Pergunte ao Raul

ATENÇÃO LEITORES

Esta seção foi especialmente preparada para responder dúvidas e perguntas dos leitores do Jardim Cor. Preencha todos os campos abaixo e faça a sua pergunta. Em breve responderemos.

Comente ou pergunte

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.



5.299 Interações

  1. Senira

    Cidade: Florianópolis - SC

    Oi Raul tenho 4 kaizuka na frente da minha casa bem próximo a calçada E a casa quero saber como faço pra nantelas retas já estão com mais de 2 metros e começou a formar galhos.preciso que elas cresçam bem retas me ajude por favor.amo muito obrigado

  2. Maria Sílvia

    Cidade: Franca - SP

    Boa tarde Raul, tenho um Rancho Rifaina é o meu vizinho de rancho construiu um muro na divisa do terreno com 15 metros de altura e fico muito feio pois ele não rebocou e nem chapisco e a vista do meu lado ficou muito feio! E ele me disse que não quer que eu coloque nenhum tipo de trepadeira, que tipo de trepadeira vc me recomenda que eu coloque que não de muita manutenção. Agradeço desde já.
    Sílvia

  3. Patricia Tavares

    Cidade: Videira - SC

    Bom dia Raul!!
    Quero plantar uma trepadeira em um pergolado na entrada de minha casa.
    Minha preferida é o sapatinho-de-judia (Thunbergia mysorensis), porém li que ela é pouco resistente ao frio.
    Tenho como segunda opção o cipó-de-são-joão (Pyrostegia ignea).
    Qual o seu conselho??
    Grata desde já!!

  4. Jonas de Pádua Rangel

    Cidade: Americana - SP

    Temos uma amoreira em nosso jardim, plantamos o ano passado, a muda foi adquirido na Expo Flora, está crescendo e produzindo belas gostosas amoras, de uns tempos para cá algumas de suas folhas começaram a enrugar fechando quase que totalmente, principalmente em alguns galhos novos, gostaria de receber alguns esclarecimentos para combater essa situação, antes que se perca essa bela árvore.
    Agradeço antecipadamente;

  5. Mirian

    Cidade: Manaus - AM

    Boa Tarde seu Raul!!
    Eu quero comprar mudas de crossandra e vincas, o senhor sabe qual o melhor Site para adquirir essas mudas.

    obrigada.

    Mirian Luniere

  6. GLÁDIS

    Cidade: Alvorada - RS

    Olá, tudo bem com você?
    Comprei várias mudas de erica japonesa, quero saber todos os cuidados que tenho de ter para que fiquem bonitas e floresçam, e quais os adubos para ela.
    Obrigado.
    Gládis.

    • Tudo bem comigo, Gládis, e com Você?!

      A érica-japonesa (Leptospermum scoparium) prefere climas como o de sua cidade, onde as temperaturas caem bastante nos meses de junho, julho e agosto, podendo ficar abaixo de 0°. Ela alcança mais de 2 metros de altura, entretanto por meio de podas, suprimido a brotação terminal, pode ser controlada.

      É fundamental seu cultivo sob pleno sol, em solo rico em matéria orgânica e com boa drenagem. Regas matutinas e moderadas (sem encharcar o solo) são necessárias. As adubações periódicas feitas com farinha de ossos, esterco de galinha e torta de algodão são importantes, desde que feitas sem exagero.

      Abraços

  7. Alexandre

    Raul. Parabéns pelo site. Encontrei pelo Google. Eu tenho umas frutíferas no vaso ( jabuticabeira, pitangueira e limão siciliano). As folhas novas estão nascendo dobradas e retorcidas. Eu costumo aplicar o forte frutas e o forte enraizador. Segue as fotos das folhas
    Agradeço a atenção.

    • Obrigado Alexandre,

      Esse sintoma (folhas novas dobradas e retorcidas) evidencia o ataque de ácaros ou tripes. Pulverize com óleo de neem e tome cuidado para não abusar com as doses desses fertilizantes, já que um desequilibrio nutricional pode causar a invasão dessas pragas.

      Uma planta que funciona como barreira de ácaros e tripes é a falsa-mirra (Tetradenia riparia – FOTO), que também pode ser cultivada em vasos. Além do mais desprende um aroma gostoso.

      Abraços

  8. Alexandre

    Boa tarde Raul. Parabéns pelo site. Encontrei pelo Google. Eu tenho umas frutíferas no vaso ( jabuticabeira, pitangueira e limão siciliano). As folhas novas estão nascendo dobradas e retorcidas. Eu costumo aplicar o forte frutas e o forte enraizador. Segue as fotos das folhas
    Agradeço a atenção.

  9. Alexandre

    Cidade: Itauna - MG

    Boa tarde Raul. Parabéns pelo site. Encontrei pelo Google. Eu tenho umas frutíferas no vaso ( jabuticabeira, pitangueira e limão siciliano). As folhas novas estão nascendo dobradas e retorcidas. Sempre tive problemas com concho

  10. Maria Clara Sonego

    Cidade: Cascavel - PR

    Olá, gostaria de saber qual são as suas principais obras residencias, comerciais e urbanos? Grata desde já e seus trabalhos são magníficos.

    • Olá Maria Clara,

      São mais de três mil intervenções desde que comecei na década de 1960. Em 1966 conquistei o 1º Premio na II Exposición Hortícola Internacional, realizada em Buenos Aires; em 1997 o 2º Premio no Concurso “Paulista Viva” e o 3º Premio no Concurso de “Revitalização do Centro de São Paulo”, integrando a equipe do urbanista José Moraes. Entre os principais clientes (não costumo citar as pessoas físicas) estão: bancos, multinacionais, shoppings, etc.

      Abraços