Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Pergunte ao Raul

ATENÇÃO LEITORES

Informe na sua pergunta a sua região(Cidade e Estado). Pois estes dados são fundamentais para a elaboração precisa de sua resposta.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

8.144 Comments

  1. Oi, Raul.
    Sou de São Paulo-SP e tenho uma pata de elefante há 8 anos. Ela fica em
    Meu apartamento, perto de uma janela. Há uns dias notamos que as filhas novas estão muito esbranquiçadas e com aspecto mais seco que o normal e que o caule também está esbranquiçado. O que será que ocorreu? Há algo que eu possa fazer?

    • Oi Flavia,

      Isto pode indicar um ataque por fungos. Faça três pulverizações, semanais, com Cupro Dimy, alcançando toda a muda, por cima e por baixo das folhas.

      Abraços

  2. Oi Prof. Raul, preciso que me tire uma dúvida. Comprei pela primeira vez três pés de Palmeira Areca, plantei as três mudas em um vaso de 30 litros e coloquei na área de casa pegando o sol da manhã. Tenho regado uma vez por semana o suficiente para a água escorrer por baixo do vaso. Mas notei que as folhas começaram a amarelar e secar as pontas, algumas folhas secaram depois de amarelar em e alguma estão enrugando.o que estou fazendo de errado e o que eu devo fazer para salvar a minha planta?? Espero que o Sr. Me ajude.Desde já agradeço pela atenção

    • Oi Danilo,

      Eu acho que você não está fazendo nada de errado, apenas elas sentiram a mudança de ambiente e, também, algum machucado nas raízes.

      Pulverize as mudas com água (além das regas) diariamente e faça três pulverizações, semanais, com Cupro Dimy.

      Abraços

  3. Qual o tamanho ideal para o plantio da palmeira Bismarkia Nobilis ( Palmeira Azul)em um jardim de uma casa de praia no Litoral Norte de São Paulo.

    • Maria José,

      Quando ainda não possuem um tronco desenvolvido as Bismarckias sofrem menos com o transplante. Isto é, na fase mais jovem da palmeira.

      Abraços

  4. Bom Dia Raul

    Voce saberia me diser por que estes pinheiros estao secando ?
    Estou em São Paulo na regiao de Ipiranga .

    Obrigado

    Maroos

    • Boa tarde Marcos,

      Algumas das pragas e doenças mais comuns, que atacam os pinheiros, incluem cancros, ferrugem, besouros e ácaros.

      Apenas examinado-os poderia diagnosticar com precisão de que se trata.

      Abraços

  5. Possuo uma muda de manacá e as folhas começaram a apresentar pontinhos escuros por cima e embaixo essa formaçãozinha dura que não sei se é excreção de inseto ou é doença da planta. Peço por gentileza identificar se é alguma doença e informar tratamento.
    Sou de São Vicente, litoral de SP

    Grato desde já

    William

    • William,

      Isto é um sintoma de ferrugem ou de percevejos. É aconselhável
      não molhar a folhagem e fazer uma adubação potássica, dissolvendo 50 g de cloreto de potássio em 5 litros de água e regar a muda. Repetir isto mais duas vezes a cada 10 dias. concomitantemente faça três pulverizações, semanais, com enxofre.

      Abraços

  6. Boa tarde Raul! Moro em Salvador Bahia, Vi essa arbusto na rua e criei coragem pra pegar um galho florido, lindooo! coloquei num vasinho para enfeitar, mas logo me deu a idéia de planta-la num vaso grande na minha varanda, pesquisei na internet, descobri que é uma Pluméria Pudica….tenho um cachorrinho e ao ler que ela é tóxica tô preocupada de uma flor se soltar e ele comer….Ela realmente é tóxica? Só o leite? Por favor me oriente ….um abraço! obrigada1 marília

    • Bom dia Marília,

      Sim, a Plumeria pudica é tóxica por causa de seu látex. Entretanto duvido que seu cachorrinho coma qualquer parte dessa planta, já que é muito ruim de sabor.

      Abraços

  7. Olá Raul, você já respondeu minha pergunta acerca da argyreia, mas as fotos das folhas anexei não apareceram. Portanto envio de novo e lhe pergunto se seu diagnóstico continua sendo o mesmo!

    • Olá Juliana,

      As fotos não chegaram até nós. Tente novamente.

      Abraços

  8. Moro em Recife Pe na zona norte da cidade, tenho plantado na minha varanda vários pés de Iris da praia. Ano passado florou bastante. Este ano a floração está iniciando com flores menores e as folhas estão bastante amareladas, o que pode estar ocorrendo?

    • Olá Aliete,

      O Íris-da-praia (Neomarica candida), embora suporte a meia-sombra, floresce melhor quando exposto ao sol e na primavera e o verão.

      Talvez seja necessária uma adubação para que as folhas voltem a ficar verdes e as flores aumentem de tamanho. Use torta de algodão misturada com NPK 4-14-8 para estimular um bom desenvolvimento.

      Abraços

  9. Senhor Raul, Bom dia!
    Estou empenhado em um trabalho de preservação de uma pequena propriedade rural de solo pobre, mas ao mesmo tempo, com muita água, onde além de preservar estou implantando novas variedades e quando possível variedades com propriedades melíferas daí urge a minha pergunta, essa planta possui algum estudo sobre sua utilidade para as abelhas?

    • Boa tarde Claudio,

      A que planta você se refere? Nos envie o nome para poder avaliar sua função junto às abelhas.

      Abraços

  10. Raul, minha argyréia está com manchas, bordas comidas, alguns buraquinhos redondos e algumas das folhas ficam esbranquiçadas, até murcharem e caírem, as outras bem enferrujadas. As que estão nascendo estão com as bordas tipo “babado”, eu diria que estão nascendo defeituosas. O que faço?

  11. Raul, minha argyréia está com manchas, bordas comidas, alguns buraquinhos redondos e algumas das folhas ficam esbranquiçadas, até murcharem e caírem, as outras bem enferrujadas. As que estão nascendo estão com as bordas tipo “babado”, eu diria que estão nascendo defeituosas. O que faço?

    • Oi Juliana,

      É provável que sua Argyreia foi atacada por besouros, a armadilha adesiva X-315, da 3M e as armadilhas adesivas da Promip, na cor amarela são indicadas para controla-los.

      O formato das folhas novas está denunciando deficiência de magnésio e boro. Isto pode ser corrigido aplicando calcário dolomítico, cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura e acido bórico. As quantidades dependem do tamanho da muda.

      Abraços

  12. Raul, caro professor, minhas trapoerabas roxa, antes saudáveis como na foto, agora estão murchas, meio meladas, não cresceram, o mato toma conta, acho que errei ao plantá-las na meia sombra. Algo que eu possa fazer para estimular?

    • Olá Monica,

      A Tradescantia pallida purpurea, embora suporte meia sombra, precisa de sol pleno para manter a cor.

      Não há muito o que fazer, a não ser replanta-las em uma área ensolarada.

      Abraços

  13. Raul, tudo bem? Gostaria de saber o que ocorre com essa muda de jabuticabeira. As folhas secam da ponta para dentro!!! Grande abraço e obrigado por ser disposto a nos ajudar.

    • Olá Vitor,

      São vários os fatores que podem causar este sintoma: baixa umidade ambiente, excesso de fertilizantes, regas insuficientes, doenças fúngicas.

      Como prevenção faça três pulverizações, quinzenais, com Cupro Dimy e não deixe de rega-la diariamente.

      Abraços

  14. Bom dia, tentando novamente, espero q consiga enviar a imagem. Meu nome é Letícia sou de Salto-SP. Preciso de se ajuda.
    Ganhei essas três mudas de palmeiras mas não sei a qualidade delas .
    Gostaria de saber de que qualidade elas são ? Se as três são iguais ? Se crescem bastante? Pq gostaria de planta-las ao lado da minha piscina. Estou enviando as fotos. Desde já agradeço a atenção.

    • Bom dia Letícia,

      As folhas das três são diferentes, mas não consigo identifica-las com precisão, já que são mais de 2600 espécies que se incluem na família Arecaceae.

      Abraços

  15. Qual a altura mínima de um pergolado para se plantar a sapatinho de judia?

    • Edilene,

      A altura de um pergolado é de 2,70 metros. Entretanto como a sapatinho-de-judia possui cachos florais que pendem mais de 1,50 metros, essa altura pode ser aumentada para possibilitar a passagem das pessoas.

      Abraços

  16. Boa noite

    Oi Raul.
    O senhor pode me esclarecer sobre uma coisa? Existe alguma palmeira chamada Baxiuva? E para que serve?
    Obrigada;
    Gloria Maria

    • Oi Gloria Maria,

      É a paxiúba (Socratea exorrhiza). Nativa em áreas alagadas do Maranhão, Acre, Pará, Amazonas e Amapá e aproveitada para fazer tabuados e também as paredes das construções simples dos ribeirinhos. Os frutos são consumidos pelas aves.

      Abraços

  17. Raul, solicitei ajuda com rosas, porém acho que não foi a foto.
    Segue
    Crsitina de São Sebastião, SP

  18. Olá, Raul, tudo bem?
    Moro em São Sebastião, Bairro São Francisco da Praia, SP
    Estou fazendo um canteiro de roseiras, porém estou tendo problemas, acredito que com formigas, algumas eu mesma podei, porém um dia destes plantei uma muda e na manhã seguinte as folhas todinhas foram comidas, devoradas!!
    Pode me orientar como devo cuidar das roseiras e o que fazer com estes animalzinhos famintos?

    • Olá Cristina,

      Barreiras feitas com carvão, cinzas, cascas de ovos ou farinha de ossos ajudam no controle das formigas.

      Fertilizantes ricos em Molibdênio permitem que as plantas formem proteínas, ficando assim pouco atrativas para as formigas.
      Ajifol CoMo ou Yara Vita Teprosyn CoMo, são os produtos
      mais indicados. As iscas formicidas granuladas Mirex ou Citromax, são menos prejudiciais ao meio ambiente e eficientes em casos de proliferação alta.

      Abraços

  19. Professor gostaria de uma consulta, tenho uma Espatódea bem desenvolvida e construir uma suíte com a parede colada nela, pois não queria extraí-la. Será que terei problema futuros com suas raízes?

    • Tânia,

      A tulipeira (Spathodea campanulata) tem raízes bastante invasivas e podem causar futuros problemas à construção.

      Abraços

  20. Amigo Raul,boa noite!
    Tenho um pé de limão que estava em um vaso de 20 litros,adubei com o fertilizante fortfrutas e o mesmo encheu de flores e limões.transplantei ele para o chão, só que acho que ele está pegando pouco tempo de sol.
    O quê vc me aconselha?!

    • Oi Evandro,

      Aconselho, pelo menos, seis horas de sol diariamente.

      Abraços

  21. Amigo Raul,boa noite!Tenho um pé de pimentão do mesmo está perdendo as flores antes de abrir.Uso o fortfrutas como fertilizante.Sera que coloquei em excesso?!
    Existe outra causa pra isso?!

    • É possível Evandro,

      Ou talvez uma deficiência de potássio, cinzas de madeira, livres de sal e/ou gordura, cloreto de potássio e sulfato de potássio suprem essa deficiência.

      Abraços

  22. Boa noite, Raul
    Tudo bem? Comprei essa planta que enviei em anexo, como coleus sangrento, mas não acho que seja esse nome. Gostaria de saber se é isso mesmo ou se tem outro nome. Desde já agradeço.

    • Olá Ivana,

      Não é um coleus, com certeza. Mas fico te devendo o nome dela.

      Abraços

  23. Boa noite, Raul

    Tudo bem? Comprei essa planta que anexei como coleus sangrento. Gostaria de confirmar se é esse mesmo o nome por que não estou achando. Desde já agradeço.

  24. Segue as fotos das palmeiras.

  25. Boa tarde. Meu nome é Letícia sou de Salto-SP. Preciso de se ajuda.
    Ganhei essas três mudas de palmeiras mas não sei a qualidade delas .
    Gostaria de saber de que qualidade elas são ? Se as três são iguais ? Se crescem bastante? Pq gostaria de planta-las ao lado da minha piscina. Estou enviando as fotos. Desde já agradeço a atenção.

    • Boa tarde Letícia,

      Infelizmente as fotos não chegaram até nós. Tente novamente.

      Abraços

  26. Porque as folhas da aramanda solta um melado tipo café?

    • Marta,

      Isto é Fumagina. Aparece em forma de uma camada escura e gordurosa, similar à fuligem e é causada por fungos que surgem nos excrementos de cochonilhas e pulgões.

      Lave as folhas com uma calda de sabão de coco e posteriormente pulverize com óleo mineral a 1%.

      Abraços

  27. Prezado mestre Raul,
    Boa noite!
    Sou seu fã e adquiri recentemente a nova edição do seu livro que está sensacional!

    Moro em Nova Lima/MG, cidade com temperatura 4-5 graus abaixo de Belo Horizonte. Tenho uma área sombreada, pois é junto à minha casa, na face sudoeste, e onde já há 5 palmeiras arecas de locuba além de guaimbés (vide foto).

    O fato é que estou querendo fazer uma forração além de deixar este local mais denso….Pensei em algumas espécies, entre elas o singônio e a jibóia, mas gostaria de sua valiosa sugestão…

    Abraço fraterno!
    Henrique

    • Boa tarde Henrique,

      Obrigado pelos elogios!

      O singônio e a jibóia são boas opções. Mas além delas pode optar também por:

      Hedera canariensis – hera-batata;
      Ajuga reptans – ajuga;
      Vinca major – pervinca;
      Zantedeschia aethiopica – copo-de-leite;
      Begonia semperflorens – begônia cerosa;
      Clivia miniata – clivia;
      Chlorophytum comosum – clorofito;
      Impatiens New Guinea – alegria-do-lar.

      Grande abraço

  28. Boa tarde, o que está acontecendo e o que devo fazer pra resolver a situação!!!

  29. Boa tarde, Obrigado pela informações de ontem!!!

    Mas surgiram novas situações em minhas Rosas do Deserto!!!

    Observe as fotos!!

    Se possível, comentar por foto.

    • foto 2

    • Boa tarde Salviano,

      As marcas que aparecem nas folhas podem ter sido produzidas por cochonilhas, conhecidas como pulgão branco ou pulgão verde, atacam hastes e folhas sugando a seiva. Causam atrofiamento e podem transmitir viroses.

      O inseticida rural Natural Camp ou o Combat (composto por: Neem, citronela e pimenta); também o Boveril B103, da
      Itaforte resolvem esse problema. O macerado de urtiga também é eficaz.

      Pode também polvilhar no solo carvão vegetal bem picadinho,
      junto com pitadas de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura.

      Abraços

  30. Boa tarde Raul!!
    Gostaria de saber se essa falsa vinha apresenta alguma doença ou se essas manchas são caracteristicas comum da espécie. Eu sei que pela época do ano é normal ela estar bem “pelada” mas tenho receio que ela não esteja muito saudável por causa dessas manchas e pózinho

    • acho que não carregou o anexo antes rsrs

    • acho que não carregou o anexo antes rsrs

      • Boa tarde Cintia,

        Nesta época a falsa-vinha (Parthenocissus tricuspidata) perde sua folhas, então é normal que surjam essas manchas. Aguarde as brotações na primavera, aí sim, se aparecerem manchas buscaremos um tratamento.

        Abraços

        • Obrigada pela atenção e por compartilhar seu conhecimento conosco!! Vou seguir sua orientação.. aguardo ela rebrotar e volto aqui para mostrar como está!

          • Perfeito Cintia,

            Na primavera nos envie fotos dela.

            Abraços