Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Pergunte ao Raul

ATENÇÃO LEITORES

Informe na sua pergunta a sua região(Cidade e Estado). Pois estes dados são fundamentais para a elaboração precisa de sua resposta.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

9.038 Comments

  1. Olá Raul!! Como vai?

    Estou sem saber o que fazer pra tentar recuperar essa palmeirinha no vaso.

    Chegou super bonita e cheia mas depois de uns 3 meses começou a ficar “cabisbaixa” e com esse aspecto ralo. Com poucas folhas, pedaços com cor amarela e marrom.

    Será que ainda consigo ressuscita-la??
    Estou na cidade de SP.

    Me ajudaaa!!

    Obrigada e um beijo!

    • Olá Rebeca,

      Você a está regando diariamente? Ela parece desidratada e não desnutrida.

      Abraços

      • Oi Raul,
        Eu geralmente rego 2 vezes por semana, por medo de deixar ela úmida demais.
        Devo rega-la todo dia, então?

        Obrigada por seu auxílio!!

        • Oi Rebeca,

          É importante que as folhas fiquem bem hidratadas. Uma pulverização com água diária é recomendável.

          Abraços

  2. Pq minha ipomeia não dá Flôr?

    • Ângela,

      Ela recebe o sol da manhã?

  3. Ola Sr Raul!
    Mal lhe conheço e ja sou sua fã.
    Sobre o Aparecimento de fungos em plantas ornamentais…Quando existe a presença de fungos sei que seu primeiro conselho e retirar e queimar a folhas infectadas.
    Mas o procedimento é o mesmo com planta do tipo mini-ixora. flores nove horas …
    quero saber se o procedimento sera sempre o mesmo? A cinza jogada ao solo tbem?

    • Olá Damaris,

      Ah, que bom que gosta do meu trabalho!

      Olha só, o tratamento depende do fungo com que a planta foi contaminada. Calda bordalesa, calda viçosa, enxofre, pulverizações com Fulland, um fertilizante mineral composto por fósforo, enxofre e cobre; pulverizações feitas com o fertilizante Forth Solúveis Produtivo, cuja fórmula garante uma fonte alta de potássio, necessário para criar defesas contra esse fungo, além de fornecer Nitrogênio e micronutrientes. Também a urina de vaca, a canela em pó e o leite azedo podem ser eficientes.

      Cada caso é tratado de modo a eliminar a causa.

      Abraços

  4. Olá Sr. Raul, gostaria de saber onde posso encontrar o produto Biotrich ou similar no estado de Pernambuco, alguma indicação? Produzo pimentas ornamentais em Paudalho – PE e estou tendo sérios problemas com o fungo Phytosphora Capicici.

  5. Segue a imagem da palmeira bismarckia

  6. Sr. Raul,boa noite!
    Meu nome é Vladimir, moro na cidade de Salto SP, próximo a Campinas. Onde trabalho há algumas palmeiras bismarckia, todas adultas. Uma delas está perdendo as folhas rapidamente. Começam a despencar e vão ficando secas. E as que vão nascendo no topo da palmeira estão nascendo mirradas (pequenas) e até mesmo amareladas, quase secas.
    O que eu percebi de diferente é que ultimamente há vários formigueiros e que estou combatendo. Seria alguma doença? Estou enviando uma imagem da palmeira.
    Abraço.

    • Boa tarde Vladimir,

      As formigas não tem muito a ver com o problema, a palmeira de Bismarck é bastante resistente a doenças, mas, como todas as palmeiras, são susceptíveis à podridão causada por Ganoderma zonatum . Essa doença ocasiona a deterioração na parte inferior do tronco que pode resultar em instabilidade da palmeira e, com o tempo, sua morte. Esta doença não é tratável ou evitável, infelizmente.

      Abraços

      • E ela pode infectar outras palmeiras que estao proximas. Se sim, devemos sacrifica-la?
        Abraco.
        Vladimir

        • Sim Vladimir,

          É recomendável sacrifica-la.

          Abraços

  7. Mais uma foto do meu limoeiro Sr. Raul.

    Peter

  8. Sr. Raul,

    O que aconteceu com meu limoeiro? As folhas começaram a amarelar e enrolar mais ou menos uma semana atrás. Ele deu bastante frutos este ano (foi a primeira vez). Como os limões estavam um pouco secos, regava todos os dias por meia hora com água de poço. Este pé de limão veio de uma árvore enxertada num pé de mexerica. A mexeriqueira continua verde e cheia de frutos enquanto o limoeiro está todo ressecado conforme fotos anexas. Tem salvação? (moro em Limeira estado de São Paulo)

    Grato,
    Peter

    • Olá Peter,

      Este pode ser um sintoma da larva minadora dos citros. A Phyllocnistis citrella, é uma praga que afeta as brotações novas do limoeiro, formando galerias sob a epiderme das folhas.

      Os inseticidas à base de lufenuron, abamectin ou imidacloprid, misturados com óleo mineral são os recomendados para o controle dessa praga.

      Abraços

      • Muito obrigado Raul. Vou providenciar isto.

        Abraços

  9. Cirleu
    Cidade Ritapolis
    Na msg anterior a larva mede 5 cm mas achei estas bem pequenas tambem ao cavar os buracos segue ft.

    • Pois é Cirleu,

      Siga minhas orientações para combate-las.

      Abraços

  10. Sr. Raul tenho uma muda de jabuticabeira que está brotando com verrugas nas pontas das folhas. Aqui vão as fotos.Como resolver o problema?

    • Olá Aparecida,

      Sua jabuticabeira foi atacada por ácaros. A cebola é um bom repelente desse aranhiço vermelho e dos afídios.

      Esmague a cebola numa trituradora e juntar uma quantidade igual de água; coe a mistura e use o líquido resultante para pulverizar a jabuticabeira.

      Abraços

  11. Cirleu
    Cidade Ritapilis

    Boa tarde amigo Raul, consegui a ft referente a larva q falei na msg de mais cedo segue a ft

    • Olá Cirleu,

      Essa é uma larva e pode ser combatida da forma como respondi anteriormente, isto é: dissolva 250 g de sabão em pó em 5 litros de água e, com um regador, despeje o preparado diretamente nesses buracos.

      Abraços

      • Qual o nome dessa larva?

        • Xylotrupes gideon, Leonardo. É o besouro-rinoceronte.

          Abraços

  12. Bom dia Sr Raul. Sou de Bastos sp.Peguei na rua algumas mudas de mamona roxa, ou creio que sejam vermelhas, porém ao planta Las em casa começaram a perder a coloração avermelhada e passaram a ficar verdes. Fui no mesmo local que as peguei e as que estão plantadas na rua continuam bem vermelhas. O que pode estar acontecendo. Observação, coloquei terra vegetal em rodas. Agradeço a atenção

    • Boa tarde Amélia,

      Pode acontecer que as folhas novas ainda não adquiriram a coloração da mamona roxa (Ricinus sanguinius) ou que seja mesmo um Ricinus communis.

      Abraços

  13. Cirleu
    Cidade Ritapolis

  14. Cirleu
    Cidade Rirapilis MG

  15. Cirleu
    Cidade Ritapolis MG

  16. Cirleu
    Cidade Ritapolis MG

    Bom dia amigo raul,mais uma vez recorro aos seus conhecimentos,sempre precisos me auxiliando nos cuidados com minhas plantas,estou tendo um problema ao redor da minha palmeira Bismarkia,no solo em volta do caule,apareceu alguns buracos profundos,meu medo e de que a raiz da palmeira possa estar sendo atacada,ja achei fora desses buracos duas grandes larvas, infelizmente nao fotografei esta, mas envio ft dos buracos

    • Boa tarde Cirleu,

      Gafanhotos, grilos e paquinhas podem ter causado esses buracos. Dissolva 250 g de sabão em pó em 5 litros de água e, com um regador, despeje o preparado diretamente nesses buracos.

      Abraços

  17. Boa noite! Gostaria de agradecer a resposta da pergunta q fiz outro dia. Agora a situação é grave pois apareceu um praga em minha ipomeia rubra e não sei com combater!! Poderia me ajudar outra vez?? Obrigada !
    Denise

    • Mora em Rolândia, norte do Paraná, próximo à Londrina! Obrigada

    • Boa tarde Denise,

      São cochonilhas, conhecidas como pulgão branco atacam hastes e folhas sugando a seiva. Causam atrofiamento e podem transmitir
      viroses a sua ipomeia. O inseticida rural Natural Camp ou Combat
      (composto por: Neem, citronela e pimenta) controla essa praga.

      Abraços

      • Muito obrigada! Vou utiliza-lo!
        Denise

        • Você merece Denise!

  18. Gostaria de saber o que pode estar acontecendo com o pé de pitaia que plantamos, que está ficando da cor de ferrugem.

    • Desculpe não coloquei minha região. Moro em Pardinho interior de São Paulo.

      • Desculpe, repliquei as postagens sem querer. Agora vou tentar enviar as imagens do pé de pitaia.

    • Enviando imagens do pé da pitaia.

    • Olá Celia,

      O excesso de umidade pode provocar podridão no pé da pitaia. Uma forma de controlar o problema é a irrigação, evitando encharcar o solo.

      Pulverize 3 vezes, semanalmente, com Cupro Dimy.

      Abraços

  19. Boa noite! Tenho um pé de limão Imperial em vaso, esta carregado de botão e as folhas começaram a enferrujar. O que pode ser?

    • Um fungo, Barbara,

      Pulverize com Cupro Dimy, 3 vezes, semanalmente. Ele dará conta do problema.

      Abraços

  20. Olá Raul, tudo bem? Meu nome é Monica, Trabalhei com teatro minha vida inteira, quase 40 anos, e, há 7 anos, iniciei meus estudos em paisagismo por conta de uma terra que comprei. Gosto de chamar de “dramaturgia da natureza”. Rs. Saem os personagens humanos e entram a fauna e a flora. Acontece que parece que meu jardim ficou tão bonito, que começaram a me chamar para dar palpites, ajudar, e pasme, fazer paisagismo. Adorei. Tudo que queria era uma desculpa para sair do Rio de Janeiro e vir morar no mato. Moro atualmente em Bananal, SP, no meu sitio.Tenho um primeiro Projeto profissional, digamos, grande, pela frente. Minha dúvida é: além de preparar a terra com antecedência, ao fazer os berços para receberem as plantas ( calcário/fosfato/adubo), devo adicionar um pouco de boro – coisa de 2 ou 3 gr, por berço? Terei forrações, arbustos e arvores no projeto. Li numa pesquisa que ele ajuda o enraizamento…

    • Bom dia Monica,

      Bem vinda à turma de paisagistas. Com respeito ao boro, não é necessária sua incorporação nessa fase já que o calcário estimula a absorção de fósforo e o transporte interno de
      boro.

      É importante a presença do calcário e do fósforo. Também o extrato pirolenhoso proporciona ambiente favorável para
      a multiplicação de microrganismos benéficos e da micorriza,
      reduzindo a necessidade de adubo químico e aumentando o
      volume das raízes secundárias, o que melhora a absorção de
      nutrientes pelas plantas. No preparo do solo, adicionar cinco dias antes do plantio. O Natupirol e o Mokussu são as marcas mais conhecidas.

      Boa sorte!

      Abraços

    • Raul, que delícia contar com você nessa jornada! Obrigada. Extrato pirolenhoso?! Pesquisei. Ótimo! Agora quero um conselho: você considera que a arvore imperatriz, conseguiria ir bem aqui em Bananal? Temos as 4 estações aqui bem marcadas.

      • Imagina Monica, você merece!

        Acho que sim, a imperatriz (Paulownia tomentosa) se adapta facilmente a qualquer região.

        Abraços

  21. Completando….moro em são Paulo. Na granja Viana.

  22. Olá Raul! Em primeiro lugar parabéns pelo trabalho….graças aos seus conselhos meu gramado virou motivo de orgulho na casa!
    O motivo do meu contato é também outro xodó da casa, a nossa hera falsa vinha.
    Toda a nossa casa é forrada por uma imensa camada de hera com plantas de mais de vinte anos. Acontece que já tem um tempo que estamos tentando resolver um problema constante na mesma, uma praga??? Primeiro as folhas começam a manchar, e depois parte das folhas estragam o talo, murcham e caem… ( em janeiro/ fevereiro)…ou seja muito antes da hora…detetizei recentemente com malatiom para matar percevejos…pode nos ajudar?

    • Moro em São Paulo. Granja Viana.

    • Bom dia Viviane,

      Fico contente sabendo que seu gramado melhorou.

      Sua falsa-vinha foi atacada por um fungo, a mancha-da-folha (Bipolaris). Pulverize-a com Cupro Dimy, 3 vezes, semanalmente.

      Abraços

  23. Bom dia Raul,
    Onde posso encontrar MUDAS de Acanthus Mollis à venda ?
    Obrigado
    Alberto
    marquesalberto@hotmail.com

    • Alberto,

      Onde você mora?

      Abraços

  24. Ola.raul.outra duvida.ganhei esta muda de cliptomeria.tenho duvidas dos substratos a serem usados.no sol??muita agua??

    • Oi Adriana,

      O Forth Condicionador Floreiras é o ideal quando usado meio a meio com a terra do local, que deve receber sol pleno. As regas devem ser moderadas, duas vezes por semana.

      Abraços

  25. Ola raul.por gentileza.esta planta em um vaso grande fica dentro de um closet social com pouca claridade.porem nao cresce.quais plantas seriam mais adequadas.marilia.interior de sao paulo.clima quente

    • Olá Adriana,

      Essa planta (Rhapis excelsa) é uma das melhores opções para locais escuros.

      O problema de crescimento lento deve ser nutricional. Pulverize a planta com o fertilizante Casa Verde, na fórmula 15-5-5.

      Abraços

  26. hola quiero conectarme con Debora Orr productora de flores comestibles en Sao Pablo

  27. Bom dia!
    Moro no norte de Minas Gerais-Montes Claros
    Possuo uma jabuticabeira híbrida e, com dois anos de idade, já frutificou duas vezes.Após isto suas folhas caíram e as novas folhas estão verde claras e queimadas nas pontas. Isto é resultante de sol quente ou é uma doença? O que posso fazer para recuperá-la?
    Obrigada!

    • Boa tarde Rose,

      Sua jabuticabeira sofre pela clorose. As folhas ficam amarelas, mas as nervuras continuam verdes. O crescimento é retardado.
      Regue-a com 50 gramas de sulfato de ferro, diluído em 10 litros de água e faça uma pulverização com ureia a 2%.

      Abraços

  28. Do outro lado…

  29. Olá, eu de novo =)
    Olha Raul, que interessante, uma das folhas do meu asplênio veio dupla, achei diferente, isso é comum de acontecer? Só queria compartilhar mesmo pois achei bem bonita.
    Um abraço!
    Novo Hamburgo/RS

    • É Carolina, de facto é algo inusitado. Nunca tinha visto ou pelo menos reparado, em uma anomalia como essa.

      Abraços

  30. Olá Raul tudo bem?
    Estive em SC semana passada e lá adquiri uma dama da noite, acredito ser cestrum nocturnum o nome científico dela, pois sei que chamam várias espécies de dama da noite. Eu nunca senti o perfume das flores e já li sobre ser bem forte. Pensei em plantar em um canteiro perto de uma sacada que usamos bastante a tardinha e a noite, acredito que teria uns 3 metros de distância. O que vc acha dessa distância, pensando no seu perfume?
    Muito obrigada!
    Novo Hamburgo/RS

    • Oi Carolina,

      O perfume é intenso, talvez um pouco acentuado para senti-lo de perto. Mas, tente, acho que irá gostar.

      Abraços