Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Pergunte ao Raul – 2019

ATENÇÃO LEITORES

Informe na sua pergunta a sua região(Cidade e Estado). Pois estes dados são fundamentais para a elaboração precisa de sua resposta.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

604 Comments

  1. Boa noite!
    Prof Raul Cânovas tenho um pé de hibisco que seus caules estão forrados de folhas por todo sua extensão. Essas folhas estão amareladas e parou de produzir flores a mais de um ano.
    Não sei o que fazer para salvá-lo! O senhor pode me ajudar?
    Muito agradecida,
    Shirlange

  2. Boa noite Raul, tudo bem?
    Preciso da sua ajuda mais uma vez. Eu comprei essa palmeira, segundo a flora, é uma tamareira.
    Ela está nessa bag e nesse mesmo lugar a um ano.
    O que vc me orienta a usar no plantio dela?
    Muito obrigado pela ajuda e por manter essa página com tanto zelo.
    Abs

  3. Oi, eu novamente. Terreno, parte 3. São Lourenço-MG

    • Temos também ameixas, são ameixas amarelas. Eu gostaria de poder aproveitar as árvores, mas está difícil. E tem também uma árvore muito alta que infelizmente teremos que tirar, pois seus galhos vão ficar bem em cima da casa e estamos com medo de seus galhos quebrarem e danificar o telhado da casa. São Lourenço-MG

      • Eu não sei o nome da árvore, mas estamos com medo dos seus galhos.

  4. Continuando o terreno a onde vai ser construído a casa. Eu sou de São Lourenço-MG.

  5. Boa noite! Nós compramos um terreno e vamos construir a nossa casa, porém tem muitas árvores e arbustos a onde vai ficar a casa. É com muita tristeza que teremos que tirá-las. Pergunto: Tem como tirar e replantar?

  6. Boa noite! O senhor sabe o nome dessa orquídea?? Eu sou de São Lourenço-MG.

  7. OLA COMPREI UMA MUDA DE SAPATINHO DE JUDIA COM 1 METRO DE ALTURA MAIS OU MENOS.COMO DEVE SER A REGA DESSA PLANTA? Obrigado e parabéns pelo site.

    • Carlos,

      Regue-a diariamente de forma ao solo ficar levemente úmido, mas não encharcado.

      Abraços

  8. Boa tarde!
    Raul tenho duas Bismarck plantadas,uma cinzentada toda poderosa, folhas rígidas que resiste ao vento da região e outra bem feia, esverdeada, folhas mais frágeis e não resiste ao vento. São espécies diferentes? Foram compradas num único lote de sementes pelo ex dono de meu sítio.
    Abusando, uma outra pergunta. As sementes só são viáveis se plantas macho e fêmea estiverem próximas?
    Att.
    Evandro Coutinho
    Araruama- RJ

    • Bom dia Evandro,

      Sim, pode ser que sejam procedentes de diferentes matrizes, isto explicaria a diferença, a variedade de folhas verdes é menos resistente ao frio e à seca.

      As inflorescências são menores e em maior quantidade nos machos do que nas que fêmeas. Para produzir sementes viáveis é importante ter as palmeiras dos dois sexos perto para que a polinização aconteça.

      Abraços

  9. Tenho uma palmeira rabo de raposa e ela não cresce; além disso as folhas aparecem e logo ficam amareladas e secas. O que devo fazer?

    • Daniele,

      Isto é ocasionado por uma deficiência de magnésio. Aplique diretamente no solo, afofando superficialmente, 1 Kg de farinha de ossos, (regue moderadamente em seguida) e pulverize com sais de Epsom (2 colheres de sopa dissolvidas em 1 litro de água) três vezes, semanalmente.

      Abraços

  10. Bom dia. Como se planta o Assa Peixe?? Muda ou semente? Se for semente,vc tem pra venda?

  11. Bom dia Raul Canovas, moro numa casa na Lapa em São Paulo e gosto muito de plantas. Gostaria de ter mais tempo de cuidar delas. Enfim, eu plantei um bulbo de gengibre e, para minha surpresa, nasceu um lindo copo de leite amarelo. Como explicar isso? Saudades meu amigo.

  12. Bom dia Raul Canovas, eu plantei um bulbo de gengibre e, para minha surpresa, nasceu um lindo copo de leite amarelo. Como explicar isso? Saudades meu amigo.

    • Bom dia Marina,

      Essa Zantedeschia aethiopica, também conhecida como callas ou copo-de-leite-amarelo deve ter sido confundida com um gengibre. A callas é uma arácea e o gengibre uma zingiberácea, impossível que uma se transforme em copo-de-leite-amarelo.

      Grande abraço!

  13. Raul, boa tarde! Tudo bem? Meu nome é Julieta, sou de Bsb, acompanho suas orientações quanto ao paisagismo e sou muita grata pelo trabalho que você presta a nós – amantes da jardinagem. Você poderia me orientar quanto a minha heliconea. Primeiro achei que o problema estava somente nas folhas enroladas, amareladas e ressecadas, cf foto. Depois ao efetuar poda verifiquei que alguns caules estavam ocados e outros marrons. Por último, achei melhor replantá-la e me deparei com este bicho branco/lagarta na raiz da planta, cf foto. Você por gentileza, teria como identificar o que está acontecendo com a planta e tb me orientar em como tratá-la e exterminar com esse inseto, acho que ele está comendo a planta por dentro. Muito obrigada. Abraço. Julieta

    • Raul, boa tarde! Tudo bem? Meu nome é Julieta, sou de Bsb, acompanho suas orientações quanto ao paisagismo e sou muita grata pelo trabalho que você presta a nós – amantes da jardinagem. Você poderia me orientar quanto a minha heliconea. Primeiro achei que o problema estava somente nas folhas enroladas, amareladas e ressecadas, cf foto. Depois ao efetuar poda verifiquei que alguns caules estavam ocados e outros marrons. Muito obrigada. Abraço. Julieta

    • Bom dia Julieta,

      Essas larvas são bastantes difíceis de combater, elas infestam as raízes debilitando a helicônia. Mas vamos tentar uma solução:

      Cozinhe 1 kg de sabão de coco numa panela com 3 litros de água; uma vez fria, adicionar a essa calda 3 litros de querosene. Para pulverizar, dilua 1 litro do preparado em 15 litros de água. Pulverize ou pincele 3 vezes consecutivas a cada 7 dias.

      Acho que isto dará um jeito nessas lagartas.

      Abraços

  14. Boa tarde!
    Moro num edifício em Santos, SP.
    Em alguns locais das paredes externas nascem plantas tipo samambaias. Os moradores ficam preocupados e querem arrancar, mas é difícil. Elas oferecem perigo de infiltrações pelas paredes? No caso de retirá-las, qual o melhor meio?
    Grata

    • Boa tarde Marly,

      Sim, é conveniente retira-las com a ajuda de uma escova de aço e, em seguida, passar uma solução composta por 30% de cloro e 70% de água.

      Abraços

  15. Bom dia Raul, meu nome é Guilherme, sou aqui de Recife e tenho acompanhado pela internet suas orientações quanto o paisagismo, inicialmente, sou grato pelo seu excelente trabalho prestado as pessoas. Você poderia me ajudar, pois tenho um gramado aqui em casa e fui adubar com ureia, só que terminei colocando uma porção alta e queimou toda grama, estou com coração partido, ajude-me , por favor me orientando, caso consiga recuperar. Comprei uma ótima mangueira e um aspensor de impulso da tramontina e estou todos dos dias manha e final da tarde regando com água. Por favor, peço sua orientação quanto a isso.

    Grato pela atenção,

    • Boa tarde Guilherme,

      As regas são a melhor maneira de minimizar essa ureia em excesso. Faça essa irrigação sempre de manhã e de forma copiosa, isto irá “lavar” a overdose.

      Abraços

      • Obrigado Sr. Raul pela informação, mas surgiu outra dúvida, só pela manhã, estou fazendo a tarde também.

        Guilherme novamente de Recife

        • Pode fazer, Guilherme, de tarde também.

          Abraços

  16. Sou de Serra talhada-pe.tenho uma rosa do deserto com mais de 5 anos.A mesma apresenta manchas escuras nas folhas e no verso as vezes rscuras e as vezes vinho na cor vinho.estou com medo de vírus do mosaico me ajude Sr rua.

  17. Sr.Rau estou com uma rosa do deserto de 5 anos,com as folhas doente. Na frete tem umas manchas escuras,no verso manchas cor de vinho.o que devo fazer.

  18. Estou com uma rosa do deserto com mais de 5 anos,ela está aparecendo com manchas vinho escura no verso das folhas e na frente umas limitações escuras.um biólogo fez um vídeo,duzentos que vírus do mosaico

  19. Estou com uma rosa do deserto com mais de 5 anos,ela está aparecendo com manchas vinho escura no verso das folhas e na frente umas limitações escuras.um biólogo fez um vídeo,duzentos que vírus do mosaico

    • Aderson,

      A mancha-anular pode ser um indicativo de mosaico. Para controlar isto devem ser eliminados os vetores: afídeos, ácaros, pulgões, mosca branca, tripes, fungos e nematoides.

      Faça pulverizações com Forth Defende e adube com 3 kg de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura.

      Abraços

  20. Tenho uma palmeira em frente a minha casa….a mesma esta cheia de lagartas e taturanas. O que devo fazer? Qual inseticida devo colocar? As mesmas caem e vai para dentro da casa. Ja grudou uma taturana nas costas de uma criança e a mesma teve febre alta, tendo que ser levada ao médico.

    • Ruth,

      Realize pulverizações semanais com Dimypel ou Agree, inseticidas biológicos a base de Bacillus thuringiensis, visando atingir essas lagartas.

      Abraços

  21. O terraço foi fechado com vidro, o canteiro foi feito com antúrios cor-de-rosa, e um pedaço de cerca de 1,20m a cor do antúrio está desbotando. Você poderia me esclarecer o que pode ser?

    • Ângela,

      Talvez se deva a uma deficiência nutricional, coloque 1 kg de esterco de gado curtido em mais ou menos 10 litros de água. Deixe curtir isto por 8 dias. No momento de regar, mexa bem e molhe o canteiro com esta mistura.

      Outro fator pode ser o sol, em excesso causa este sintoma.

      Abraços