Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Pergunte ao Raul – 2021

ATENÇÃO LEITORES

Informe na sua pergunta a sua região(Cidade e Estado). Pois estes dados são fundamentais para a elaboração precisa de sua resposta.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

3.806 Comments

  1. Minha palmeira fenix está com as folhas centrais secando, vão nascenfo nem chrga a abrir e seca horrível. Puchei uma golha nova saiu com facilidade. O que fazer ? Ela é uma palmeira fenix dupla, um kadobestá ok o outro só obe o tronco normal mas no miolo golhas nem chegam a crescer seca toda.

  2. Oi Raul, esqueci, estou em Piedade SP

  3. Ola Raul
    Gostaria que me ajudasse, tenho uma palmeira fenix plantada hà muitos anos. Agora as folhas começaram a secar, a partir do meio dela, e em poucos dias ficaram todas secas. Será que tem recuperação? ou é o fim?
    Grato pela atenção

    • Olá Silvio,

      Talvez foi atacada pela broca-do-olho-das-palmeiras. As folhas afetadas deverão ser queimadas e em seguida enterradas, evitando desse modo que a praga se alastre, contaminando outras palmeiras.

      Para controlar essa praga abra uma janelinha próxima à base de uma garrafa plástica, na base da abertura dessa garrafa coloque uma fita adesiva vermelha de aproximadamente 3cm de largura para abraçá-la. Coloque no fundo da garrafa dois dedos do seguinte preparado:

      – 500 ml de Metanol
      – 500 ml Álcool 46º
      – 10g de café puro torrado e moído ou 6g de café solúvel.

      Em seguida faça três pulverizações, semanais, com este preparado.

      Abraços

  4. Prezado Sr. Raul poderia por gentileza me dizer porque as flores de sunpatiens estão com essas manchas assim? E as folhas também estão amarelando o que devo fazer?
    Sou de Goiânia-Go.

    • Olá Eurípedes,

      Pode ser uma infestação de fungos. Faça três pulverizações, semanais, com Forth Cobre, alternando com outras três de Forth Enxofre. Seguramente isto irá devolver o frescor de suas SunPatiens.

      Abraços

  5. quais plantas repelentes posso usar nos jardins aqui rs

    • Liane,

      São muitas as plantas que repelem insetos. Por exemplo:

      Coentro, camomila, cebola, alho-social, arruda, cavalinha, tagetes, artemísia, alho, urucum, louro, erva-cidreira, erva-de-santa-maria, poejo e outras. O importante é saber quais insetos você quer combater.

      Abraços

  6. Olá, caro Mestre Raul Cânovas Adquiri seu livro Um Jardim para Sempre – muito obrigado pela dedicatória tão gentil! Estou maravilhado. Já o li todo e agora, estou relendo e destacando trechos – vontade de destacar tudo! Rs. Assim, me surgiu uma primeira dúvida. Eu entendi a importância do Fósforo para as plantas e para a vida como um todo. A dúvida, então: qual sua motivação para recomendar fertilização fosfática no início do outono (Pg. 42) – estação em que nos encontramos, por gentileza? Desde já lhe agradeço muitíssimo. Grande abraço. Icaro Vieira – Curitiba/PR

    • Olá Icaro,

      Obrigado pela atenção!

      O fósforo é responsável por uma série de ocorrências nas plantas e uma delas é a de propiciar resistência às doenças, que acontecem com frequência nesta época de inicio de outono, momento em que, por causa das chuvas, os fungos aparecem mais.

      Abraços

  7. Olá Sr. Raul.
    Sou de Goiânia – Go. E gostaria que me ajudasse. Essa toda do deserto está sempre cheia de botões, porém as flores nunca abrem, eles caem antes. E agora as folhas estão amarelando. O que pode ser? Como recuperar?
    Grata.

    • Olá Thays,

      É uma deficiência de potássio, isto causa o abortamento das flores. Adicione ao solo, onde ela está plantada, o equivalente a 2 kg de cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura, podem ser de padaria, lareira ou pizzaria. Elas irão fornecer o potássio necessário.

      Abraços

  8. Prezado Sr. Raul,
    Boa tarde! Tenho uma Jade Vermelha (Mucuna bennetti) de cerca de 6 anos, bem vigorosa e periodicamente adubada (fósforo, etc). Infelizmente há uns três anos, carrega bem a florada, mas os cachos ficam com as flores pretas e caem. Foto em zoom em anexo. Por favor, pode nos ajudar? Sentimos falta das flores (e os beija-flores!).
    Obrigado,
    Marcos Ferreira

    • Segue a foto da pergunta sobre a jade

      • Sr. Raul,

        Moramos em São Carlos, SP.

      • A foto não anexou

    • Bom dia Marcos,

      Possivelmente sua jade-vermelha foi infestada por fungos, eles causam esse sintoma.

      Faça três pulverizações, semanais, com Forth Cobre e adicione ao solo, onde ela está plantada, o equivalente a 15 kg de cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura, podem ser de lareira, padaria ou pizzaria, em seguida afofe o solo para penetrarem melhor.

      Abraços

  9. Olá, Raul! Bom dia!
    Raul, tenho duas trepadeiras jade vermelhas plantavas no meu pergolado que começaram a dar cachos. Inicialmente somente uma delas estava dando umas manchas pretas, que logo abria o cacho e se desfazia. Estavam cheia também de tipo umas folrmiguinhas, acredito ser pulgões. Agora a outra jade também começou a aparecer essas manchas nos cachos, sendo que eles estavam lindos e sem mancha alguma. O que pode estar acontecendo?

    • Ah, sou de Inhumas-GO.

    • Olá Juliana,

      O clima de sua região é muito propicio para o desenvolvimento da jade-vermelha. Essas manchas podem ser atribuídas a fungos, para controlar essa doença adicione ao solo onde está plantada, cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura, podem ser de lareira, padaria ou pizzaria. E os bichinhos são combatidos com o inseticida orgânico Forth Defende

      Abraços

  10. O Jacarandá Caroba dar para se adaptar ao Semi Arido do Sertão Nordestino/RN ?

    • Geraldo,

      O Jacarandá-caroba (Jacaranda micrantha) é nativo no Rio Grande do Sul, Minas Gerais e em Santa Catarina. Acho difícil sua adaptação no Nordeste.

      Abraços

  11. O Jacarandá Caroba dar para se adaptar ao Semi Arido do Sertão Nordestino/RN ?

  12. Bom dia , tenho uma área para plantio em colinas do Tocantins – uma área aberta gostaria de plantar grama amendoim mas informaram que as cobras fazem ninho entre as mudas, o que posso usar como outra opção para área? De fácil cultivo , muita ensacai
    Obg

    • Bom dia Priscilla,

      Qualquer solo coberto por uma vegetação baixa pode atrair cobras e outros insetos, principalmente se estiver próximo a matas. Mas recomendo para o clima tropical úmido de sua estas forrações:

      Bulbine frutescens – bulbine;
      Callisia repens – dinheiro-em –penca;
      Evolvulus glomeratus – azulzinha;
      Acalypha reptans – acalifa-rasteira;
      Tradescantia zebrina var. purpusii – lambari-roxo.(FOTO)

      Abraços

  13. Como usar cálcio nas orguideas?

    • Luiza,

      Pode usar o Forth Equilibrio a cada 4 meses, diluindo 10 ml em um litro de água. Deve ser aplicado pulverizando a orquídea e irrigando o solo.

      Abraços

  14. Sr Raul eu gostaria de saber porque minha oliveira está caindo as folhas…é normal isso

    • Sou de Porto Alegre RS

    • Olá Neri,

      Talvez isto se deva a uma carência de potássio ou de boro. Também pode ser um fungo, o gloesporium olivarum causa esse sintoma.

      – Espalhe sobre a terra onde a oliveira está plantada 200 g do fertilizante Forth Plantio e revolva o solo para que penetre melhor. Regue. Repita esta aplicação a cada 45 dias, interrompendo-a no final de outono. Este produto contém Magnésio, Enxofre, Zinco e Boro, elementos necessários para as plantas combaterem esse fungo. Também adicione ao solo o equivalente a 10 litros de cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura, podem ser de lareira, padaria ou pizzaria; elas fornecem potássio.

      Abraços

  15. escolhido um cantinho no meu quintal e esconder os lixos orgânicos,folhas,cascas de legumes…só que apareceu uma espécie de estranha de larva devo condenar essa terra?

    • Laurita,

      Não condene, esses resíduos orgânicos devem ser enterrados em uma escavação quadrada de 20cm de lado por 30cm de profundidade para cada 10 litros de composto. Por cima dele adicione serragem ou folhas secas, cobrindo em seguida com terra ou palha, evitando essas larvas, moscas e mal cheiro.

      Abraços

  16. Bom dia Raúl.

    Qual seria o fertilizante da forth pra folhagens em vasos. Tipo maranhas, aspargo, samambaias, peperomias, clorofitum,etc

    Também queria perguntar para que plantas serviria o NPK 10-05-28, por favor.

    Um abraço e obrigada

    • Boa tarde Catalina,

      Para essas plantas que não florescem o mais indicado é o Forth Hortaliças, ele estimula um crescimento vigoroso.

      O NPK 10-05-28 é rico em potássio, protegendo as plantas dos frios e de pragas e doenças.

      Abraços

  17. Olá Raul! Como vai?
    Esse cacto está com o caule assim, essa parte está um pouco mais mole como se estivesse oco. O que pode ser? Tem algo que eu possa fazer pra salvá-lo? Muito obrigada! Fique com Deus.

    • Olá Lara,

      Parece ser uma infestação de cochonilhas. Combata elas com uma calda de sabão.

      Corte em pedaços 500 g de sabão, dissolva em 1 litro de água
      quente, adicione 40 ml de óleo mineral aos poucos. Dissolva o
      preparado em água morna e, na hora de pincelar o cactos, utilize 100g da pasta para cada 5 litros de água fria.

      Procure um local ensolarado para ele e regue somente quando a terra estiver seca.

      Abraços

  18. Boa tarde Raul.
    Sei que vc é paisagista, mas tenho certeza que seu conhecimentos são amplos.
    Vc poderia por favor identificar estas três árvores.
    Não encontrei na internet.

    • Bom dia Carlos,

      Para tentar identificar essas árvores, precisaria ver as fotos.

      Abraços

  19. Boa tarde Raul, comprei curso on line seu de Paisagismo e o livro. Estou encantado com a sua forma humilde de passar o conteúdo, vc realmente tem a natureza dentro de você. Sou um amante da natureza, estou iniciando uns trabalhos com Paisagismo, quero muito contribuir para o melhor bem estar das pessoas como também ajudar ao meio ambiente. Sou filho de uma mãe que venceu um câncer de intestino por interagir bem com os jardins dela; Tou querendo saber fornecedores de sementes para arvores nativas. Fico no aguardo

    NATAL RN

  20. Mandei via e-mail, não consegui mandar a foto por aqui😊

    • Maria de Fátima,

      É uma manduirana (Senna macranthera). Não ultrapassa os sete metros de altura e as raízes são curtas, não causando nenhum prejuízo.

      Abraços

  21. Que árvore é essa?

  22. Boa tarde Raul,
    Tenho uma jabuticabeira peq. Q já tem uns 10 anos. Nunca deu muita fruta e sei pq é de caso. Mas ela sempre se desenvolveu bem . Agora as folhas estão aparecendo queimadas nas pontas. O q faço? Desde já agradeço e aguardo sua resposta se for possível.

    • Bom dia Marcia,

      Esse sintoma indica a falta de potássio no solo. Aplique 50 gramas de sulfato de potássio, junto com o equivalente a 6 litros de cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura, podem ser de lareira, padaria ou pizzaria. Revolva superficialmente para que isto penetre melhor.

      Abraços

  23. Caro Raul,
    Já enviei a mensagem com a foto, mas não está aparecendo a foto anexada.
    O site está com problema?
    Posso enviar as fotos através de algum e-mail?

    Aguardo retorno
    Obrigada

  24. Tenho uma Romã que está com uma praga que está matando a planta.
    Já pulverizei com CUPRO DIMY e não adiantou. Caro Raul anexo 2 fotos para ter uma ideia dessa praga nojenta.

  25. Foto

  26. Essa é a ficus lirata sobre a qual falei.

    • Vixi

  27. Boa Tarde Sr.Raul, o Sr me ajudou com 2 plantas e agora tenho mais uma com probleminha… A famosa ficus lirata. Já comprei ela feia, com um ferro enfiado na terra para segura-la (já tirei) e agora as folhas ficam marrom e caem. Rego 1X por semana. Esta dentro de casa, não pega sol direto. Sou do interior do Paraná.

    • Bom dia Ana Carolina,

      O Ficus lyrata é suscetível a várias manchas foliares e doenças fúngicas, que normalmente são causadas pela falta de fluxo de ar e excesso de umidade nas folhas, portanto evite de molhar essas folhas na hora de regar.

      Faça, também, três pulverizações, semanais, com Forth Cobre. Me informe sobre a reação de sua planta dentro de um mês.

      Abraços

    • Vou tentar enviar a foto mais uma vez. Repare na cor das folhas caídas por favor.

      • Ana Carolina,

        Sim, observe as folhas caídas. Faça o tratamento que recomendei. Ele reagirá bem.

        Abraços

  28. Oi Raul
    Poderia por gentileza me sugerir uma planta pendente para esta laje de 1,30mx0,90cmx0,35cm de profundidade, de sol pleno? Segue foto anexa. Em Capivari-SP

    • Oi Sueli,

      Sugiro estas:

      Allamanda blanchetti – alamanda-roxa;
      Allamanda cathartica – alamanda-amarela;
      Jasminum mesnyi – jasmim-amarelo;;
      Plumbago auriculata – bela- emília;
      Russelia equisetiformis – russélia. (FOTO)

      Abraços

      • Uauuuuu
        Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento com amor e bondade. Algo dificil nos dias de hj. Que Deus abençoe! Obrigada

        • Olá Sueli,

          Você merece!

          Abraços

  29. olá senhor Raul, tem como você me ajudar ?tenho uma rosa do deserto que estar com um problema na área foliar, quais seriam as causas ? e se essas causam podem ser consequência da irrigação ?

    • olá senhor Raul,moro no estado do Pará ,especificamente na cidade de Santarém, tem como você me ajudar ?tenho uma rosa do deserto que estar com um problema na área foliar, quais seriam as causas ? e se essas causam podem ser consequência da irrigação?

      • Olá Érica,

        Esse problema pode ser causado por fungos. Ao regar não molhe as folhas e faça três pulverizações, semanais, com Forth Cobre.

        Abraços

  30. Buenos días Raul! Que tal?
    Raul, acabei o curso de Paisagismo litorâneo, e fiquei com uma dúvida, duvida essa sempre presente nos meus clientes.
    Morando em Pipa/RN, presencie uma realidade, agora nos mudamos para João Pessoa, e abri uma pequena loja de plantas e terrários(@arte_terrario_jampa), e a grande maioria de meus clientes vivem em apartamento com varadas para o mar, e em geral varandas pequenas, então querem plantas pendentes, e resistes, ao vento, ao sol a chuva, já tive sucesso com alguma, como jibóia, barba de moisés, alfinete….você teria alguma sugestão , inclusive que possa encontrar na Athmosphera, porque muitas das plantas que aparecem no curso, são bem difíceis de encontrar inclusive lá, que é a maior por aqui! Então acabo ficando na “mesmice” sem poder oferecer alternativas diferentes aos meus clientes! Então qual seria sua sugestão para plantas pendentes de varandas na frente do mar. Obrigada Pelo curso foi ótimo!

    • Olá Andréa,

      Seguem algumas que indico para sua região, a maioria pendentes:

      Aechmea nudicaulis – bromélia-aequimea;
      Allamanda blanchetti – alamanda-roxa;
      Allamanda cathartica – alamanda-amarela;
      Aptenia cordifolia – rosinha-de-sol;
      Euphorbia fulgens – chiquita-bacana;
      Lantana undulata – lantana-branca (FOTO);
      Lantana sellowiana – lantana-pendente-branca;
      Acalypha reptans – acalifa-rasteira;
      Asparagus densiflorus “Sprengeri” – aspargo-pendente;
      Callisia repens – dinheiro-em –penca;
      Plectranthus nummularius – hera-sueca;
      Rhipsalis bacífera – ripsális;
      Sedum morganianum – dedinho-de-moça-pendente;
      Tradescantia zebrina var. purpusii – lambari-roxo.

      Abraços

      • Obrigada Raul, como lhe algumas destas espécies são difíceis de encontrar por aqui…mas vou ver se consigo que venha de São Paulo

        • Você merece, Andrea! Tenta na 11. Atmosphera Plantas e Paisagismo, eles são de Igarassu – Pernambuco. Segue o link: http://www.atmosphera-pe.com.br/

          Abraços

Secured By miniOrange