Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Pergunte ao Raul – 2021

ATENÇÃO LEITORES

Informe na sua pergunta a sua região(Cidade e Estado). Pois estes dados são fundamentais para a elaboração precisa de sua resposta.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

3.549 Comments

  1. boa tarde Raul,
    Moro em área rural no Sul de Minas Gerais. Fiz o curso de Gramados. Achei-o objetivo e interessante. Só gostaria que ele tivesse tido um pouco mais de ênfase nos casos, como o meu, que já tenho um plantado e quero melhorá-lo.
    Fiz a bobagem de o plantar {nos últimos 5 anos } por placas espaçadas, uma vez que queria economizar e tinha facilidades delas perto. Ela é parecida com a esmeralda.Resultado..Mtas pragas e desnível. Como o tamanho dele é de uns 800 m2 {em volta da casa} hj fica mais difícil tira-lo e plantar outro do que consertar os defeitos. E eu chego lá…Já combati uma leguminosa com uma raiz profunda e pretendo continuar batalhando…
    Vou preenche-lo com areia {ao invés de terra de barranco, como pensava} para nivela-lo. Tenho algumas perguntas:
    1.Apareceu recente umas poucas áreas com gramas com um tom acinzentado, conforme foto anexo. No inicio das chuvas joguei calcário e super simples…Terá sido eles em excesso?

    Obrigada pela atenção .

    Maura Luiza

    • Bom dia Maura Luiza,

      Fico feliz sabendo que fez o curso de gramados!

      Podas desacertadas, poucas regas e uma adubação exagerada podem deixar a grama acinzentada.

      Gostaria de saber a quantidade de calcário e de superfosfato que foi aplicado por m². Só desta maneira conseguiria emitir uma opinião.

      Abraços

  2. Boa tarde Sr. Raul, tudo bem?
    Eu moro em Brasília-Df. Tenho um pé de jabuticaba com aproxidamente 1,75 em um vaso, acontece que ele não segura as jabuticabas que produz e quando segura ocorre uma infestação de cochonilhas que ficam grudadas nos frutos e algumas nos troncos. Eu não sei mais o que fazer, já usei todas as receitas caseiras possível e inseticídas, mas elas nunca desaparem, acredito que seja uma deficiência de solo, eu geralmente adubo com cinzas, mamona, farinha de osso ou forth frutas, eu não sei como melhora-la, faz 1 ano que ela está assim. Ah sim, as pontas das folhas sempre estão queimadas,molho dia sim, dia não.

    • Bom dia Isabella,

      Use 50 gramas de sulfato de potássio, ele irá segurar esses frutos.

      Para as cochonilhas, polvilhe no solo carvão vegetal bem picadinho, junto com pitadas de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura e pulverize os galhos com óleo mineral ou vegetal ou de peixe.

      Abraços

  3. OLÁ RAUL,ME CHAMO FERNANDO E ESTOU FAZENDO O CURSO DE UM GRAMADO MARAVILHOSO,ESTOU COM UMA DUVIDA.QUANDO VAMOS COMEÇAR A PREPARAR O SOLO PARA O PLANTIO DE GRAMA,A PRIMEIRA ETAPA É LIMPAR O SOLO E ERVAS DANINHAS OK,MAS A MINHA DUVIDA É,IGUAL AQUI EM CASA ESTOU PARA PLANTAR GRAMA NA CALÇADA,QUANDO EU DESCOMPACTAR O SOLO EM UMA CAMADA DE 15CM,SENDO QUE ESSSA TERRA É MAIS ARGILOSA EU MISTURO JÁ AREIA NELA E UM BOM SUBSTRATO E CONDICIONADOR TUDO JUNTO E OS ADUBOS OU FAÇO A AREIA DE 15CM EM CAMADA E O CONDICIONADOR COM A AREIA,FIQUEI MEIO
    CONFUSO,TERIA COMO VC FAZER UM RESUMO MAIS FACIL DESTA ETAPA PARA MIM.OBRIGADO.

    • Olá Fernando,

      Você deve misturar, de forma homogênea, todos esses elementos, que devem ser incorporados ao solo atual, revolvendo bem, para que se integrem, fazendo a sua função e dando os resultados ideais para receber a grama que será plantada.

      Abraços

  4. bom dia Senhor Raul, gostaria de saber qual a época de fazer a manutenção do Agapanto?

    • Bom dia Amilton,

      A melhor época é no final do inverno. Se o canteiro for velho e um pouco degradado, retire as mudas e faça uma adubação dele com 4 kg de esterco de gado, 400 gramas de torta de algodão e 250 gramas de farinha de ossos por m2, revolvendo, com uma enxadinha, até uma profundidade de 20 centímetros.

      Em seguida divida as mudas, pode as raízes deixando-as mais livres de terra e de excessos. Corte as folhas deixando-as com 1/4 parte da folhagem e replante-as a cada 20 centímetros de modo triangular.

      Nos primeiros 15 dias faça uma irrigação diária, na parte da manhã, depois desse período regue duas vezes por semana, de modo a deixar o solo levemente úmido.

      Abraços

      • muito obrigado

        • Você merece, Amilton!

          Abraços

  5. Boa noite
    Outra dúvida oque se aplicar na palmeira rafis quando as folha nascem com a pontas queimada

    Forte abraço

    Att
    Cristian Fonseca

    • Bom dia Cristian,

      As pontas queimadas do Rhapis excelsa revelam falta de água e não adianta aumentar as regas. É necessária uma pulverização diária, na parte da manhã, com água mineral enriquecida com 5 gotas do fertilizante Casa Verde, da Dimy, na fórmula 15-05-05.

      Abraços

  6. Boa noite meu amigo Sr Raul
    Gostaria de uma dica
    Um cliente meu tem um pequeno talude com grama esmeralda e ele quer que eu escreva o nome da empresa dele no talude com pedra branca ou alguma planta que fica baixa
    Preocupe algu na Internet mas não achei nada
    Gostaria de saber se o senhor poderia me ajuda com algumas ideias

    Ficarei grato
    Um forte abraço
    Deus abençoe

    Att
    Cristian Fonseca
    Flora Recanto Das Plantas
    Poá SP

    • Bom dia Cristian,

      Para escrever o nome de seu cliente com plantas deveria fazer canteiros em zinco com as letras dele e enterrados seriam preenchidos com um bom substrato, em seguida poderia ser plantadas as seguintes plantas:

      Echeverias (todas);
      Portulaca grandiflora – onze-horas;
      Aptenia cordifolia – rosinha-de-sol;
      Sedum rubrotinctum – dedinho-de-moça-rubro;
      Tradescantia zebrina var. purpusii – lambari-roxo.

      É importante que cada forma tenha furo para a saída de água, facilitando a drenagem.

      Abraços

  7. Bom dia, Raul!
    Tudo bom!? Tenha várias fitonias de cores diferentes e com folhas bem miúdas, só que agora elas estão com as folhas enormes e com a mesma cor praticamente. Vou mandar a foto delas como eram antes, não sei se vou ter como estão. Mas tem alguma coisa que eu possa fazer?
    Sim, também perdi um monte de plana por causa de um mosquitinho bem minúsculo preto, que deixa larvas na areia e comeu a raiz de todas as plantas. O que posso fazer TB😔

    • Bom dia Ítala,

      Se as fitonias aumentaram o tamanho das folhas é um sinal de que elas estão pujantes. Este é um excelente indício.

      Para combater esse mosquitinho pulverize com o inseticida orgânico Forth Defende.

      Abraços

  8. Raul, boa noite. Tudo Bem? Preciso de sua orientação a fim de manter a saúde e fortalecer minhas plantas evitando doenças, pragas, fungos. Está correto fazer aplicações com Forth Cobre (Fertilizante foliar) 1 x semana, e usar de 15 em 15 dias Forth Frutas na terra das minhas plantas com flores? E nas folhagens fazer aplicações com Forth Cobre (Fertilizante foliar) 1 x semana e usar de 15 em 15 dias Forth Jardim na terra? Se eu não estiver correta peço a gentileza de me orientar como proceder para manter a saúde das minhas plantas e deixá-las longe de pragas, fungos e doenças. Muito grata.

    • Bom dia Julieta,

      O Forth cobre deve ser aplicado quinzenalmente, evitando durante a floração.Já o Forth Frutas é indicado para estimular a frutificação e deve ser aplicado a cada 60 dias, especialmente quando começa a florada da planta.

      O Forth Jardim é um fertilizante balanceado e pode ser aplicado mensalmente.

      Use também farinha de ossos e torta de algodão, estes são adubos orgânicos persistentes que liberam nutrientes ao longo de um ano ou mais.

      Abraços

  9. Boa tarde! Tenho uma rosa do deserto q nunca deu flor.fiz há algum tempo a poda e o levantamento do caudex. Tenho cuidado muito dela. Mas ela ñ evolui A última agora é q suas folhas estão enrolando é com pontas amareladas. Onde estou errando?
    Obrigada!

    • Segue fotos

    • Boa tarde Francisca,

      Esse sinal apresentando as folhas enroladas e amareladas entre as nervuras, surgindo nas folhas mais velhas, indica carência de Molibdênio, essa deficiência pode ser corrigida aplicando 5 gramas de Molibdato de Sódio em 10 litros de água, para regar a muda.

      Também a falta de cobre tem uma manifestação parecida e pode ser reparada pulverizando com Forth Cobre.

      Também uma praga causa esse enrolamento nas folhas, é o tripes e para combate-lo use uma calda de Santa-Maria.

      Macere 200 g de erva-de-santa-maria num litro de água durante 2horas; depois de espremer o sumo do bagaço, dilua em 5 litros de água e pulverize a rosa-do-deserto três vezes, semanalmente.

      Para estimular a florada use o fertilizante Forth rosa do deserto.

      Abraços

      • Nossa! Complicada demais minha rosa! Vou tentar! Muito obrigada!!

        • Pois é Francisca! Faça isto.

          Abraços

  10. Obrigado Raul pela resposta. Um dia poderei visitar-te. Onde moras? Depois vens a Portugal ficar na minha casa de Aveiro. Abraço

    • Sou rapaz da sua idade!!! 72 anos. Abraço

    • Olá Artur,

      Moro em São Paulo. Agradeço o convite, adoraria visitar Portugal, por incrível que pareça ainda não conheço. Quem sabe um dia…

      Abraços

  11. Bom dia!!!
    Tenho uma pacova e algumas folhas estão apodrecendo e outras com manchinhas parecendo “pintas”, o que eu posso fazer para recuperar?

    • Alessandra, bom dia,

      Seguramente seu pacova (Philodendron martianum), foi infestado por um fungo ou por uma infeção bacteriana, como a mancha de Erwinia ou a mancha foliar de Pseudomonas.

      Corte essas folhas afetadas, ao regar não molhe as folhas, sendo que estas irrigações devem ser diminuídas, polvilhe no solo do vaso cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura, podem ser de lareira, padaria ou pizzaria. Faça três pulverizações, semanais, com Forth Enxofre, alternando com outras três de Forth cobre.

      Isto irá solucionar o distúrbio.

      Abraços

      Abraços

  12. Olá, seu Raul!Minhas Rosas do Deserto estão apresentando umas manchas circulares cinzentas ao redor dos caudex. O que pode ser?

    • Olá Moysés,

      Essas manchas cinzentas podem ser um sintoma de um fungo, o míldio. A doença surge em temperaturas amenas e umidade muito
      alta, deixando as folhas secas e quebradiças.

      Faça três pulverizações, semanais, com Forth Cobre.

      Isto controlará essa doença.

      Abraços

  13. Tenho uma palmeira imperial, cresceu e está linda no entanto as folhas são grandes e caíram no telhado do meu vizinho. Não sei como posso contê-las para que não tragam mais prejuízo não queria cortar a árvore!

    • Alexandrina,

      Não corte a palmeira-imperial! O que pode fazer é cortar as folhas antes do que caiam. Não há outra forma de evitar a queda delas.

      Abraços

  14. Raul
    Tenho um pé de Romã atacada por uma terrível praga deixando as fruas com um aspecto nojento toda manchadas de pretas
    PULVARIZEI COM cUPRO dimy e não adiantou

    • Bom dia José,

      Se as lesões se expandem e se desenvolvem em grandes cânceres inchados com rachaduras profundas, pode ser Neofusicoccum parvum ou Lasiodiplodia theobromae, fungos típicos do romã.

      Faça uma poda dos ramos doentes e uma fertilização com o Forth Fertilizante Foliar Fosway. Isto criará defesas para superar essa doença.

      Abraços

  15. Olá sr. Raul Cânovas, tudo bem?
    O que faço para eliminar carrapicho, é a única coisa que tenho no meu terreno. Gostaria de grama, mas receio que ele possa voltar e acabar com o gramado. O que fazer?
    Elimino antes de grama ou gramo por cima?

    • Tudo bem Gislaine e você?

      Pode controlar o carrapicho (Cenchrus echinatus)aplique Fordor é um herbicida seletivo sistêmico da Bayer, indicado para combater essa erva daninha.

      Só depois de fazer o feito do herbicida, e para isto siga as instruções da bula, plante a grama.

      Abraços

  16. Raul Tenho um pé de ROMÃ atacado por uma praga que provoca nas frutas uma grave deformação. Anexo foto das frutas
    Raul pulverizei com Cupro Dimy e não adiantou.
    José Saaad Souen INDAIATUBA SP

    • Bom dia José,

      Se as lesões se expandem e se desenvolvem em grandes cânceres inchados com rachaduras profundas, pode ser Neofusicoccum parvum ou Lasiodiplodia theobromae, fungos típicos do romã.

      Faça uma poda dos ramos doentes e uma fertilização com o Forth Fertilizante Foliar Fosway. Isto criará defesas para superar essa doença.

      Abraços

  17. Raul Tenho um pé de ROMÃ atacado por uma praga que provoca nas frutas uma grave deformação. Anexo foto das frutas
    Raul pulverizei com Cupro Dimy e não adiantou.
    José Saaad Souen INDAIATUBA SP

  18. Raul, boa tarde. Tudo bem? Nossos últimos contatos estavam sendo acerca dos meus lírios cujos folhas nascem enroladas e com manchas pretas. Vc identificou a possibilidade de ser indicio de tripés, que além deformar as folhas, provoca tb manchas pálidas. Apesar de estar lavando as ferramentas que utilizo entre uma e outra planta, observei hj que o meu Anturio que tem folhas firmes, encontrei uma folha ainda verde com aspecto nas bordas meio murchas e amarelando. Será que pode ser o tripé que além dos lírios atacou tb meu antúrio?

    • Bom dia Julieta,

      Não é tripes. Possivelmente um fungo, para controlar essa doença pulverize as folhas três vezes, semanalmente, com Forth Cobre.

      Abraços

  19. Olá Raul, incrível seu blog. Em meu sítio temos um pequeno lago para pesca. Já apareceu cobras por lá. É muito próximo a casa, aproximadamente 4 metros de distância. Como a cerca é de tela de galinheiro, pensei em uma trepadeira para cobri-la, mas temo que sirva de esconderijo para cobras. O que me aconselha?

    • Obrigado Shirley!

      Gaviões e corujas se alimentam de cobras. Além disso, é recomendável plantar alho social (Tulbaghia violacea)FOTO para espanta-las, Também o cheiro e a fumaça dos chifres de boi, queimados numa fogueira, as afugentam.

      Abraços

  20. Boa noite Raul! Amigo gostaria de saber de vc como faço com uma flor canhota. Tenho uma lilás. Mas a mesma está precisando trocar de vaso. Gostaria de saber de vc que tipo de adubo posso usar nela e qual o solo mais adequado pra ela . Desde de já um grande abraço.

  21. Boa noite Raul, tudo bem??? Meu amigo preciso de uma ajuda tenho uma lisimaquia pendente. Quero saber que tipo de adubo eu posso usar. Visto, que algumas publicações falam que ela e uma planta sensível ao fósforo. Então não adubei a minha com nenhum tipo de adubo. Mas vejo que a mesma está precisando de uma adubação. Vc pode me indicar qual adubo eu posso usar nela. Um grande abraço amigo. Eunápolis na

    • Bom dia Joecia,

      Sim, ela é uma planta sensível à alguns nutrientes. O melhor são os adubos orgânicos, como o esterco curtido de boi, as turfas e o bokashi.

      Abraços

  22. Olá
    Você saberia me informar onde posso encontrar mudas de Carludovica Palmata? A Fazenda Citra costumava ter, mas não trabalham mais com esta planta. Agradeço desde já a atenção
    Thelma

  23. Como combater pragas na grama preta (ophiogon japonicus), podemos usar herbicidas como o kapina?

  24. Olá Raul, como combater pragas na grama preta (ophiogon japonicus), principalmente a tiririca? Os herbicidas seletivos como o Kapina podem ser aplicados nela? Obrigada.

    • Bom dia Dayani,

      Não há herbicidas efetivos para serem usados na grama-preta.

      A única solução e extrair a tiririca manualmente com a ajuda de um firmino (FOTO).

      Abraços

  25. Raul, bom dia. Tudo bem com você? Falei com você sobre os meus lírios ontem e você ficou curioso com o estado das folhas que já nascem pretas. Como não te enviei as fotos vc não identificou o que está ocorrendo. Já que usei Forth Cobre – 3 aplicações, Fungicida, já replantei meus lírios e não está resolvendo.

    • Bom dia Julieta,

      Essas folhas enroladas podem ser um indício de tripes. São insetos pequenos e sugadores que causam, além das
      deformações nas folhas, enrolando-as, o desaparecimento da
      clorofila, formando manchas pálidas.

      Pode controlar essa praga usando Metanat PM ou pulverizando com calda de Santa-Maria.

      Macere 200 g de erva-de-santa-maria num litro de água durante 2 horas; depois de espremer o sumo do bagaço, dilua em 5 litros de água e pulverize. Pode repetir esta aplicação mais duas vezes, semanalmente.

      Abraços

  26. Raul, bom dia. Tudo bem com você? Falei com você sobre os meus lírios ontem e você ficou curioso com o estado das folhas que já nascem pretas. Como não te enviei as fotos vc não identificou o que está ocorrendo. Já que usei Forth Cobre – 3 aplicações, Fungicida, já replantei meus lírios e não está resolvendo.

  27. Raul, boa tarde. Tudo bem com você? Semanas atrás eu havia lhe perguntado sobre fertilizantes mais eficientes e vc me indicou Forth Jardim (quimico). Como os meus lírios estão me dando muito trabalho com as folhas ficando pretas, até os brotos já nascem com as folhas pretas. Vc me sugeriu retirar o substrato, lavar as raizes e colocar novo substrato. Utilizei Enraizador no replantio. Fiz 3 aplicações com Forth Cobre (2 ml para 1 lt de H20). Apliquei Fungicida e mesmo assim não senti que melhoraram. Posso utilizar Forth jardim nessas plantas ornamentais com flores e tb em folhagens? O que vc acha do fertilizante Fosfato moido + Farinha de osso para colocar nos meus lírios? Será que consigo recuperá-los? Um grande abraço

    • Bom dia Julieta,

      Essas folhas ficando pretas me deixam curioso. Será que não é fumagina? Ela aparece em forma de uma camada escura e gordurosa, similar à fuligem e é causada por fungos que surgem
      nos excrementos de cochonilhas e pulgões. Se o problema for este lave as folhas com uma calda de sabão de coco
      e posteriormente pulverizar com óleo mineral a 1%.

      O fosfato moído de rocha e a farinha de ossos possuem fósforo, portanto opte por um dos dois. A farinha de ossos estimulará a produção de flores de seus lírios.

      Abraços

  28. Tem curso de jardim de chuva?

    • Vania,

      Quando fala de jardins de chuva, você se refere a espaços em fundo de vale com vegetação apropriada para absorver água?

      Abraços

  29. Ola Raul, tenho um pau d’água que esta amarelando um grupp de folhagens e tem mofo em alguns troncos.

    • Olá Luana,

      Esse sintoma indica a infestação de fungos. Misture 3 partes de água com 1 parte de Leite de Magnésia Phillips e pulverize seu pau d’água com essa solução.

      Ele irá melhorar!

      Abraços

      • Maravilhoso! Vou fazer isso. Muito obrigada!! 🙏🏻✨

        • Você merece, Luana!

          Abraços

  30. Agora com imagem

Secured By miniOrange