Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Pergunte ao Raul

ATENÇÃO LEITORES

Informe na sua pergunta a sua região(Cidade e Estado). Pois estes dados são fundamentais para a elaboração precisa de sua resposta.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

7.415 Comments

  1. Olá Raul, tenho uma Ficus Lyrata que um dia logo após o plantio começou a demonstrar pequenas manchas. Duas semanas depois as manchas aumentaram bastante e algumas folhas caíram, conforme foto anexa.
    O que pode ser?
    Obrigado

  2. Segue mais uma foto da parte de trás. Obrigada

  3. Boa noite! Moro em Jarinu interior de SP e tenho um pé de Jasmim Manga que esta com as folhas doentes. Coloquei no pé aquelas lascas de eucalipto, mas já deixei em volta do tronco sem nada. Perto dele há um Salgueiro Chorão que parece que esta ficando igual. O que posso fazer pra tratar? Sera que foi excesso de agua??
    Obrigada

  4. Olá boa tarde. Arranquei uma folha de caladium que achei na rua e coloquei na água já faz 3 dias. Sempre quis uma planta dessa, tenho várias plantinhas. Gostaria de saber se ela realmente nasce raiz dentro d’água.

  5. Bom dia Raul, gostaria de saber como tratar o manacá da serra que tenho em casa. Ele está amarelando e caindo todas as folhas.

  6. Minha kaiuzuca esta com alguns fungo e amarelando como posso tratala.

  7. Boa Tarde!
    Tenho um pé de jabuticaba plantada em um vaso a quase um ano, ela tem dado bons frutos, porém está aparentando os galhos pouco ralos com as folhas e as mesmas estão na cor verde clara com as pontas cor marrom como se estivessem seca. Tem algum produto que possa estar fortificando a planta.
    Sou de Indaiatuba SP

  8. Olá, eu ganhei uma samambaia de metro e noitei que as pontas folhas estão secas, vc poderia me auxiliar o que está acontecendo? Eu moro em Paranaguá litoral do Paraná, eu rego ela uma vez por semana

  9. Eu ganhei uma samambaia de metro, ela estava bem descuidada, troquei ela de vaso, coloquei em um vaso de fibra de coco, começou a vir folhas novas, mas de um dias pra cá tenho notado que as pontas da folhas estão secando, vc pode me auxiliar?? Eu moro em Paranaguá litoral do Paraná, eu rego ela uma vez por semana

  10. Raul, boa tarde.

    Tenho algumas palmeiras rabo de raposa que não vingaram de jeito nenhum. Parecem estar menores do que quando plantei e certamente mais fracas. Novas folhas até nascem, mas não tem força para desenvolver. Vão fazer 2 anos. ja adubei, molhei mais, molhei menos, nada.
    A teoria mais atual é de que o solo, que no meu caso foi aterrado (terra preta e barro), é muito compactado. Vou trocar 3 que estão mais sofridas e 3 vou tentar o replantio. Qual tamanho de cova mais seguro, considerando todo espaço que a planta pode precisar em sua fase adulta? Pensei em fazer a cova nessas medidas, deixando o solo mais propício para não ocorrer novamente.
    Para plantar, terra adubada, substrato e um pouco de forth plantio? Acha necessário limitador? Se sim, qual diametro? As minhas eram direto na grama e uma das tentativas foi colocar limitador, mas coloquei só com um metro.
    Ah, qual altura máxima acha seguro comprar as novas mudas para plantio sem correr o risco de que sofram muito? Estava pensando em 4,5 ponta folha. Moro em Vila Velha, Es.
    Muito obrigada e parabéns pelo trabalho.

    • Boa tarde Paula,

      Se o solo é compactado faça os berços com 1 X 1 X 1 metro e prepare uma mistura arenosa com 10 kg de esterco curtido 300 g de calcário dolomítico, 1 kg de farinha de ossos e 1 kg de torta de algodão.

      Não há necessidade de limitador.

      A altura pode ser essa de 4,50 metros.

      Abraço grande!

  11. Prezado Sr Raul, bom dia!
    Fico feliz em saber que posso contar om alguém para uma situação que vivêncio no condomínio onde moro, aqui na cidade de Campinas -SP. Como não tenho muito tempo faço minha sugestões nos fins de semana ao zelador de plantão. Temos muitas dificuldades para tratar nossas áreas verdes que, graças a Deus são muitas. No caso dos jardins em frente aos blocos (são 19 prédios de 3 andares) sugeri a grama amendoim e estou sempre atenta a elas. Tenho observado que a grama que estava muito vistosa estava ficando encoberta por teia de aranha. O que, na minha impressão justificava o fato de as folhas estarem ficando mais claras. Então incessantemente tenho limpado a grama com um galho de arvore, o qual deixei reservado especialmente para este fim e o faço logo as 6h30 quando estou indo para o trabalho. Mas, hoje me peguei pensando: será que esta ação da aranha não seria um sistema de proteção para a planta uma vez que estamos a caminho do inverno? Ai entrei em parafuso, por favor me ajude. Muito obrigada.

    • Boa tarde Maria José,

      Não, as aranhas nada tem a ver com os próximos frios. Para espantá-las, manjerona é ideal. Essa erva perene pode ser plantada junto ao pé de árvores e arbustos e, ainda, usar as folhas para fazer um chá, podendo ser usado frio em pulverizações periódicas, até afugentá-las. Ah, corujas e teiús são predadoras das aranhas.

      Abraços

  12. tenho aguape , em uma repressa, mas els nao estao mais florindo, gostaria de saber o possivel motivo , obrigado

    • Alguma deficiência nutricional ocasionou isto, Marise, talvez a falta de fósforo.

      Abraços

  13. Estou precisando de sua orientação com relação ao meu pé de romã. Os frutos estão apodrecendo no pé, antes de amadurecerem. Estou em Brasilia-DF. obrigado.

    • Derivaldo,

      Seu romão está precisando de boro, sua deficiência manifesta-se com o escurecimento do interior dos frutos; a deformação e diminuição do tamanho das folhas e a morte da gema terminal também são um indício.
      O bórax e o acido bórico fornecem esse boro necessário para a melhoria de seu romão.

      Abraços.

  14. Boa tarde Sr. Raul! Encontrei sua página pesquisando sobre manaca da serra para tentar achar uma razão de não estar conseguindo manter a árvore. Comprei essa 2a muda de manaca da serra para tentar tê-lo em minha calçada. Acontece que plantei a cerca de 1 mês. Coloquei na cova terra adubada e areia. Há uma semana notei uma folhinhas amarelas, tirei. Mas anteontem parece que tomou conta, estavam muitas folhas amarelas.
    Moro da praia do Cassino, em Rio Grande, RS.
    Liguei para a floricultura e o vendedor disse que é normal as folhas amarelarem e cairem, que ele fica só o galho, pois vem de fora onde o clima é mais quente. Mas não acreditei muito na explicação.
    O que pode estar acontecendo com minha arvorezinha? Se essa não vingar vou desistir dessa espécie. :(

    • Boa tarde Patrícia,

      O manacá-da-serra sofre de estresse por excesso de fertilizantes que o produtor aplica.

      Mantenha uma irrigação diária e não use nenhum adubo, ela irá responder com o decorrer das semanas.

      Abraços

  15. Folhas do ipê Rosa

  16. Olá Raul,
    Gostaria de sua orientação em relação as situações abaixo descritas, se são doenças e caso positivo, qual o tratamento a ser utilizado:
    1) Os pés de liriope encontram-se com manchas amarronzadas;
    2) Há cerca de 15 dias, as folhas do ipê-rosa apresentam-se progressivamente amareladas, inclusive as folhas mais jovens.
    Moro em Salvador/BA e mais uma vez,
    Muito obrigada!

    • Olá Ilza,

      Seu Liriope foi atacado pela ferrugem e pode cobate-la com três pulverizações, semanais, de Forth Cobre.

      Já seu ipê está com deficiência de cálcio, ela provoca o amarelecimento entre as nervuras das folhas, começando pelas mais novas, e culminando com a morte da gema apical. Calcário, gesso agrícola, fertilizante Forth Equilíbrio, farinha
      de ossos, cinzas de lenha e cascas trituradas de ovos
      fornecem esse cálcio indispensável para seu ipê.

      Abraços

  17. Oi Raul, Gostaria de sua orientação sobre as seguintes situações:
    1)Tenho alguns pés de Liriopes que estão apresentando essas manchas amarronzadas nas folhas;
    2) De alguns dias para cá as folhas de meu ipê rosa, estão ficando progressivamente amareladas, inclusive as mais novas.

    Gostaria de saber os descritos acima é alguma doença e se haveria alguma forma de trata-las?
    Moro em Salvador/Bahia.

    Muito obrigada

  18. Bom dia.
    Temos uma Paulownia num vaso, em Portugal, numa sala, com boa exposição solar, temperatura adequada, que rebentou há pouco tempo mas começaram aparecer umas manchas nas folhas que não sabemos a origem. Poderia ajudar-nos, por favor?
    Obrigada

    • Boa tarde,

      Sua Paulownia está sendo atacada por um fungo. Pulverize três vezes, semanalmente, com sulfato de cobre.

      Abraços

  19. Caro Raul.
    Comprei uma rosa do deserto no supermercado há cerca de um ano e, dias depois, ela começou a apresentar as pontas das folhas queimadas. Por achar que seria um deficiência nutricional, troquei o substrato por um específico para Rosas do Deserto, coloquei Forth Equilíbrio, um pouco de farinha de osso e NPK 08-12-10 porém, o problema ainda persiste. O quê você me sugere?

    Abraços,
    Ernesto Neto – Brasília-DF

    • Olá Ernesto,

      Sua rosa do deserto foi atacada por um fungo. Faça três pulverizações, semanais, com Forth Cobre. Ele fornecerá os nutrientes necessários para o restabelecimento da muda.

      Abraços

  20. minha acalypha vermelha está com as folhas pálidas. O que fazer?

    • Graça,

      Ela precisa de sol pleno para acentuar a coloração. Também a carência de magnésio ocasiona esse sintoma. Calcário dolomítico, sulfato de magnésio, sais de Epsom (2 colheres de sopa dissolvidas em 1 litro de água) em regas ou pulverização, fornecem magnésio.

      Abraços

  21. Bom dia prof. Raul.

    Minha vizinha tem na calçada duas palmeiras imperiais adultas, que estão repletas de lagarta. As folhas de uma delas já estão só o talo. A calçada toma toda a base da palmeira. O que o sr. me indica para usar, já que não tem como pulverizar as copas por causa da altura delas.

    Muito grata por suas valiosas ajudas.
    Moro em Goiânia-GO

    • Boa tarde Elaine,

      Só pulverizações com Dimypel ou Agree, inseticidas biológicos a base de Bacillus thuringiensis, podem combater essas lagartas. Não há como controla-las de outro modo.

      Abraços

  22. Bom dia Sr Raul.
    Uma amiga da Itália mim enviou essa foto mim perguntando sobre essa planta. Gostaria de saber que planta é essa e se podemos cultivar aqui na Bahia? Obrigado!

  23. Olá Raul
    Tenho um gramado em casa que esta com paquinhas o que posso fazer para que essa praga não se infeste de vez

    • Olá Emerson,

      As paquinhas, trabalham especialmente à noite, quando se alimentam das raízes do gramado. Sua presença é notada por causa dos pequenos montículos de terra que surgem sobre a grama.

      Dissolva 250 g de sabão em pó em 5 litros de água e, com um regador, despeje o preparado diretamente nos buracos que surgem no gramado.

      Abraços

  24. Prezado Mestre Raul, primeiramente não posso deixar de agradecer suas valiosas dicas…. Hoje veio aqui saber se existe algo para inibir, ou anemizar os efeitos das urinas caninas nos buxinhos em especial… pois os mesmos vem morrendo com o tempo,,, Desejo ter as plantas, mas tbm amo os Dogs,, então gostaria de tentar conciliar,,, rsrsrsr

    att,

    Carlos Rosin
    Curitiba – PR

    • Caro Carlos,

      Isto é difícil, só o treinamento pode evitar que os cães urinem nos buxinhos. Não tem nada mais efetivo do que a educação.

      Abraços

  25. Vocês podem me indicar nome de empresas que vendem a base para jardim vertical.

  26. Raul… sou de Campo Grande/MS. Obrigado

    • O que fazer nessa situação???… já apliquei o enxofre achando que eram ácaros… faço a adubação quinzenal com forth flores, intercalando com o plantafol e as rego duas a três vezes por semana já que por aqui a temperatura varia entre 25 e 35 graus