Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Pergunte ao Raul – 2021

ATENÇÃO LEITORES

Informe na sua pergunta a sua região(Cidade e Estado). Pois estes dados são fundamentais para a elaboração precisa de sua resposta.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4.993 Comments

  1. Boa Tarde Raul!
    Tudo bem?
    Aqui muitooo calor.
    Queria sua ajuda. Temos uma quaresmeira, plantei ela no mês setembro, esta linda. Mas plantei no local errado. Poço mudar ela de local? Quais os cuidados que tenho que ter.

    Grande abraco

    Gratidão 🥰

    • Bom dia Liliana,

      Sim, pode transplanta-la sem problemas. Apenas cavouque o solo em volta da planta para formar um bom torrão de terra e uma vez plantada no lugar definitivo, regue-a sem encharcar o solo.

      Abraços

  2. Raul eu tenho um manacá da serra com 1 m de altura, caiu todas as folhas e está secando, tem como recuperar? Por favor me ajude!

    • Olá Joseneide,

      Sim, tem como recuperá-lo. Faça uma poda cortando as pontas dos ramos, suprimindo 10 centímetros e pulverize a planta com água, diariamente, na parte da manhã, mas não molhe a terra, apenas regue o solo, moderadamente, quando aparecerem novas folhas.

      Abraços

  3. Boa noite professor, tudo bem.
    Tenho uma palmeira imperial em minha área, pois meu pai, já falecido a plantou e para não cortá-la fiz a área em torno dela, mas ao fazer o piso coloquei uns 30cm de terra e pedra brita em sua base e suas raízes acabaram estourando o murinho no entorno, mas não chegou a danificar o piso.
    As raízes ao chegarem na superfície das pedras elas secaram e não se desenvolveram mais. Será que poderia tirar a pedra e a terra, cortar um pouco das raízes que cresceram p refazer o pequeno muro de três tijolos sem que a danifasse?
    E o que devo fazer p ela não estourar novamente?
    E por estar no meio da área tem perigo de cair sobre a casa?
    Ela tem em torno de 35 anos.
    Desde já agradeço.

    • Bom dia Rosângela,

      Eu já tinha respondido sua pergunta

      Não há perigo dela tombar, se o tronco está verticalizado e pode construir uma orla em torno da palmeira, guardando uma distancia de 60 centímetros do tronco, mas não corte as raízes. Aproveite para fazer uma adubação com farinha de ossos, para alimentá-la, especialmente com Magnésio, elemento importante para a nutrição dela.

      Abraços

  4. Olá Raul,tenho três palmeiras carpentárias que foram plantadas muito próximas há quase 10 anos (aproximadamente 80cm uma da outra) e juntas ao muro da casa, mas agora as raízes delas estão se espalhando e começando a levantar a calçada. Há alguma coisa que posso fazer para que eu tenha condições de mantê-las no local?
    Desde já, agradeço.
    Goiânia-GO

    • Olá Estela,

      Para controlar a expansão dessas raízes só há uma solução, é a de cavoucar o solo, com uma vanga, até uma profundidade de 50 centímetros e a uma distancia de 60 centímetros dos troncos das carpentárias, restringindo dessa maneira o crescimento delas.

      Esses cortes radiculares, feitos periodicamente, impedirão o prolongamento delas.

      Abraços

  5. Boa tarde Raul,

    Tenho uma palmeira azul, e ela não consegue ficar com as folhas abertas.. acabam “quebrando”, tudo indica que acontece por conta dos fortes ventos na região.

    • Boa tarde Marcio,

      Não sei se o motivo sejam os ventos fortes, talvez alguma deficiência nutricional.

      Faça uma adubação usando sais de Epsom (2 colheres de sopa dissolvidas em 1 litro de água) em regas e pulverização, três vezes, uma vez por semana. Também aplique no solo 500 gramas de farinha de ossos e o equivalente a 10 litros de cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura, podem ser de padaria, pizzaria ou lareira.

      Acho que isto dará resultados em 30 ou 40 dias.

      Abraços

  6. Olá, tenho uma Jade (mucuna bennettii) em vaso ela estava indo bem, mas começou a florir e está perdendo todas as folhas. Elas ficam secas e caem. Como começou a época de chuva e ela fica ao tempo, estou na dúvida se é por conta de água em excesso, muita adubação, ou adubação inadequada.

    • Olá Maria Izabel,

      A Mucuna bennettii pode sofrer se o solo do vaso, onde está plantada, ficar encharcado. A drenagem é fundamental para ela não enfrentar esse transtorno. Agregue areia e carvão bem picadinho à terra.

      Adubações excessivas também podem prejudica-la. Suspenda a aplicação de qualquer fertilizante por enquanto e faça uma poda cortando 1/3 dos ramos.

      Abraços

  7. Estou com um grande problema nos meus chifres de veado, eles estão assim, murchando e com as folhas arrochadas . O que devo passar

    • Olá Tátia,

      Faça três pulverizações, semanais, com uma calda de camomila e cavalinha.

      Deixe 100 g de camomila em água fria por 2 dias; em separado,
      ferva 300 g de cavalinha seca em 10 litros de água durante 20 min. Misture as duas soluções. Dilua 1 litro dessa calda em 20 litros de água e pulverize seu chifre-de-veado.

      Abraços

  8. Raul, bom dia!
    Fiz a plantação de grama esmeralda em meu quintal e agora com as chuvas a terra cedeu e o esta com um desnivel de uns 4 cm, qdo chove alguns lugares ficam todos alagados.
    Pergunta: consigo nivelar esse desnível com areia media? posso fazer nessa época do ano? para fazer esse nivelamento, preciso colocar uma linha (tipo pedreiro e seguir com a areia?).
    Local da minha residência: Piracicaba/ São Paulo.

  9. Raul, bom dia!

    Fiz a plantação de grama esmeralda em meu quintal e agora com as chuvas a terra cedeu e o esta com um desnivel de uns 4 cm, qdo chove alguns lugares ficam todos alagados.
    Pergunta: consigo nivelar esse desnível com areia media? posso fazer nessa época do ano? para fazer esse nivelamento, preciso colocar uma linha (tipo pedreiro e seguir com a areia?).
    Local da minha residência: Piracicaba/ São Paulo.

    • Bom dia Camila,

      Pode sim, a época é ideal para fazer essa cobertura com areia media.

      Faça esse cobrimento com uma espessura de 1 centímetro, semanalmente, até alcançar um nivelamento perfeito. A linha pode auxiliar para que o nivelamento fique perfeito.

      Também pode fazer uma adubação, juntamente com a primeira cobertura, usando 30 gramas do fertilizante Dimy Grass por m².

      Seu gramado ficará bonito em finais de fevereiro!

      Abraços

  10. Raul Boa Tarde e um Lindo Ano Abençoado para você e toda sua equipe!
    Gostaria de uma orientação, nos nossos canteiros em frente de casa, que cuidamos, notei que os limoeiros, estão quase todos com o caule cheio de pontinhos brancos. O que é e como devo proceder para cuidar deles e eliminar isso.
    Desde já agradeço a atenção e o carinho de sempre. Sou de São Paulo – Capital.
    Fico vendo as perguntas e suas respostas para que eu possa aprender e acho você demais, sua gentileza, carinho e dedicação realizando seu trabalho com ética e respeito. Raul muita saúde, que Deus te proteja sempre renovando suas forças para servir ao Pai, a Natureza e todos os seus irmãos em Cristo.

    • Boa tarde Teresa,

      Muito obrigado pelos desejos! Espero que 2022 lhe seja pleno de alegrias e realizações!!!

      Esses pontinhos brancos nos caules de seu limoeiro, são de ovos de mosca-branca.

      Para combater esse inseto faça três pulverizações, semanais, com um preparado constituído por:

      – 7 colheres de pimenta-do-reino moída;
      – 5 cabeças de alho bem esmagadas;
      – 1 litro de álcool.

      Deixe curtir por uma semana em um vidro fechado em local escuro. Na hora de usa-lo dilua 1/2 xícara em 20 litros de água adicionando duas colherinhas de detergente neutro.

      Esta calda pode ser guardada até por seis meses.

      Abraços

  11. Boa tarde Raul! Feliz 2022
    Raul , gostaria de saber se após poda da grama do meu jardim devo colocar algum tipo de adubo?
    Desde já, muito obrigada.
    Regina de Bragança Paulista-SP

  12. Boa tarde Raul !
    Feliz 2022 !!
    Raul, quando faço a poda da grama devo colocar algum tipo de adubo ?
    E qual seria para mantê-la sempre verdinha ?
    Agradeço desde já. Bragança Paulista SP
    Abraços!

    • Bom dia Regina,

      Um feliz 2022 para você também!!!

      Agora em janeiro e até março, aplique 30 gramas por m² do fertilizante Dimy Grass a cada 30 dias.

      Abraços

  13. Boa tarde Raul !
    Feliz 2022 !!
    Raul, quando faço a poda da grama devo colocar algum tipo de adubo ?
    E qual seria para mantê-la sempre verdinha ?
    Agradeço desde já.
    Abraços!

  14. Boa tarde mestre raul ..mestre plantei palmeira fenix em vaso ela veio com folhagem amarradas .tenho dúvida correto deixa folhas amarradas pelos dias até raízes se firmarem .?oh é correto solta suas folhas após plantio desde já agradeço

    • Boa tarde Luiz,

      É acertado deixar as folhas amarradas durante 15 dias, assim como orvalha-las com água todos os dias, na parte da manhã. As regas no solo devem ser discretas.

      Abraços

      • obg mestre deus abençoe .

        • Você merece, Luiz!

          Abraços

  15. Boa Tarde
    Tudo bem?
    Árvore Oliveira, pode ser plantada na calsada da rua?
    Clima de Santa Catarina ela tolera ?
    Grande abraço
    Gratidão

    • Bom dia Liliana,

      A oliveira possui raízes superficiais e estas podem levantar a calçada. O clima de Santa Catarina é perfeito para ela.

      Abraços

  16. Como fazer pra germinar sementes de lixia? ☺ araquari sc

    • Ângela,

      Separe alguns caroços e tire toda a polpa deles deixando-os secarem por três ou quatro dias. Depois enterre-os deixando a pontinha para cima e cubra com um centímetro de terra que deve ser mantida levemente úmida.

      A germinação demora aproximadamente, um mês.

      Abraços

  17. Boa tarde, gostaria de saber pq a minha rosa do deserto está com o caudex mole? Cortei um galho dela e não coloquei canela em pó será por isso? Obrigada

    • Boa tarde Aline,

      A rosa-do-deserto precisa de estar em local muito bem ensolarado e somente deve ser regada quando o solo está bem seco.

      Pode-a com uma ferramenta de corte bem afiado e esterilizado, em seguida passe nesse corte gotas de vela, para uma boa cicatrização.

      Misture na terra, onde está plantada, carvão bem picadinho, para tornar o solo mais enxuto e controlar a acides.

      Abraços

  18. Olá boa tarde.
    Por um acaso vc saberia indicar onde comprar mudas o u sementes de Clematis? Tão lindas!

  19. Boa noite, me ajuda a identificar o problema da carambola. Muito obrigada

    • Bom dia Eliane,

      Qual seria o problema da carambola? Ela está frutificando?

      Esta atacada por alguma praga, como mosca-das-frutas ou percevejos? Alguma doença também pode afeta-la, antracnose, podridão do fruto ou alternaria são frequentes na carambola.

      Precisaria de mais detalhes para lhe aconselhar.

      Abraços

  20. Bom dia.

    Minhas lutielas estão infestadas por ácaro. É a segunda vez que isso ocorre. No ano passado todas as mudas (cerca de cem) perderam as folhas e morreram. Custei a identificar que são ácaros. Inicialmente as folhas ficam com pequenas manchas pretas que depois vão se tornando um buraco pequeno, as folhas caem, parecem queimadas de sol. Neste ano plantei novas mudas e estão da mesma forma. Agora pelo menos já sei o que é. Coloquei óleo de neem. Será que tem como recuperá-las? O que você indica? Região de mata atlântica

    • Bom dia Cristina,

      Para controlar esses ácaros faça três pulverizações, semanais, com enxofre ou com calda sulfocálcica. Também é muito eficaz o Forth Acaricida, feito a base de Bifentrina.

      Igualmente, por causa da reflexão da luz, uma camada fina de
      casca de arroz, nos canteiros, inibe os ácaros.

      Abraços

  21. Feliz Natal e próspero Ano Novo! Não tem como colocar mais fotos? Obrigada!

    • Muito obrigado Luciene, espero que você também tenha dias alegres!!!

      Momentaneamente não é possível postar fotos, já que o blog está muito carregado.

      Abraços

  22. Complementando a pergunta anterior, Temos aqui no prédio onde moro, uma hera, cujas raízes já fizeram muito estrago. Estrangulou encamanentos, entupiu caixas e tubulações. Obrigada

    • Ângela,

      Sim, a hera (hedera helix) possui raízes fibrosas e são muito alastradiças.

      Abraços

  23. Gostaria de fazer uma pergunta. Estou construindo uma casa e na frente da casa tem um plato em pedras mineiras. Quero plantar uma primavera nesse platô e ela ficaria encostada na parede p subir no telhado, ou seja, quero abrir um buraco nesse platô e planta-la direto na terra. As raízes da primavera são muito agressivas, crescem demais? Poderiam levantar o piso? Não quero plantar em vaso pq quero q se desenvolva bastante. Obrigada desde já. Feliz Natal!

    • Olá Ângela,

      Pode fazer isto com tranquilidade e segurança, mas cave um berço profundo, com 70 centímetros e adube com 5 kg de esterco curtido e 50 gramas de superfosfato simples. Também aconselho agregar areia para facilitar a drenagem.

      Feliz Natal para você também!

  24. Ola, bom dia!

    Estamos com 3 mudas de jade azul, que chegaram naqueles plasticos pretos de transporte e estavam crescendo com exuberancia! porem, quando plantamos elas (em vasos grandes) elas pararam de crescer e secaram as pontas. as folhas ainda estao vivas, e ate apareceram algumas folhas novas. mas como elas estavam crescendo em media 6cm por dia e depois de plantar elas esse crescimento ficou em 0, estamos preocupados de ter perdido as mudas. tem ideia de como recuperar o crescimento delas?

    • Esqueci de falar que estou em Vitoria-ES.
      bem no litoral. as mudas estao num local com incidencia direta de sol das 6 da manha ate umas 13 da tarde. regas sao feitas apenas para manter a terra umida.

    • Bom dia Eduardo,

      Sua trepadeira deve ter sentido a mudança do local e está sofrendo de estresse. Não há motivo para se preocupar, apenas faça uma adubação orgânica com torta de algodão e farinha de ossos. Isto devolverá a vitalidade dela.

      Abraços

      • muito obrigado Raul!
        fiquei sabendo que o pessoal da floricultura orientou minha noiva a cortar as pontas murchas e ela ja cortou. isso pode atrapalhar muito?

        • Não Rafael, o procedimento dos cortes está correto.

          Abraços

  25. Oi meu caro Raul! Bom dia! Minha cunhada me deu essa planta que apareceu no jardim dela, não sabe o que é, não sabe cuidar… nem eu… Agora estou com ela e preciso de sua preciosa ajuda, identificando-a para mim e me dando dicas de cuidados… Tomara você possa me ajudar! Sou de São Paulo, capital, moro em apto, andar alto, na varanda onde ficam os vasos bate muito sol e venta muuuito! Muito obrigada e super abraço!!! Letícia.
    Obs… não estou conseguindo descobrir como mando foto da planta… Então preciso da sua ajuda também para isso… rsrsrs

    • Olá Letícia,

      Infelizmente por enquanto não podemos receber fotos. Enviei as imagens ao meu e-mail: raulcanovaspaisagista@uol,com.br
      Com prazer irei identificar a planta e lhe darei as recomendações para seu cuidado.

      Abraços

      • Obrigada!Você é muito gentil! Ja enviei as fotos por emal! 😀 boa noite, bom descanso!

        • Você merece, Letícia! Vou verificar e lhe respondo.

          Abraços

  26. Prezado Raul, bom dia

    Tenho uma palmeira Fenix plantada em um vaso grande, no terraço do meu quarto. As folhas novas que nascem estão nascendo com as folhas quadradas, como se um passarinho tivesse comido as pontas das folhas. Seria falta de àgua?

    Obrigado

    • Boa tarde Sérgio,

      Esse sintoma pode indicar a presença de lagartas. Elas causam essa manifestação de folhas mastigadas.

      Adicione 5 gramas do inseticida orgânico Dimypel em 1 litro de água e agite bem. Pulverize as folhas do fênix homogeneamente até ficarem completamente molhadas. Para obter melhores resultados, aplique isto mais duas vezes, a cada 15 dias.

      Abraços

      • Muito obrigado!

        • Você merece, Sergio!

          Abraços

  27. Não consigo enviar ft

  28. Boa tarde Mestre Raul,tenho uma Palmeira bismakia ,em minha casa região de MG zona da mata na cidade Ritápolis , ela tem ficado com suas folhas quebradas , tenho 2 palmeiras , somente uma está com esse aspecto,o que pode ser?

    • Bom dia Cirleu,

      Pode ser uma deficiência nutricional, especialmente de magnésio, isto acontece com as folhas mais velhas.

      Neste caso faça regas com sais de Epsom (2 colheres de sopa dissolvidas em 1 litro de água), diariamente durante uma semana.

      Se as folhas afetadas forem as mais novas é carência de cálcio, enxofre ou ferro. Se o sintoma for este aplique farinha de ossos, torta de algodão e esterco de frango.

      Abraços

  29. Boa noite, Raul. Tudo bem? Gostaria de sua orientação. Tenho um coqueiro em casa e no mesmo cacho de cocos temos cocos verdes e cocos secos. Tenho colocado cascas de ovos, potássio, carvão, sal de epsom. Não sei mais o que fazer para evitar que os frutos caiam. Não consegui enviar a foto. Um grande abraço

    • Bom dia Julieta,

      Isto é normal em alguns coqueiros, no mesmo cacho alguns amadurecem mais rápido. A adubação que está fazendo é correta, já que contem magnésio, elemento necessário para um bom desenvolvimento.

      O enxofre pode ser aplicado usando 1 kg por coqueiro de esterco de frango e o cobre aplicando 100 gramas em 10 litros de água de sulfato de cobre, regando cada coqueiro.

      Abraços

  30. Boa noite, Raul. Tudo bem? Gostaria de sua orientação. Em vez de usar Enxofre foliar e cobre foliar é possível usá-los diretamente no solo e obter os mesmos benefícios? Quando se aplica nas folhas e junta-se poeira, as folhas das plantas ficam horríveis. Hoje passei a tarde toda limpando resquícios de enxofre e cobre das folhas das minhas plantas da varanda e é chato. Um grande abraço

Secured By miniOrange