Olá Raul: Seu Portal é fantástico. Gosto demais… Há pouco tempo vi uma espécie japonesa interessante de flores azuis e que pode ser plantada em área degradada que não seja de proteção por se tratar de planta exótica. Queria muito adquirir algumas mudas mas esqueci o nome dela. Já olhei todas na lista de espécies no site e não encontro. É uma árvore. Pode me ajudar?
Tenho uma situação em um terraço, vasos altos de 80 cm de altura x 50 cm largura x 100 cm de comprimento para dar um pouco de privacidade á uma jacuzi.
A folhagem não pode ser muito fechada, apenas quebrar uns 50% da visão, pois os vasos vão ficar na posição norte.
É pleno sol, em Curitiba.
Não haverá irrigação automática e a planta precisa ser colunar, pois os vasos ficarão em um corredor que dá acesso á jacuzi.
Então preciso de uma opção de planta que fique bem com sol, ventos, vaso e sem rega automatizada.
Pensei na Nandina, mas ela gosta de umidade alta.
Quais opções poderiam ser?
Aqui em Curitiba temos muitos corredores estreitos que não recebem praticamente nada de sol, ou sol algum. Muitos até estão orientados ao Norte, mas devido as construções altas ficam 100% do tempo sombreados.
Já vi até plantarem podocarpos nestes corredores estreitos e com o tempo a planta mingua, fica repleta de cochonilhas, raleada e começa perder as folhas. Triste mal uso da planta.
Gostaria de indicações de plantas bem retas, para corredores estreitos que fossem boa para compor um pouco o muro, podem ser as mais baixas, como as mais altas.
O que indicaria? Nandina poderia ser? Alguma planta de clima tropical sendo mais próximo do centro da cidade?
Em áreas mais afastadas do centro o clima é um pouco mais frio, uma difereça de uns 3 graus e a geada é um risco a mais.
Sim, a murta é hospedeira do greening, uma doença bacteriana que afeta as plantas cítricas. Por esse motivo, é importante evitar o plantio de murta em áreas próximas a pomares de citros.
Outras dúvidas, plantei capim do Texas rubro e estava lendo que precisa dar uma pode radical nele. Essa poda é necessária? Tem que ser anual?
Tenho também uma yucca rostrata ainda pequena mas as folhas estão ficando amareladas e parece não ter filha nova brotando. Será que morreu? Espero mais um pouco!?
A poda drástica é realizada para renovar a planta, removendo grande parte do seu caule e folhas. Essa poda é geralmente feita no início da primavera, antes do início do crescimento da planta. Mas tem a poda de manutenção, que é realizada para remover as folhas secas e amareladas, além de manter a planta com a altura desejada. Essa poda pode ser feita durante o ano todo, mas é mais recomendada no outono, quando a planta está em seu período de dormência.
O excesso de água pode causar apodrecimento das raízes, o que também pode levar ao amarelecimento das folhas de sua Yucca. Ela precisa de pelo menos 6 horas de luz solar direta por dia. Se não receber luz suficiente, as folhas começarão a amarelar e cair. Também algumas doenças fúngicas, como a podridão das raízes, causada pelo fungo Phytophthora infestans, podem causar o amarelecimento das folhas. Os fungicidas mais eficazes para esta doença são o metalaxil e o mancozeb. Esses fungicidas podem ser aplicados diretamente no solo, ao redor da planta, ou podem ser aplicados na planta, por meio de pulverização.
Bom dia, Sr Raul! Moro em Brasília 3 agora estamos na temporada da seca. Eu transplantei uma Dracena verde e agora ela está sem folhas. Não parece ter morrido,
Mas perdeu todo o vigor. Tem algo que possa fazer para recupera-la? Tenho mais 2 dúvidas. Estou com uma alpinia zerumbete que não se desenvolve de forma alguma, seria o sol o problema? E também uma Medinilla que não dá flores. Está em local sombreado. Agradeço se puder me ajudar com essas questões. Muito grata, Adriana
Para recuperar sua dracena, apenas regue-a diariamente de forma moderada, sem encharcas o solo. A alpinia vegeta bem a pleno sol, mas precisa de regas abundantes diariamente, para desenvolver bem. A Medinilla pode ser adubada com farinha de ossos, isto estimulará a floração.
Boa tarde, tudo bem? Por favor, gostaria de saber o que esta acontecendo com meu Pinheiro, aa pontas estão marrons, secas.
Estou em São Paulo- itatiba. Muitíssimo obrigada, por sua atenção
Algumas doenças, como a ferrugem do pinheiro e o oídio, podem causar a seca das pontas das folhas. Nestes casos aconselho fazer pulverizações alternando enxofre e sulfato de cobre.
O pinheiro precisa de muita água, especialmente durante o verão. Se a árvore não for regada adequadamente, as pontas das folhas podem secar, também precisa de uma quantidade adequada de nutrientes para crescer e se desenvolver. A falta de nutrientes, como nitrogênio, pode causar a seca das pontas das folhas.
Oi Raul, estava lendo no seu blog sobre unha de gato, plantei mudas de unha de gato para cobrir tela de alambrado, com a intenção de que fique um “muro verde”, li que vc não indica unha de gato nessas situações. Devo retirar essas mudas? Teria sugestão de trepadeira para alambrado, que não tenha flor e que as folhas não sejam robustas? O que pode acontecer com o alambrado, caso elas se desenvolvam?
A lavanda pode ser multiplicada de duas maneiras: por estaquia ou por divisão de touceiras.
Se é por estacas, com cerca de 10 cm de comprimento, remova as folhas da parte inferior do ramo e coloque-a em um bom substrato, em local sombreado mantendo o solo levemente úmido. Enraízam em cerca de 4 a 6 semanas.
Por divisão de touceiras, divida a touceira em duas ou mais partes, usando uma faca afiada e plante cada parte em um local novo.
Os melhores meses para multiplica-la são os da primavera e o verão.
Boa noite Sr Raul!
Gostaria de saber se há a possibilidade de enviar uma foto para saber se poderia identificar a árvore ou trepadeira ou parasita, pois eu estava passando pela Asa Norte em Brasilia e me deparei com o florescimento em cachos desta planta. Um verdadeiro espetáculo para os olhos e também consegui coletar algumas bagas para fazer o plantio. Agradeço a sua atenção!
olá mestre raul !
tudo bem
recentemente ganhei um pacote de 40 kg do adubo yorim master, gostaria de saber quantas gramas colocar em berço de plantio para as plantas ornamentais em gerais e palmeiras com varios tamanhos de berços ,15×15 30×30 50×50 80×80.pensando em plantio sei que esse adubo é rico em fosforo mas desconheço a porcentagem, sei que contem também calcio, mesmo ele contendo calcio preciso colocar na hora do plantio também o calcario dolomitico e também em qual proporção.muito obrigado pelas informações.
Tratando-se de arbustos ou árvores, plantados em berços de 50 x 50 x 50 centímetros, recomendo usar 400 gramas de Yoorin Master para cada planta ou 200 gramas por m², tratando-se de forrações. Ele contém fósforo, cálcio, magnésio, silício e micronutrientes e não precisa de adição de calcário.
Boa tarde, senhor Raul. A minha pitangueira tem uns 4 metros de altura, não sei a idade. Ela ficou linda, toda florida, mas agora, depois da floração, as pitangas estão nascendo secas e pretas. No ano passado ela ficou linda, toda cheia de frutas, mas esse ano????, nada de fruta até agora. Eu estou observando que tem umas plantas na mesma, presa, parece raízes com verde bem escuro. Será que é isso que está fazendo mal as pitangas? O que eu devo fazer? Obrigada pela atenção. São Lourenço, MG.
Essas plantas que aparecem na pitanga, com raízes escuras, são ervas-de-passarinho, que parasitam sua pitangueira. Faça uma poda e queima dos galhos afetados e raspagem dos ramos nas áreas contaminadas. Não há outro tratamento para elimina-la e é ela a que causa esse problema nos frutos da pitangueira.
Boa tarde, senhor Raul. A minha pitangueira tem uns 4 metros de altura, não sei a idade. Ela ficou linda, toda florida, mas agora, depois da floração, as pitangas estão nascendo secas e pretas. No ano passado ela ficou linda, toda cheia de frutas, mas esse ano????, nada de fruta até agora. Eu estou observando que tem umas plantas na mesma, presa, parece raízes com verde bem escuro. Será que é isso que está fazendo mal as pitangas? O que eu devo fazer? Obrigada pela atenção. São Lourenço, MG.
Raul, quero fazer um canto com plantas ornamentais de folhagem que possam ficar expostas a sol pleno. me dê dicas de três espécies que formariam um maciço bonito, por favor.
Oi
Boa noite
Sr Raul, tudo bem, obrigado pela oportunidade, queria saber o que acontece com os coqueiros da orla, pois estão morrendo todos um a um, a folhas secam e apodressem no olho, na realidade também, vi um alguns furos com uns pedaços de tubo , nem sei e pó isso ou pelo vento eu até mesmo pelo solo, por que favor poderia me ajudar?,
É possível que seus coqueiros foram atacados por um fungo, conhecido como Phytophthora.
Faça uma limpeza das plantas e elimine as folhas doentes, ao regar não molhe a parte aérea dos coqueiros e pulverize três vezes, semanalmente, com um fungicida a base de oxicloreto de cobre, como por exemplo o Cuprital 700 ou o Cuprogarb 500, veja qual é a marca disponível. A aplicação deve alcançar toda a parte aérea.
Seja constante no manejo, essa doença é difícil de controlar.
Comprei curso, mas não estou conseguindo acessar; e-mail para contato dá resposta de “endereço não encontrado”. E telefone só dá ocupado. Gentileza entrar em contato para resolver a questão ou devolver dinheiro.
Boa tarde. Poderia me ajudar informando qual a melhor Palmeira para plantar dentro de um tubo de cimento de 1m de diâmetro que está instalado dentro da piscina. Já fiz a impermeabilização e gostaria de sua opinião. Me indicaram a Washingtonia, mas queria uma certeza. Não poderia ter frutos que podem cair dentro da piscina ocasionando entupimento do filtro. Pode me ajudar? Obg
Todas as palmeiras frutificam, a Washingtonia filifera poderia ser uma opção, assim como a latânia (Livistona chinensis), a areca-bambu, (Dypsis lutescens) e a rabo-de-raposa, (Wodyetia bifurcata).
Olá Raul: Seu Portal é fantástico. Gosto demais… Há pouco tempo vi uma espécie japonesa interessante de flores azuis e que pode ser plantada em área degradada que não seja de proteção por se tratar de planta exótica. Queria muito adquirir algumas mudas mas esqueci o nome dela. Já olhei todas na lista de espécies no site e não encontro. É uma árvore. Pode me ajudar?
Olá Ediney,
Talvez seja o feijão-coral (Sophora secundiflora), ela da flores azuis.
Abraços
Onde ossoencontrar mudas de hibiscos brancos?
Carmen,
No Jardim Exótico: https://www.jardimexotico.com.br/hibiscu-branco – Telefone: (11) 4169-9262
Abraços
Bom Dia Raul!
Tenho uma situação em um terraço, vasos altos de 80 cm de altura x 50 cm largura x 100 cm de comprimento para dar um pouco de privacidade á uma jacuzi.
A folhagem não pode ser muito fechada, apenas quebrar uns 50% da visão, pois os vasos vão ficar na posição norte.
É pleno sol, em Curitiba.
Não haverá irrigação automática e a planta precisa ser colunar, pois os vasos ficarão em um corredor que dá acesso á jacuzi.
Então preciso de uma opção de planta que fique bem com sol, ventos, vaso e sem rega automatizada.
Pensei na Nandina, mas ela gosta de umidade alta.
Quais opções poderiam ser?
Mais uma vez, obrigada.
Bom dia Francine,
Estas são as que indico para essa situação, a nandina é uma boa escolha também:
Calliandra twedii – esponjinha-vermelha;
Nerium oleander – espirradeira
Osmanthus fragrans – jasmim-do-imperador;
Pittosporum eugenioides – pitósporo-limão.
Abraços
Olá Raul!
Aqui em Curitiba temos muitos corredores estreitos que não recebem praticamente nada de sol, ou sol algum. Muitos até estão orientados ao Norte, mas devido as construções altas ficam 100% do tempo sombreados.
Já vi até plantarem podocarpos nestes corredores estreitos e com o tempo a planta mingua, fica repleta de cochonilhas, raleada e começa perder as folhas. Triste mal uso da planta.
Gostaria de indicações de plantas bem retas, para corredores estreitos que fossem boa para compor um pouco o muro, podem ser as mais baixas, como as mais altas.
O que indicaria? Nandina poderia ser? Alguma planta de clima tropical sendo mais próximo do centro da cidade?
Em áreas mais afastadas do centro o clima é um pouco mais frio, uma difereça de uns 3 graus e a geada é um risco a mais.
Obrigada,
Olá Francine,
São varias as plantas de formato colunar que podem desenvolver bem em Curitiba, entre elas destaco estas que crescem bem na sombra:
Aglaia odorata – aglaia;
Bambusa metake – bambú-metake;
Begonia aconitifolia – begônia-metálica;
Dracaena fragrans massangeana – pau-d’água;
Nandina domestica – nandina;
Raphis humilis – ráfis.
Abraços
Obrigada Raul!
Essa murta seria hospedeira de Greening como a Murraya paniculata?
Oi Francine,
Sim, a murta é hospedeira do greening, uma doença bacteriana que afeta as plantas cítricas. Por esse motivo, é importante evitar o plantio de murta em áreas próximas a pomares de citros.
Abraços
Outras dúvidas, plantei capim do Texas rubro e estava lendo que precisa dar uma pode radical nele. Essa poda é necessária? Tem que ser anual?
Tenho também uma yucca rostrata ainda pequena mas as folhas estão ficando amareladas e parece não ter filha nova brotando. Será que morreu? Espero mais um pouco!?
Adriana,
A poda drástica é realizada para renovar a planta, removendo grande parte do seu caule e folhas. Essa poda é geralmente feita no início da primavera, antes do início do crescimento da planta. Mas tem a poda de manutenção, que é realizada para remover as folhas secas e amareladas, além de manter a planta com a altura desejada. Essa poda pode ser feita durante o ano todo, mas é mais recomendada no outono, quando a planta está em seu período de dormência.
O excesso de água pode causar apodrecimento das raízes, o que também pode levar ao amarelecimento das folhas de sua Yucca. Ela precisa de pelo menos 6 horas de luz solar direta por dia. Se não receber luz suficiente, as folhas começarão a amarelar e cair. Também algumas doenças fúngicas, como a podridão das raízes, causada pelo fungo Phytophthora infestans, podem causar o amarelecimento das folhas. Os fungicidas mais eficazes para esta doença são o metalaxil e o mancozeb. Esses fungicidas podem ser aplicados diretamente no solo, ao redor da planta, ou podem ser aplicados na planta, por meio de pulverização.
Abs
Bom dia, Sr Raul! Moro em Brasília 3 agora estamos na temporada da seca. Eu transplantei uma Dracena verde e agora ela está sem folhas. Não parece ter morrido,
Mas perdeu todo o vigor. Tem algo que possa fazer para recupera-la? Tenho mais 2 dúvidas. Estou com uma alpinia zerumbete que não se desenvolve de forma alguma, seria o sol o problema? E também uma Medinilla que não dá flores. Está em local sombreado. Agradeço se puder me ajudar com essas questões. Muito grata, Adriana
Bom dia Adriana,
Para recuperar sua dracena, apenas regue-a diariamente de forma moderada, sem encharcas o solo. A alpinia vegeta bem a pleno sol, mas precisa de regas abundantes diariamente, para desenvolver bem. A Medinilla pode ser adubada com farinha de ossos, isto estimulará a floração.
Abraços
Boa tarde, tudo bem? Por favor, gostaria de saber o que esta acontecendo com meu Pinheiro, aa pontas estão marrons, secas.
Estou em São Paulo- itatiba. Muitíssimo obrigada, por sua atenção
Boa tarde Sueli,
Algumas doenças, como a ferrugem do pinheiro e o oídio, podem causar a seca das pontas das folhas. Nestes casos aconselho fazer pulverizações alternando enxofre e sulfato de cobre.
O pinheiro precisa de muita água, especialmente durante o verão. Se a árvore não for regada adequadamente, as pontas das folhas podem secar, também precisa de uma quantidade adequada de nutrientes para crescer e se desenvolver. A falta de nutrientes, como nitrogênio, pode causar a seca das pontas das folhas.
Abraços
Oi Raul, estava lendo no seu blog sobre unha de gato, plantei mudas de unha de gato para cobrir tela de alambrado, com a intenção de que fique um “muro verde”, li que vc não indica unha de gato nessas situações. Devo retirar essas mudas? Teria sugestão de trepadeira para alambrado, que não tenha flor e que as folhas não sejam robustas? O que pode acontecer com o alambrado, caso elas se desenvolvam?
Desde já agradeço a atenção.
Oi Andreia,
Sim, aconselho a substituição, as mais indicadas para cobrir um alambrado, com folhas pequenas e que não florescem são:
Epipremnum pinnatum – jibóia;
Hedera helix – hera-inglesa;
Senecio macroglossus – hera-do-cabo;
Syngonium angustatum – singônio.
Abraços
Como faço mudas de lavanda. Desde já agradeço ????
Olá Ângela,
A lavanda pode ser multiplicada de duas maneiras: por estaquia ou por divisão de touceiras.
Se é por estacas, com cerca de 10 cm de comprimento, remova as folhas da parte inferior do ramo e coloque-a em um bom substrato, em local sombreado mantendo o solo levemente úmido. Enraízam em cerca de 4 a 6 semanas.
Por divisão de touceiras, divida a touceira em duas ou mais partes, usando uma faca afiada e plante cada parte em um local novo.
Os melhores meses para multiplica-la são os da primavera e o verão.
Abraços
Como faço mudas de lavanda. Desde já agradeço ????
Boa noite Sr Raul!
Gostaria de saber se há a possibilidade de enviar uma foto para saber se poderia identificar a árvore ou trepadeira ou parasita, pois eu estava passando pela Asa Norte em Brasilia e me deparei com o florescimento em cachos desta planta. Um verdadeiro espetáculo para os olhos e também consegui coletar algumas bagas para fazer o plantio. Agradeço a sua atenção!
Bom dia Anelise,
Sim, pode enviar as fotos ao meu e-mail: raulcanovaspaisagista@uol.com.br
Fico no aguardo.
Abraços
olá mestre raul !
tudo bem
recentemente ganhei um pacote de 40 kg do adubo yorim master, gostaria de saber quantas gramas colocar em berço de plantio para as plantas ornamentais em gerais e palmeiras com varios tamanhos de berços ,15×15 30×30 50×50 80×80.pensando em plantio sei que esse adubo é rico em fosforo mas desconheço a porcentagem, sei que contem também calcio, mesmo ele contendo calcio preciso colocar na hora do plantio também o calcario dolomitico e também em qual proporção.muito obrigado pelas informações.
Olá Fernando,
Tratando-se de arbustos ou árvores, plantados em berços de 50 x 50 x 50 centímetros, recomendo usar 400 gramas de Yoorin Master para cada planta ou 200 gramas por m², tratando-se de forrações. Ele contém fósforo, cálcio, magnésio, silício e micronutrientes e não precisa de adição de calcário.
Abraços
Boa tarde, senhor Raul. A minha pitangueira tem uns 4 metros de altura, não sei a idade. Ela ficou linda, toda florida, mas agora, depois da floração, as pitangas estão nascendo secas e pretas. No ano passado ela ficou linda, toda cheia de frutas, mas esse ano????, nada de fruta até agora. Eu estou observando que tem umas plantas na mesma, presa, parece raízes com verde bem escuro. Será que é isso que está fazendo mal as pitangas? O que eu devo fazer? Obrigada pela atenção. São Lourenço, MG.
Bom dia Luciene,
Essas plantas que aparecem na pitanga, com raízes escuras, são ervas-de-passarinho, que parasitam sua pitangueira. Faça uma poda e queima dos galhos afetados e raspagem dos ramos nas áreas contaminadas. Não há outro tratamento para elimina-la e é ela a que causa esse problema nos frutos da pitangueira.
Abraços
Boa tarde, senhor Raul. A minha pitangueira tem uns 4 metros de altura, não sei a idade. Ela ficou linda, toda florida, mas agora, depois da floração, as pitangas estão nascendo secas e pretas. No ano passado ela ficou linda, toda cheia de frutas, mas esse ano????, nada de fruta até agora. Eu estou observando que tem umas plantas na mesma, presa, parece raízes com verde bem escuro. Será que é isso que está fazendo mal as pitangas? O que eu devo fazer? Obrigada pela atenção. São Lourenço, MG.
Boa noite, vi uma foto na sua postagem de chifre-de-veado, na primeira foto parece uma especie diferente, qual o nome? Onde consigo comprar.
Atenciosamente
Bruna
Bom dia Bruna,
Talvez você encontre o Platycerium coronarium no Orquidário Santa Clara: (21) 3786-1831 – https://orquidariosantaclara.com.br/home/2606-platycerium-superbum.html
Abraços
Bruna,
É muito parecido com o Platycerium superbum.
Raul, quero fazer um canto com plantas ornamentais de folhagem que possam ficar expostas a sol pleno. me dê dicas de três espécies que formariam um maciço bonito, por favor.
Oi Mary,
São muitas as possibilidades, mas um grupo atrativo para uma região sul ou sudeste do Brasil, pode ser formado usando estas três:
Nandina domestica – nandina;
Leucophyllum frutescens – folha-de-prata;
Phormium tenax “Variegatum” – formio-amarelo.
Se a região tiver temperaturas altas durante todo o ano, prefira estas combinações:
Leea rubra – léia-rubra;
Breynia nivosa – mil-cores-branca;
Pseuderanthemum corruthersii – pseudoerântemo.
Abraços
Oi
Boa noite
Sr Raul, tudo bem, obrigado pela oportunidade, queria saber o que acontece com os coqueiros da orla, pois estão morrendo todos um a um, a folhas secam e apodressem no olho, na realidade também, vi um alguns furos com uns pedaços de tubo , nem sei e pó isso ou pelo vento eu até mesmo pelo solo, por que favor poderia me ajudar?,
Boa tarde Márcia,
É possível que seus coqueiros foram atacados por um fungo, conhecido como Phytophthora.
Faça uma limpeza das plantas e elimine as folhas doentes, ao regar não molhe a parte aérea dos coqueiros e pulverize três vezes, semanalmente, com um fungicida a base de oxicloreto de cobre, como por exemplo o Cuprital 700 ou o Cuprogarb 500, veja qual é a marca disponível. A aplicação deve alcançar toda a parte aérea.
Seja constante no manejo, essa doença é difícil de controlar.
Abraços
Comprei curso, mas não estou conseguindo acessar; e-mail para contato dá resposta de “endereço não encontrado”. E telefone só dá ocupado. Gentileza entrar em contato para resolver a questão ou devolver dinheiro.
Sonia,
Já entramos em contato com você e solucionamos seu inconveniente.
Abraços
Boa tarde. Poderia me ajudar informando qual a melhor Palmeira para plantar dentro de um tubo de cimento de 1m de diâmetro que está instalado dentro da piscina. Já fiz a impermeabilização e gostaria de sua opinião. Me indicaram a Washingtonia, mas queria uma certeza. Não poderia ter frutos que podem cair dentro da piscina ocasionando entupimento do filtro. Pode me ajudar? Obg
Boa tarde Daniel,
Todas as palmeiras frutificam, a Washingtonia filifera poderia ser uma opção, assim como a latânia (Livistona chinensis), a areca-bambu, (Dypsis lutescens) e a rabo-de-raposa, (Wodyetia bifurcata).
Todas elas desenvolveriam bem nesse tubo.
Abraços