Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Pergunte ao Raul – 2021

ATENÇÃO LEITORES

Informe na sua pergunta a sua região(Cidade e Estado). Pois estes dados são fundamentais para a elaboração precisa de sua resposta.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

3.800 Comments

  1. Bom dia,Raul!
    Tenho uma palmeira Fênix e a mesma está nascendo folhas com uma lista branca. Será alguma doença?

    • Boa tarde Dina,

      Você poderia enviar uma foto, para poder avaliar?

      Abraços

  2. Boa tarde Raul,
    plantei a era unha de gato a alguns anos no muro do prédio que moro.
    A pouco tempo tive problemas com o cano de agua que foi estourado pela raiz de um dos canteiros e os moradores estão querendo tirar toda a era por essa razão.
    informei aos mesmos que para resolver o problema precisa apenas cortar a raiz que esta no canteiro próximo ao cano de agua pois os outros canteiros estão afastados. Mesmo assim após esta solução, alguém jogou alguma coisa em dois canteiros para matar a planta. o que posso fazer para tentar salvar esses canteiros que estão longe do cano de agua.

    • Bom dia Adriana,

      O melhor que você pode fazer é regar abundantemente todos os dias, na parte da manhã. Dessa maneira estará fazendo uma lavagem, purgando as raízes de qualquer substancia que as tenham afetado.

      Abraços

    • Muito obrigado!!!!!!!

      • Você merece, Adriana!

        Abraços

  3. Boa tarde Sr Raul, sou do Rio de Janeiro

    No ano passado quase perdemos o gramado inteiro por ataque de paquinhas e fungo rhizoctonia. Tratei com pulverização de detergente de limão e forth fungicida. Atualmente o gramado se encontra 100% recuperado sem precisar tapetes novos.

    Como preparar o gramado para ele ficar forte e aguentar o inverno que está próximo?

    • A grama é esmeralda

    • Bom dia Samuel,

      Entre maio e agosto a temperatura cai um pouco no Rio, chegando, as vezes, aos 9º. Por isso não é interessante fazer uma adubação rica em nitrogênio para estimular o crescimento da grama. O ideal é um fertilizante rico em potássio, para aumentar a resistência a seca e ao frio. Por isso recomendo o Maxgreen S3.

      Abraços

  4. Bom dia.

    Sr Raul.

    Minhas jades e thumbergias estão morrendo e pude verificar no caule, conforme foto anexa presença destas deformações. Pode me informar por favor o que pode estar ocorrendo e como tratar está doença.muito obrigado. Moro em lagoa da prata – MG – Sudeste.

    • Bom dia Lázaro,
      b
      Possivelmente sejam brocas as que estão afetando suas mudas. São mais de 150 mil espécies de mariposas e borboletas que depositam seus ovos nos terminais dos ramos. Quando a lagarta nasce penetra no tronco (o que é comum de dezembro a abril) e constrói galerias entre a casca e o lenho.

      Combata essa praga com sabão e querosene.

      Cozinhe 1 kg de sabão de coco numa panela com 3 litros de água; uma vez fria, adicionar a essa calda 3 litros de querosene. Para pulverizar, dilua 1 litro do preparado em 15 litros de água. Pulverize ou pincele 3 vezes consecutivas a cada 7 dias.

      Abraços

  5. Azaleias secando

  6. Moro em Alagoas, é bastante sol por aqui, mas a planta esta na sombra, sol indireto.
    Obrigada!!!

  7. Boa dia Mestre Raul!
    Por favor como posso salvar minha azaleia?
    Comprei três mudas já grandes de azaleias e elas estão secando as folhas e galhos.Uma começou a secar ainda no vaso q veio.Entao troquei de vaso e terra e podei na tentativa de melhorar, mas a cada dia seca novos galhos.

    • Bom dia Leane,

      Não imagino o motivo desse declínio. Mas recomendo uma poda, suprimindo 20 centímetros das pontas dos ramos.

      Deixe elas tomando o sol da manhã e mantenha o solo umedecido.

      Abraços

  8. Bom dia,

    Consegue me identificar que planta seria essa?

    Obrigado.

    • Bom dia Gabriel,

      É uma Primula obconica.

      Abraços

  9. Boa tarde, Sr. Raul. Eu moro em São Lourenço, sul de MG, e o meu marido gostaria de plantar um pé de coqueiro no terreno, pois ele gostaria de beber água de côco em casa. Qual espécie de Coqueiro ficaria bem aqui nessa região? Obrigada, paz e bem.

    • Bom dia Luciene,

      São Lourenço é bastante frio, entre junho e agosto, o que dificulta um pouco o cultivo. Mas para beber água de coco você deve plantar o coqueiro (Cocos nucifera).

      Abraços

Secured By miniOrange