem e faça regas com com Ecotrich, um fungicida formulado a base do fungo Trichoderma.
      Abraços

  21. Boa Noite!

    Preciso de orientação de poda da Palmeira Moinho de Vento. Tenho duas e elas já estão com uma altura que está á cima do nosso telhado da casa, podemos fazer uma poda cortando o tronco? Gostaríamos de cortá-las deixando com uma altura de 2 ou 3 metros para que ela cresça novamente. Isto é possível.

    • Bom dia Eliane,

      Nem pensar em podar essas palmeiras, o que pode fazer é suprimir as folhas mais velhas. Qualquer corte no tronco causará a morte delas.

      Abraços

  22. Raul, boa tarde. Aprecio um belo jardim e bem cuidado, porém, sou amadora em jardinagem e preciso de sua orientação. Tenho Raphis plantada em vasos e observei que algumas folhas estão com as pontas tipo ressecadas indo da cor bege até marrom indo até quase o meio da folha e alguns pontos amarronzados. Tem tb uma linha amarelada abaixo dessa faixa marrom e na borda da folha. O que vc me sugere? Um grande abraço

    • Bom dia Julieta,

      O Raphis precisa de um local sombreado e protegido do vento, além disto requer alta umidade ambiente, fato que pode ser suprido pulverizando com água mineral todas as manhãs.

      Esses sintomas podem indicar a presença de fungos, portanto uma adubação com potássio é importante. Adicione ao solo cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura (podem ser de padaria ou pizzaria) e pulverize três vezes, semanalmente, com sulfato de cobre.

      Abraços

  23. Raul, boa tarde. Tudo bem? Agradeço pela sua atenção que nos é dada. Tenho um jardim amador e dentre minhas plantas tenho alguns lírios da paz cujas folhas já nascem escuras e algumas folhas nascem enroladas. Já usei cobre, enxofre. Coloco chorume, pois, faço compostagem. As vezes coloco forth flor e não estou tendo resultado. A planta está minguada. O que me sugere? Obrigada

    • Oi Julieta,

      Seu Spathiphyllum pode estar infestado pela podridão radicular, isto é causado pela água de rega ou pelo próprio solo.

      Tire a muda do vaso e lave, cuidadosamente, as raízes, em seguida plante-a novamente em um bom substrato novo, depois de retirar as folhas afetadas.

      Abraços

  24. Raul, boa tarde. Tudo Bem. Em primeiro lugar agradeço pela sua boa vontade em nos passar seu conhecimento. Tenho uma helicônea que está me dando trabalho, não sei mais o que fazer. Nas folhas tem umas pintas que parecem ferrugem, ao mesmo tempo uns pingos que parecem gel e tb as bordas de algumas folhas amareladas\acobreadas. O que me sugere? Obrigada

    • Olá Julieta,

      Pode ser um ataque de ferrugem. O excesso de nitrogênio e a umidade alta, especialmente na primavera e nas regiões baixas, favorece esta doença, que surge com manchas amarelo-alaranjadas ou marrom-avermelhadas na face inferior das folhas.
      Segue-se o aparecimento de pústulas, geralmente, de cor alaranjada. Evite molhar as folhas, faça uma adubação com torta de algodão e pulverize três vezes, semanalmente, com Forth Cobre.

      Abraços

  25. Segue a foto da aglaonema.

  26. Raul

    Bom dia.
    Tenho essa aglaonema de estimação, sem querer andei maltratando.
    Estava plantada num vaso, achei que ele estava pequeno e tirei pra replantar em outro, nesse intervalo coloquei a planta na água, depois replantei essa parte dela no substrato e outra parte mantive na água(essa ficou bem) mas essa parte não se adaptou mais no substrato (,não ficava mais de pé), coloquei a três dias na água mineral com adubo líquido Forth jardim, depois troquei a água e coloquei um pouco de água oxigenada. Mas ela não reage.

    Ainda tem salvação?
    Desde já agradeço sua ajuda.

    • Bom dia Lourdinha,

      Sim, acho que pode ser recuperada, cortando as folhas mais velhas e plantando-a em um novo substrato. Desse modo irá ficar menos estressada e recuperará o viço.

      Abraços

  27. Raul, boa noite
    Sou apenas uma admiradora de belos jardins e amo sentir a natureza. Quero fazer um jardim tropical na minha chácara, e pensei em fazer tbem em um canto do muro um jardim desértico (aproveitando o q já tenho) com um cacto, 3 piteiras do caribe, agaves, pedras e suculentas? Qual a sua opinião em misturar esses dois estilos? Em interior de SP – Capivari. Já agradeço sua valiosa opinião.

    • Bom dia Sueli,

      Acho perfeitamente viável que faça um espaço desértico, próximo a um estilo tropical. O paisagismo de seu jardim não está totalmente comprometido com uma realidade absoluta, ele apenas reúne plantas de biomas similares.

      Pode fazer!

      Abraços

  28. Boa noite.
    Preciso de ajuda para cuidar da Jade. O tronco está.criando cascas grossas e esfarelando. Formigas ficam dentro. Como posso cuidar?
    Obrigada
    Gandha

    • Bom dia Gandha,

      Isto pode indicar a presença de pulgões, eles atraem as formigas.

      Combata-os com calda de alho.

      Esmague 4 dentes de alho, coloque em 1 litro de água e deixe
      descansar por 12 dias. Depois desse período, acrescente 5 litros de água, misture e pulverize sobre a jade. Repita a pulverização após 15 dias.

      Abraços

  29. Bom dia Sr Raul
    Minha orquídea está com essas lesoes em algumas folhas? Sabe do que se trata e o que devo fazer? Obrigado

    • Bom dia Hélio,

      Observe a presença de lesmas, especialmente à noite, elas deixam esses buracos e marcas nas folhas, comendo também novos brotos. As lesmas deixam um fio reto de limo que indica sua visita noturna.

      Para capturar essas lesmas, embeba um pano com cerveja ou leite ou espalhe cascas de mamão ou melancia para atraí-las; procure-as à noite e elimine-as, também, polvilhando sais de Epsom.

      Abraços

  30. Bom dia sou de São Paulo , tenho 20 toneladas de casca de ovos triturada, ok senhor pode me ajudar com qual industrial posso oferecer , obrigado pela atenção

    • Bom dia Célio,

      Acho que publicando no Mercado Livre pode obter contatos. Não conheço quem compre, portanto me parece que esta é a forma para começar a fazer contatos.

      Abraços